Como criar uma estratégia eficaz de marketing de redes sociais em 2022

Como criar uma estratégia eficaz de marketing de redes sociais em 2022

O marketing de redes sociais é fundamental para alcançar os objectivos empresariais, mas tem de ser feito correctamente. Leia o nosso artigo para saber como criar uma estratégia vencedora.

Mais de metade de todas as pessoas no mundo estão nas redes sociais, o que representa um mar de oportunidades para as empresas. No entanto, é necessário ter uma estratégia de marketing de redes sociais eficaz para obter os melhores resultados.

Hoje em dia, as pessoas não utilizam as redes sociais apenas para se conectarem com outras pessoas. Também as utilizam para pesquisar produtos e serviços, partilhar opiniões e avaliações, acabando por influenciar os outros no seu comportamento de consumo.

É por isso que as redes sociais devem ser uma parte fundamental da sua estratégia de desenvolvimento de negócios. O marketing de redes sociais oferece-lhe uma forma poderosa de alcançar o seu público-alvo, criar um elo de ligação, impulsionar a lealdade à sua marca a longo prazo, e, até mesmo, aumentar as vendas.

Então, a grande questão é: sabe como fazê-lo corretamente?

Neste artigo, explicamos-lhe porque é que o marketing de redes sociais é importante e como pode criar uma estratégia vencedora.

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O que é o Marketing de Redes Sociais?

O marketing de redes sociais consiste em utilizar os canais das redes sociais para promover a sua marca, ligar-se ao seu público-alvo, e vender os seus produtos ou serviços. Trata-se de partilhar a sua história com o seu público, ajudando-o a compreender e a identificar-se com a sua marca.

O marketing de redes sociais envolve publicar conteúdo nas suas redes sociais; ouvir e interagir com o seu público; analisar resultados; e realizar campanhas publicitárias direcionadas. Se for bem feito, torna-se uma forma rápida e rentável de construir a sua marca, impulsionar o tráfego do seu website, e aumentar as vendas.

O marketing de redes sociais permite-lhe:

  • Aumentar a notoriedade da sua marca
  • Criar uma comunidade
  • Aumentar as vendas
  • Avaliar a percepção da sua marca
  • Anunciar produtos e serviços a audiências segmentadas
  • Monitorizar e avaliar o seu desempenho

Porque é que as Redes Sociais são Importantes para as Empresas?

Em 2021, uma média de 13 novos utilizadores aderiram às redes sociais a cada segundo. Existem agora mais de 4,5 mil milhões de pessoas que utilizam ativamente as redes sociais em todo o mundo (Kepios).

Durante a edição deste ano da Web Summit, Maggie Lower, CMO da Hootsuite, partilhou que até 2022, 60% de todas as pessoas estarão em alguma forma de redes sociais. E não estamos a falar apenas de oportunidades para B2C.

Como a executiva salientou durante a sua sessão, 75% dos compradores B2B também estão presentes nas redes sociais. Assim, com mais consumidores presentes nas redes sociais do que nunca à procura de críticas e recomendações, é crucial ter uma forte presença nestas plataformas.


Como Criar uma Estratégia Eficaz de Marketing nas Redes Sociais

Quando querem saber mais sobre uma marca ou produto, os consumidores recorrem às redes sociais. Como tal, a publicação de conteúdos aleatórios apenas para “marcar presença” nunca lhe trará bons resultados.

As redes sociais são um espaço virtual bastante disputado pelo que é necessário encontrar uma forma eficaz de contar a sua história e de se destacar perante o seu público-alvo.

Veja a seguir como pode criar uma estratégia de marketing de redes sociais bem sucedida.

1. Faça uma Auditoria às suas Redes Sociais

Para desenvolver uma estratégia nova e melhorada, é necessário ter uma imagem clara da sua atividade atual nas redes sociais. Este é o ponto de partida da sua estratégia.

Comece por analisar os seus perfis atuais. Tome nota de informações-chave, tais como:

  • Quais as redes em que está ativo;
  • Que tipos de publicações estão a gerar mais interação;
  • Quais os objetivos empresariais que alcançou até agora;
  • Qualquer outra coisa que considere relevante para informar a sua nova estratégia.

Analisar os seus principais concorrentes é igualmente importante:

  • Que tipo de conteúdo estão eles a divulgar?
  • Qual é a frequência das suas publicações?
  • Que redes sociais utilizam?
  • Que tipo de mensagens geram mais interações nos seus perfis?

2. Pesquise o seu Público-Alvo

A seguir, precisa de conhecer o seu público para saber o que ele quer ver nas redes sociais. Isto permitir-lhe-á criar e partilhar conteúdos com os quais o seu público se irá identificar.

Felizmente, conhecer a sua audiência é bastante fácil. Através da análise das redes sociais consegue obter muita informação importante sobre os seus seguidores - quem são, onde vivem, quais são os seus interesses e como interagem com a sua marca nas redes sociais.

Crie personas para representar os seus clientes-alvo, para que possa adaptar o seu conteúdo aos diferentes membros da sua audiência e refinar as suas campanhas nas redes sociais.

Para criar as suas personas, precisa de recolher informação sobre as mesmas:

  • Idade
  • Localização
  • Género
  • Poder de compra
  • Título profissional / indústria
  • Interesses
  • Dificuldades / frustrações
  • Personalidade
  • Objetivos
  • Objecções
  • Marcas favoritas
  • Etc.

3. Estabeleça Objetivos SMART

Para que possa analisar e avaliar a sua estratégia, é necessário estabelecer metas e objetivos. Estes devem ser claros e alinhados com os seus objetivos de negócio globais.

Comece por se perguntar o que é que pretende alcançar com a sua presença nas redes sociais. Depois, defina as metas que irão contribuir para alcançar o resultado desejado.

Para garantir que as suas metas são alcançáveis dentro de um determinado prazo, sugerimos que utilize a estrutura SMART para definir cada meta. SMART significa Specific, Measurable, Achievable, Realistic, and Timely (Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Temporizável/Delimitado no tempo).

De acordo com o Sprout Social Index 2021, os objetivos mais comuns para as redes sociais são:

  • Aumentar a notoriedade da marca (58%)
  • Impulsionar o envolvimento da comunidade (41%)
  • Fazer crescer a audiência (35%)

Exemplos de objectivos SMART:

“Até ao final do trimestre, aumentaremos a taxa média de interação por publicação no Instagram em 3%”.

“Dentro de seis meses, teremos o triplo de seguidores no Twitter”.

“Até ao final do trimestre, aumentaremos em 20% as impressões das publicações nas redes sociais”.

Estabelecer objetivos SMART ajuda a eliminar qualquer ambiguidade e permite-lhe concentrar os seus esforços, tornando mais fácil monitorizar o seu progresso, e melhorar continuamente a sua estratégia de redes sociais.

4. Escolha os Canais Certos

Imagine a quantidade de esforço que seria necessário para estar presente em cada uma das plataformas sociais existentes. Provavelmente não compensaria.

Para escolher as melhores plataformas para o seu negócio, precisa de ter em consideração:

  • Os benefícios que cada rede social pode proporcionar;
  • Como esses benefícios se alinham com a sua estratégia empresarial;
  • Se o seu público-alvo utiliza essas redes sociais.

Uma vez encontrados os canais sociais adequados, terá então de determinar para que é que cada um deles será utilizado.

De acordo com as características únicas e específicas de cada rede, precisa de decidir que tipo de conteúdo irá publicar lá.

Por exemplo, pode determinar que o Twitter será utilizado principalmente para apoio ao cliente, o Instagram para partilhar eventos ao vivo, e o LinkedIn para promover a cultura da sua empresa e atrair novos talentos.

5. Crie e Distribua Conteúdo de Qualidade

Agora que sabe quem é o seu público-alvo, que tipo de conteúdo procura nas redes sociais, e que canais utilizará para o alcançar, está na altura de arregaçar as mangas e começar a elaborar conteúdo de qualidade para atrair e interagir com os seus seguidores.

Toda a informação que reuniu anteriormente na auditoria às redes sociais e na sua análise da concorrência vai ser extremamente valiosa nesta fase.

É importante criar publicações únicas e adaptadas a cada rede social. Idealmente, deverá criar uma estratégia de conteúdo onde irá definir o que irá publicar em cada perfil. De vídeos em direto a stories, sondagens e conteúdos gerados pelo utilizador, há muito que pode fazer.

No entanto, certifique-se sempre de que parte do seu conteúdo suporta os seus objetivos comerciais. Por exemplo, publique conteúdo para dirigir tráfego para o seu blogue, gerar leads, educar e entreter o seu público.

Não se esqueça de criar um calendário de conteúdos para ajudar a planear o que será publicado, quando e onde. Isto permitir-lhe-á ter uma visão clara da sua estratégia de conteúdo e ajudá-lo-á a manter um registo dos seus esforços.

6. Monitorize e Avalie o seu Desempenho

A sua estratégia de marketing de redes sociais precisa de ser continuamente melhorada. A monitorização e análise dos seus resultados ajudarão a descobrir quais as estratégias que funcionam e quais as que não funcionam.

Ninguém acerta da primeira vez, não se preocupe. A chave é testar diferentes opções e ver quais produzem os melhores resultados. Depois, ajuste a sua estratégia em conformidade e continue a acompanhar os seus resultados.

Faça-o com a maior regularidade possível. Se identificar conteúdo que não está a funcionar bem, tente compreender porquê, com base nos seus dados.

Para monitorizar os seus resultados, pode tirar partido das características nativas de cada rede ou utilizar uma ferramenta global de gestão de redes sociais.


Dicas para Impulsionar a sua Estratégia de Marketing de Redes Sociais em 2022

Na Web Summit 2021, Maggie Lower partilhou algumas recomendações úteis para as empresas que procuram melhorar a sua estratégia de marketing de redes sociais. Tome nota dos pontos-chave apresentados pela expert em redes sociais:

  • Aposter nos Colaboradores enquanto Embaixadores da Marca - todos os seus colaboradores juntos têm mais seguidores do que a sua empresa. Ao transformá-los em embaixadores, aumenta a exposição da sua marca e amplia as mensagens da sua organização. Mas ainda mais importante, tem um impacto positivo no crescimento e nas vendas, devido ao aumento da notoriedade e das percepções positivas da sua marca.

  • Teste diferentes ideias - as redes sociais são espaços de teste. É importante tomar decisões baseadas em dados e os testes A/B permitem-lhe refinar as suas estratégias de marketing de conteúdo e publicidade. Ao construir uma compreensão profunda do que funciona - e do que não funciona - irá tirar o máximo partido dos seus esforços nas redes sociais.

  • Preste serviço de apoio ao cliente nas redes sociais - os clientes preferem contactar a sua equipa nas plataformas que já utilizam. É tão simples quanto isso. Contudo, a utilização das redes sociais para apoio ao cliente pode não ser assim tão fácil se a sua equipa não estiver bem preparada para a comunicação instantânea. Assegure-se de que existem directrizes eficazes em matéria de redes sociais e que as suas equipas de apoio ao cliente e de marketing estão alinhadas.

  • Aproveite o poder da venda social - se ainda não o tentou, é altura de começar a alavancar a venda social. Esta consiste em estabelecer contactos com potenciais clientes nas redes sociais, onde já estão presentes e participam ativamente em conversas. É uma técnica comprovada que lhe permite chegar a uma audiência que tem interesse no que está a oferecer e construir relacionamentos de valor. Se for bem feita, esta abordagem à venda pode ser muito eficaz. A chave para o sucesso desta estratégia? Um estilo de comunicação atencioso e autêntico.


Conclusão

O marketing de redes sociais é fundamental para ajudá-lo a atingir os seus objetivos comerciais através da influência do comportamento do consumidor.

A elaboração de uma estratégia exige trabalho árduo, mas se seguir os passos acima descritos, será definitivamente mais fácil criar uma estratégia e um plano de ação eficazes.

No entanto, tenha em mente que a sua estratégia de marketing de redes sociais é um projeto que nunca está terminado - requer um desenvolvimento contínuo, pelo que necessita de ser revista e ajustada regularmente de acordo com os seus resultados, e possíveis novos objetivos.

Author

Daniela Costa

Criadora de Conteúdo Digital
Daniela Costa é uma criadora de conteúdos digitais. Ela ajuda as empresas a contar a sua história e a inspirar o seu público através da produção de conteúdos de qualidade. Adora escrever sobre tecnologia, marketing, RH e negócios.

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