Aprender

O aplicativo de prova social da Fomo

O equivalente online de um restaurante cheio!

Digamos que estejas a viajar, e tu não sabes nada sobre a cidade em que te encontras. A dado momento a fome aperta, e ainda por cima não tens ideia de onde podes comer uma boa refeição. Notas que existem restaurantes que nunca mais acabam numa determinada região da cidade, mas tens um problema em mãos, qual deles escolher?

Como qualquer pessoa indecisa resolves observar o que se passa nesses restaurantes por alguns minutos, e um padrão se imerge… a maioria dos turistas, como tu, entram e saem de um restaurante em particular. Não possuis nenhuma informação sobre a qualidade da comida; sobre o preço; ou até mesmo sobre a qualidade do serviço - mesmo assim decides almoçar no restaurante em questão.

O que acabou de acontecer contigo é o que chamamos de prova social (que irei referir neste artigo como social proof porque sou um marketer e expressões em inglês fazem parte do contrato) - um dos príncipios de influência.

Como humanos possuímos uma forte tendência em basear as nossas decisões levando em consideração o que outras pessoas fazem. É o que chamamos de "sabedoria popular". E não há nada de errado com este comportamento, é uma heurística que nos ajuda a pelo menos tentar entender o ambiente que nos cerca.

Puxando para o lado do marketing, negócios que possuem uma localização física possuem essa vantagem em relação aos negócios online. Desde que possuas produtos de qualidade, bons preços, e não sejas um completo troglodita na forma como tratas os teus clientes, os teus clientes irão te trazer mais clientes. Na internet… as coisas não são bem assim.

E este é o motivo do Fomo existir.

Sabes quantas pessoas visitam o teu site diariamente que vão embora e nunca mais voltam porque não confiam em ti? Com a exceção das grandes marcas, os outros 98% dos negócios na internet possuem apenas uma curta janela de tempo para estabelecer algum tipo de confiança nas pessoas que visitam os seus sites.

Quando um prospect visita o teu site automáticamente perguntam: como saber se isto aqui não é uma espécie de golpe? Há outras pessoas a comprar neste site? Este negócio realmente faz aquilo que diz fazer?

Ajudar a responder a estas questões de uma forma rápida e honesta é a ideia fundamental por trás do Fomo. Bem, acho que já falamos de mais sobre o Fomo sem mostrar nada em concreto - então está na hora de abrir o capô e mostrar o motor, coisas específicas, sobre como Fomo adiciona Social Proof à tua loja online.

Configurando - o primeiro passo para as notificações

Para que possas começar a mostrar social proof através de notificações para os teus visitantes, primeiro precisas incorporar o snippet do Fomo no teu site. Sem isso, não adianta criar notificações fantásticas porque elas não irão aparecer.

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Fomo possui um guia Jumpseller passo-a-passo que irá te ajudar a configurá-lo na tua loja online, caso tenhas pulado essas instruções, poderás encontrar o snippet de Javascript em Settings > Embed.

Caso sejas daquelas pessoas que assim que se deparam com códigos começam logo a sentir falta de ar, e não tenhas um desenvolvedor a quem possas pedir ajuda, não te preocupes. A nossa equipa irá te ajudar, sem cobrar um único centavo. Entre em contato connosco no nosso live chat.

Mostrar as pessoas ativas no teu site

Lembras-te da minha analogia sobre restaurantes? Está na hora de mostrares às pessoas que visitam o teu site que não és um "restaurante" vazio, que existem pessoas que se interessam por aquilo que tu fazes. Nada de fazê-las sentir como cobaias!

Preparado?

Na área de navegação no topo do site, vá até Integrations; depois procure por Active Visitors e clique em connect. Se não conseguires ver a integração Active Visitors, use a barra de pesquisa que se encontra no lado direito da tua tela.

Bom agora que já o encontraste, vamos configurá-lo.

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Com o Active Visitors tu decides se queres registrar todos os visitantes no site, ou em apenas algumas partes do site (baseado na URL). E também podes estabelecer uma base de quantas pessoas precisam estar ativas no site para que as notificações começarem a aparecer, assim como também podes estabelecer a frequência com que elas aparecem.

Podes também editar e personalizar a mensagem das notificações, clicando em Edit na parte na seção Templates. Para saber mais sobre como tudo isso funciona, assista a este vídeo.

Eu não quero mostrar visitantes… quero mostrar que as pessoas compram os meus produtos.

Isto também é algo fácil de ser conseguido. Primeiro deves conectar o Jumpseller em Integrations > Jumpseller. Serão mostrados os produtos que foram comprados, e isso só leva alguns segundos para ser configurado.

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Vamos tornar as coisas mais interessantes… com o Fomo podes mostrar meta-notificações sobre as tuas vendas, como o produto mais popular, por exemplo, ou apenas detalhes sobre um produto em específico na página do produto.

E podes fazer isso de duas formas: Custom Roundups ou Page Stream.

Vamos começar pela Custom Roundups.

O que é a Roundups? É uma feature do Fomo que permite "adicionares juntos" comportamentos específicos no teu site, em uma única notificação.

Simplificando: se 10 pessoas diferentes comprarem o mesmo produto dentro de um período de tempo, em de mostrar uma notificação por cada vez que a ação ocorre, a Roundups irá agrupar tudo numa única notificação e dizer algo como "10 pessoas acabaram de comprar XX nas últimas YY horas".

Roundups podem ser conectadas a quantas integrações quiseres. Sincronize-a com o teu Jumpseller e vais adicionar uma nova notificação agregada das vendas à tua fila de esforços de social proof.

Aprenda aqui sobre como configurar a Custom Roundups.

Agora vamos falar sobre Page Stream. Esse recurso faz todo o sentido para o comércio eletrônico, pois mostra a popularidade de seus produtos individualmente e por página.

Como funciona?

Conecte a integração Page Stream à página do seu produto, e a integração receberá o nome do produto e exibirá as notificações adequadamente (notificação de roundup e notificações individuais com escopo definido pela página do produto).

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Nas períodos em que os negócios estejam a avançar de uma forma mais lenta do que o normal, tu podes estabelecer um limite mínimo para o seu Page Stream. Talvez dois italianos que compram uma Ferrari vermelha ainda seja um grande negócio, mas digamos que você venda canetas - duas não são tão impressionantes.

Um guia completo sobre como a Page Stream funciona e como configurá-la na sua página pode ser encontrado aqui.

Reviews são alma do negócio

Para algumas pessoas, social proof é a mesma coisa que reviews. Isso também é verdade com Fomo.

Então, por que não mostrar reviews nas tuas notificações do Fomo? Imagina que alguém está na página do seu carrinho de compras ou checkout, mas ainda possui dúvidas sobre fazer negócios contigo. É aqui que as reviews podem ser úteis - tu entregas a tempo, teus produtos são de qualidade, o atendimento ao cliente é pontual - mostrando a essas pessoas o que outras pensam sobre o teu negócio.

As pessoas sempre procurarão saber o que os outros pensam antes de tomar ou validar uma decisão e, como tu és um empreendedor HONESTO, estarás a fazer um favor às pessoas, ajudando-os a tomar uma boa decisão para si mesmos.

Mas Nuno, tu disseste algo sobre mostrar as notificações na página do carrinho, o que significa que não precisarei me preocupar com essas notificações de reviews aparecerem em outros lugares como minha página inicial? - Exatamente!

Fomo possui algo chamado Page Rules, que oferece um controle granular sobre a experiência do comprador em páginas específicas da sua loja ou blog.

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Ao adicionar uma regra, você pode escolher as condições que deseja para que tuas notificações aparecerem:

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Tu podes estabelecer regras condicionais para mostrar notificações, alterar a experiência de desktop versus mobile e até alterar os atrasos de tempo. No exemplo abaixo, escolhemos mostrar apenas notificações com reviews de 4 e 5 estrelas em nossa página de checkout.

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Page rules e as configurações das integrações ajudam a proteger sua marca e automatizar o impacto da Fomo no seu site.

Integrações de mídia social

Além de mostrar visitantes ao vivo, vendas, informações sobre produtos populares e avaliações, a Fomo possui um vasto número de integrações que podes usar para ajudá-lo a validar seus esforços de social proof. Aplicativos de mídia social como Twitter, Youtube, Facebook, Instagram são apenas algumas dessas opções adicionais.

A integração de atividades não relacionadas a vendas no seu mix de marketing no Fomo expandirá o entendimento que seus visitantes têm sobre o seu negócio, trazendo as conversas que acontecem em outros canais para sua página inicial. Afinal, você quer que as pessoas saibam que você não é apenas um negócio com clientes, mas uma marca com fãs.

Dinheiro extra

Estás no ramo de e-commerce porque desejas criar um negócio que gere lucro diariamente. O lucro mantém as luzes acesas e o teu hustling constante é o que permite isso. Nós na Fomo queremos ajudá-lo a conseguir isso, convertendo mais clientes para o seu negócio.

Além de fazer isso com nossas notificações que ajudam na tua social proof, ajudamos-te a ainda a ganhar um dinheiro extra com Fomo Partners. Este programa de afiliados, que funciona exclusivamente através de convites, oferece até 35% da receita recorrente para cada cliente Fomo que tu conseguires nos referir. É um uso win-win de social proof para nos ajudar a ajudá-lo.

Considerações Finais

Fomo é a primeira plataforma de marketing de social proof do mundo. Acreditamos que a honestidade é o melhor canal de marketing. Mas alguns profissionais de marketing quebram essa regra fazendo uso de: publicidade insustentável, pop-ups agressivas e conexão pessoal insuficiente.

Fomo existe para ajudar as empresas alavancarem uma outra estratégia ... aumentando a credibilidade. Ao criar relacionamentos transparentes com seu público, social proof transforma seus clientes em seu maior canal de vendas.