Gestão de Encomendas
Como gerir as suas encomendas na sua loja Jumpseller
Neste artigo, explicaremos brevemente como pode gerir as encomendas da sua loja. Na página de encomendas, pode visualizar o histórico de pedidos, assim como os seus estados, faturas e outras informações importantes. Quando estiver na secção de pedidos, verá a lista de pedidos da sua loja.
Aqui tem algumas informações sobre todos os pedidos, como: ID do Pedido, Data de Criação, Nome do Cliente, Método de Pagamento, Estado do Pagamento e Estado de Expedição.
- Imprimir as informações da encomenda.
- Obter um URL para duplicar o carrinho usado no pedido.
- Obter um URL para recuperar o carrinho e enviar um e-mail para o cliente para que ele o possa recuperar. Esta opção só aparece quando o estado do pedido é abandonado ou cancelado.
- Imprimir uma etiqueta quando fizer a expedição de uma encomenda. Esta etiqueta pode ser usada para enviar um pacote.
- Existe ainda um botão no lado direito, onde é possível alterar o estado da encomenda. Ao lado desse botão é possível visualizar o estado de expedição.
Se clicar numa encomenda, verá uma página com os seus detalhes.
Lista de produtos
- Aqui pode ver todos os produtos comprados na encomenda (imagem, nome, SKU, quantidade, preço, desconto). Na parte inferior, é mostrado o preço total, o preço do envio, se alguma promoção foi usada na encomenda e os impostos aplicados (quando eles existem).
Informação da Encomenda
- Aqui pode ver o nome do cliente, e-mail, o número de telefone e a hora e data em que o pedido foi feito. Tem também as informações de pagamento e a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Há uma seção com informações adicionais que pode existir ou não.
Informação de Morada
- Esta área mostra a morada de envio e a morada de cobrança, com uma localização no mapa.
Expedição da encomenda
- Cada encomenda pode ter um dos quatro seguintes estados de pagamento:
- Abandonado: quando um cliente abandona o processo de compra no momento de pagamento. Esse estado é alterado pelo sistema e é feito através da ferramenta de Recuperar Encomendas Abandonadas.
- Em Aberto: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas decidiu retroceder para a loja ou para alterar os produtos no carrinho de compras. Este estado é alterado pelo sistema para Abandonado, de acordo ao tempo de expiração que tenha definido nas configurações do checkout da sua loja. O cliente ainda pode completar esta compra antes da mudança de estado mencionada.
- Pagamento pendente: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas o gateway de pagamento ainda não confirmou o pagamento.
- Pago: se a compra já foi paga.
- Cancelado: se a compra foi cancelada pelo utilizador.
- O estado de expedição pode ter qualquer um dos 6 seguintes estados:
- Expedida
- Não expedida
- Requisitada
- Em trânsito
- Entregue
- Falha
- Pode também cancelar a expedição.
- Cada encomenda pode ter um dos quatro seguintes estados de pagamento:
Esta secção só aparece depois quando é feita a expedição de uma encomenda. Aqui é possível ver qual a empresa usada, se a expedição foi feita de forma manual ou automática, ver a etiqueta que foi gerada. Ainda dependendo da empresa usada, pode ser possível visualizar um tracking code - código de rastreio ou de envio. Veja mais detalhes em Expedição de Encomendas.
Secção de produtos digitais
- Quando a encomenda tem produtos digitais não é possível realizar expedição e então é nesta área que é possível ver, por exemplo, o número de downloads.
Histórico da encomenda
- Aqui pode visualizar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isso ajuda-o a acompanhar melhor todo o ciclo de vida da mesma.
Links de compra direta
Com o Jumpseller, tem a opção de adicionar links de compra direta às suas páginas de redes sociais. Isso permite que os utilizadores sejam redirecionados para o seu carrinho de compras por meio de uma fonte externa. Os utilizadores terão a oportunidade de comprar os produtos diretamente desse link. Para ver mais detalhes sobre "Como adicionar links de compra direta?", Leia o seguinte guia.
FAQ
Posso remover um pedido?
Não é possível remover pedidos, mas pode marcá-los como cancelados.
O que são ordens de pagamento pendentes?
O estado "Pagamento pendente" indica que o comerciante precisará de realizar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes isso acontece quando:
O cliente adiciona um produto ao carrinho;
Um cliente faz check-out selecionando o pagamento por transferência bancária ou pagamento manual semelhante;
O pedido está agora pendente de pagamento;
O comerciante precisará verificar o PayPal, Webpay, conta bancária etc. e alterar manualmente o estado do pedido para "Pago" ou "Cancelado".
O que acontece com o stock quando há um pagamento de pedido pendente?
Por exemplo, se tem um item com stock 2 e vendeu 1. Quando a compra estiver concluída e aparecer como “Pendente” ou “Pago”, o stock do item será deduzido automaticamente, portanto aparecerá com stock de 1 unidade.
Se marcar este pedido como "Enviado", o stock será o mesmo (reduzido a 1), pois já foi descontado antecipadamente.
Se marcar o mesmo pedido como "Cancelado", o stock será revertido e o stock será de 2 unidades novamente.
Qual é a diferença entre encomendas "pendentes" e "abandonadas"?
Uma encomenda de pagamento pendente indica que o estado da encomenda ainda pode mudar para Pago, automaticamente pela Gateway de Pagamento ou manualmente pelo comerciante (por exemplo no caso das transferências bancárias).
Uma encomenda abandonada é um pedido incompleto ou abandonado. Estes podem ser recuperados, convidando o cliente (via e-mail) a concluir o processo de checkout da sua encomenda.
Os pedidos podem ser importados ou integrados num sistema de faturação externo?
Usando a nossa API, pode fazer o download de todo o histórico de pedidos de sua loja online e integrá-lo ao seu sistema de faturação.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso suporte.