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Gestão de Encomendas

Neste artigo, explicaremos brevemente como pode gerir as encomendas da sua loja. Na página de Encomendas do seu Painel de Administração, pode visualizar o histórico de pedidos, assim como os seus estados, faturas e outras informações importantes.

Todas as Encomendas

Para ver todas as encomendas que já foram criadas, no seu painel de administração, vá a Encomendas > Todas as Encomendas

Aqui tem alguma informação sobre todas as encomendas, tais como: ID da encomenda, Data de criação, Nome do cliente, Método de pagamento, Estado de pagamento, Estado da expedição, e valor total da encomenda.

página de encomendas

Para encontrar facilmente uma determinada encomenda, pode filtrar por nome da encomenda, data de criação da encomenda, método de pagamento, estado de pagamento, e estado da expedição.

filtro de encomendas

Cada encomenda pode ter um de quatro possíveis estados de pagamento:

  • Abandonado - Quando um cliente abandona o processo de compra no momento de pagamento. Este estado é alterado pelo sistema e é feito através da ferramenta de recuperação de encomendas abandonadas.

  • Em aberto - Se o cliente completou a encomenda, foi redirecionado para a pagar, mas decidiu retroceder para a loja ou para alterar os produtos no carrinho de compras. Este estado é alterado pelo sistema para Abandonado, de acordo com o tempo de expiração que tenha definido nas definições de checkout da sua loja. O cliente ainda pode completar esta compra antes da mudança de estado mencionada.

  • Pendente - Se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas o gateway de pagamento ainda não confirmou o pagamento.

  • Pago - Se a encomenda já foi paga.

  • Cancelado - Se a encomenda foi cancelada pelo comerciante.

Para ver mais detalhes em relação a uma certa encomenda, pode clicar no número da ordem ou clicar no botão “” e em “Ver detalhes”.

mais opções

Outras opções a que pode aceder são:

  • Pago / Cancelado - Pode alterar o estado de pagamento de uma encomenda para “Pago” ou “Cancelado”.

  • Expedição Manual - Abre uma janela para poder criar uma expedição manual. Mais informações podem ser encontradas aqui

    expedição manual
  • Expedição Integrada - Abre uma página onde todos os detalhes já estão preenchidos e pode editá-los e escolher a empresa de expedição que fará o envio da encomenda.

  • Vá para a Página de Expedição - Se uma encomenda já tiver sido expedida, esta opção irá aparecer. Ao clicar na opção, irá redirecioná-lo para a página de expedições onde pode alterar o estado de expedição da encomenda.

    estado de expedição
  • Imprimir a informação da encomenda. Esta opção está sempre disponível.

Página de Detalhes da Encomenda

detalhes de encomenda

Dentro da página de detalhes da encomenda pode encontrar as seguintes informações:

  • Lista de Produtos - Lista de todos os produtos comprados nesta encomenda (imagem, nome, SKU, quantidade, preço e desconto). Na última coluna, tem o preço total, o custo de envio, se alguma campanha de desconto foi aplicada nesta encomenda e os impostos (quando aplicável).

  • Informações da Encomenda - Exibe o nome do cliente, email, navegador, endereço IP, número de telemóvel e a data e hora em que a encomenda foi criada. Para além disso, também tem acesso às informações de pagamento e de referência. Existe ainda uma secção com informações adicional que só existe quando uma encomenda tem alguma informação adicional.

  • Endereço de Envio e Faturação - Exibe o endereço de envio e de faturação e um mapa de cada um dos endereços.

  • Expedição - Exibe o estado atual da expedição de uma encomenda.

    As expedições podem ter um dos 6 estados seguintes:

    • Não expedida (não processada)
    • Em preparação
    • Pickup disponível
    • Em Trânsito
    • Entregue (processada)
    • Não Aplicável (Encomenda de produtos digitais)

    Os comerciantes também podem “Cancelar a expedição”.

    estado de expedição

    Quando a encomenda precisa de ser expedida, esta secção não é exibida e um botão “Expedir Encomenda” aparece no topo da página.

    Quando a encomenda é expedida, aparece a informação de expedição, dependendo da empresa usada, e se a expedição foi realizada manualmente ou automaticamente.

    Quando é realizada automaticamente, normalmente nesta área é possível ver um código de envio com um link para o website da empresa de envio, para acompanhar o percurso da encomenda.

  • Anexos do produto (produtos digitais) - Quando uma encomenda tem produtos digitais esta área existe em vez da área de expedições.

    produtos digitais
  • Histórico - Exibe o histórico da encomenda para verificar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isto ajuda-o a acompanhar o ciclo de vida da encomenda e se algo correu mal.

    histórico

No topo desta página pode imprimir a sua encomenda, definir o estado do pagamento da encomenda, expedir a encomenda (manualmente ou através do sistema integrado) e, depois de clicar no botão “” > “URL para Duplicar Carrinho de Compras”.

Esta última opção permite gerar um link que pode enviar para o cliente de forma a poder comprar os mesmos produtos novamente (método de envio e de pagamento, copões e outros parâmetros são copiados para a nova encomenda).


Encomendas Abandonadas

Esta página exibe todas as encomendas que foram abandonadas antes de serem concluídas.

encomendas abandonadas

Cada encomenda abandonada exibe as seguintes informações:

  • ID da Encomenda

  • Data de criação da encomenda abandonada

  • Estado de Email - Caso um email de recuperação tenha sido enviado ao cliente, o estado muda de “Não enviado” para “Enviado”.

  • Estado de Recuperação - Caso um cliente volte ao website e complete a encomeda, o estado muda de “Não recuperada” para “Recuperada #XXXX” (número da nova encomenda criada).

  • Total - valor total da encomenda abandonada.

Pode facilmente filtrar por ID da encomenda, datta de criação da encomenda abandonada, estado do email de recuperação e estado da recuperação da encomenda.

filtrar ecncomendas abandonadas

Cada encomenda abandonada permite-lhe ver os seus detalhes clicando no seu número ou clicando no botão “” > Ver detalhes.

Existe ainda a opção “URL de Recuperação de Carrinho de Compras” depois de clicar no botão “”, que gera um link para poder enviar ao cliente, recuperar a encomenda e acabar o processo de checkout.

Página de Detalhes da Encomenda Abandonada

detalhes da encomenda abandonada

Dentro da página de detalhes da encomenda abandonada pode encontrar as seguintes informações:

  • Lista de produtos - Pode ver todos os produtos comprados nesta encomenda (imagem, nome, quantidade, preço, desconto). Na última coluna, aparece o preço total, custo de envio, se alguma promoção foi aplicada na encomenda e os impostos (quando aplicável).

  • Informações da encomenda - Exibe o nome do cliente, email, navegador, endereço IP, número de telemóvel e a data e hora em que a encomenda foi criada. Para além disso, também tem acesso às informações de pagamento e de referência. Existe ainda uma secção com informações adicional que só existe quando uma encomenda tem alguma informação adicional.

  • Endereço de Envio e Faturação - Exibe o endereço de envio e de faturação e um mapa de cada um dos endereços.

  • Histórico - Exibe o histórico da encomenda para verificar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isto ajuda-o a acompanhar o ciclo de vida da encomenda e se algo correu mal.

No topo desta página pode imprimir a sua encomenda, definir o estado do pagamento da encomenda, expedir a encomenda (manualmente ou através do sistema integrado) e, depois de clicar no botão “”:

  • URL de Recuperação de Carrinho de Compras - Gera um link que pode enviar para o cliente de forma a poder recuperar a encomenda e acabar o processo de checkout.
  • URL para Duplicar Carrinho de Compras - Gera um link que pode enviar para o cliente de forma a poder comprar os mesmos produtos novamente (método de envio e de pagamento, cupões e outros parâmetros são copiados para a nova encomenda).

Expedições

Esta página exibe todas as expedições de encomendas criadas.

expedições

Cada expedição de encomenda exibe as seguintes informações: ID da encomenda, Data em que a expedição foi criada, Número de envio, Estado de envio, Empresa de expedição, Nome e Cidade do destinatário da encomenda e Manifesto de expedição (quando aplicável).

Pode facilmente filtar por número de encomenda, data de expedição, empresa de expedição e estado de envio.

filtro de expedições

Existem 6 estados de envio:

  • Requisitado
  • Em Trânsito
  • Entregue
  • Falha
  • Pickup disponível
  • Em preparação

Se clicar no botão “” junto a uma encomenda, tem acesso às seguinte opções:

  • Alterar o estado da expedição
  • Imprimir etiqueta em PDF
  • Imprimir a etiqueta em ZPL (adequado para certas impressoras)
  • Ir para o despacho

Pickups de Expedições

Uma pickup de expedição é um serviço que algumas empresas de expedições têm para recolher um pacote num local à sua escolha, frequentemente dentro de um período de tempo por si seleccionado.

Esta página mostra todas as recolhas de encomencdas que criou.

pickup de expedições

Cada recolha de encomenda tem a seguinte informação: ID externo, empresa de transporte, serviço de transporte, data de recolha, e horário.

Pode criar uma nova recolha de encomendas, clicando em “Marcar recolha”. Saiba mais sobr esta funcionalidade clicando aqui.


Com a Jumpseller, tem a opção de adicionar links de compra direta às suas páginas de redes sociais. Isso permite que os utilizadores sejam redirecionados para o seu carrinho de compras por meio de uma fonte externa.

Os utilizadores terão a oportunidade de comprar os produtos diretamente através deste link. Para ver mais detalhes sobre “como adicionar links de compra direta”, leia o seguinte guia.


Exportar Encomendas

Pode exportar encomendas juntamente com a informação dos produtos ou pode exportar encomendas apenas com a informação básica das suas encomendas.

Passos

  1. Filtrar as ordem que deseja exportar

  2. Clicar no botão Exportar no canto superior direito da lista de encomendas

  3. Selecionar o seu formato preferencial: Excel ou plain CSV, Simples (apenas detalhes das encomendas) ou com Informação dos Produtos.

Exportar

Estrutura CSV da exportação de encomendas

ID Descrição
Payment Status Status de pagamento da encomenda
Shipment Status Status de expedição da encomenda
Date Data da primeira conclusão da encomenda. Uma encomenda é concluída quando é paga ou cancelada. Se o status da encomenda for Abandonado ou Pendente, Data é a data de criação
Email Email do cliente
Phone Telefone do cliente
Subtotal Subtotal da encomenda
Shipping Preço de envio da encomenda
Tax Taxas da encomenda
Discount Desconto total da encomenda
Total Preço total pago pelo cliente
Currency Moeda da Loja
Product Name (Somente com informações do produto) Nome do produto seguido dos detalhes da variante. Exemplo: Camisa (Cor: Verde, Tamanho: XL)
Product SKU (Somente com informações do produto) SKU do produto encomendado
Product Barcode (Somente com informações do produto) Código de barras do produto
Product Qty (Somente com informações do produto) Quantidade do produto encomendado em unidades
Product Price (Somente com informações do produto) Preço do produto encomendado
Product Discount (Somente com informações do produto) Desconto do produto encomendado
Product Tax Imposto sobre o produto encomendado
Shipping Municipality Endereço de entrega - Município
Shipping Name Endereço de entrega - Nome e sobrenome do destinatário da encomenda
Shipping Address Endereço de entrega - Linha de endereço
Shipping City Endereço de entrega - Município
Shipping Region Endereço de entrega - Região
Shipping Postal Code Endereço de entrega - Código Postal
Shipping Country Endereço de entrega - País
Shipping Tax ID Endereço de entrega - ID da taxa do destinatário da encomenda
Shipping Name Método de envio - Nome do método de envio selecionado pelo cliente
Shipping Tracking Number Método de envio - Número de rastreamento da encomenda
Shipping Tracking Company Método de envio - Nome da empresa de envio
Billing Municipality Endereço de cobrança - Município
Billing Name Endereço de cobrança - Nome e sobrenome do comprador
Billing Address Endereço de cobrança - linha de endereço
Billing City Endereço de cobrança - Cidade
Billing Region Endereço de cobrança - Região
Billing Postal Code Endereço de cobrança - Código Postal
Billing Country Endereço de cobrança - País
Billing Tax ID Endereço de cobrança - ID da taxa
Payment Name Nome do Método de Pagamento
Payment Information Informações de pagamento fornecidas pelo processador de pagamento
Extra Checkout Fields Todos os campos personalizados adicionados no Painel de Administração: Definições > Checkout

FAQ

Posso remover um pedido?

Não é possível remover pedidos, mas pode marcá-los como cancelados.

O que são ordens de pagamento pendentes?

O estado “Pagamento pendente” indica que o comerciante precisará de realizar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes isso acontece quando:

  1. O cliente adiciona um produto ao carrinho;

  2. Um cliente faz check-out selecionando o pagamento por transferência bancária ou pagamento manual semelhante;

  3. O pedido está agora pendente de pagamento;

  4. O comerciante precisará verificar o PayPal, Webpay, conta bancária etc. e alterar manualmente o estado do pedido para “Pago” ou “Cancelado”.

O que acontece com o stock quando há um pagamento de pedido pendente?

Por exemplo, se tem um item com stock 2 e vendeu 1. Quando a compra estiver concluída e aparecer como “Pendente” ou “Pago”, o stock do item será deduzido automaticamente, portanto aparecerá com stock de 1 unidade.

  • Se marcar este pedido como “Enviado”, o stock será o mesmo (reduzido a 1), pois já foi descontado antecipadamente.

  • Se marcar o mesmo pedido como “Cancelado”, o stock será revertido e o stock será de 2 unidades novamente.

Qual é a diferença entre encomendas “pendentes” e “abandonadas”?

  • Uma encomenda de pagamento pendente indica que o estado da encomenda ainda pode mudar para Pago, automaticamente pela Gateway de Pagamento ou manualmente pelo comerciante (por exemplo no caso das transferências bancárias).

  • Uma encomenda abandonada é um pedido incompleto ou abandonado. Estes podem ser recuperados, convidando o cliente (via e-mail) a concluir o processo de checkout da sua encomenda.

Os pedidos podem ser importados ou integrados num sistema de faturação externo?

Usando a nossa API, pode fazer o download de todo o histórico de pedidos de sua loja online e integrá-lo ao seu sistema de faturação.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso suporte.

Comece a sua jornada com a gente!

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