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Como Configurar o WhatsApp com a sua Loja Online

Use o canal de venda WhatsApp Comércio Conversacional (WhatsApp Business) para impulsionar mais vendas e alcançar uma audiência mais alargada! Com esta aplicação, pode enviar notificações sobre o estado das encomendas para os clientes que optem por essa opção durante o checkout.

Porque é que deveria considerá-lo como um canal de vendas importante para o seu negócio? Bem, aqui estão algumas estatísticas:

  • 81% das pessoas contacta um negócio para perguntar sobre um produto ou serviço.

  • 74% das pessoas contacta um negócio para fazer uma compra.

  • 75% das pessoas contacta um negócio para receber apoio em relação a um produto ou serviço.

É usado exclusivamente um número de telemóvel da Jumpseller para enviar todas as notificações. Enquanto proprietário de uma loja tem a opção de incluir um link no final de cada mensagem para redirecionar o cliente para a sua conta de negócio/ pessoal de WhatsApp.


Benefícios

Atualmente, alguns dos principais benefícios deste canal de vendas para a sua loja são:

  • Notificação dos seus clientes em tempo real da actualização das suas encomendas.

  • Envio dos dados de pagamento através de uma mensagem pelo WhatsApp (exemplo: referência multibanco, dados da transferência etc.), para facilitar ao cliente o pagamento, mesmo quando perde acesso à internet.

  • Aumento das vendas devido à recuperação de compras abandonadas, através do envio de uma notificação por WhatsApp com um link.

  • Facilitar um contacto mais direto e pessoal com os seus clientes após a finalização do processo de compra.

Condições para enviar Notificações

Os diferentes tipos de notificações são unicamente enviados se todas estas condições se aplicarem:

  • O campo personalizado de número de telemóvel precisa de ser ativado nas definições de checkout.
  • O campo personalizado de checkout para receber as notificações de WhatsApp precisa de ser ativado pelo consumidor durante o checkout.
  • O cliente tem de inserir um número válido no campo personalizado de checkout do número de telemóvel (isto inclui o código de país / número internacional ex. +351 911911911, recomendamos que use a versão 2 do checkout, já que tem um campo específico para o código do país, de forma a assegurar que o número de telemóvel está corretamente configurado).

  • Nenhum dos campos necessários ao envio da mensagem pode estar vazio.

Tipos de Notificações

Atualmente temos 4 tipos diferentes de notificações

  1. Encomenda Abandonada - Quando uma encomenda muda para o estado Abandonado, é enviada uma mensagem/notificação. As seguintes variáveis são incluídas na mensagem: store_name, customer_name, recover_order_url.

  2. Encomenda Confirmada - Quando uma ordem muda para o estado Pago, é enviada uma mensagem/notificação. As seguintes variáveis são incluídas na mensagem: store_name, customer_name, order_number, order_total (moeda corrente dependendo do template).

  3. Informação de Encomenda - Quando uma encomenda muda para o estado Pagamento Pendente, é enviada uma mensagem/notificação. As seguintes variáveis são incluídas na mensagem: store_name, customer_name, order_number, order_total. The store owner can choose the payment methods that will trigger this notification. Currently only activated for the payment methods: manual, ifthenpay multibanco, SIBS multibanc.

  4. Encomenda Enviada - Quando uma encomenda muda para o estado Enviado, é enviada uma mensagem/notificação. As seguintes variáveis são incluídas na mensagem: store_name, order_number, shipping_address and shipping_method.

Existem ainda outras mensagens que o sistema envia:

  • Resposta automática - Enviada quando um consumidor envia uma mensagem por WhatsApp para o número do Jumpsellser Bot. Nós iremos procurar a última loja com a qual o cliente interagiu através do WhatsApp e enviar uma resposta automática que contém o link para poder conversar diretamente (link wa.me) e um url da loja.

  • Mensagem de Cancelamento de Subscrição - Se o cliente cancela a subscrição das notificações promocionais, é enviada uma mensagem automática a comunicar o sucesso do cancelamento (atualmente esta opção só está disponível para notificações de abandono de encomendas).


Como Instalar

  1. Vá à Galeria de Canais de Vendas e instale o WhatsApp Notifications

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  1. Será pedido que aceite que a aplicação aceda a certas informações (ex. Ler as encomendas).
  2. Uma nova janela irá aparecer, onde deverá clicar em setup. Quando a instalação estiver concluída, irá criar automaticamente um campo de checkout personalizado do tipo caixa de verificação na parte do Contacto, para os clientes poderem ativar durante o processo de checkout. Nós recomendamos que torne o campo do telemóvel obrigatório de preencher, nas definições de checkout, de forma a prevenir que os clientes se esqueçam de preencher esse campo.

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Configurar Definições

A primeira coisa que deve fazer é definir um número de contacto de WhatsApp (WhatsApp contact number). Este número aparecerá dentro de um link, no final de todas as mensagens enviadas automaticamente.

Se um cliente clicar no link, será redireccionado para uma conversa por whatsapp com o número que forneceu neste campo.

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O número de contacto WhatsApp que fornecer não é o número que aparecerá como remetente das mensagens de notificação. O número do remetente é um número padrão fornecido pelo Jumpseller.

Pode ativar cada uma das notificações disponíveis. Quando ativar uma opção, irá criar automaticamente um webhook para essa notificação específica na loja (ex: Notificação de encomenda confirmada vai criar um webhook para a Encomenda Paga).

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Pode ativar a opção de incluir um link para conversar diretamente com a sua conta de WhatsApp:

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É preciso que depois insira um número válido com o + e o código de país (só números e sem caracteres especiais). Isto será unicamente um link wa.me tal como é explicado: https://faq.whatsapp.com/general/chats/how-to-use-click-to-chat/?lang=pt_pt

Dentro de cada tipo de notificação, existem algumas opções extra mais específicas:

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  • Modelo da Mensagem - Pode ver o modelo da mensagem que vai ser enviada. Inclui as variáveis cujo valor irá mudar consoante as informações de cada notificação.

  • Mensagem de Teste - Cada cliente começa com 5 mensagens globais de mensagens de teste. O número que aparece como remetente é o número introduzido na página anterior. Pode enviar uma mensagem de teste pelo whatsapp para o seu próprio número, para ver como funciona.

  • Definições de mensagem - Algumas notificações incluem definições extra. Exemplo: “Informação da Ordem” inclui uma opção para escolher qual/quais os método de pagamento manual irá ser enviada a mensagem.

Uma vez que o serviço comece a funcionar, os seus clientes irão receber mensagens através do WhatsApp, tal como é mostrado na imagem abaixo:

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Também pode suspender o serviço para desativar a aplicação, isto irá apagar automaticamente o campo de checkout personalizado criado durante a instalação da aplicação.

Estatísticas

Existe também uma secção dentro da aplicação onde pode acompanhar as estatísticas de mensagens.

No topo desta secção irá poder ver o número de mensagens existentes para cada estado (enviada, falhada, entregue, lida). Por predefinição, as estatísticas mostradas são relativas aos últimos 30 dias para todos os tipos e estados das mensagens. Pode mudar estes filtros de acordo com a informação que deseja que seja mostrada.

As mensagens mostradas são igualmente influenciadas pelos filtros selecionados. Cada linha representa uma mensagem e contém informação detalhada sobre a mesma: tipo, encomenda associada, número de telemóvel, data. Igualmente, há também uma coluna que indica se a mensagem é paga ou não (mais informação relativa a isto na secção de preços).

Mensagens falhadas têm um botão, que, quando pressionado, o nosso sistema irá tentar reenviar a mensagem.

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Preço e Crédito da Loja

Pode usar o crédito da loja para pagar por estas mensagens. Para que o serviço funcione, o seu balanço deve ser positivo.

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A partir de 2 de Fevereiro de 2022, o WhatsApp passará de um modelo de preços baseado em notificações para um modelo de preços baseado em conversas. Começará a cobrar por conversa, o que inclui todas as mensagens entregues numa janela de 24 horas.

Exemplo:

Um cliente encomenda um produto no website da empresa X. Assim que recebe a primeira mensagem, que é normalmente a “informação de encomenda”, uma janela de 24 horas começa a contar. A empresa X tem de pagar pela mensagem.

Se o cliente receber quaisquer outras mensagens (encomenda abandonada, encomenda confirmada ou encomenda enviada) da empresa X nas próximas 24 horas, a empresa X não terá de pagar por nenhuma delas.

Se o cliente receber uma nova mensagem enviada pela empresa X após as 24 horas iniciais terem passado, a empresa X terá de pagar por esta mensagem e uma nova janela de 24 horas começa a contar.

Finalmente, no caso de o cliente responder a uma mensagem depois de decorridas as 24 horas desde que recebeu a primeira mensagem (informação de encomenda), a empresa X terá de pagar se enviar uma nova mensagem a esse cliente (neste caso, o custo é inferior, como se pode ver na tabela abaixo para “Custo por Conversa iniciada por um Cliente”) e uma nova janela de 24 horas começa a contar.

Cada conversa de 24 horas iniciada tem um custo fixo baseado no país do cliente. Adicionalmente, a Jumpseller cobra 0.01€ por cada conversa. Mais tarde, convertemos o valor total do preço para a moeda da loja.

Custo por Conversa em EUR

País do Cliente Custo por Conversa iniciada por uma Empresa Custo por Conversa iniciada por um Cliente
Argentina € 0.0436 € 0.0261
Brasil € 0.0414 € 0.0248
Chile € 0.0627 € 0.0376
Colômbia € 0.0083 € 0.0050
México € 0.0289 € 0.0087
Peru € 0.0495 € 0.0149
Portugal € 0.1096 € 0.0329

Para mais informações sobre os preços e países eligíveis visite o Facebook Support.


Perguntas Frequentes

Porque razão estas mensagens são pagas?

Para podermos disponibilizar esta funcionalidade, recorremos ao WhatsApp Business, um serviço pago disponibilizado pelo WhatsApp, que cobra por cada conversa deste tipo iniciada pela empresa ou como resposta a um cliente.

Este canal de vendas funciona apenas num sentido (loja > cliente) ou nos dois sentidos (loja > cliente e cliente > loja)?

Este canal funciona nos dois sentidos, tendo em conta que a mensagem que o cliente recebe a dizer que a sua encomenda já foi paga (por exemplo), inclui um link para entrar num chat com o número de WhatsApp da sua loja.

Para além disso, caso o cliente ainda assim responda diretamente à mensagem enviada, é enviado automaticamente depois, um link para entrar num chat com o número de WhatsApp que definiu no campo WhatsApp contact number nas configurações deste canal de vendas.

É necessário ter um número de telemóvel para associar à conta do WhatsApp Business?

Não, não é necessário. Atualmente o número de onde são enviadas as mensagens de WhatsApp para os clientes, é um número que pertence à Jumpseller e que associamos ao WhatsApp Business. No entanto, lembre-se que é necessário acrescentar um número de contacto WhatsApp nas definições deste Canal de Vendas para que este funcione.

É possível personalizar a mensagem a enviar aos clientes?

Não, atualmente só é possível utilizar um dos 4 templates predefinidos de mensagem de notificação.

Quando o cliente recebe a mensagem, qual é o nome do remetente que aparece?

Atualmente, aparece um número não identificado que pertence à Jumpseller, de futuro irá aparecer o nome da sua loja.

Estamos aqui para o ajudar, se tiver alguma questão, ccontacte-nos em qualquer altura.

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