Como gerenciar os seus e-mails e notificações de encomendas
A Jumpseller fornece as ferramentas de comunicação necessárias para enviar e receber informações sobre encomendas. Essas ferramentas incluem mensag...
Neste artigo, explicaremos brevemente como pode gerir as encomendas da sua loja. Na página de Encomendas do seu Painel de Administração, pode visualizar o histórico de pedidos, assim como os seus estados, faturas e outras informações importantes.
Quando estiver na secção de Todos os Pedidos, verá a lista de pedidos da sua loja.
Aqui tem algumas informações sobre todos os pedidos, tal como: ID do Pedido, Data de Criação, Nome do Cliente, Método de Pagamento, Estado do Pagamento e Estado de Expedição.
Imprimir as informações da encomenda.
Obter um URL para duplicar o carrinho usado no pedido.
Obter um URL para recuperar o carrinho e enviar um e-mail para o cliente para que ele o possa recuperar. Esta opção só aparece quando o estado do pedido é abandonado ou cancelado.
Imprimir uma etiqueta quando fizer a expedição de uma encomenda. Esta etiqueta pode ser usada para enviar um pacote.
Existe ainda um botão no lado direito, onde é possível alterar o estado da encomenda. Ao lado desse botão é possível visualizar o estado de expedição.
Se clicar numa encomenda, verá uma página com os seus detalhes.
Expedição da encomenda
Cada encomenda pode ter um dos quatro seguintes estados de pagamento:
Abandonado: quando um cliente abandona o processo de compra no momento de pagamento. Esse estado é alterado pelo sistema e é feito através da ferramenta de Recuperar Encomendas Abandonadas.
Em Aberto: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas decidiu retroceder para a loja ou para alterar os produtos no carrinho de compras. Este estado é alterado pelo sistema para Abandonado, de acordo ao tempo de expiração que tenha definido nas configurações do checkout da sua loja. O cliente ainda pode completar esta compra antes da mudança de estado mencionada.
Pagamento pendente: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas o gateway de pagamento ainda não confirmou o pagamento.
Pago: se a compra já foi paga.
Cancelado: se a compra foi cancelada pelo utilizador.
O estado de expedição pode ter qualquer um dos 4 seguintes estados:
Expedida (processada)
Parcial (processada para certos produtos)
Não expedida (não processada)
Não aplicável (encomenda digital)
Pode também cancelar a expedição.
Esta secção só aparece depois quando é feita a expedição de uma encomenda. Aqui é possível ver qual a empresa usada, se a expedição foi feita de forma manual ou automática, ver a etiqueta que foi gerada. Ainda dependendo da empresa usada, pode ser possível visualizar um tracking code - código de rastreio ou de envio. Veja mais detalhes em Expedição de Encomendas.
Secção de produtos digitais
Quando a encomenda tem produtos digitais não é possível realizar expedição e então é nesta área que é possível ver, por exemplo, o número de downloads.
Histórico da encomenda
Aqui pode visualizar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isso ajuda-o a acompanhar melhor todo o ciclo de vida da mesma.
Com a Jumpseller, tem a opção de adicionar links de compra direta às suas páginas de redes sociais. Isso permite que os utilizadores sejam redirecionados para o seu carrinho de compras por meio de uma fonte externa. Os utilizadores terão a oportunidade de comprar os produtos diretamente através deste link. Para ver mais detalhes sobre “Como adicionar links de compra direta?”, leia o seguinte guia.
Pode exportar encomendas juntamente com a informação dos produtos ou pode exportar encomendas apenas com a informação básica das suas encomendas.
ID | Descrição |
---|---|
Payment Status | Status de pagamento da encomenda |
Shipment Status | Status de expedição da encomenda |
Date | Data da primeira conclusão da encomenda. Uma encomenda é concluída quando é paga ou cancelada. Se o status da encomenda for Abandonado ou Pendente, Data é a data de criação |
Email do cliente | |
Phone | Telefone do cliente |
Subtotal | Subtotal da encomenda |
Shipping | Preço de envio da encomenda |
Tax | Taxas da encomenda |
Discount | Desconto total da encomenda |
Total | Preço total pago pelo cliente |
Currency | Moeda da Loja |
Product Name | (Somente com informações do produto) Nome do produto seguido dos detalhes da variante. Exemplo: Camisa (Cor: Verde, Tamanho: XL) |
Product SKU | (Somente com informações do produto) SKU do produto encomendado |
Product Barcode | (Somente com informações do produto) Código de barras do produto |
Product Qty | (Somente com informações do produto) Quantidade do produto encomendado em unidades |
Product Price | (Somente com informações do produto) Preço do produto encomendado |
Product Discount | (Somente com informações do produto) Desconto do produto encomendado |
Product Tax | Imposto sobre o produto encomendado |
Shipping Municipality | Endereço de entrega - Município |
Shipping Name | Endereço de entrega - Nome e sobrenome do destinatário da encomenda |
Shipping Address | Endereço de entrega - Linha de endereço |
Shipping City | Endereço de entrega - Município |
Shipping Region | Endereço de entrega - Região |
Shipping Postal Code | Endereço de entrega - Código Postal |
Shipping Country | Endereço de entrega - País |
Shipping Tax ID | Endereço de entrega - ID da taxa do destinatário da encomenda |
Shipping Name | Método de envio - Nome do método de envio selecionado pelo cliente |
Shipping Tracking Number | Método de envio - Número de rastreamento da encomenda |
Shipping Tracking Company | Método de envio - Nome da empresa de envio |
Billing Municipality | Endereço de cobrança - Município |
Billing Name | Endereço de cobrança - Nome e sobrenome do comprador |
Billing Address | Endereço de cobrança - linha de endereço |
Billing City | Endereço de cobrança - Cidade |
Billing Region | Endereço de cobrança - Região |
Billing Postal Code | Endereço de cobrança - Código Postal |
Billing Country | Endereço de cobrança - País |
Billing Tax ID | Endereço de cobrança - ID da taxa |
Payment Name | Nome do Método de Pagamento |
Payment Information | Informações de pagamento fornecidas pelo processador de pagamento |
Extra Checkout Fields | Todos os campos personalizados adicionados no Painel de Administração: Definições > Checkout |
Posso remover um pedido?
Não é possível remover pedidos, mas pode marcá-los como cancelados.
O que são ordens de pagamento pendentes?
O estado “Pagamento pendente” indica que o comerciante precisará de realizar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes isso acontece quando:
O cliente adiciona um produto ao carrinho;
Um cliente faz check-out selecionando o pagamento por transferência bancária ou pagamento manual semelhante;
O pedido está agora pendente de pagamento;
O comerciante precisará verificar o PayPal, Webpay, conta bancária etc. e alterar manualmente o estado do pedido para “Pago” ou “Cancelado”.
O que acontece com o stock quando há um pagamento de pedido pendente?
Por exemplo, se tem um item com stock 2 e vendeu 1. Quando a compra estiver concluída e aparecer como “Pendente” ou “Pago”, o stock do item será deduzido automaticamente, portanto aparecerá com stock de 1 unidade.
Se marcar este pedido como “Enviado”, o stock será o mesmo (reduzido a 1), pois já foi descontado antecipadamente.
Se marcar o mesmo pedido como “Cancelado”, o stock será revertido e o stock será de 2 unidades novamente.
Qual é a diferença entre encomendas “pendentes” e “abandonadas”?
Uma encomenda de pagamento pendente indica que o estado da encomenda ainda pode mudar para Pago, automaticamente pela Gateway de Pagamento ou manualmente pelo comerciante (por exemplo no caso das transferências bancárias).
Uma encomenda abandonada é um pedido incompleto ou abandonado. Estes podem ser recuperados, convidando o cliente (via e-mail) a concluir o processo de checkout da sua encomenda.
Os pedidos podem ser importados ou integrados num sistema de faturação externo?
Usando a nossa API, pode fazer o download de todo o histórico de pedidos de sua loja online e integrá-lo ao seu sistema de faturação.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso suporte.
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