"A aquisição por e-mail é como cortar cabelo, deve acontecer regularmente, pode ser bem feita, mas uma experiência ruim pode marcar para sempre."
David Baker

A maioria das pessoas verifica seus e-mails pelo menos uma vez por dia, ou seja, ele é um dos meios mais importantes para entregar sua mensagem de marketing. Criar uma boa estratégia de marketing por e-mail não é uma tarefa simples, existem mais variáveis em jogo aqui do que você pode considerar. Como as pessoas on-line estão sendo inundadas de publicidade, isso torna o e-mail ainda mais importante, já que ele pode ser uma interação mais pessoal.

Marketing por e-mail pode ser fácil e eficaz em termo de custos, mas ainda pode dar errado, já que uma série de campanhas de marketing mal projetadas e mal gerenciadas podem ser muito prejudiciais para a empresa em geral e para a reputação da sua marca. Todo e-mail enviado no nome da sua empresa está moldando a opinião das pessoas sobre a empresa. Neste artigo, conduzimos você pelas etapas da criação de uma estratégia eficaz de marketing por e-mail.

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Conteúdo

  1. E-mail personalizado
  2. Linha de assunto
  3. Tom personalizado
  4. Design atraente
  5. Teste A/B
  6. Markup de e-mail
  7. Frequência
  8. E-mails automatizados
  9. A opção para cancelar a inscrição
  10. Análise
  11. Conclusão

E-mail personalizado

Assim como os cartões de visita, os e-mails personalizados podem ser um ingrediente-chave para causar uma boa primeira impressão e garantir que as pessoas se lembrem de você. Decida você mesmo o que soa melhor, um e-mail como exemplo(@)gmail.com ou exemplo(@)seu-nome.com. Com uma loja de revendedores, você tem a opção de associar um e-mail personalizado para sua empresa criado com serviços como o G Suite, Zoho, Office 365 e FastMail. Além de fornecer um e-mail personalizado, você também pode compartilhar e organizar muitos processos internos de negócios, tornando os funcionários mais conectados e aumentando a produtividade da empresa.

Se quiser saber mais sobre emails personalizados, consulte: https://jumpseller.com/support/emails/


Linha de assunto

Você pode ter seu e-mail preenchido com brindes e trabalhar duro no design, mas e se ele nunca for aberto? As linhas de assunto são como aquele molho especial que faz você querer experimentar o hambúrguer! Ele tem que ser irresistível. Evite usar palavras como Melhor, Vendas, Desconto, etc, tente algo criativo; nem precisa estar relacionado ao seu produto ou serviço. As principais ideias a ter em mente são: ela deve ser curta, cativante e criar um senso de curiosidade.

Precisa de inspiração para criar linhas de assunto legais? Leia https://blog.hubspot.com/marketing/best-email-subject-lines-list


Tom personalizado

Um dos piores crimes cometidos no mundo do marketing por e-mail é o envio de mensagens generalizadas. Se você acha que criar um e-mail que você pode enviar para milhares de clientes, com apenas algumas pequenas alterações é o caminho a seguir, você está ERRADO! Esses e-mails podem ser facilmente identificados pelas pessoas, já que eles têm o mesmo padrão; poucas informações relevantes e o cliente não é tratado pelo seu nome.

Uma boa maneira de evitar isso é segmentar seus clientes. Os segmentos podem ser categorizados como clientes frequentes, clientes premium, clientes de áreas geográficas específicas, etc. Em seguida, você pode criar e-mails que atendem a cada segmento e, por último, personalizar os e-mails usando o nome do destinatário. Lembre-se, os e-mails devem ser sempre personalizados e direcionados!

Por exemplo; Ao invés de: Olá! Aproveite a nossa promoção especial para este mês... * *Vá de: Olá, Jake! Nós sabemos que você gosta de câmeras e esses descontos são especiais para você...


Design atraente

O equilíbrio entre texto e visual é muito importante! O design do e-mail deve ser otimizado para todas as plataformas e visualmente atraente. Quando você cria uma campanha de marketing por e-mail ou qualquer e-mail que você manda, seu conteúdo pode definir o tom, mas o design pode criar a imagem de sua marca aos olhos dos leitores. Alinhe seus e-mails com sua imagem de marca e o design deve ressoar essa imagem. O e-mail deve ser profissional, mas não chato, pode ser colorido, mas não tanto, que ofusca a mensagem que ele leva.

Veja alguns e-mails incríveis nos quais você pode se basear https://blog.hubspot.com/marketing/email-marketing-examples-list


Teste A/B

Experimente diferentes versões de um email! E confirme qual funciona melhor. Serviços como Mailchimp, Campaign Monitor ou Aweber oferecem testes A/B com combinações de conteúdo, cabeçalho, "call to action", etc.

  1. Escolha um pequeno grupo inicial para o qual você enviará diferentes combinações do seu e-mail; esses grupos devem ser representativos da lista completa.

  2. Posteriormente, escolha as diferentes versões que você irá testar e envie-as para o grupo selecionado.

  3. Depois de avaliar os resultados, o e-mail vencedor será selecionado para ser enviado para a lista completa.


Markup de e-mail

Com o uso de e-mail markup, você tem e-mails de qualidade com mais informações e formas diferentes de apresentação. Essas interações diretas permitem o usuário a tomar ações ou ver informações sem ter que abrir o e-mail e buscar o conteúdo que importa para eles. Sua loja em Jumpseller já está integrada com o markup de schema.org para os e-mails. Você não precisa fazer nenhuma configuração para ter esse markup nos e-mails de sua empresa.

Como configurar o markup de email? Leia: https://jumpseller.com/support/email-markup/


Frequência

Embora o envio de e-mails seja uma maneira barata e eficaz de atingir os clientes, exagerar pode ser prejudicial à imagem da sua marca! Certifique-se de decidir uma frequência ideal para enviar e-mails. Você decidirá mandá-los uma vez por semana, uma vez por mês? Você tem que decidir de acordo com as informações que deseja compartilhar, o produto ou serviço que está vendendo e as demandas do setor em que atua. O importante é não esgotar seu conteúdo, para não acabar se tornando, e por fim, perder seu público-alvo.


Emails automatizados

Boletins informativos e e-mails dentro de uma campanha de marketing são importantes, mas muitas vezes falando sobre marketing por e-mail, as pessoas esquecem de mencionar e-mails transacionais. Os e-mails que são enviados depois que os clientes realizam uma determinada ação em um site, essa ação pode nem ter que ser uma compra, pode ser qualquer coisa, por exemplo, um simples preenchimento de formulário para criar uma conta no site. Embora sejam e-mails automatizados, eles também podem ser usados para marketing e, de fato, para o remarketing. Faça-os divertidos, alinhe-os com a imagem da sua marca, deixe uma mensagem para o visitante e lembre-se: EVITE SER MUITO CHATO!


A opção de cancelar a inscrição

O cliente deve sempre ter a opção de CANCELAR A INSCRIÇÃO. Às vezes, as pessoas podem ter se registrado por engano, ou o e-mail que está registrado é agora usado para outra finalidade. Seja qual for o motivo, deve estar muito claro que o cliente pode optar por não receber mais esses e-mails. Por que isso é importante? O principal motivo é muito simples, para evitar ser marcado como SPAM. Normalmente, a opção de cancelar a assinatura aparece no final do email. Por padrão, a maioria das empresas oferecem essa opção, já que ela é obrigatória em alguns países.


Análise

Medir os resultados é uma grande razão pela qual o marketing por e-mail é popular. Depois de concluir uma campanha de marketing por e-mail, digamos que através de um boletim informativo mensal, você deve sempre analisar os resultados posteriormente. Pontos importantes a considerar são taxas de abertura, cliques exclusivos, relatórios de spam e números de cancelamento de assinatura. Você também deve ver quais foram os links mais clicados e quais foram os que não tiveram bom desempenho, você pode aprender sobre o padrão de comportamento do seu público, ver que tipo de conteúdo os atrai e adaptar seus próximos emails de acordo com essas informações.


Conclusão

E-mails são fundamentais para o processo de negócios de e-commerce, passe algum tempo pensando sobre os e-mails que você enviará. Muitas vezes, eles podem ajudar nas promoções, gerando vendas ou revisitas e lembrando os clientes de seus produtos. Ao criar e-mails, lembre-se desta citação; “A atenção é sempre em tempo real. Você não tem que criar a coisa mais interessante de todos os tempos, apenas a coisa mais interessante no momento.”Jordie van Rijn.