Dicas para gerir a Expedição de Encomendas

Dicas para gerir a Expedição de Encomendas

Neste episódio de “10 Questões com a Jumpseller” convidamos a Shiptimize para falar sobre: Dicas para gerir a Expedição de Encomendas. Veja as recomendações da Shiptimize

No episódio “10 Questões com a Jumpseller” convidamos a Maria João Tomás Grilo, representante da Shiptimize, para falar sobre “Dicas para gerir a Expedição de Encomendas”.

A Shiptimize é uma renomeada plataforma que permite automatizar grande parte do processo de envio de encomendas.

Leia aqui um resumo das respostas a todas as perguntas colocadas e fique a par das mais importantes dicas para gerir e expedir encomendas.

10 Questões com a Jumpseller - Shiptimize


Como é que a expedição de encomendas pode impactar o processo de vendas online?

A expedição de encomendas, assim como a sua devolução, afetam a perceção da qualidade da experiência de compra, e, consequentemente, podem comprometer a conclusão da venda.

Vários estudos realizados ao mercado português, mostram que cerca de 60% do abandono dos carrinhos está relacionado com os envios, nomeadamente devido ao preço, daí a importância de ter preços competitivos; e opções de envio, sendo, nesse sentido, aconselhado ter várias opções, que mostram de forma clara e transparente o preço e tempo de entrega.

Numa compra, o cliente pretende que entrega seja feita:

  • O mais rápido possível
  • Sem precalços
  • Nas melhores condições
  • Da maneira que melhor se adeque ao seu padrão de vida

O que é que os clientes portugueses mais valorizam na etapa pós-compra?

Os clientes portugueses e latinos gostam de se sentir acompanhados no processo de compra, pelo que esperam um serviço pós-venda que forneça soluções em tempo útil para possíveis problemas (atrasos, danos,…), pelo que é importante ter:

  • Sistema de acompanhamento de encomendas, o qual transmite confiança na entrega.
  • Serviço de apoio ao cliente, que ajude a responder a perguntas e resolver problemas.

Como é que os vendedores podem melhorar a sua relação com os clientes durante a fase de expedição de encomendas?

A relação com os clientes pode ser melhorada:

  • Proporcionando várias opções de envio - para isso, os vendedores devem escolher uma transportadora que permita a entrega dentro do prazo.
  • Dando a conhecer em que fase do envio está a encomenda - os vendedores podem enviar emails em diferentes fases do envio (por exemplo, quando é criada e expedida a encomenda), de forma a ajudar a gerir expectativas e diminuir a ansiedade dos clientes.

Quais são as principais dificuldades ao fazer a expedição de encomendas? Quais as ferramentas para facilitar o processo de expedição de encomendas?

As principais dificuldades sentidas em expedir encomendas passam por:

  • Satisfazer diferentes requisitos de expedição, em tempo útil: não existe uma transportadora que seja a melhor para todas as circunstâncias (seja pela morada de destino, características do produto expedido, prazo de entrega desejado), pelo que o mais indicado é trabalhar com várias transportadoras com diferentes níveis de serviço e opções de envio.
  • Gestão dos pedidos e logística (sobretudo para lojas com alguma dimensão): sem a ajuda de ferramentas, este processo consome imenso tempo.

Como solução destaca-se o plugin Shiptimize para Jumpseller, o qual permite a ligação das lojas online ao seu backoffice, automatizando o processo de criação de encomendas e permitindo também a ligação a várias transportadoras.

Quais são os aspetos principais a ter em consideração ao escolher uma solução de gestão de encomendas?

Os principais aspetos a ter em consideração na escolha da solução de gestão de encomendas são:

  • Adequar transportadoras às características dos produtos e mercados onde vende
  • Se vender para fora da UE, conhecer custos de envio e os trâmites de exportação
  • Oferecer ao cliente várias opções de envio de forma clara e transparente
  • Fazer o acompanhamento das encomendas
  • Evitar processos manuais que roubam tempo e podem originar erros na expedição
  • Ter um serviço de apoio a cliente sempre disponível e que garanta a boa gestão de incidências junto das diferentes transportadoras

Quais os erros mais comuns ao fazer expedição de encomendas?

Os erros mais comuns ao fazer expedição de encomendas são:

  • Dados incorretos do remetente/destinatário (falta de parte da morada essencial, código postal errado…)
  • Embalamento e acondicionamento insuficiente e inadequado dos produtos
  • Falta de documentação essencial para a realização do envio

No site da Shiptimize, encontra uma área de apoio ao cliente que o ajudará a realizar corretamente um envio, através de dicas de como fazer o embalamento dos produtos, entre outras coisas.

Pode dar-nos algumas dicas para fazer expedição de encomendas?

As principais dicas para o embalamento dos produtos são:

  • Usar caixas quadradas e resistentes
  • No caso de objetos frágeis, fazer o devido acondicionamento com materiais adequados e um posterior embalamento com mais do que uma caixa Se partirem, as transportadoras não se responsabilizam pelo dano se não houver um correto embalamento das mesmas e em caixas próprias para o efeito
  • Ter as encomendas prontas para recolha quando solicita este serviço à transportadora Se o estafeta passar para recolher e a encomenda não está pronta, para além de atrasos na entrega, isto poderá originar um encargo extra
  • Ter uma embalagem bem definida e conhecer as suas medidas/peso volumétrico para evitar surpresas no preço do envio O preço dos envios depende do peso volumétrico, o qual é calculado tendo em conta a dimensão da embalagem

Quais são as principais tendências para as soluções de gestão de encomendas?

As principais tendências e correspondente impacto para soluções de gestão de encomendas identificadas são:

  • Crescente importância de proporcionar várias opções de entrega de produtos, tornando-se importante fornecer soluções de envio de múltiplas transportadores no checkout
  • Número crescente de canais de venda online a serem alavancados pelas empresas de comércio eletrónico (marketplaces e múltiplas lojas online, redes sociais…), pelo que os comerciantes devem usar um sistema ou software que lhes permitam centralizar as encomendas de vários canais de venda

Como é que a expedição de encomendas evoluiu ao longo dos últimos 5 anos? Houve alguma mudança em particular que tenha surgido durante o COVID?

A evolução da expedição de encomendas ao longo dos últimos 5 anos caracteriza-se pelas:

  • Expectativas dos compradores online serem cada vez maiores no que diz respeito ao envio e entrega dos seus produtos.
  • Os consumidores procuram ter controlo sobre quando e onde receber uma encomenda, e por quem a encomenda deve ser entregue Manter-se informados durante todo o processo de envio

O impacto da COVID neste setor levou ao:

  • Aumento das expectativas dos compradores
  • Forte crescimento das vendas online, que veio para ficar
  • Aumento da procura por um tratamento eficiente dos envios de devolução

Como é que a Shiptimize está a trabalhar para responder a estas tendências? Alguma nova funcionalidade está para ser lançada?

A Shiptimize tem trabalhado no sentido de:

  • Aumentar de forma constante o número de integrações em lojas e marketplaces.
  • Garantir a integração com as principais transportadoras em cada mercado que operam.

Em termos de funcionalidades desenvolvidas com o objetivo de tornar a gestão da logística o mais eficaz possível, reduzindo o tempo gasto na gestão de encomendas, salientam-se:

  • Leitor de código de barras
  • Atualizações automáticas para plataformas
  • Portal de retorno

Estas ajudam a agilizar as comunicações da marca e aumentar o número de pontos de contacto com os clientes durante o trânsito da expedição ( página de rastreio da marca com opções de venda cruzada)


Tendo em conta as respostas às questões acima, é possível sintetizar os aspetos chave para a expedição de encomendas, bem como as recomendações para cada um dos casos:

  • Vender em múltiplos canais de venda online (marketplaces e múltiplas lojas online, redes sociais)
    • Ter um sistemas ou software que lhes permitam centralizar as encomendas de vários canais de venda
  • Satisfazer diferentes requisitos de expedição/ Oferecer várias opções de envio que mostram de forma clara e transparente o preço e tempo de entrega
    • Trabalhar com várias transportadoras com diferentes níveis de serviço e opções de envio
  • Ter preço competitivo
    • Ter atenção ao custos de envio e trâmites de exportação
  • Entregar em tempo útil
    • Escolher uma transportadora que permita a entrega dentro do prazo, adequada ao tipo de produtos e mercados onde vende
  • Fazer o correto embalamento dos produtos, sem erros nos dados do remetente e com a documentação necessária
  • Evitar processos manuais que podem ser morosos e originar erros na expedição
    • Utilizar plugin Jumpseller, para automatizar o processo de criação de encomendas
  • Fazer o acompanhamento das encomendas
    • Envio de emails em diferentes fases do envio (quando é criada e expedida)
  • Ter um serviço de apoio a cliente
    • Sempre disponível e que garanta a boa gestão de incidências junto das diferentes transportadoras (ajudando a responder a perguntas e resolver problemas). Leia mais acerca deste tópico aqui.

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