Já lhe aconteceu que você começou a executar sua estratégia de marketing online, abriu vários canais de comunicação, desenhou as mensagens e anunciou em diferentes plataformas apenas para observar que elas funcionam de uma maneira muito diferente? Você não sabe com certeza qual canal converte melhor? Você tem problemas para unificar seus esforços em cada rede social? Se você se vê refletido nessas perguntas, é hora de aprender sobre marketing cross-channel.

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O que é o Marketing Cross-channel?

O Marketing cross-channel é uma nova maneira de abordar o gerenciamento dos canais pelos quais você alcança seu cliente. Para aumentar suas conversões, busca-se uma estratégia integrada, combinando esforços entre diferentes plataformas, como redes sociais, e-mail e anúncios do Google.

Vamos ver um exemplo: Você faz uma campanha de calçados na Rede Display do Google direcionada a uma página de destino na qual a pessoa pode fazer o download do catálogo da sua nova coleção. Além de fazer o download, você os convida a segui-lo no Facebook e, em seguida, com seus dados, você cria uma campanha publicitária no Instagram para mostrar a eles a sua oferta de calçados. A pessoa clica no anúncio e acaba fazendo uma compra.


Marketing Cross-channel não é o mesmo que o marketing multicanal

Embora a semelhança entre os dois seja que existem vários canais envolvidos, o multicanal não implica integração. Além disso, ele se concentra em transmitir a mesma mensagem em todos os canais de comunicação e aborda um público em geral, não há personalização. Por exemplo: Você faz uma campanha para um evento e libera os artigos de divulgação simultaneamente no Facebook, Twitter e Instagram; você também adiciona anúncios no Google. Entre o público que vê a oferta, você não pode diferenciar entre quem já comprou o ingresso para participar e quem manifestou interesse mas ainda não comprou. Em contraste, no marketing cruzado, o potencial comprador é a peça central e todos os esforços estão concentrados em conduzir sua jornada, desde conhecer sua marca até você fazer sua primeira compra e continuar o relacionamento. Portanto, dependendo das ações realizadas nos pontos de contato com sua loja, você receberá mensagens personalizadas.


Gerencie sua estratégia de forma centralizada

O maior obstáculo a uma estratégia de marketing cross-channel é que as ferramentas e as equipes que as gerenciam podem ser desarticuladas. Idealmente, deveria haver uma única plataforma para coordenar essas ações. Tente usar uma solução como OnlineSales.ai, com isso você pode terceirizar sua estratégia de marketing em vários canais e permitir que os especialistas lidem com isso para você.


Canais Importantes

Se você preferir criar e gerenciar a estratégia de marketing cross-channel por si próprio, vamos falar sobre alguns dos pelos canais mais importantes para explorar. Ao testá-los, é importantíssimo para uma boa estratégia que você possa ler os dados das pessoas que interagem com suas mensagens. Dessa forma, você poderá identificar quais canais são populares entre seus clientes e priorizá-los.

Redes sociais

De acordo com o relatório de tendências Global Web Index 2018, que entrevista mais de 350.000 usuários da Internet entre as idades de 16 e 64 a cada ano, estes são os principais componentes que devem ser levados em conta nas redes sociais:

  1. 98% dos consumidores digitais são usuários de redes sociais. Em média, 2 horas e 15 minutos é o tempo gasto por uma pessoa por dia conectada a esses canais.

  2. Em média, um consumidor digital possui 8 contas de redes sociais.

  3. Os telefones celulares são o dispositivo mais usado para acessar.

  4. Mais da metade dos consumidores digitais segue as marcas nas redes sociais e esses canais são o site de busca mais procurado para encontrar produtos e serviços, especialmente entre a faixa etária de 16 a 24 anos. No entanto, a busca está longe de ser uma compra e apenas 13% desse mesmo grupo diz que um botão de compra iria incentivá-los a comprar.

  5. Em média, 74% dos entrevistados (de 16 a 64 anos) compraram online no último mês.

  6. Os grupos que utilizam a maioria das redes sociais para procurar produtos são os de 16 a 24 anos e os de 55 a 64 anos.

  • Facebook: Tem o maior número de usuários no mundo. O Facebook Messenger é um dos principais serviços de mensagens instantâneas.

  • YouTube: Tem a posição número 1 em visitas por usuário.

  • Instagram: Supera o Twitter na faixa etária entre 16 e 44 anos e está cada vez mais posicionado no mundo do E-commerce.

  • Twitter: É uma das mídias mais utilizadas no atendimento ao cliente. Especialmente em marcas de consumo de massa, é uma das principais plataformas quando se trata de reconhecer ou reclamar à uma empresa.

  • Snapchat: É o canal mais utilizado na geração Z (nascido entre 1995 e 2015), principalmente na América do Norte e com uso moderado em outros grupos.

  • Linkedin: Mais de 9 milhões de empresas estão no LinkedIn. Nove entre dez usuários da Internet escolhem o LinkedIn no mundo dos negócios, em comparação com 41,9% que escolhem o Twitter e 18,1% que escolhem o Facebook.

Marketing por e-mail

É um dos melhores canais quando se trata de converter um novo lead. É crucial produzir conteúdo relevante, útil e oportuno. Pare para pensar no objetivo que você deseja atingir, saiba qual é o melhor momento para alcançar seu cliente e escreva um texto que realmente atinja o objetivo. O ideal é incluir uma única chamada à ação em cada parte.

Criação de conteúdo

Informar os compradores sobre seus produtos é a melhor maneira de construir confiança e credibilidade. O recomendável é ter uma biblioteca de recursos de diversos formatos: vídeos, posts em blogs e podcasts; e ter dois tipos de conteúdo: os chamados "Snackable” ou “rápidos”, que são aqueles que são lidos rapidamente e são feitos para trazer tráfego para sua loja; e o "Evergreen” ou “definitivos”, que serve para oferecer conteúdo aprofundado, como E-books ou artigos.

Publicidade paga

Com o alcance do Google, o maior mecanismo de busca do mundo, é imperdoável não trabalhar em uma estratégia para que sua empresa pode ser encontrada e é quase sinônimo de ser um ninguém na Internet. Então, se há algo que você deve ter em mente a partir do momento que você começa a escrever o conteúdo das páginas da sua loja é a otimização para mecanismos de busca, técnica conhecida como SEO (Search Engine Optimization).

Além disso, o Google tem várias ferramentas para publicidade: em seus mecanismos de pesquisa, no YouTube, no Gmail e em sites que são seus aliados.

Whatsapp

Domine o campo de mensagens instantâneas. Se você está fazendo uma estratégia de marketing cross-channel, considere esta ferramenta como um grande aliado. Em quais casos ele é usado? Pode ser útil em um processo de pós-venda ou oferecer um serviço ao cliente muito personalizado.


Como criar uma estratégia de marketing cross-channel

Não existe fórmula mágica para ter sucesso em fazer uma estratégia que integre todos os seus canais, no entanto, existe uma pílula que funciona para todos nós: Dados. Meça, meça e meça. Para evitar um caos entre os seus pontos de comunicação e criar um sistema conectado, você precisa coletar, organizar e analisar as informações sobre as pessoas que interagem com a sua loja.

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Além disso, você precisa se familiarizar com o perfil do seu comprador (também conhecido como Buyer Persona) e descreva em detalhes a jornada que vai desde quando eles têm um problema ou necessidade até encontrar uma solução em você e decidir comprar (Jornada do cliente). Alguns passos que podem ajudá-lo no processo:

  1. Defina seus objetivos Faça a si mesmo estas perguntas:

    • O que você quer receber?
    • O que você quer que eles façam na sua loja?
    • Quais são os seus principais resultados para cada objetivo?
  2. Detalhe o perfil do seu comprador ideal Lembre-se que não importa se você tem um modelo direto para o consumidor (B2C) ou um modelo destinado a empresas (B2B), o cliente final é SEMPRE uma pessoa. No segundo caso, tenha em mente que essas pessoas geralmente precisam tomar suas decisões para outra pessoa, portanto, dar informações sobre seu produto/serviço é um fator crítico. A melhor maneira de criar o perfil de seu comprador ideal é criar uma Buyer Pessoa. A segmentação pode consistir em muitos grupos que possuem traços comuns, no entanto, cada grupo não é exatamente igual. Com a ajuda da Buyer persona, é possível compilar os traços comuns entre esses grupos e chegar a uma representação detalhada do seu público-alvo. Resumindo, a Buyer persona dá vida à sua segmentação! Como criar e usar uma Buyer Persona.

  3. Construa uma marca forte Foi dito por um dos fundadores do PayPal, Peter Thiel: Uma das características das empresas que são monopólios é que elas possuem marcas poderosas. Pense no que a Apple fez em torno de sua marca: construiu uma estética, criou um estilo de vida e semeou a necessidade do desejo de ter seus produtos. Se você quer ter uma forte estratégia de marketing cross-channel, você tem que saber qual é a alma da sua marca: Por que está lá? Qual é seu propósito? Como ela alcança esse propósito? E depois de criá-la, você tem que saber como impregná-la em todos os artigos de comunicação que você produz: textos, imagens, vídeos, podcasts, materiais impressos, entre outros.

  4. Não apresse as coisas Esteja ciente de não abrir vários canais de uma só vez. Comece com um ou dois e veja como seus usuários estão se comportando. Você também pode perguntar qual é o canal preferido de seus consumidores, em sua loja.

    Nota: Não use a mesma mensagem em todos os canais. Entenda o público que está em todos e fale com eles de acordo com essa informação.

  5. Colete as informações de seus clientes Concentre-se primeiro na geração de leads. Fazer marketing cruzado será quase impossível se você não tiver pessoas em seu banco de dados. Em todo o contato que você está gerando, inclua essas pessoas de forma organizada em um sistema CRM, ou numa versão básica numa planilha do Excel ou no Google Drive. Para versões avançadas, existem várias opções de acordo com seu orçamento, como Salesforce, Base e Microsoft Dynamics.

  6. Usar o remarketing

    O remarketing é um sistema que permite criar anúncios personalizados para usuários que acessam seu website. Vamos ver um exemplo: Uma pessoa acessou sua loja de roupas online, incluiu alguns itens no carrinho de compras, ficou distraída e esqueceu de concluir o pagamento. Com o remarketing, é possível exibir um anúncio específico para lembrar o produto que você pretende comprar e conduzi-lo para concluir o processo de compra.