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10 passos simples para criar a sua loja online

Pronto para começar a vender online? Então chegou ao lugar certo! Neste artigo, vamos descrever os 10 passos que precisa seguir para começar a vender online ainda hoje!

Depois que ler manual, terá não só conhecimento acerca de como vender online, como também terá acesso a estratégias que fará o seu negócio se destacar no mercado.

Antes de começar mostrando como é fácil abrir a sua loja online, é importante que saiba que a maioria dos passos que iremos descrever podem ser concluídos durante o período de teste gratuito da sua loja Jumpseller.


1. Adicionar produtos e categorias à sua loja

Que tipo de produtos quer vender? Se já souber a resposta, ótimo! Está melhor posicionado para o sucesso do que 60% das pessoas que criam uma loja online. Se precisar, também conseguirá importar um inventário já existente, mas logo falaremos sobre isso.

Nota: Se precisar de ajuda para encontrar produtos para vender, não se preocupe, pode contar com a gente! Nesse caso pode explorar a nossa página sobre como começar um negócio de Dropshipping com a Syncee antes de começar.

Para criar produtos vá ao seu Painel de Administração > Produtos > Todos os Produtos.

produtos

No caso de já ter um inventário de produtos em um arquivo com formato CSV, clique em Importar para carregar todos os produtos de uma só vez.

Se não tiver um inventário, clique em Adicionar produto.

Para aumentar a probabilidade dos visitantes do seu site efetuarem uma compra, todos os detalhes devem ser preenchidos na página para a qual foi redirecionado.

Nome do produto, categoria e descrição

O nome do produto deve ser claro e indicar imediatamente do que se trata. Tente que seja curto e use a descrição do produto ou variantes para detalhar informações específicas, ou opções de produtos para indicar a cor, tamanho, textura, material de fabricação e etc.

Como exemplo, o nome do produto será “T-shirt básica”.

nome do produto

Agrupar os seus produtos por categorias é uma estratégia conveniente que cria uma melhor navegação na sua loja, e permite aos seus clientes encontrar facilmente o que querem comprar, bem como criar coleções (por exemplo promoções de Verão, coleção de Inverno, etc).

Quando se cria uma categoria de produto, a página com os produtos será criada automaticamente.

Neste caso, pode primeiro criar a categoria “Homem” ao clicar em Adicionar categoria e depois criar uma subcategoria como T-shirt e escolher “Homem” como a categoria principal.

categorias subcategorias

Aprenda mais sobre como criar e configurar categorias.

Importante: As categorias criadas não são automaticamente adicionadas ao menu de navegação da sua loja. Mas não se preocupe, iremos lhe explicar neste passo.

As descrições de produtos servem para descrever e vender o seu produto. Na hora de escrevê-las tenha em consideração o seguinte:

  • Adapte-as aos seus clientes - Identifique a informação que precisam ter para comprar os seus produtos de imediato.
  • Fácil de ler - Poderá tentar listar todos os detalhes do seu produto, mas os clientes perderão a informação mais importante se assim o fizer. Mantenha a descrição curta e use opções de formatação como negrito ou marcadores.
  • Destaque vantagens e benefícios - Convença os seus clientes de que as funcionalidades listadas os beneficiarão. Não se esqueça de mencionar vantagens como garantia extendida, materiais de origem sustentável, etc.

Para um produto como uma t-shirt, os clientes por regra consideram os seguintes detalhes ao comprar: composição, estilo, tamanho, marca, cor e como lavar o produto.

Com base nas indicações que demos, segue-se o exemplo de uma possível descrição do produto:

descrição do produto

Saiba mais sobre como criar e configurar os seus produtos.

Imagem do produto

Uma boa imagem do produto pode fazer a diferença na hora de chamar a atenção do cliente.

Para criar uma boa imagem do produto lembre-se que:

  • Alguns produtos requerem uma atenção especial com o cenário envolvente. Por exemplo, ao fotografar tênis de corrida, usar uma pista de corrida como pano de fundo poderá destacá-las e ajudar o cliente a visualizar a si mesmo usando-as.
  • Fotografar produtos de ângulos diferentes, incluindo planos aproximados dos detalhes, permite aos seus clientes perceber com clareza o aspecto do seu produto.
  • Crie todas as fotos com um formato quadrado ou todas com o mesmo formato, e o produto centralizado. Deste modo as fotos terão um look consistente quando exibidas numa página de produto.

A primeira imagem no canto superior esquerdo é a imagem que será usada como thumbnail ou uma imagem em miniatura. Pode clicar em Clicar para Adicionar uma Imagem para começar a adicionar imagens, ou pode optar por arrastá-las.

adicionar imagem


selecionar imagem

Depois de carregar todas as imagens, pode organizá-las de acordo com a sua preferência, arrastando-as.

Aprenda mais sobre como tirar fotos do produto de qualidade.

Preço do produto

Na seção Propriedades, pode definir o preço, SKU, código de barras, estoque, marca e categoria de produtos Google.

Relativamente ao preço, deve primeiro calcular o custo de produção do seu produto para se certificar que irá lucrar ao vendê-lo.

Neste exemplo, produzir a t-shirt custa R$3,00 e por isso ao vendê-la por R$10,00 existe um lucro razoável, o que permite a criação de promoções no futuro e uma margem para cobrir aumentos nos custos de produção.

propriedades produto

Para além dos custos de produção, ao definir o preço do seu produto também é importante considerar a variação do preço e outras estratégias de preço.

Envio de produtos

Na seção Envio coloque os detalhes do produto tais como tamanho, peso e formato da embalagem. Uma vez que neste caso o produto é uma t-shirt, podemos manter o formato da embalagem como “caixa”. Esta informação é usada pelas empresas de transporte para calcular o frete.

envio produto

Opções de produto

Para adicionar detalhes ao seu produto pode usar as Opções de Produto. Aqui pode criar variações e atribuir propriedades específicas (cor, peso, SKU, stock, preço).

Esta seção é especialmente útil para produtos como a t-shirt deste exemplo, que está disponível em múltiplas cores e tamanhos.

Clique em Adicionar opções de produto > Adicionar, selecione o tipo de variação que pretende criar e adicione os valores.

product options

Agora pode editar a imagem, stock e preço de cada variação clicando nelas. Pode por exemplo colocar um preço mais elevado nas t-shirts azuis e verdes escuras do que nas brancas e pretas.

variantes

Pré-visualização do motor de pesquisa

Pode ter os melhores produtos do mundo, mas se ninguém os encontrar é como se não existissem.

É por isso que a Jumpseller optimiza a sua loja em termos de SEO e te permite customizar a forma como as suas páginas de produto são exibidas nos resultados de pesquisa.

Existem algumas considerações básicas sobre SEO que podem ter um forte impacto na probabilidade do seu site aparecer nos resultados de pesquisa:

  • Título da página - Deve ser curto (menos de 60 carateres para que apareça no topo dos resultados de pesquisa) e deve incluir palavras chaves para que apareçam nos resultados de pesquisa. Neste caso, podemos usar o nome do produto para adicionar duas caraterísticas importantes (género e composição) - “T-shirt básica de Homem / 100% Algodão”.
  • Meta Descrição - Aqui pode adicionar informação extra que complementa o título da página. No nosso caso - “T-shirt básica da Nike - algodão de origem sustentável. Tamanhos: S, M, L. Cores: preto, azul, verde escuro e branco”. Crie meta-descrições entre 75 e 129 carateres.
  • URL - Finalmente, para o URL, certifique-se que as pessoas conseguem entender para onde serão redirecionadas ao clicar nele. Deve ser simples e cada palavra deve estar separada por um “-” para que o Google entenda que são palavras diferentes, como neste exemplo: “nike-homem-t-shirt-100-algodao-corte-folgado”.

Para editar a pré-visualização do resultado de pesquisa clique em Habilitar edição.

resultado de pesquisa

Também pode adicionar anexos ou campos personalizados à sua página de produto, entre outras coisas.

Por agora, estes são os passos essenciais para adicionar um produto.

Quando concluir, clique em Salvar alterações no topo da página e pré-visualize a página do produto para ver o resultado.

Adicione categorias ao menu de navegação principal da sua loja

Assim que definir as categorias dos seus produtos, adicione cada uma delas ao menu de navegação da sua loja.

Para isto, vá ao seu Painel de Administração > Customização > Menu de Navegação > Menu Principal e clique em Adicionar Item.

Selecione categorias > pesquise pela categoria que criou (neste exemplo é “Homem”) e selecione a caixa Adicionar subcategorias para que a subcategoria “t-shirt” também seja exibida. Pra concluir, clique no icone de salvar que está ao lado.

menu de navegação

Aprenda mais sobre como configurar o menu de navegação principal da sua loja.


2. Customize o tema da sua loja

Escolha um layout para a sua loja

Todas as lojas novas são criadas com o layout pré-definido da Jumpseller chamado Simple.

Para descobrir qual é o layout da sua loja e/ou escolher outro vá ao Painel de Administração > Customização > Layout > Galeria.

temas

Como pode ver, cada layout tem a sua própria estrutura, estilo e seções. Pode analisá-los com mais detalhe clicando no ícone do olho em cada layout.

Depois de escolher o layout novo que quer usar, basta clicar em Instalar.

Edite o layout da sua loja

Agora que escolheu o layout mais adequado para a sua loja, pode começar a personalizá-lo de acordo às necessidades do seu negócio.

A primeira coisa que irá encontrar é a lista de seções. As seções são os blocos que constituem a sua loja. Pode adicionar sliders, banners, vídeos, e mais (dependendo do layout da sua loja) e organizá-los facilmente com uma simples ação de Arrastar e Soltar.

editar secções

Clique em Editar configurações para acessar a mais opções de edição, como tipos de letra, número de produtos exibidos em um slider, cores, etc.

editar definições do tema

Quando concluir, clique em Salvar alterações.

Veja a informação disponível na nossa página de edição de temas.


3. Adicione meios de pagamento

Consulte os meios de pagamento que pode disponibilizar na sua loja online.

Se quiser ativar ou desativar um meio de pagamento sem apagar as suas configurações, pode fazê-lo clicando no botão junto ao respetivo meio de pagamento.

adicionar meio de pagamento

Se não tiver a certeza de quais meios usar, considere critérios como:

  • Taxas e comissões;
  • Elegibilidade para ter uma conta na respetiva plataforma (Cumpre todos os requisitos ou falta algum?);
  • Popularidade e tendências. Consulte o nosso relatório sobre os meios de pagamento mais populares no Brasil.

4. Adicione meios de envio (frete)

No que diz respeito ao frete, deve sobretudo refletir sobre a forma como quer que os seus produtos cheguem ao cliente após a compra.

Por exemplo, se pensa fazer entregas a domicilio, pode adicionar a opção de pagamento à cobrar, para que os clientes paguem as despesas do transporte quando o produto for entregue.

Outra opção bastante popular consiste em ofrecer a retirada do produto na sua loja física. Neste caso uma taxa fixa seria a opção mais adequada, uma vez que o custo da entrega desde o armazém até à sua loja não tende a oscilar.

Também existe a opção de oferecer envio gratuito a partir de um pedido com valor X.

Nenhum destes meios é mutuamente exclusivo, pode optar por adicionar todos. O que precisa analisar é o que faz sentido para o seu negócio em específico, tanto para o cliente como do ponto de vista económico.

Consulte o nosso guia de expedição para aprender mais sobre este tópico.

Para adicionar um meio de envio, vá a Configurações > Checkout > Envio, selecione o frete e clique em Adicionar frete. Depois disso pode configurar como quiser, até mesmo renomear.

adicionar meio de envio

Se quiser ativar ou desativar o meio de envio sem apagar as configurações, pode fazê-lo clicando no botão junto ao respetivo frete.

ativar meio de envio

Também existem configurações mais específicas como zonas de envio que permitem estabelecer certas zonas geográficas nas quais os meios de envio estão disponíveis.

No nosso exemplo, uma vez que estamos localizados no Brasil, iremos criar uma zona intitulada “entrega a domicilio”. Neste caso, se o endereço de envio for em São Paulo, a única opção que irá aparecer é “pagamento à cobrança” e “taxa fixa” uma vez que o produto será facilmente entregue no endereço ou na loja.

Por outro lado, iremos criar outra zona para “entregas longa distância” para os demais estados do Brasil, excluindo São Paulo, e adicionar os demais tipos de fretes criados a esta zona.

Para criar as suas zonas de envio acesse ao menu Configurações > Checkout > Zonas de envio, e escreva o nome da zona (apenas por questões de organização do seu negócio, o nome não será mostrado aos seus clientes), e selecione as localizações que constituem a zona de envio (país ou estado) bem como os fretes associados à zona. Quando terminar clique em Salvar alterações no topo da página.

Por fim, no menu das Zonas de Envio, clique no botão Use zonas de envio no processo da compra para que os fretes no checkout tenham em consideração as zonas criadas.

ativar zona de envio

5. Configure impostos

A Jumpseller implementa automaticamente impostos pré-definidos. No entanto, oferecemos opções de impostos detalhadas que te permitem personalizar as configurações para algumas situações quando necessáario.

Se tem uma loja na União Europeia, existe também a possibilidade de calcular automaticamente os impostos que cada produto deve ter.

Para criar regras de impostos específicas ou alterar a forma como os impostos pré-definidos são aplicados, vá a Configurações > Checkout > Impostos.

configurar impostos

Neste caso queremos ser o mais transparentes possível a respeito do preço do produto, por isso as opções O preço do produto já inclui Taxas e O preço de envio já inclui Taxas foram ativadas, para que os clientes tenham uma noção realista do preço final antes de continuar com a compra.


6. Crie promoções

Para criar curiosidade sobre a sua loja desde o início, as promoções são por norma uma boa estratégia. Existem vários tipos de promoções que pode usar.

Na Jumpseller pode criar os seguintes tipos de promoção:

  • Promoções aplicadas no subtotal da compra;
  • Promoções aplicadas no frete da compra;
  • Promoções aplicadas em produtos selecionados;
  • Promoções Compre X Ganhe Y.

Por exemplo, podemos criar um código promocional “SUMMERSHIRT” com 10% de desconto para pedidos de valor superior a R$50,00, que pode ser compartilhado por influencers ou nas suas páginas de redes sociais para que possa facilmente identificar os canais que trazem mais clientes à sua loja.

Para criar uma nova promoção vá à seção Promoções no painel de administração da sua loja e escreva o nome do desconto, o código, defina o limite de utilizações e o limite por cliente.

promoções

Depois disso selecione o tipo de promoção (Subtotal), o tipo de desconto (percentual ou quantitativo) e o montante mínimo para que o desconto seja ativado (opcional). Clique em Salvar alterações.

tipos de promoção

7. Instalar canais de venda

Uma loja online te permite chegar a consumidores do mundo inteiro, mas e se o seu alcance fosse para além dos resultados de pesquisa do Google?

Os nossos canais de venda te ajudam a atingir esse objetivo e vender a partir de:

  • Facebook & Instagram - Faça o upload e gerenciamento do seu catálogo Facebook Business, liste produtos numa loja do Facebook e marque produtos diretamente nas suas publicações do Instagram;
  • Mercado Livre - Publique os seus produtos e impulsione o seu negócio com este grande canal de venda
  • Google Commerce - Mostre os seus produtos no Google Shopping, crie campanhas inteligentes e muito mais;
  • OLX - Crie anúncios na OLX para produtos já existentes na plataforma Jumpseller e, por outro lado, importe anúncios já criados na OLX para a sua loja online.
  • WhatsApp Notifications - Notifique os seus clientes em tempo real sobre o estado dos seus pedidos, aumente a recuperação de pedidos abandonados e obtenha um contato mais direto com os seus clientes;

A melhor parte é que tudo o que precisa fazer é instalar qualquer um dos canais e começar a vender. Todo o inventário criado na sua loja online é automaticamente sincronizado.

Para instalar estes canais de venda vá a Integrações > Canais de Venda e clique em Instalar nos respetivos canais de venda com os quais deseja trabalhar.

canais de venda

8. Crie um endereço de e-mail comercial

Uma forma de aumentar a confiança dos seus clientes é através de um e-mail comercial com o nome da sua loja.

É possível criá-lo no Gmail. Vamos imaginar que a sua loja se chama “Roupa Sustentável”, o seu endereço de email pode ser roupa-sustentavel@gmail.com.

Para torná-lo mais profissional pode usar o Google Workspace e desta forma criar um texto personalizado em vez de “@gmail”, por exemplo support@roupasustentavel.com.

Uma vez que a Jumpseller tem uma integração com o Google Workspace, pode criar o e-mail diretamente a partir do seu painel de administração em Configurações > Gerais > Google Workspace e preenchendo a informação. É necessário ter um domínio antes de usar esta integração.

google worskpace

Por predefinição, todos os e-mails enviados aos seus clientes terão como remetente o e-mail no-reply@jumpseller.com. A alteração deste e-mail é exclusiva ao plano Premium ou superior.

Para mudar o endereço de e-mail, vá a Configurações > Gerais > Emails, edite o campo FROM do Email preenchendo-o com o e-mail que desejar e clique em Salvar alterações.

email settings

9. Melhorar a experiência de administrador

Configurar as páginas legais

Uma loja online precisa cumprir um conjunto de regras e regulamentações que protegem tanto o proprietário da loja como o cliente, no caso de algo correr mal.

A Jumpseller disponibiliza templates de páginas legais que pode adicionar à sua loja e editar conforme as suas necessidades.

Para isso, vá ao seu painel de administração em Customização > Páginas > Páginas ledais e clique em Use o nosso modelo para que seja criado o nosso template pré-definido.

usar template

Pode editar algumas partes se quiser, ou apenas clicar em Salvar alterações.

Adicionar múltiplos idiomas

Se tiver planos para crescer o seu negócio de e-commerce local ou mundialmente, é provável que terá sempre clientes com diferentes idiomas que visitarão a sua loja.

A funcionalidade de vários idiomas da Jumpseller te permite adicionar outras línguas para além da principal.

No seu painel de administração vá a Configurações > Gerais > Idiomas, clique em selecione um idioma, escolha o idioma que deseja adicionar na sua loja e clique em Adicionar.

add language

Clique no novo idioma que criou para abrir suas configurações e depois em Traduzir tudo para se certificar que todo o texto está totalmente traduzido.

translate all

10. Customizar o branding e visibilidade da sua loja

Branding

Existe um número de componentes que somados constituem o seu branding, e pode editá-los quase todos em Configurações > Gerais > Opções.

Começando pelo nome da loja, é ele que irá aparecer nos resultados de pesquisa como o título do seu site, por isso o ideal é mantê-lo curto e direto. No nosso exemplo pode ser: Roupa Sustentável - Materiais de origem orgânica, uma vez que este é o nosso principal ponto de venda.

No que diz respeito à descrição da loja, tal como na página do produto, deve complementar o que foi dito no nome da loja e adicionar palavras-chave importantes com as quais gostaria de ranquear nos resultados de pesquisa do Google.

No nosso caso, podemos adicionar a filosofia do nosso negócio para que os clientes já saibam com o que contar: “Vendemos roupa produzida a partir de tecido de origem sustentável, ideal para o consumidor responsável. Acreditamos que as peças de roupa podem ser baratas e eticamente produzidas. A nossa empresa é a prova viva desse lema.”

Para a parte mais visual do branding, como o logo, pode adicioná-lo na mesma página arrastando-o ou clicando na respetiva seção. Para a nossa loja de roupa sustentável criamos um logo online. Existem várias opções como o Canva, Freelogodesign, e Logo.

O mesmo em relação ao favicon, que é o ícone que aparece na aba do navegador de qualquer página da sua loja. Se ainda não criou um, pode fazê-lo automaticamente em sites como o Favicongenerator ou o Favicomatic.

branding

Não se esqueça de incluir os seus perfis de redes sociais ao seu site para que os clientes possam te encontrar com facilidade.

Para isso, vá à seção Redes Sociais e clique em Editar informação.

social media

Visibilidade

Depois de configurar toda a informação básica e as opções principais da sua loja online, é hora de tornar a sua loja pública para que todos possam encontrá-a e comece a receber clientes.

Por predefinição, todas as lojas no período de teste gratuito estão desativadas, o que significa que os clientes não podem entrar na página a menos que saibam a senha da loja.

Para se certificar que a sua loja está acessível ao público vá em Configurações > Gerais > Opções e no campo Estado da Loja verifique se está Disponível.

estado da loja

Se ainda não estiver preparado para ativar a sua loja, ou caso queira efetuar alterações ao seu site sem que os clientes vejam, use o estado Desativado, que também permite customizar a mensagem de desativação que aparece quando alguém entra no seu site, bem como a senha para entrar.

loja desativada

E chegamos ao fim! Concluiu os primeiros passos para iniciar um negócio online de sucesso. Existem muitas mais opções de configuração na Jumpseller para melhorar a sua loja, mas por enquanto, está tudo pronto para começar!

Para esclarecimento de qualquer dúvida, por favor entre em contato com a gente!.

Comece a sua jornada com a gente!

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