Crie um blog para sua loja online

"Blogar é uma conversa, não um código"

O que é um blog e para que serve?

Quando um potencial comprador visita a sua loja, este pode não estar pronto para comprar, mas está pronto para ser educado.

Um blog contém diversos conteúdos multimédia - artigos, áudios, imagens e vídeos - conectados ao seu site, exibido ao usuário em ordem cronológica.

O blog é um dos pilares da estratégia de marketing de conteúdo, um conceito usado para descrever a prática de gerar conteúdo valioso com a intenção de educar e ajudar seus potenciais clientes.

E aqui, registe o seguinte: o marketing de conteúdo não é apenas mais uma maneira de vender superficialmente ou ser agressivo para as pessoas comprarem seus produtos. É sobre educação e essa é a grande diferença com a publicidade.

"Se você não está fazendo marketing de conteúdo, está perdendo uma ótima oportunidade. E o problema é que outras empresas o farão. Esta é uma das melhores maneiras para que seus potenciais compradores encontrem sua loja e aprendam com ela.” explica Emily Paterson, CEO da Quatrain Criativa, uma empresa que produz conteúdos para grandes empresas dos EUA, como Inc. Magazine.

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Contents

  1. 7 Vantagens de ter um blog para sua loja online
  2. O que devo escrever?
  3. Formato de conteúdo
  4. Como criar um blog?
  5. 7 blogs para inspirar você

7 Vantagens de ter um blog para sua loja online

  1. Adquira autoridade e credibilidade para sua loja: Quando você oferece uma biblioteca de artigos, downloads, estudos de caso, vídeos e podcasts, isso cria confiança na sua marca e cria um relacionamento.

  2. Se você se tornar uma fonte para fornecer respostas às perguntas que seus consumidores têm, você se posiciona como um líder do setor.

  3. Em uma marca, a reputação é um valor intangível e imensurável. Um blog permite que você construa.

  4. Dá uma oportunidade para obter ações e gerar tráfego sem gastar um centavo.

  5. Um bom blog faz compradores leais. Se você não fornecer informações e educação sobre o seu setor, seu concorrente fará isso.

  6. Adicionar conteúdo ao seu site, permite que sua loja tenha uma classificação mais alta nos mecanismos de busca.

  7. Ajuda você a construir uma rede de conhecimento e contactos.

Tipos de blog

  • Blog pessoal É um meio de expressão para aqueles que querem comunicar ao mundo quem são, o que lhes interessa e como vêem a vida. É interessante analisar como a maioria dos blogueiros que começaram a escrever por paixão evoluíram seu conteúdo e sua comunidade para negócios online como plataformas para cursos online ou e-commerce. Um bom exemplo de um blog pessoal é Sincerely Jules, que tem 4,9 milhões de seguidores no Instagram. Ela é uma das blogueiras mais famosas do mundo.

  • Blog corporativo A diferença entre uma empresa que apenas anuncia eventos e comunicados de imprensa em seu site e aquelas que oferecem um conteúdo variado para educar seus clientes em potencial é notória. Dois exemplos de blogs corporativos na indústria de Fintech - finanças e tecnologia - são o Founderlist e o Fintual. O primeiro é um exemplo interessante da variedade de formatos e temas que você pode oferecer em um blog, a segunda é uma referência para visualizar como se diferenciar em um setor, que normalmente tem um tom de comunicação séria, utilizando uma forma espontânea e irreverente de expressão.

  • Blog profissional Uma excelente maneira de construir uma marca pessoal para consultores e pessoas que desejam se diferenciar de outros profissionais no mercado. O exemplo escolhido é o de um empresário venezuelano que criou uma marca poderosa através do seu conteúdo, Vero Ruiz del Vizo.

  • Blog de nicho São aqueles que reúnem conteúdo para pessoas interessadas em determinados tópicos. Um dos nichos onde houve crescimento explosivo de blogueiros é o da moda. Aqui está um exemplo de um espaço dedicado a esta indústria so-sophisticated.


O que devo escrever?

A primeira coisa que você deve saber para escrever bem é quem é seu comprador. Para fazer isso, é aconselhável criar uma Personalidade do Comprador, por exemplo:

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As principais perguntas que você deve fazer são:

  • Quais são os seus perfis demográficos? Idade, rendimento, localização geográfica, quais são seus problemas?

  • Quais são os seus objetivos?

  • Onde eles procuram informações?

  • Quem são os seus modelos?

  • Que tipo de grupos sociais eles pertencem?

Depois de esclarecer isso, faça uma lista dos produtos e serviços que você oferece e o que deseja comunicar. Na combinação do que você precisa que seu cliente entenda e do que ele precisa, está seu campo de criação.

Por exemplo, o problema do meu cliente é que eles não encontram lojas que ofereçam preços justos para comprar alimentos orgânicos. E meu eCommerce oferece esses produtos. Eu posso criar conteúdo com dicas para economizar dinheiro comprando frutas e legumes orgânicos.

Ideias para conteúdo

  1. Encontre palavras-chave e frases que são mais pesquisadas dentro do seu nicho. Para fazer isso, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google Adwords, Moz ou Semrush.

  2. Leia outros blogs em seu ramo para encontrar inspiração. E quando você gosta de um conteúdo, pergunte a si mesmo: por que isso me impactou?

  3. Escreva sobre eventos relacionados ao seu negócio e as tendências atuais do seu setor.

  4. Inspire-se nos obstáculos que você tem em seu trabalho e que seus clientes podem enfrentar. Escreva sobre isso.

  5. Se você tiver muitas palavras-chave para uma posição, poderá publicar uma série de postagens sobre o mesmo tópico.

  6. Pergunte aos seus clientes que tipo de conteúdo eles gostariam de receber.


Formato de conteúdo

De acordo com Emily Paterson, CEO da Quatrain Creative, que tem uma equipe de mais de 100 freelancers escrevendo para empresas em todo o mundo, deve haver dois tipos de conteúdo em seu blog:

  1. Evergreen - conteúdo completo e duradouro:

    • É publicado com menos frequência.
    • É longo e detalhado.
    • Não é uma prioridade de SEO, ou seja, não é criada para melhorar o posicionamento da sua loja, mas para oferecer uma educação completa aos seus clientes.
    • Exemplos: guias de produtos, e-books, whitepapers - um documento que ajuda a entender completamente um assunto, webinars e estudos de caso.
  2. Snackable - Um conteúdo leve e rápido para consumir:

    • Tem uma vida curta, o que significa que pode não ser relevante daqui a alguns meses.
    • É rápido para digerir
    • Não há muita profundidade sobre o assunto
    • Você deve sempre promover conteúdo em maior profundidade. Por exemplo, documentos técnicos ou outros documentos para download.
    • Tipos: posts, infográficos, listas, vídeos curtos, vídeos interativos e questionários.

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Dicas de bônus

  • Crie conteúdo visualmente atraente! Inclua imagens e escreva parágrafos curtos.

  • Sempre inclua um Call to Action (CTA): leia outro blog, conheça um produto / serviço, inscreva-se em um boletim informativo, baixe conteúdo extenso.

  • Se você fizer upload de infográficos no seu blog, verifique se eles são responsivos. Eles ficam bem em computadores, telefones e tablets.

  • Ao enviar uma imagem, nomeie-a com palavras-chave para que ela também possa ser rastreada pelos mecanismos de pesquisa de imagens do Google.

  • Inclua vídeos no seu blog. Muitas vezes, o Google mostra nos resultados de pesquisa vídeos que começam com estas palavras: como, análises de produtos, tutoriais, o que está relacionado a exercícios físicos e esportes, a palavra entrevista.

  • 50% das consultas de pesquisa usam quatro palavras ou mais. Experimente usar frases mais longas em seus títulos e tente usar uma frase semelhante no primeiro parágrafo dos artigos publicados. (As palavras-chave devem estar no nome do arquivo, no título e na descrição do vídeo.)

  • Crie tópicos para as próximas seis semanas e adicione a data de publicação a um calendário, tente seguir um cronograma. Planeje em ciclos de 6 meses.

  • Quando você faz listas, lembre-se que os números mais populares são: 5, 15, 7 e 20. Por exemplo, 5 produtos imperdíveis para decorar sua casa neste inverno.

  • Outras palavras-chave populares: melhor, pior, último, maior, mais estúpido, mais divertido.


Como criar um blog?

Para criar um blog com sua loja online, você tem duas opções: hospedá-lo dentro ou fora de sua plataforma. O importante é que, em ambos os casos, ele permaneça visível e conectado ao seu site. Deixe um link no seu menu, um simples "Blog" é bom! Alguns outros termos utilizados são: recursos, academia, biblioteca, publicações, aprender, guias.

Do ponto de vista do SEO, é 100% recomendado que o seu blog esteja hospedado em sua plataforma, pois quanto mais páginas de qualidade você associar ao seu domínio, melhores serão seus rankings no Google.

Você pode facilmente adicionar um blog à sua loja on-line Jumpseller. Siga este guia para configurar seu blog em menos de 5 minutos!


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