Support

Pedidos: explicar a expedição


Uma grande parte da venda on-line é através do envio de todas as compras que os seus clientes fazem. O Jumpseller oferece tudo o que precisa para poder fazer isso de uma maneira mais simples. Colocar um produto nas mãos do seu cliente é um processo que tem dois momentos específicos:

  • Aquele que corresponde ao que deve ser feito antes da compra: o cálculo do envio
  • O que tem a ver com o que deve ser feito a seguir: o despacho do pedido

Conteúdos

  1. Antes da compra: estimativa de envios
  2. Depois da compra: Como processar a expedição do pedido
  3. Sistema de impressão de etiquetas pré-pago
  4. Como faturamos as suas expedições automáticas
  5. Perguntas frequentes

Antes da compra: Estimativa de envios

Envios com custo variável

Se usa uma empresa de envios e deseja transferir o valor exato ou aproximado do envio para o cliente, a melhor opção seria criar uma tabela de taxas. Deve tentar disponibilizar as taxas que o seu fornecedor apresenta. Aprenda a criar uma tabela de taxas aqui

Envios a pagar, retirada da loja e envio grátis

Nestes casos, não precisa adicionar nenhum valor extra à compra para envio. Para configurar esses casos, basta usar o método "Envio grátis" e alterar o texto que o acompanha para melhor descrever a ação.

free shipping

Envios com taxas fixas

É o método mais simples, porque não há cálculos ou variações. Por exemplo, todos os produtos enviados para os EUA têm a mesma taxa: US $50.

Pode configurar dois tipos diferentes de taxas: uma quantia fixa por produto (por exemplo, US $50) ou uma percentagem definida do preço do produto (por exemplo, 2%). Esse tipo de método de envio geralmente é usado em lojas que são enviadas apenas para uma região ou país específico onde os custos de envio são quase os mesmos em todos os envios.

flat rate shipping

Depois a compra: Como processar a expedição do pedido

Pode ver o estado de processamento da expedição de cada pedido, entrando no Painel de Administração > Encomendas > Todos os Pedidos.

fulfillment status

Existem duas maneiras de processar o envio do pedido: manual e automaticamente através das nossas integrações de rastreamento de despacho.


Despachos manuais

Num despacho manual gera-se uma etiqueta com as informações de envio para colocar na embalagem (isso é algo tão simples quanto escrever à mão os dados de envio num papel e colá-los na embalagem). Em seguida, leve a embalagem ao escritório mais próximo do seu fornecedor e, depois de ter os dados com uma data aproximada de entrega e um número de rastreamento, envie esse despacho manualmente na sua loja, para fornecer essas informações ao seu cliente.

Para isso insira os dados do pedido, selecionando a opção “Expedir Encomenda”

order fulfillment

E preenchendo os dados que aparecem na janela pop-up:

manual fulfillment

Pode escolher uma empresa de transporte da lista. Se a empresa que usa não estiver na lista, pode selecionar "Outros". Esse tipo de processamento fornece um status de expedição "Processado" ao pedido e o seu cliente recebe as informações correspondentes no seu e-mail.

Se o seu cliente desejar saber o estado do despacho desse pedido, ele deve rastreá-lo com o número correspondente no portal do provedor de serviços.

O envio de despacho manual também é apropriado para processar retirada da loja. Na mensagem que acompanha, pode colocar: “Retirado na loja”.


Despachos automáticos

Isso é feito usando as nossas integrações. Permite gerar e imprimir automaticamente uma etiqueta com os dados de envio do pedido, gerar um manifesto (prova de solicitação de serviço de envio), solicitar a retirada das embalagens no endereço comercial (sujeito a condições), rastrear o despacho para envios e ver a sua alteração de estado (solicitado, processado e entregue) no próprio painel Jumpseller. Se deseja saber qual é o estado de entrega desse pedido, pode fazê-lo na loja.

O processamento do envio automático é muito semelhante ao processamento de um envio manual. Comece por inserir os dados do pedido e selecione a opção “Process Dispatch”

order-fulfillment

Vai aparecer uma janela onde deverá escolher o fornecedor do serviço de envio:

automatic-fulfillment

E quando selecionado, deve preencher todos os campos de endereço e recursos como peso e serviço através dos quais este será enviado:

automatic-fulfillment-complete

Para saber mais sobre como configurar e usar integrações de despacho de acordo com o seu fornecedor de serviços, consulte a documentação de cada um deles:

Sobre as notificações de pedido enviado que chegam ao seu cliente

Depois de processar o envio ao seu cliente irá receber um e-mail com as informações do pedido enviado. No Jumpseller é integrada a marcação schema.org que permite gerar e-mails avançados.


Contratos de serviço de expedição

Para usar essas integrações, deve decidir se deve usar o seu próprio contrato com os prestadores de serviços de envio ou usar o Jumpseller.

Usar o seu próprio contrato

As lojas que adotam essa opção fazem-no porque:

  • Têm um desconto melhor nas taxas de envio.
  • Precisam ter um executivo dedicado ou suporte especial.
  • Querem pagar diretamente ao fornecedor de envios, em vez do Jumpseller.

Usando o contrato do Jumpseller

As lojas que adotam essa opção fazem-no porque:

  • Recebem um desconto no total de envios por mês
  • Menos trabalho ao nível de faturação porque o Jumpseller reconcilia os envios.
  • Monitorizam a entrega de pedidos no painel administrativo da loja

fulfillment


Sistema de impressão de etiquetas pré-pago

Existe um custo por impressão de etiquetas que varia de acordo com o plano em que está inscrito no Jumpseller. Verifique a tabela de preços.

  • Se não usar as nossas integrações de impressão de etiquetas e usar um método manual, não haverá cobrança adicional. *

Como faturamos as suas expedições automáticas

Depois que recebermos a fatura da transportadora e ajustarmos os valores, procederemos à emissão da fatura correspondente.

Considerando que estamos deduzindo a quantidade estimada de envios uma vez por mês, enviaremos o valor real cobrado do fornecedor de serviços de entrega ao Jumpseller após os envios efetuados. Nesse caso, será feita uma substituição no seu painel administrativo dos valores estimados pelos faturados com o desconto do Jumpseller incluído.

Pode ver os detalhes dos seus envios em ** Painel de Administração> Assinatura ** e verá algo parecido com isto:

billing-records

Cada vez que recebermos a fatura do fornecedor de serviços de envio e ajustarmos os valores, verá um registo descritivo dos movimentos ajustados e também alguns ícones que permitirão que Faça o download de um arquivo detalhado de movimentos do Excel e também da fatura correspondente:

fulfillment-bill

Ao clicar no link do número dos movimentos ajustados, pode ver um detalhe de cada um deles.

Ao colocar o rato sob o valor de uma transação específica (sublinhada por uma linha pontilhada), é possível ver os detalhes descritivos recebidos pela transportadora.

detailed-billed-record

Isso é importante porque as diferenças entre os valores estimados e os valores reais podem ser apresentadas aqui. Os campos-chave são o peso OT, calculado pelo fornecedor de envio ou a tabela de taxas da sua loja, e o peso físico, que é o peso real calculado quando o pacote é passado pelo classificador na empresa de envio.


Perguntas Frequentes

Preciso usar o envio automático? É necessário?

Não precisa de usar o envio automático para enviar os seus pedidos, no entanto, esses recursos irão ser úteis para gerir os seus pedidos, evitar erros humanos, economizar tempo e, se usar o nosso contrato, também economizará dinheiro, principalmente se enviar uma quantidade de pedidos consideráveis por dia.

Preciso adicionar saldo se tiver o meu próprio contrato?

Não deduzimos o valor das etiquetas geradas no cartão de crédito automaticamente.

Tenho desconto se usar integrações de expedição?

Se usar o contrato Jumpseller, será oferecido um preço desconto para os seus envios em vez dos preços normais. Estamos a trabalhar com empresas com as quais já integramos para incluir descontos para todos os nossos clientes.

Como posso adicionar as minhas próprias taxas de serviço de envio à loja? Posso importá-las?

Não é possível importar uma tabela de taxas de maneira automatizada; para isso, deve usar uma tabela de taxas que constrói usando a interface do seu Painel Administrativo > Configuração > Envios > Tabela de taxas. Se tiver dúvidas sobre a montagem de uma contacte-nos.

Por que devo ter saldo pré-pago para usar integrações de expedição?

Esta é uma garantia de que os pedidos que está a enviar serão pagos, uma vez que é o Jumpseller quem deve pagar à transportadora o valor total de envios.

Posso adicionar saldo pré-pago com o meu cartão de crédito ou PayPal em vez de transferência?

Neste momento só pode fazer transferências para a nossa conta, mas num futuro próximo pretendemos enviar automaticamente esses valores para o cartão de crédito associado à sua loja.

Quanto tempo leva para creditar o saldo dos envios depois de enviar o comprovativo de transferência?

Pode levar até 48 horas para ajustar o valor transferido no saldo da sua loja.

Recebo uma fatura desses saldos pré-pagos?

Sim. Pode fazer o download de todas as suas faturas em Painel de administração > Subscrição.

Quais as vantagens ao usar o contrato Jumpseller

Ao usar o nosso contrato, recebe descontos especiais nas taxas de envio.

O que acontece se eu gerar uma etiqueta e decidir processar a envio manualmente?

O valor da etiqueta gerada será descontado da mesma forma que o saldo pré-pago para expedições.

Como funciona o processo de Previsão de Chegada?

A seguinte imagem explica melhor o processo de Previsão de Chegada.

expectedarrival