Support

Integração no MercadoLivre

Exporte produtos do Jumpseller ao MercadoLivre

O MercadoLibre é o mercado mais visitado da América Latina e, por isso, recebe visitas de milhões de pessoas diariamente. Atualmente, é um canal de vendas formado por pequenas e médias empresas, profissionais de todos os tipos e também grandes marcas.

mercadolibre


O que faz essa integração?

Permite vincular o inventário dos seus produtos do Jumpseller ao inventário do MercadoLivre. A ideia com esta integração é que o Jumpseller seja o centro de operações, para facilitar os processos atuais e forneça um canal adicional para que possa vender os seus produtos.

Quando faz uma venda em qualquer uma das duas plataformas, o stock é descontado, por exemplo: eu tenho duas maçãs, ao vender uma no MercadoLivre desconta-se o stock no MercadoLivre e, em seguida, no Jumpseller também. Também pode exportar os seus produtos no Jumpseller, os quais devem ser categorizados no MercadoLivre.


Como faço essa configuração?

Primeiro deve preparar-se antes de instalar a aplicação.

  • Verifique se a sua conta do MercadoLivre está pronta para vender. Deve ter todos os seus dados atualizados corretamente. Não pode faltar nenhum. Para isso crie um produto no MercadoLivre que esteja pronto para vender.

  • Deve instalar a aplicação no painel do administrador em Canais de vendas> Galeria> MercadoLivre, para autorizar as aplicações a ligarem-se ao MercadoLivre.

  • Entre na sua conta da loja MercadoLivre. mercadolibredemo1

Exportação

Esta funcionalidade é para quando tem os produtos no Jumpseller e eles ainda não estão no Mercadolivre.

Primeiro crie uma categoria de produtos que denominará de MercadoLivre. Em seguida, atribua todos os seus produtos a essa categoria. Sem esta etapa, a exportação não funcionará conforme o esperado.

Em seguida, clique no botão Exportar na interface da aplicação e todos os seus produtos no Jumpseller serão exportados para o Mercadolivre e serão vinculados instantaneamente. Tenha em conta que a sincronização poderá levar aproximadamente 30 minutos para uma loja com aproximadamente 100-500 produtos.

A exportação não categoriza os produtos no Mercadolivre, portanto todos os produtos são enviados para uma categoria denominada: Outros e é a partir daqui que pode categorizar manualmente os seus produtos. Ao fazer a exportação todos os seus produtos são sincronizados, independentemente de fazer uma alteração (no futuro) nas categorias do Mercadolivre.

Lembre-se de que, se os seus produtos tiverem variantes, cada variante será exportada como um produto individual no Mercadolivre. Além disso, todos os produtos são exportados como publicações pausadas.


Vinculação

Esta opção recomenda-se quando já tem produtos no MercadoLivre e no Jumpseller.

Se já tem produtos no MercadoLivre que correspondem a produtos da sua loja Jumpseller, então é necessário fazer uma vinculação.

Deve indicar manualmente os produtos que correspondem entre o Jumpseller e o Mercadolibre, conforme apresentado na imagem:

mercadolibredemo2


Perguntas frequentes

Como vejo publicações inativas enviadas para minha conta Mercadolibre?

Siga as instruções para isso:

mercadolivre

Como exportar os meus produtos do Jumpseller para o Mercadolivre?

Se tiver poucos produtos, a maneira mais fácil de o fazer seria criar os produtos que possui no Jumpseller no Mercadolibre e, em seguida, usar a ferramenta de vinculação um a um. Se possui muitos produtos, siga estes passos:

  • Passo 1: Exportar produtos para o Mercadolivre à categoria Outros

    Adicione todos os produtos que deseja exportar ao Mercadolivre a uma categoria chamada Mercadolivre. Pode denominá-la de: mercadolivre, Mercadolivre, MercadoLivre (sem espaços ou símbolos). Neste passo, é muito importante que verifique se o seu produto pode ser vendido nessa plataforma: http://www.mercadolibre.cl/seguro_prohibidos.html Assim que esses produtos estiverem dentro da categoria Mercadolivre, na sua aplicação clique no botão "Exportar".

    É possível que apareçam alguns destes erros:

    • O seu produto não tem stock. Não será exportado.
    • O seu produto tem um preço de 0. Não será exportado.
    • Não possui o seu endereço postal ou número de contribuinte (CEP, NIF, CC etc.) configurado no Mercadolivre. Não será exportado
    • O erro é relatado diretamente pela API do Mercadolivre (em inglês). Posteriormente, poderá corrigir estes erros e clicar em "Exportar".

A exportação levará aproximadamente 60 segundos por produto portanto, se tiver 100 produtos, poderá levar 100 minutos a concluir. Lembre-se de que as variantes no Jumpseller serão exportadas como produtos no Mercadolivre.

  • Passo 2: No Mercadolivre: Alterar as categorias dos produtos

    Assim que os seus produtos forem exportados, eles estarão na categoria "Outros" e o seu estado de publicação estará Inativo. É muito importante que os mova para a categoria apropriada e altere o estado das publicações para "ativo" para começar a vender nesta plataforma. Para facilitar o seu trabalho, pode usar a ferramenta de modificação massiva do Mercadolivre.

Desejo vincular os meus produtos entre o Jumpseller e o ML usando o SKU

Não é possível, isto porque no ML esse valor não existe e, portanto, não é possível estabelecer uma ligação entre os produtos nas duas plataformas.

Fiz uma venda e o stock do produto ainda não foi atualizado

A atualização do stock entre as duas plataformas pode levar até 24 horas.

Posso usar essa integração numa conta comum do MercadoLivre?

Sim. Se possui uma loja oficial ou uma conta comum no MercadoLivre, pode usar essa integração, basta ter todos os campos de registo preenchidos (cep, endereço etc ...)

O que acontece se eu excluir um produto no Jumpseller e não no Mercadolivre?

O produto não é excluído no MercadoLivre, é apenas excluído no Jumpseller, além de que o produto não será atualizado novamente.

A aplicação tem custos?

Não. É totalmente gratuita, só precisa se inscrever em qualquer plano no Jumpseller e pronto.

A que categoria serão atribuídos os produtos do Jumpseller no MercadoLivre se eu os exportar?

Todos os produtos exportados são atribuídos à categoria "Outros". Em seguida, deve atribuí-los à categoria correspondente no MercadoLivre.

Se eu adicionar um novo produto no Jumpseller, ele é criado automaticamente no MercadoLivre?

Não. Primeiro deve criar no Jumpseller a categoria de mercadolivre e depois exportar novamente. Será então criado no mercadolivre e depois deverá então atribuir a categoria correspondente.

Se eu atualizar o stock no MercadoLivre, o stock no Jumpseller será atualizado?

Sim. Apenas se sincroniza o stock. Nenhum outro campo é atualizado. A aplicação foi projetada para que o seu centro de operações seja o Jumpseller, portanto qualquer alteração no inventário deve ser feita no Jumpseller.

Quais as mudanças no Jumpseller que são refletidas no MercadoLivre?

Somente alterações em stock e preço. Nenhuma outra alteração em outro campo é atualizada automaticamente.

Por que é que os meus produtos foram importados, mas as fotos não estão visíveis?

O tema das fotos é um pouco complexo e passamos a explicar abaixo. As imagens têm os seguintes atributos:

  1. Uma extensão: isso faz parte do nome da imagem. (Por exemplo, a extensão do documento exemplo .png é ".png")

  2. Um Mimetype: descreve o formato da imagem. (Por exemplo, o Mimetype de um documento outro.jpg pode ser JPG, PNG ou qualquer outro)

No Jumpseller, quando a extensão (por exemplo .jpg) é diferente do Mimetype (por exemplo PNG), não há problema, mas o Mercadolivre não permite que a imagem seja carregada por meio da sua API, se houver essa diferença.

Infelizmente, a solução não é simples, o mais simples é fazer upload da foto diretamente no Mercadolivre, ou uma mais complexa é alterar o Mimetype das imagens do seu Jumpseller para corresponder à sua extensão. Poderá fazê-lo usando um editor de imagens.

Se tiver alguma pergunta relativamente à app ou à integração da mesma, pode contactar o nosso soporte.