Aprender

Métodos populares de pagamento no Brasil

O Brasil é uma potência quando se trata de e-commerce em geral e, mais importante, quando se trata da América Latina em particular, é o líder de mercado.

Em dezembro de 2020, verificou-se alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019 no setor de comércio eletrônico. No acumulado do ano fechou com saldo positivo ainda maior: 73,88%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

brazil

Em relação ao ano de 2021, as perspectivas também são muito boas: de acordo com a consultoria Ebit|Nielsen, o e-commerce no Brasil deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões este ano.

É certo que tal crescimento está relacionado aos novos hábitos de compra impostos pela pandemia da Covid-19. No entanto, os consumidores foram surpreendidos positivamente com as compras online e pretendem continuar com tal prática: “Muitos consumidores entraram em 2020 por conta da pandemia e do confinamento e vemos que eles realmente se adaptaram e entraram para ficar”, afirmou a líder de Ebit|Nielsen, Julia Avila.


CARTÕES DE CRÉDITO

credit

O cartão de crédito é sem dúvida o método mais popular de pagamento quando se trata do consumidor brasileiro. No comércio eletrônico não é diferente, já que os pagamentos com cartão de crédito representam quase 50% de todas as transações online.

Tal preferência condiz com a cultura do povo brasileiro de realizar pagamentos em parcelas. Sendo assim, os cartões de crédito, por possibilitarem o parcelamento das compras, estão no topo da preferência dos brasileiros.

No entanto, há vantagem também para o comerciante, já que esse meio de pagamento é seguro, com confirmação quase imediata e livre de inadimplemento.

Importante mencionar que os cartões de crédito nacionais são mais usados do que os internacionais. Os cartões de crédito nacionais só podem ser processados em Reais e representam a maior parte do mercado, já os cartões de crédito internacionais podem processar em moedas estrangeiras e locais. Mas, como apenas 20% dos compradores brasileiros têm acesso a cartões de crédito internacionais, é fundamental que os comerciantes disponibilizem as bandeiras locais. Opções de cartão de crédito populares incluem Visa, MasterCard, Elo, Hipercard, American Express, entre outras.

Mais Informações


BOLETO BANCÁRIO

boleto-bancario

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, principalmente para aqueles consumidores que não possuem conta bancária, o que no Brasil se traduz em um número relevante: cerca de 45 milhões de brasileiros, conforme pesquisa do Instituto Locomotiva no ano de 2019. Sem contar ainda com aqueles compradores que gostam de pagar à vista, sem se preocupar com parcelas ainda a vencer.

Assim que gerado o boleto após a compra, o cliente pode imprimi-lo e efetuar seu pagamento em bancos, caixas eletrônicos, lotéricas etc. Ou então pode realizar o pagamento de maneira online, através de internet banking ou pelo app do banco, através da leitura do código de barras ou copiando a linha digitável do boleto.

Na maioria das vezes, as empresas demoram cerca de 2 dias úteis para receber a resposta de pagamento do banco e confirmar o pagamento ao cliente, o que consequentemente adia um pouco o processamento e a entrega do produto ou serviço adquirido.

Mas, não se engane, o negócio online que não oferecer essa opção, irá perder uma grande quantidade de clientes.

Mais Informações


INTERMEDIADOR DE PAGAMENTO

pagseguro

Um serviço de e-commerce baseado em pagamentos online ou móvel para transações comerciais, o PagSeguro tem visto um excelente crescimento nos últimos anos. Em 2020, ganhou mais uma vez a categoria “Meio de Pagamento Eletrônico" no site ReclameAQUI.

A PagSeguro é uma empresa de comércio eletrônico que intermedia o pagamento entre vendedores e compradores oferecendo uma opção de faturamento via e-mail para os comerciantes que não possuem site ou comércio eletrônico bem estruturado e possui acordos com diversas instituições bancárias para que os vendedores possam oferecer aos compradores diferentes métodos de pagamento, dentre eles cartões de crédito, boleto, débito online.

Seu sistema realiza uma análise dos dados das compras, evitando fraudes, bem como protege as informações do consumidor, que não são compartilhadas com as lojas ou terceiros.

Mais Informações


Carteiras digitais

Outro método de pagamento que vem crescendo exponencialmente são as chamadas e-wallets ou carteiras digitais. As carteiras digitais parecem destinadas a substituir as carteiras físicas cheias de cartões, levando as pessoas a usarem os seus celulares ao fazer compras. No Brasil, destacam-se principalmente as carteiras digitais abaixo:

Paypal

paypal

Com uma presença global, o PayPal também é amplamente utilizado no Brasil. Tem um recurso popular de pagamento em massa, que permite que um único pagamento em massa envie dinheiro para vários destinatários ao mesmo tempo.

O PayPal oferece uma plataforma segura e global para efetuar pagamentos. Ao escolher o PayPal para efetuar pagamentos online, junta-se aos 203 milhões de clientes que já pagam as suas compras sem compartilhar números de cartão de crédito ou contas bancárias com fornecedores.

Mais Informações

Mercado Pago

mercado-pago

Fundado em 2004, o Mercado Pago foi uma criação do Mercado Livre, utilizado inicialmente para compras e vendas na plataforma. No entanto, ao longo dos anos, foi se expandindo e já pode ser utilizado em outras lojas virtuais e físicas.

Funciona como uma carteira digital com suporte extenso para cartões de crédito ou pagamentos em outras formas digitais, de maneira que o cliente possa realizar compras em sites, da mesma forma que o PayPal.

Está disponível através do site ou por app (Android e iOS) e é um sistema bastante seguro, já que possui sistema antifraude com ferramentas robustas, bem como mostra agilidade na aprovação de pagamentos, que com cartões de crédito ocorre imediatamente.

Mais Informações

PicPay

picpay

O PicPay é um aplicativo fintech brasileiro, disponível para download em celular nos sistemas operacionais Android e iOS, que funciona como uma carteira digital.

O PicPay é uma das opções mais populares de carteira digital entre os brasileiros. Com mais de 40 milhões de usuários, o programa permite fazer compras pelo smartphone com cartão de crédito ou valor de transferência.

Recentemente foi criada uma solução para e-commerce, permitindo que as lojas online e sites tenham esse método de pagamento como opção.

O procedimento para pagamento é muito simples: o cliente escolhe o PicPay como forma de pagamento no site da loja, aí então uma página com QR CODE será exibida para pagamento, o comprador abre o app PicPay, escaneia o código e realiza o pagamento.

Mais Informações


Outras carteiras digitais:

Cumpre mencionar que outras grandes marcas já lançaram suas carteiras digitais e estas carteiras já têm disponibilidade no Brasil. São elas:

apple-pay

O Apple Pay é fácil e funciona com os dispositivos Apple que você usa todos os dias. Você pode fazer compras seguras e sem contato em lojas, aplicativos e na web.

Apple Pay Mais Informações

samsung-pay

Apresentando uma maneira melhor de pagar. O Samsung Pay é aceito em mais lugares do que qualquer outro serviço de pagamento móvel, desde o supermercado até a cafeteria e sua loja de departamentos favorita.

Samsung Pay Mais Informações

google-pay

O Google Pay é uma plataforma de carteira digital e sistema de pagamento on-line desenvolvido pelo Google para possibilitar compras no aplicativo, on-line e pessoalmente sem contato em dispositivos móveis, permitindo que os usuários façam pagamentos com telefones, tablets ou relógios Android.

Google Pay Mais Informações


Métodos de Pagamento Emergentes – Novas Tendências

PIX

pix

Uma tendência em meios de pagamento no Brasil são os pagamentos instantâneos ou transferências eletrônicas que ocorrem de forma imediata, o que significa que o vendedor tem acesso ao valor pago assim que o cliente realiza o pagamento.

O Banco Central do Brasil instituiu um sistema de pagamentos instantâneos, denominado Pix. Esse recurso substitui transações que hoje são realizadas por TED e DOC, garante baixo custo e funciona com pagamento por aproximação, via QR Code.

O comprador deverá acessar o app do banco e ir no ambiente Pix, para realizar o pagamento.

Uma grande vantagem desse novo sistema é que ele opera 24h por dia, sete dias na semana, até mesmo em feriados.

Mais Informações


CARTÕES DE DÉBITO

debit

Os cartões de débito ainda são uma novidade para o comércio eletrônico no Brasil, mas também ganharam espaço nas tendências de 2021.

O uso de cartões de débito é muito comum nas compras realizadas presencialmente, mas demorou um pouco para chegar no mundo online. Tal demora se deu porque as compras com débito no ambiente virtual tinham um checkout mais longo e gerava uma insegurança no consumidor que tinha que digitar sua senha do cartão.

No entanto, lojas e negócios online, bandeiras de cartão e os bancos já estão se preparando para testar uma nova maneira de autenticar compras de débito digitais, com uma tecnologia de segurança chamada 3DS2. A transação poderá ser aprovada de maneira segura, em menos tempo e com menos atrito no checkout.

Segundo levantamento realizado pela Mastercard, o uso de cartões de débito para as compras online cresceu muito durante a pandemia, devido ao momento instável em que vivemos. As pessoas vêm preferindo pagar suas compras à vista, sem deixar dívidas pra depois.

Aceite os cartões de débito emitidos pelos principais bancos no Brasil, como Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa etc.


TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

transferencia-bancaria

A transferência online bancária é um método de pagamento próprio criado pelos principais bancos brasileiros, que busca facilitar as transações de e-commerce.

É uma forma de pagamento relativamente nova e que ainda está evoluindo para adaptar-se às necessidades do mercado eletrônico. Cada banco tem sua própria solução, o que possibilita que seus correntistas paguem online através de uma transferência bancária, em poucos cliques, desde que a loja online disponibilize tal opção no checkout.

O ideal é que as lojas utilizem um provedor de pagamento que suporte a transferência bancária online de vários bancos ou então os comerciantes terão bastante trabalho para realizar diferentes integrações técnicas e contratos com cada banco.

A transferência bancária online solicita que os clientes insiram as credenciais do internet banking para autorizar o pagamento. Não é necessário preencher nenhuma informação sobre o beneficiário ou valor para que a transferência seja finalizada.

Uma grande vantagem para o lojista é que tem confirmação de pagamento instantânea e sem riscos de estorno.

O Jumpseller oferece integração com métodos de pagamento locais, você pode ver todos os métodos de pagamento do Brasil: Gateways de Pagamento