Explicando a relação entre as Redes Sociais e o SEO

É complicado!

É verdade que o SEO e o conteúdo são os pilares do marketing digital, mas as redes sociais não podem ser ignoradas! Embora as redes sociais não o estejam a ajudar diretamente a ter uma classificação mais alta, se as usar corretamente, poderão ajudá-lo a trabalhar melhor a sua marca! Isto poderia/deveria eventualmente levar a melhores classificações nas pesquisas. Que confusão, certo? Vamos tentar explicar o relacionamento complicado entre o SEO e as Redes Sociais.

social media

Os algoritmos de pesquisa do Google estão em constante evolução e, neste momento, ninguém sabe 100% como funcionam. O que se sabe é que são desenhados para trazer a página mais relevante para o topo dos resultados de pesquisa.

Vamos esclarecer uma coisa: O Google ainda não considera directamente o desempenho das redes sociais ao recolher informações sobre as páginas. No entanto, o Google rastreia sites sociais à procura de dados! Da mesma forma que faria com qualquer outra página. Isso significa que, se tiver um grande número de pessoas a visitar o seu perfil e conteúdo nas plataformas sociais, eles poderão ordenar as pesquisas.


Indicadores de redes sociais

O problema dos indicadores de redes sociais como “likes” e “retweets” é a facilidade com que eles podem ser dados falsos. Porquê? Pense nos escândalos de hackers e nas histórias de contas falsas que apareceram nas notícias só no ano passado! Como “keyword stuffing”, essas coisas tendem a ser consideradas irrelevantes quando se fala de SEO.

Há também outra razão pela qual o Google não leva em consideração as contas de media social, o fato de não ter real acesso a todos os dados nessas plataformas. As restrições de privacidade são uma limitação para os rastreadores do Google.

É por isso que podemos dizer que é altamente improvável que o Google tenha em consideração esses indicadores sociais!


As páginas nas plataformas sociais não ajudam em termos de classificação do seu site, pois o Google procura backlinks e conteúdo da página. No entanto, se partilhar um conteúdo realmente bom nas suas redes sociais e as mantiver atualizadas e otimizadas de acordo com a sua imagem de marca, isso irá ajudá-lo a obter mais tráfego e backlinks.

As páginas de media social são ainda muito importantes, já que são outro espaço digital para o seu público-alvo o encontrar, interagir consigo, e permite-lhe criar um público fiel! Tudo isto serve para o ajudar a criar brand awareness e, por causa disso, a sua autoridade no seu setor aumentará na web. Isso significa que, irá, eventualmente, ajudá-lo a classificar-se melhor em pesquisas orgânicas!

social-seo


Alinhar média Sociais e SEO

Uma coisa que poderá fazer para otimizar o seu conteúdo é verificar as palavras-chave sociais na sua lista de palavras-chave SEO e aproveitar essas palavras-chave duplicadas em todos os seus canais de media social. Isso deverá realmente ajudar a força direcionada do seu alcance de conteúdo/publicações. Use estas palavras-chave em atualizações sociais diárias. Outra maneira ótima de aumentar o alcance da publicação é usar hashtags da forma certa. Confira este artigo incrível explicando o melhor uso de hashtags para marketing! Por último, também deverá usar as ferramentas mencionar/“mentioning” e marcar/“tagging” para identificar influenciadores.

Em conclusão, enquanto permanece o facto de que o algoritmo do Google ignora os indicadores sociais, e as redes sociais não são diretamente consideradas como um fator de classificação, estas têm a sua utilidade a longo prazo! Portanto, é sensato não ignorar o panorama dos media sociais para se focar apenas no SEO e em procuras orgânicas, já que neste mundo competitivo não se deve poupar em esforços para atingir o seu público-alvo! Especialmente quando quase não envolve gastar dinheiro!

Pense nos efeitos positivos que foram mencionados acima, no aumento do tráfego, nos backlinks, na brand awareness e na construção de relacionamentos, na promoção de audiências, na partilha de ideias! Estas são as coisas que eventualmente o farão destacar-se dos seus rivais e o ajudarão a melhorar o seu ranking ao longo do tempo!