Centro de Apoio

Como usar a App

Importante: Para utilizar a app, certifique-se de que está a utilizar a versão “V2” do checkout (Definições > Checkout > Preferências > Versão do Checkout > Versão 2) na sua loja online.


O que é que a app oferece

Atualmente, a app da Jumpseller permite efetuar as seguintes ações:

  1. Gerir as encomendas da sua loja online.

  2. Receber notificações e ver todas as encomendas e respetivos detalhes num único local.

  3. Consultar, filtrar ou editar o histórico de encomendas.

  4. Atualizar o estado dos pagamentos e dos envios.

  5. Acompanhar o percurso das transportadoras através de tracking por GPS.

  6. Utilizar opções avançadas de progresso da entrega das encomendas.

  7. Filtrar e ordenar os envios de encomendas de acordo com a distância, peso e outras características.

  8. Adicionar/Criar clientes.

  9. Criar produtos.

  10. Criar encomendas com a funcionalidade Ponto de Venda Móvel (POS)


Como ativar entregas por Transportadoras

Com a app da Jumpseller, os comerciantes podem ativar o rastreamento através de GPS para encomendas a serem entregues por uma transportadora. Está disponível para os métodos de envio: Envio Grátis, Tabela de Taxas e Taxa fixa.

Ao ativar a opção de entrega no próprio dia, o comerciante pode selecionar o “tempo de entrega estimado” por defeito para esse método. A hora da entrega será calculada de acordo com a hora da recolha pela transportadora e será exibida na página de sucesso de checkout.

Exemplo: O tempo de entrega é de 60 minutos e a transportadora recolhe a encomenda às 15h, a hora estimada de entrega que será apresentada ao cliente é 16h00.

app móvel

Visão do cliente

Quando um método de envio tem a opção de entrega por transportadoras ativada, o cliente vê essa indicação nos métodos de envio durante o processo de checkout, caso o endereço inserido seja válido (verificação através de coordenadas).

mapa

É também apresentado um mapa ao cliente onde pode fazer um pequeno ajuste ao local indicado. As coordenadas corrigidas serão utilizadas como referência e não será alterado o endereço de entrega da encomenda.

No final do processo de checkout, o cliente poderá acompanhar a entrega da encomenda na página de sucesso.

Uma linha vermelha no mapa indicará a rota do estafeta e também é possível ver o registo do estado da entrega e as mensagens do estafeta.

O mapa e as imagens que são exbidas na página de sucesso do checkout serão similares ao seguinte exemplo:

mapa gps

O comprador receberá também uma notificação por correio eletrónico com um botão para seguir a encomenda, redirecionando para a página de finalização da compra. Este botão pode ser utilizado pelos clientes para reabrir o ecrã de sucesso da compra, caso o tenham fechado.

Entregas no próprio dia

Se o comerciante tiver feito alterações ao e-mail de encomenda paga, deverá contactar o nosso suporte e pedir para adicionar o botão “Acompanhar Entrega” a esse e-mail.

Visão da Trasportadora

Ao ser criada uma encomenda, o comerciante pode marcá-la como “em preparação” ou “pickup disponível”. As encomendas prontas para recolha aparecerão na lista de encomendas do transportador/estafeta para fazer a entrega.

  1. Na secção “Expedição” na app móvel, o estafeta pode ver a lista de encomendas prontas para entrega.

    envio disponível

  2. Para iniciar a entrega, o estafeta tem de selecionar a encomenda (também podem ser selecionadas várias encomendas ao mesmo tempo).

    selecionar ordem

  3. As encomendas selecionadas serão adicionadas à lista de entregas da transportadora.

    lista de envios

  4. O comprador será notificado quando a entrega for iniciada. Tanto o comerciante como o comprador podem seguir o rasto do estafeta no mapa.

    começar envio

  5. O mapa em direto terá um aspeto semelhante ao do exemplo abaixo.

    mapa em direto

Assim que o estafeta iniciar a entrega, o comerciante terá um botão no ecrã da encomenda que o levará ao ecrã de sucesso da encomenda para poder verificar a entrega.

informação da encomenda

O comerciante terá acesso ao Histórico de Entrega com as mensagens correspondentes a cada estado da entrega, bem como as mensagens enviadas pelo estafeta ao cliente. Para aceder a esta informação, basta ir à lista de expedições, clicando nos três pontos de uma encomenda e selecionando a opção “Ir para o despacho”.

confirmação

Na parte inferior da página de expedição verá o Histórico de Entrega. Ao passar o rato por cima do ícone do utilizador, o proprietário da loja pode ver quem foi o estafeta que fez a entrega:

histórico

Se o estafeta cancelar a entrega, será mostrada uma mensagem ao cliente com essa informação e com a indicação de que aguarda recolha por outro estafeta. Quando um novo estafeta recolhe a encomenda, as mensagens mostradas ao cliente são atualizadas.


Ativar manualmente o rastreamento de encomendas através de GPS

Caso a sua loja não tenha um método de envio ativo que permita o rastreamento de encomendas, pode ativar esta funcionalidade manualmente em Todas as encomendas. Selecione a encomenda para a qual quer ativar o rastreamento através de GPS e certifique-se que a encomenda está em preparação.

Encomenda-em-preparação

Clique em Expedir Encomenda > Expedição Integrada.

Expedir-encomenda

Selecione a opção Frota Própria para ativar o rastreamento da encomenda.

Frota-própria

Usar o Ponto de Venda Móvel (POS)

  1. Na app, clique no sinal Mais no canto inferior direito do seu ecrã.

    informação da encomenda

  2. Irá ser reencaminhado para a página Seleção de Produto. Se tiver um produto com variantes, pode selecionar qual a variante a adicionar ao carrinho.

    informação da encomenda

  3. Para filtrar os produtos, utilizar os botões de Categoria ou Estado.

    informação da encomenda

    informação da encomenda

  4. Existe ainda a opção para criar um produto usando o botão Criar Produto no rodapé da página.

    informação da encomenda

  5. Quando tiver acabado de adicionar produtos ao carrinho, pode clicar no botão do Carrinho no canto superior direito para continar. Irá chegar à página de opções de envio.

    informação da encomenda

  6. Aqui, pode selecionar Envios se a encomenda tiver de ser enviada para um endereço. Ou selecionar Sem envio, caso a ordem vá ser levantada.

    informação da encomenda

  7. Pode selecionar um contacto a partir de uma lista ou pode clicar no botão de Adicionar Novo Cliente localizado perto do botão para criar um novo conrato. Após ter selecionado o contacto, clique em Continuar.

    informação da encomenda

    informação da encomenda

    informação da encomenda

  8. De seguida, terá de seleiconar um Preço de Envio antes de poder continuar.

    informação da encomenda

  9. Por fim, serão exibidas duas opções para acabar o processo de criação de encomendas, pode selecionar Completar como pago se o cliente já tiver efetuado o pagamento ou pode Enviar link da encomenda para o cliente, onde podem ver as instruções para finalizar a transaction (neste caso o estado da encomenda será definido como “pagamento pendente”)

    informação da encomenda

  10. Após clicar no botão “Avaliação”, poderá ver um sumário da encomenda criada. Clique em Confirmar para finalizar e será exibida uma mensagem de confirmação.

    informação da encomenda

    informação da encomenda

Importante: Caso esteja a utilizar a versão desktop pode igualmente usar a funcionalidade “Encomendas Manuais” para criar novas encomendas. Pode igualmente utilizar esta funcionalidade através da versão desktop no seu telemóvel em vez de utilizar a aplicação, se preferir.

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