Com tantos sites a competir por atenção, as classificações do motor de busca do Google são mais importantes do que nunca. Como tem sido evidente por muitos estudos ao longo dos anos, os utilizadores tendem a olhar apenas para os cinco resultados principais. É fundamental, portanto, melhorar o seu SEO e visibilidade para aparecer no topo da página de resultados do motor de busca (SERP).
Os nossos clientes perguntam-nos com frequência, “Como posso ter uma classificação mais alta nos resultados de Pesquisa do Google?”. Reunimos este guia com etapas acionáveis a serem executadas para que a sua loja online apareça no Google e aumente as taxas de cliques (CTR) organicamente.
Como o SERP afeta a geração de leads
Ser visto primeiro faz uma enorme diferença para o sucesso do seu negócio. Estudos mostram que o primeiro resultado de pesquisa orgânica do Google tem em média uma CTR de 31.7%, enquanto a outra extremidade dos resultados da primeira página vê apenas uma CTR de cerca de 3,09%.
Portanto, para melhorar a geração de leads e receber um grande número de cliques, existem algumas etapas a serem consideradas. Otimização de sites
Existem muitos fatores individuais dos quais um site é feito que podem afetar o SEO. Isso inclui fatores de front-end que são visíveis para ao utilizador, bem como fatores de back-end que trabalham nos bastidores para formar o ADN técnico do seu site.
5 dicas para recursos voltados para o utilizador
-
Qualidade do conteúdo: É evidente que ter conteúdo de alta qualidade resulta num CTR mais alto e atrai um público mais sério que aumentará o tempo de permanência e a geração de leads, tornando-se eventualmente em fidelização de clientes.
O conteúdo de alta qualidade consiste em informações precisas que são originais, informativas e relevantes para os interesses do público-alvo. Manter um blog com conteúdo atualizado significa que o seu conteúdo é sempre novo e relevante e incorporar algumas palavras-chave de cauda longa ajudará na descoberta.
-
Otimização de imagem: O conteúdo de imagem ajuda a tornar o seu site mais envolvente, mas é importante garantir que ele seja otimizado para a página. Por exemplo, arquivos de imagem de grandes dimensões tornam a página mais lenta, o que leva a um tempo de carregamento da página mais lento e, consequentemente, a um maior abandono do site.
Isso é especialmente importante com os dispositivos móveis, pois os clientes estão menos dispostos a esperar o carregamento de uma página. Pode compactar as suas imagens e também incluir palavras-chave no nome do arquivo para melhorar o SEO.
-
Digestibilidade: Garantir que a página seja facilmente digerível reduzirá a taxa de rejeição e aumentará o tempo de permanência, melhorando automaticamente as classificações no SERP. Isso resume-se ao design e formatação da página; quão amigável ou agradável é à vista e quão fácil é para o cliente digitalizar para encontrar as informações de que necessita.
Títulos e subtítulos curtos e cativantes, idealmente com menos de 40 caracteres, tornarão a página mais fácil de digitalizar.
-
Navegação: A partir da estética da página, a facilidade de navegação também desempenha um grande papel na determinação de quanto tempo os clientes passam no seu site. Uma navegação lógica com botões CTA claros e proeminentes torna mais fácil e agradável para o cliente permanecer e navegar pelo site.
-
Otimização para mobile: Muitos clientes visitam sites em dispositivos móveis, com ecrãs de diferentes tamanhos. Portanto, é importante garantir que o design e o layout do seu site sejam adaptáveis e compatíveis com as dimensões dos dispositivos móveis. Além disso, a criação de uma aplicação móvel pode ajudar no SEO, já que o Google indexa as aplicações, então isso também aparecerá nos resultados da pesquisa.
5 dicas para a estratégia técnica
-
Velocidade de carregamento da página: Como já mencionamos, a velocidade de carregamento da página afeta bastante o SEO. Quanto mais lento for o carregamento da página, mais baixa será a classificação no SERP, portanto, é uma prática recomendada fazer todo o possível para reduzir o peso da página. Remover conteúdo desnecessário, compactar o conteúdo visual, bem como minimizar as solicitações de http, ajuda a acelerar o tempo de carregamento da página.
-
Meta descrição: Ter uma meta descrição cativante, porém concisa, aumentará o CTR e ajudará no SEO, especialmente quando inclui palavras-chave de cauda longa. Meta tags também devem ser cuidadosamente consideradas, com uma mistura de palavras-chave de cauda curta e longa. Esteja sempre atento para não encher o seu site com muitas palavras-chave, pois isso terá um impacto negativo no SEO.
-
Links: Outbound back-links para conteúdo relevante e valioso melhora a autoridade do seu próprio site, o que resulta em maior tráfego. Além disso, consertar links quebrados e garantir que não está a enviar muitos links para o seu público incentiva-os a visitar o seu site, o que melhora a descoberta orgânica.
-
Rastreabilidade: Alguns dos fatores que já discutimos são responsáveis pela rastreabilidade do seu site, como corrigir links corrompidos e ajudar na navegação pelo site através do uso de breadcrumbs. Garantir que a arquitetura subjacente do site esteja organizada com lógica e que a estrutura do URL corresponda à estrutura do site também permite que os bots do motor de busca rastreiem o seu site com facilidade.
Existem várias ferramentas que pode implementar para ajudar a mapear o seu site, que pode enviar ao Google Search Console para mais informações sobre como melhorar o seu SEO.
-
Indexação semântica latente: Os motores de busca geralmente procuram palavras relacionadas às suas palavras-chave. A indexação semântica latente (LSI) funciona incluindo outras palavras ou frases relevantes no seu site, para que o motor de busca possa identificar melhor a natureza do conteúdo no seu site, permitindo que ele apareça noutros resultados de pesquisa indiretos.
Da mesma forma que faria com outras palavras-chave, pesquise e planeie exaustivamente a sua estratégia de palavras-chave LSI para não sobrecarregar o seu site.
Fatores externos
Além de otimizar o seu site, existem outras coisas externas que pode fazer para melhorar a visibilidade e aparecer no Google e em outros motores de busca. Aqui estão as três dicas principais:
-
Redes Sociais: Incentivar os seus clientes a partilhar o seu conteúdo nas redes sociais ajuda a melhorar a visibilidade e a direcionar o tráfego para o seu site. Com mais compromisso e cliques, o seu site crescerá em autoridade e começará a ter uma classificação mais elevada no SERP.
Criar conteúdo de alta qualidade e que contenha algumas palavras-chave ajudará a otimizar as suas publicações nas redes sociais e a configurar as redes sociais para impulsionar o SEO.
-
Avaliações do Cliente: Permitir comentários de clientes no Google faz uma grande diferença na sua classificação no motor de busca. A maioria dos clientes verifica as avaliações antes de fazer uma compra ou até mesmo de entrar num site. Especialmente se tem um negócio físico, é importante ter avaliações de clientes do Google para o ajudar a aparecer numa posição melhor nos resultados do motor de busca.
-
Perfil de Negócios: Para qualquer empresa que tenha uma loja física, a criação de um perfil do Google Meu Negócio (GMB) permite que o perfil da sua empresa apareça no pesquisa e também permite que a sua empresa seja marcada no Google Maps.
Isso é obviamente importante para que os clientes possam localizar a sua loja física e fornecer informações atualizadas para o perfil da sua empresa (seguindo as diretrizes necessárias) ajudará a ter uma classificação mais elevada.
Conclusão
Ao hospedar a sua loja online com o Jumpseller, cuidamos de todos esses fatores para si, com os nossos recursos integrados otimizados para SEO. Também fornecemos suporte junto com insights sobre como melhorar o nosso site, aparecer no Google e, o mais importante, aumentar as conversões.
Esperamos que este abrangente guia tenha respondido às suas perguntas e o ajude na jornada para alcançar a visibilidade ideal e resultados de pesquisa elevados. É importante lembrar que é uma jornada contínua que precisa otimizar continuamente para permanecer no topo da classificação.