Seja representando um movimento com #metoo ou uma mensagem para as pessoas para provocar mudanças com #YesWeCan, o poder das hashtags é inegável! E nos dias de hoje as hashtags estão por toda parte; você as vê no Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook e várias outras plataformas.

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E a questão com as hashtags é que não há limitações para usá-las, qualquer um pode criar suas próprias hashtags, e elas vêm em vários formatos. Então, isso significa que o mundo das hashtags é caótico? Bem, não exatamente, mesmo neste mundo aparentemente caótico há certos princípios que se pode seguir para fazer melhor uso das hashtags, ter um objetivo definido para cada uma delas e desenvolver uma estratégia para executá-las e gerenciá-las. Vamos falar sobre os importantes usos de Hashtags.


Consciência da marca

Sua própria hashtag pode ser um slogan para seu produto/serviço ou até mesmo apenas o nome da sua empresa. Ela tem que ser cativante e criativa para que as pessoas também possam participar e usá-la! As hashtags podem definir sua empresa nas redes sociais, pois elas funcionam como sua frase mais emblemática. O objetivo dessa hashtag é criar um engajamento do usuário que leve ao reconhecimento da marca para sua empresa.

Dica: Evite hashtags longas e complicadas. Ela é algo que você quer que as pessoas lembrem, então, seja simples! Além disso, faça alguma pesquisa, verifique se a hashtag já não está sendo usada.

Por exemplo: Se você é um varejista de joias de grife, use algo como #Designsdejoias. Não use #nóstemososmelhoresdesignsdejoias. Um ótimo exemplo de usar uma hashtag é a Nike, eles usam uma simples #justdoit em seus posts.

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Filtre resultados da pesquisa

As pesquisas nas redes sociais incorporam hashtags, na maioria dos casos, quando uma pesquisa é feita, uma hashtag correspondente é exibida. Na verdade, algumas pessoas acreditam que as hashtags são o futuro dos algoritmos de busca. Na imagem abaixo você vê como as hashtags são mostradas no Twitter, Instagram e LinkedIn. Uma coisa boa sobre aparecer nos resultados de pesquisa para hashtags é que você está se conectando ao público relevante, já interessado em seu produto/serviço.

Dica: Evite marcar cada palavra em suas postagens; #não#use#hashtag#a#cada#palavra#de#sua#postagem. Muitas hashtags fazem com que suas postagens pareçam pouco atraentes e difíceis de ler.

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Hashtags de campanha

Hashtags de campanha vêm se tornando recentemente o uso mais comum de hashtags. Neste tipo de hashtag, você está apenas anunciando uma determinada campanha, geralmente no curto prazo. Uma palavra ou frase que faz uma promoção cativante e única. Às vezes, pode ser uma boa ideia fazer um concurso para começar um burburinho e fazer com que o público interaja com você.

Dica: Embora seja possível atingir várias metas em uma campanha de marketing nas mídias sociais, seria melhor usar uma única meta por campanha. Um objetivo bem delimitado também ajudará você a criar as melhores hashtags.

Por exemplo: A marca Lay's acertou em cheio fazendo uma campanha #DoUsAFlavor (Faça-me um sabor) para lançar um novo sabor de salgadinho.

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Hashtags de tendência

Para participar em conversas de tendência (Trendjacking), use hashtags de tendência. As pessoas estão sempre observando as tendências de hashtags, portanto, se você as estiver usando, há uma boa chance de sua postagem ser vista por um grupo maior que seus contatos e seguidores. Certas hashtags são usadas todos os anos, como #Halloween, #diadosnamorados, #feliznatal, #felizanonovo e assim por diante.

Dica: Uma boa maneira de criar hashtags criativas e divertidas para essas ocasiões é planejar com antecedência! Além disso, lembre-se de ser relevante! Se a sua marca não se encaixa com uma determinada hashtag, não a force!

Por exemplo: Dunkin’ Donuts criou uma boa maneira de participar da discussão sobre o casamento real.

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Hashtags de conteúdo

Estas são as hashtags relevantes para o conteúdo que está sendo postado, elas não precisam definir sua empresa, sua campanha ou até mesmo sua tendência. Elas só precisam se encaixar bem no post que você está fazendo, aumentando a atratividade do conteúdo. As hashtags de conteúdo também são valiosas quando as pessoas fazem pesquisas gerais para encontrar informações sobre um assunto específico. Nesse sentido, as hashtags de conteúdo melhoram o SEO do seu post e fazem com que suas atualizações sejam vistas por pessoas que estão além do seu círculo de clientes.

Dica: Se você decidir usar uma hashtag longa, coloque em maiúscula a primeira letra de cada palavra para evitar confundir o público.

Por exemplo: O restaurante Domino’s usam os ingredientes da pizza como suas hashtags e, em seguida, perguntam ao público sobre suas preferências para envolvê-los na discussão.

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Tags de tendência de nicho

Estas são hashtags muito específicas que às vezes podem ser bastante incomuns. Mas, ao usar uma boa hashtag de nicho, você pode ter uma segmentação melhor e fazer com que seu post seja visto por pessoas com gostos mais parecidos. Como essas hashtags não são usadas por muitas pessoas, elas também são menos competitivas e você tem mais chances de aparecer em posições mais altas nas pesquisas. Algumas categorias populares de hashtags de nichos são; hashtags de produto, hashtags de estilo de vida, hashtags de evento e hashtags de localização.

Dica: Certifique-se de verificar a configuração em suas contas de mídia social, suas postagens devem ser abertas ao público e não apenas para seus seguidores!

Por exemplo: A Ferrari usou aqui #VintageCar para mostrar seus modelos clássicos. Alcançando assim tipos específicos de pessoas com esta hashtag.

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Hashtags de call-to-action (CTA)

Incentive a comunidade on-line a realizar uma ação específica envolvendo sua marca. É um conceito tradicional de marketing aplicado às mídias sociais. Quando uma hashtag do CTA funciona bem, você verá postagens em plataformas sociais envolvendo pessoas que tomam as medidas adequadas. As pessoas gostam de ter uma senso de participação, postando com uma certa hashtag.

Dica: Não tente uma ação que é quase impossível! Muito provavelmente você não estará envolvendo seu público e também não repetirá a mesma hashtag várias vezes no mesmo post.

Por exemplo: A Coca-Cola usou o CTA de uma maneira realmente eficaz com sua campanha #ShareACoke (compartilhe uma Coca).

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Outros usos

  • Mudando o enfoque da conversa: Geralmente, quando há uma negatividade em uma marca, para ela se recuperar, pode ser uma boa ideia mudar o enfoque da conversa usando hashtags. Essas hashtags positivas devem ajudar a reverter uma conversa e transformá-la em uma conversa positiva ao longo do tempo.

  • Construindo uma comunidade: Muito útil para criar uma marca e criar boas relações públicas, as hashtags de construção da comunidade podem ser usadas para incentivar as pessoas a se unirem para alcançar um bem maior dentro de uma comunidade ou para evidenciar problemas específicos enfrentados por uma comunidade.