Como obter backlinks para o seu site

Dicas SEO

Para obter o tráfego dos motores de pesquisa sem gastar dinheiro, é necessário que o seu site tenha uma classificação mais alta. Para se classificar melhor, precisa de Search Engine Optimization (SEO)! Começamos o SEO a criar conteúdo de alta qualidade no seu nicho, otimizando as páginas do site, tendo as palavras chave corretas, títulos cuidadosamente selecionados, meta-descrições e assim sucessivamente. Depois de fazermos isto tudo, precisamos de cuidar de algo igualmente importante para melhorar a sua classificação, Backlinks. Neste artigo, vamos falar sobre a importância dos backlinks para a sua loja e como os gerar.

Google num portátil


Os links para a sua loja são importantes, mas nem todos os links têm o mesmo valor na Internet. Um link vindo da BBC não terá a importância para os motores de pesquisa de um link que vem de um blog que leva muito pouco tempo a criar conteúdo. Portanto, apesar de precisar do maior número possível de backlinks, é melhor redefinir esse objetivo e dizer que precisa de tantos bons backlinks quanto possível.

Alguns dos elementos chave para determinar o valor de um link para a sua loja são:

  1. Os backlinks de sites online de elevado tráfego e altamente relevantes são muito mais importantes do que os provenientes de sites pequenos.

  2. Novos links para a sua loja são muito mais relevantes do que aqueles que aparecem em sites onde já foi mencionado antes.

  3. Se uma página tiver demasiados links, cada um terá um valor relativamente menor do que numa página onde não haja tantos backlinks.

  4. Se quiser saber mais sobre a autoridade do seu site e o impacto que um link de um site externo pode ter, veja Website Authority Checker. Esta ferramenta fornecerá métricas interessantes para o seu site e poderá até compará-las com outras no mesmo setor.


Esforce-se para ter links de qualidade para a sua loja. A pior coisa que pode fazer é comprar links em sites de baixa reputação, porque, de alguma forma, se tentar manipular o sistema, o Google ou outros motores de pesquisa vão saber. Com os backlinks, os motores da web podem validar se a sua página é uma boa resposta para uma pesquisa específica e se há pessoas a recomendá-lo em páginas externas. Lembre-se que os motores de pesquisa, como o Google, estão sempre a atualizar-se e a adaptar os seus algoritmos para descobrir quais os links que são reais ou não.


  1. Crie conteúdo que as pessoas queiram partilhar: No marketing de conteúdo, isso significa criar qualquer tipo de conteúdo que seja útil para um público, que, pela sua qualidade, será partilhado na sua rede. Isso também se aplica aos blogs que encontram o seu conteúdo e querem partilhá-lo com o seu público.

  2. Comunicados de Imprensa: prepare comunicados de imprensa que possa enviar para diferentes órgãos de comunicação social a falar sobre os seus produtos, novos lançamentos ou funcionalidades da sua loja, embora nem todos escrevam sobre isso. Se estiver a relatar algo relevante, alguém vai escrever sobre si.

  3. Backlink do seu fornecedor: esta técnica é muito útil e muitos não a executam corretamente. Se tem um fornecedor que tem um site, envie as informações sobre o seu site para ele colocar um backlink na secção de parceiros ou vendedores dele. Geralmente, essas páginas têm muitas visitas, o que aumenta a qualidade do link para a sua loja.

  4. Escreva artigos como autor convidado: Se é conhecedor sobre um tópico relacionado com e-commerce ou com os seus produtos, ofereça-se para escrever artigos em blogs ou revistas online e, desta forma, poder incorporar links para a sua loja, já que a pode mostrar como uma história de sucesso para o tema de que está a falar. Simples, não?

  5. Há pessoas que podem escrever sobre os seus produtos: uma maneira muito comum de gerar backlinks, mas que muitas vezes não é fácil de conseguir. Se tiver contactos em jornais relevantes, blogs ou revistas online, peça a um autor para escrever sobre os seus produtos ou website. Tenha um ficheiro pronto com todas as informações que ele possa precisar para escrever o seu artigo.

Para começar, vai querer familiarizar-se com os blogs do seu nicho e verificar a sua relevância e alcance. Durante algum tempo, conhecer os autores e aprender como é que eles escrevem as suas publicações e conseguem permanecer visíveis.


Ferramentas importantes

  1. Verificar os meus links

  2. Broken Link Builder

  3. Linkbird

  4. Whitespark