Métodos populares de pagamento no Brasil

No Brasil, existem muitos métodos de pagamento para a sua loja virtual. Os mais populares são: Cartões de crédito, Boleto Bancário, Pix, PagSeguro e as Carteiras Digitais.

Métodos populares de pagamento no Brasil

Brasil é uma potência quando se fala em e-commerce em geral, sendo o líder de mercado da América Latina.

O setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022, se comparado com o mesmo período do ano de 2021. Esses dados são do MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital.

brazil

Ainda em comparação com o ano de 2021, as perspectivas continuam muito boas: de acordo com a consultoria Ebit Nielsen, o e-commerce no Brasil deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões este ano.

É certo que tal crescimento está relacionado aos novos hábitos de compra impostos pela pandemia da Covid-19. No entanto, os consumidores foram surpreendidos positivamente com as compras online e pretendem continuar com tal prática: “Muitos consumidores entraram em 2020 por conta da pandemia e do confinamento e vemos que eles realmente se adaptaram e entraram para ficar”, afirmou a líder de Ebit Nielsen, Julia Avila.


Cartões De Crédito

credit

O cartão de crédito é, sem dúvida, o método mais popular de pagamento quando se trata do consumidor brasileiro. No comércio eletrônico não é diferente, sendo que os pagamentos com cartão de crédito representam quase 50% de todas as transações online.

Tal preferência condiz com a cultura do povo brasileiro de realizar pagamentos em parcelas. Sendo assim, os cartões de crédito, por possibilitarem o parcelamento das compras, estão no topo da preferência dos brasileiros.

No entanto, há vantagem também para o comerciante, já que esse meio de pagamento é seguro, com confirmação quase imediata e livre de inadimplência.

Importante mencionar que os cartões de crédito nacionais são mais usados do que os internacionais. Os cartões de crédito nacionais só podem ser processados em Reais e representam a maior parte do mercado, já os cartões de crédito internacionais podem processar em moedas estrangeiras e locais.

Mas, como apenas 20% dos compradores brasileiros tem acesso a cartões de crédito internacionais, é fundamental que os comerciantes disponibilizem as bandeiras locais. Opções de cartão de crédito populares incluem Visa, MasterCard, Elo, Hipercard, American Express, entre outras.

Mais Informações


Boleto Bancário

boleto-bancario

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, principalmente para aqueles consumidores que não possuem conta bancária, o que no Brasil se traduz em um número relevante: cerca de 45 milhões de brasileiros, conforme pesquisa do Instituto Locomotiva no ano de 2019. Sem contar ainda com aqueles compradores que gostam de pagar à vista, sem se preocupar com parcelas ainda a vencer.

Assim que gerado o boleto após a compra, o cliente pode imprimi-lo e efetuar seu pagamento em bancos, caixas eletrônicos, lotéricas etc. Ou então pode realizar o pagamento de maneira online, através de internet banking ou pelo aplicativo do banco, através da leitura do código de barras ou copiando a linha digitável do boleto.

Na maioria das vezes, as empresas demoram cerca de 2 dias úteis para receber a resposta de pagamento do banco e confirmar o pagamento ao cliente, o que consequentemente adia um pouco o processamento e a entrega do produto ou serviço adquirido.

Mas, não se engane, o negócio online que não oferecer essa opção, irá perder uma grande quantidade de clientes.

Mais Informações


PIX

pix

O pagamento por Pix já é uma realidade no Brasil. Muitos consumidores utilizam esse método de pagamento para a transferência de saldos para amigos e parentes (88%), seguida de pagamento de serviços (40%); de compras pela internet (26%) e de alimentos (18%); restaurantes (17%); e consultas médicas (12%).

O Pix foi instituído pelo BACEN (Banco Central do Brasil) como um recurso para pagamentos instantâneos, substituindo transações até então realizadas por TED e DOC, garantindo um baixo custo.

A loja vai gerar um código para pagamento e o comprador deverá acessar o aplicativo do banco e ir no ambiente Pix, para realizar o pagamento.

A grande vantagem desse sistema é que ele opera 24h por dia, sete dias na semana, até mesmo em feriados.

De acordo com um levantamento realizado pela CDL Goiânia, 83% dos inquiridos preferem o PIX por sua rapidez e praticidade.

Mais Informações


Itermediador de Pagamento

PagSeguro

Um serviço de e-commerce baseado em pagamentos online ou móvel para transações comerciais, o PagSeguro tem visto um excelente crescimento nos últimos anos. Em 2021, ganhou mais uma vez a categoria “Meio de Pagamento Eletrônico” no site ReclameAQUI.

A PagSeguro é uma empresa de comércio eletrônico que intermedia o pagamento entre vendedores e compradores oferecendo uma opção de faturamento via e-mail para os comerciantes que não possuem site ou comércio eletrônico bem estruturado e possui acordos com diversas instituições bancárias para que os vendedores possam oferecer aos compradores diferentes métodos de pagamento, dentre eles cartões de crédito, boleto, débito online, etc.

Seu sistema realiza uma análise dos dados das compras, evitando fraudes, bem como protege as informações do consumidor, que não são compartilhadas com as lojas ou terceiros.

Veja nossa integração aqui.

Mais Informações

Carteiras digitais

Outro método de pagamento que vem crescendo exponencialmente são as chamadas e-wallets ou carteiras digitais. As carteiras digitais parecem destinadas a substituir as carteiras físicas cheias de cartões, levando as pessoas a usarem os seus celulares ao fazer compras. No Brasil, destacam-se principalmente as carteiras digitais abaixo:

Paypal

paypal

Com uma presença global, o PayPal também é amplamente utilizado no Brasil. Tem um recurso popular de pagamento em massa, que permite que um único pagamento em massa envie dinheiro para vários destinatários ao mesmo tempo.

O PayPal oferece uma plataforma segura e global para efetuar pagamentos. Ao escolher o PayPal para efetuar pagamentos online, junta-se aos 203 milhões de clientes que já pagam as suas compras sem compartilhar números de cartão de crédito ou contas bancárias com fornecedores.

Veja nossa integração aqui.

Mais Informações

Mercado Pago

mercado-pago

Fundado em 2004, o Mercado Pago foi uma criação do Mercado Livre, utilizado inicialmente para compras e vendas na plataforma. No entanto, ao longo dos anos, foi-se expandindo e já pode ser utilizado em outras lojas virtuais e físicas.

Funciona como uma carteira digital com suporte extenso para cartões de crédito ou pagamentos em outras formas digitais, de maneira que o cliente pode realizar compras em sites, da mesma forma que o PayPal.

Está disponível através do site ou por aplicativo (Android e iOS) e é um sistema bastante seguro, já que possui sistema antifraude com ferramentas robustas, bem como mostra agilidade na aprovação de pagamentos, que com cartões de crédito ocorre imediatamente.

Veja nossa integração aqui.

Mais Informações

PicPay

picpay

O PicPay é um aplicativo fintech brasileiro, disponível para download em celular nos sistemas operacionais Android e iOS e que funciona como uma carteira digital.

O PicPay é uma das opções mais populares de carteira digital entre os brasileiros. Com mais de 40 milhões de usuários, o programa permite fazer compras pelo smartphone com cartão de crédito ou valor de transferência.

Recentemente foi criada uma solução para e-commerce, permitindo que as lojas online e sites tenham esse método de pagamento como opção.

O procedimento para pagamento é muito simples: o cliente escolhe o PicPay como forma de pagamento no site da loja, aí então uma página com QR CODE será exibida para pagamento, o comprador abre o aplicativo PicPay, escaneia o código e realiza o pagamento.

Mais Informações

Ame Digital

ame

O Ame Digital é uma carteira digital na qual o consumidor consegue pagar compras nas lojas parceiras usando seu cartão de crédito preferido, cobrar e pagar contas via QR Code, transferir valores entre contas Ame sem pagar nenhuma taxa, além de receber o dinheiro de volta (cash back) nas compras pagas pelo aplicativo.

Mais Informações


Outras carteiras digitais:

Cumpre mencionar que outras grandes marcas já lançaram suas carteiras digitais e estas carteiras já têm disponibilidade no Brasil. São elas:

apple-pay

Apple Pay Mais Informações

samsung-pay

Samsung Pay Mais Informações

google-pay

Google Pay Mais Informações


Métodos de Pagamento Emergentes: Criptomoedas

Coinbase

Em 2021, o investimento em criptoativos no Brasil alcançou US$ 5,995 bi, segundo o Banco Central, o maior volume anual desde 2017.

Um quarto dos brasileiros está disposto a comprar produtos e serviços com criptomoedas, diz a pesquisa da Crypto Literacy de 2021. E esse desejo já começa a virar realidade, com mais de 900 estabelecimentos no Brasil que aceitam esses ativos em pagamentos, segundo a CoinMap. No mundo, já são quase 30 mil.

A Coinbase Commerce oferece esse tipo de pagamento aos seus clientes, que podem facilmente efetuar pagamentos na sua loja online através de criptomoedas. Depois de receber um pagamento, pode vendê-lo por dinheiro ou USD Coin.

Veja nossa integração aqui.

**A Jumpseller oferece integração com métodos de pagamento locais, você pode ver todos os métodos de pagamento do Brasil: Gateways de Pagamento.

Inicie sua jornada ao nosso lado!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.