Support

Sincronize produtos da Jumpseller e do MercadoLivre

O MercadoLibre é o marketplace mais visitado da América Latina e, por isso, recebe visitas de milhões de pessoas diariamente. Atualmente, é um canal de vendas formado por pequenas e médias empresas, profissionais de todos os tipos e também por grandes marcas.


O que faz essa integração?

Permite vincular o inventário dos seus produtos da Jumpseller ao inventário do MercadoLivre. A ideia com esta integração é que a Jumpseller seja o centro de operações, para facilitar os processos atuais e fornecer um canal adicional para que você possa vender os seus produtos.


Como faço essa configuração?

Siga os seguintes passos:

  • Verifique se a sua conta do MercadoLivre está pronta para vender. Todos os seus dados devem estar atualizados corretamente. Não pode faltar nenhum. Então, crie um produto no MercadoLivre que esteja pronto para vender. Neste passo, é muito importante que verifique os produtos que são proibidos de serem vendidos na plataforma do MercadoLivre

  • Instale o aplicativo no painel do administrador em Canais de vendas > Galeria > MercadoLivre, para autorizar o aplicativo MercadoLivre a se conectar a Jumpseller.

mercadolibredemo1

  • Entre na sua conta da loja MercadoLivre.

mercadolibredemo1

Vinculação

Esta opção é recomendada quando já se tem produtos no MercadoLivre e na Jumpseller.

Se você já tem produtos no MercadoLivre que correspondem a produtos da sua loja Jumpseller, então é necessário fazer uma vinculação. Vá em Canais de Venda – App MercadoLivre – Vincular produtos. Deve indicar manualmente os produtos que correspondem entre a Jumpseller e o MercadoLivre, conforme imagens abaixo:

mercadolibredemo1

mercadolibredemo1

mercadolibredemo1

mercadolibredemo1

Se existe uma compra na Jumpseller: os produtos vinculados a essa compra terão seu inventário atualizado no MercadoLivre.

Se existe uma compra no MercadoLivre: uma ordem de compra será criada no seu painel de pedidos da Jumpseller com o único propósito de atualizar o estoque.

Outros dados da ordem de compra que não sejam nome do produto e quantidade não serão necessariamente os corretos.

Limitações

Veja algumas limitações a seguir:

  • E-mail: A integração não recupera o email do cliente no momento da compra. Então se houver uma compra no MercadoLivre, será criada uma ordem na Jumpseller com um email falso do cliente. Todas as tratativas com o cliente devem ser realizadas no MercadoLivre.

  • Endereço de Envio: a integração não obtém o endereço de envio do cliente do MercadoLivre. Portanto, quando houver uma compra no MercadoLivre, será criada uma ordem na Jumpseller com um endereço falso.

  • Importação não suportada: Não é possível a importação de produtos do MercadoLivre para a Jumpseller. Se tiver anúncios no MercadoLivre e quiser criá-los na Jumpseller, deverá criar manualmente os seus produtos na Jumpseller e utilizar o método de Vinculação que foi detalhado anteriormente.


Perguntas frequentes

Como vejo anúncios inativos na minha conta MercadoLivre?

Veja o vídeo abaixo:

mercadolivre

Como exportar os meus produtos da Jumpseller para o MercadoLivre?

Se tiver poucos produtos, a maneira mais fácil seria criar os produtos que possui na Jumpseller em sua conta do MercadoLivre e, em seguida, usar a ferramenta de vinculação um a um, conforme mostrado anteriormente.

Para uma exportação em massa de produtos, verifique o nosso guia de exportação.

Fiz uma venda e o estoque do produto ainda não foi atualizado.

A atualização do estoque entre as duas plataformas pode levar até 24 horas.

Posso usar essa integração numa conta comum do MercadoLivre?

Sim. Se possui uma loja oficial ou uma conta comum no MercadoLivre, pode usar essa integração, basta ter todos os campos de registro preenchidos (cep, endereço etc ...)

O que acontece se eu excluir um produto na Jumpseller e não no MercadoLivre?

O produto não é excluído no MercadoLivre, é apenas excluído na Jumpseller, além de que o produto não será atualizado novamente.

O aplicativo tem custos?

Não. É totalmente gratuito, só precisa se inscrever em qualquer plano na Jumpseller e pronto.

Se eu adicionar um novo produto na Jumpseller, ele é criado automaticamente no MercadoLivre?

Não. Primeiro deve criar o mesmo produto no MercadoLivre e depois vincular o produto.

Se eu atualizar o estoque no MercadoLivre, o estoque na Jumpseller será atualizado?

Não. O aplicativo foi projetado para que o seu centro de operações seja a Jumpseller, portanto qualquer alteração no inventário deve ser feita na Jumpseller. No entanto, caso haja uma compra no MercadoLivre, aparecerá uma ordem na Jumpseller atualizando o estoque.

Quais as mudanças na Jumpseller que são refletidas no MercadoLivre?

Somente alterações em estoque e preço. Nenhuma outra alteração em outro campo é atualizada automaticamente. Para a sincronização de preço ser automática, você deve ir em Canais de vendas > Galeria > MercadoLivre:

mercadolibredemo1

Por que é que os meus produtos foram exportados, mas as fotos não estão visíveis?

O tema das fotos é um pouco complexo e passamos a explicar abaixo. As imagens têm os seguintes atributos:

  • Uma extensão: isso faz parte do nome da imagem. (Por exemplo, a extensão do documento exemplo .png é ".png")

  • Um Mimetype: descreve o formato da imagem. (Por exemplo, o Mimetype de um documento outro.jpg pode ser JPG, PNG ou qualquer outro)

Na Jumpseller, quando a extensão (por exemplo .jpg) é diferente do Mimetype (por exemplo PNG), não há problema, mas o MercadoLivre não permite que a imagem seja carregada por meio da sua API, se houver essa diferença.

Infelizmente, a solução não é simples, o mais simples é fazer upload da foto diretamente no MercadoLivre, ou uma mais complexa é alterar o Mimetype das imagens do seu Jumpseller para corresponder à sua extensão. Poderá fazê-lo usando um editor de imagens.

O valor total da ordem de compra na Jumpseller será igual ao valor da compra no MercadoLivre? Sim. Sua ordem na Jumpseller será semelhante a que tem no MercadoLivre. Não serão aplicados as promoções que tem cadastradas na Jumpseller e nenhum outro desconto.

Isso ocorrerá pois nós precisamos manter a igualdade das ordens e dos valores entre o MercadoLivre e a Jumpseller.

Posso criar preços diferentes para minhas variantes?

Não. De acordo com a documentação do MercadoLivre, as variantes sempre terão os mesmo preços.

Se tiver alguma pergunta relacionada ao app ou à integração deste, entre em contato com o nosso suporte.