Como gerir as opções de produtos
O Gerenciamento de Inventário é geralmente uma das atividades mais complexas quando você gerencia uma loja online. Um dos recursos disponíveis no J...
As promoções estão disponíveis para os clientes com o Plano Pro ou superior.
As Promoções podem ajudar a obter mais vendas, tornar uma marca bem conhecida, encontrar novos clientes e recuperar os antigos. Na sua loja, tem a opção de configurar promoções de forma simples e eficaz.
Em primeiro lugar, no painel de administração escolha na barra lateral a opção Promoções. Na próxima página, clique em Adicionar Nova Promoção.
Na página de promoções, comece por inserir o nome da promoção.
Tem a opção de criar um código de desconto, quando um novo cupão é adicionado o código é automaticamente gerado, mas pode ser editado em qualquer altura.
Uma promoção pode ter mais de 1 código de cupão associado, contudo, cada código de cupão deve ser único. Cada cupão pode ter o seu próprio limite de utilização e limite por cliente (baseado no endereço de email utilizado no Checkout), que pode ser definido pelo comerciante.
Neste menu também se pode acompanhar a utilização de cada cupão. O cupão ficará inactivo quando o seu limite de utilização ou quando o cliente atingir o limite definido pelo comerciante.
Se permitir a utilização de códigos de desconto, os clientes devem aplicá-los no cesto de compras para que a promoção seja aplicável:
Quando tem uma promoção ativa com um código de desconto, pode adicioná-lo aos e-mails transacionais.
Para isso, vá a “Definições > Geral > Emails”. Aí pode introduzir qualquer e-mail que tenha ativado para a sua loja e ativar o botão relativo ao “Código promocional”.
De seguida selecione uma Promoção que esteja ativa e clique em Gravar. Poderá ver o código do desconto adicionado à pré-visualização do e-mail.
Pode enviar um e-mail de teste para confirmar.
Pode selecionar o valor do desconto que deseja aplicar, seja como uma percentagem ou como um valor fixo na moeda da sua loja.
Pode fazer o desconto acumular, fazer a promoção acumular com outras promoções para aumentar o desconto para os clientes.
As promoções cumulativas apenas se acumulam com outras promoções cumulativas.
Se houver várias promoções que se aplicam a um carrinho de compras, o sistema escolherá a promoção ou grupo de promoções (se forem cumulativas) que seja mais vantajoso para o cliente. A única exceção é com as promoções no envio, pois exigem que já tenha sido calculado um subtotal com desconto (para as condições mínimas), elas são avaliadas por último.
Deve escolher o tipo de promoção.
Pode criar 4 tipos de promoções que podem afetar o seguinte:
O desconto aplica-se ao subtotal, ou seja, a soma dos valores do produto. Só ficará visível no carrinho de compras.
Exemplo: Se aplicar uma promoção de 20% de desconto, num artigo que custe 3€, o valor final para o seu cliente será de 2,40€. Veja como ficará o carrinho de compras:
O desconto aplica-se ao total do envio do pedido. Com esta opção, também pode escolher os países e regiões onde se aplica.
Só será aplicado ao carrinho de compras após escolher um endereço.
Os países e regiões disponíveis para seleção são aqueles que estabeleceu ao configurar os métodos de envio.
Exemplo: Se aplicar uma promoção de 2€ de desconto à taxa de envio, este valor será deduzido no final da fatura. Ficará assim:
O desconto aplica-se aos produtos selecionados, aparecerá na página do produto, categorias e buscas, com um design de “oferta” que mostra que o produto tem desconto.
Exemplo: Se aplicar uma promoção de 10% de desconto num determinado item, o valor final será mostrado junto com o produto. Ficará assim:
Pode definir uma quantidade mínima a aplicar ao desconto. Se o requisito não for cumprido, a promoção não será aplicada. Este mínimo pode ser definido por:
Valor: o valor mínimo de um determinado artigo que precisa ser adquirido, definido na moeda da loja. Este valor não inclui despesas de envio ou outros descontos cumulativos.
Soma de Produtos Selecionados: quantidade mínima de itens pertencentes à promoção necessária para aplicar a promoção.
Mesmo Item: quantidade mínima ou máxima do mesmo item necessária para aplicar a promoção.
O número mínimo de condições ou unidades mínimas de compra atuam de forma diferente dependendo do tipo de promoção gerada:
Isto aplica-se a promoções do tipo de “Produtos Selecionados”, com as condições “Soma de Produtos Selecionados” ou “Mesmo Item”.
Se for uma promoção para produtos selecionados, o valor mínimo da compra ou dos artigos aplica-se SOMENTE ao produto.
Temos um produto A e um produto B com desconto de 10%, mas condicionado a uma compra mínima de $1.000. Nesse caso, a promoção aplicar-se-à à compra mínima de $1.000 do produto A e à compra mínima de $1.000 do produto B.
Não para a compra mínima de $1.000 para os dois produtos combinados.
Temos um produto A e um produto B com desconto de 10% mas sujeito a uma compra mínima de 3 unidades. Nesse caso, a promoção aplicar-se-à à compra mínima de 3 unidades do produto A e/ou à compra mínima de 3 unidades do produto B.
Não, a uma compra mínima de 3 unidades de ambos os produtos combinados. Se tiver duas unidades do produto A no seu carrinho e uma unidade do produto B, mesmo que a soma seja de 3 unidades, a promoção não se aplica.
Isto aplica-se a promoções do tipo de “Produtos Selecionados”, com as condições “Valor”.
Se for uma promoção por subtotal, o valor mínimo ou quantidade mínima de unidades é o refletido pela combinação de produtos.
Exemplo 1:
Temos uma promoção com um desconto subtotal de 10% na compra mínima de $1.000. No carrinho, temos um produto A e um produto B. Por se tratar de uma promoção por subtotal, basta que os valores de ambos atinjam ou superem $1.000.
Exemplo 2:
Temos uma promoção com um subtotal de 10% de desconto, condicionada à compra mínima de 3 unidades. No carrinho, temos um produto A e um produto B.
Por se tratar de uma promoção por subtotal, basta que as unidades somadas de ambas atinjam ou superem 3. Por exemplo, um produto A e dois produtos B no carrinho tornam a promoção válida.
Num nível básico, esta promoção permite incluir/empacotar vários tipos de produtos numa única promoção. Isso significa que se um cliente quiser comprar o Produto X, vai receber um desconto no outro Produto Y.
Exemplo: Se você aplicar uma promoção em determinado item, recebendo o outro gratuitamente, o carrinho de compras ficará assim:
O clientecompra o Produto X e recebe o produto Y Grátis (o desconto padrão é 100%).
O cliente compra uma Quantidade específica do Produto X e recebe um desconto numa Quantidade designada do Produto Y. Por exemplo, compre 3 do Produto X e receba 50% (ou um valor fixo) de desconto no Produto Y.
Se o cliente tiver dois dos Produtos Y (produto A e produto B) no carrinho e a quantidade de desconto para Y for definida para 1, o desconto será aplicado ao produto que obtiver o menor desconto (percentagem) ou para um produto aleatório se o desconto for o mesmo em ambos os Produtos incluídos em Y.
Uma promoção Compre X Ganhe Y é sempre cumulativa com ela mesma
Exemplo:
A promoção é: compre 2 P1 e ganhe 1 P1 gratuitamente.
Se um cliente comprar 4 P1, receberá 2 gratuitamente.
Cada produto no carrinho só pode fazer parte de uma promoção CompreXganheY. Se houver um produto de uma promoção CompreXrecebaY (parte dos produtos X ou produtos Y), esse produto não pode ser usado para ativar outra promoção do mesmo tipo.
Exemplo:
Promoção A: compre 1 P1 receba 1 P2 grátis.
Promoção B: compre 1 P1 receba 1 P3 grátis.
Se o cliente adicionar ao carrinho P1, P2 e P3, ele irá receber P2 OU P3 gratuitamente (nunca os dois).
Promoção C: compre 1 P1 receba 1P2 grátis.
Promoção D: compre 1 P2 receba 1 P3 grátis.
Se o cliente adicionar ao carrinho P1, P2 e P3, ele irá receber P2 OU P3 gratuitamente (nunca os dois).
O comportamento cumulativo/não cumulativo das promoções Compre X e ganhe Y é exatamente o mesmo que qualquer outra promoção quando em relação a promoções de outros tipos.
Pode criar promoções que se apliquem quando um cliente utiliza um método de pagamento específico. Esta é uma excelente forma de incentivar os clientes a usar um método de pagamento em particular, como um cartão de crédito da loja recentemente lançado, um serviço de pagamento móvel ou qualquer outro método de pagamento que queira promover.
Este tipo de promoção só é aplicado depois de todas as outras promoções terem sido consideradas.
Por exemplo, no caso de uma encomenda corresponder aos critérios de uma promoção de subtotal cumulativa que oferece um desconto de 10% e de uma promoção de método de pagamento não cumulativa que oferece um desconto de 15%. Neste cenário, apenas a promoção subtotal é aplicada, uma vez que tem precedência por ser aplicada primeiro à encomenda. Este mesmo resultado ocorreria se a promoção do subtotal fosse não cumulativa e a promoção do método de pagamento cumulativa.
Para estabelecer uma promoção de método de pagamento, vá à secção Promoções do seu painel de administração. Clique em Criar Promoção e selecione o tipo Método de Pagamento.
Nesta página, tem a opção de selecionar com que métodos de pagamento esta promoção estará associada.
Tal como as outras promoções, pode estabelecer regras específicas para a sua promoção de método de pagamento:
Depois de configurar a sua promoção de método de pagamento, não se esqueça de Guardar as suas alterações.
A promoção será visível no carrinho de compras assim que o método de pagamento elegível for selecionado. Uma faixa ou texto especial pode destacar o desconto aplicado, garantindo que o cliente está ciente da oportunidade de poupar.
Com estas promoções de método de pagamento, não só pode aumentar as vendas e a lealdade do cliente, mas também orientar os seus clientes a usar os métodos de pagamento mais benéficos para o seu negócio.
Lembre-se de que as promoções de métodos de pagamento devem cumprir todas as leis e regulamentações, bem como os termos e condições dos fornecedores de serviços de pagamento com os quais trabalha.
Escolha os clientes aos quais a promoção se aplica. Se tiver um plano Pro ou superior, terá a funcionalidade do cliente disponível. Esta opção permite-lhe condicionar as promoções a serem aplicadas a uma categoria específica de clientes. As três opções são:
Todos os utilizadores: esta opção está ativa por predefinição. Aplica-se a todos os clientes.
Não registrados: a promoção aplica-se a todos os utilizadores que não possuem uma conta registrada.
Com login realizado: a promoção aplica-se a todos os utilizadores que possuem uma conta registrada e que estejam com login realizado.
Clientes sem compras: a promoção aplica-se a todos os utilizadores que ainda não tenham realizado compras. A promoção só é aplicada na primeira compra.
Clientes de categorias selecionadas: a promoção só se aplica se o cliente pertencer a uma categoria definida na secção de clientes.
Pode definir limites para a sua promoção, definir as condições de validade. Pode mantê-la ativa:
Sem Limites: opção padrão. Sempre disponível.
Data Limite: programe a sua promoção para ser válida entre duas datas, a data de início e a data de término.
Limite de uso: defina o número máximo de uso em toda a loja (não por cliente). Quando o limite é atingido, a promoção é desativada.
Estes limites podem ser aplicados em separado ou em conjunto. Quando aplicados em conjunto a promoção irá expirar assim que o primeiro limite expirar.
Quando terminar, clique em salvar e volte para a página de promoções, onde poderá ver um resumo da promoção.
O círculo verde indica que a promoção é válida atualmente e se for amarelo está desativada. Se estiver vermelho, significa que a promoção expirou.
Para criar promoções semelhantes, tem a opção de duplicar a promoção que copia uma promoção.
Quando seleccionada a opção “acumulativa”, significa que caso existam várias promoções ativas que afectem a compra que se encontra no carrinho, todas as promoções serão somadas e o respectivo desconto será efectuado.
É importante lembrar que TODAS as promoções devem ser cumulativas para que tenham efeito.
Se houver uma combinação de promoções cumulativas e não cumulativas, será aplicada a combinação de promoções do tipo “Subtotal”, “Compre X ganhe Y” e “Produtos Selecionados” que tragam mais benefícios ao comprador. A taxa de envio é então calculada somente após as promoções de “Envio” serem aplicadas conforme sejam cumulativas ou não.
Vejamos os seguintes exemplos:
Exemplo 1:
Queremos fazer um desconto de 100% no valor do envio.
Também temos uma promoção de desconto de 10% para o produto A.
No carrinho temos: | Total a pagar se ambos forem cumulativos: | Total a pagar se ambos forem não cumulativos: |
---|---|---|
Produto A com um preço inicial de $1.000. Um produto B de $500. Um produto C de $300. Um valor total de envio de $1.200 | Produto A com desconto: $900 Produto B: $500 Produto C: $300 Envio: $0 Total: $1.700 | Produto A não tem desconto: $1.000 Produto B: $500 Produto C: $300 Envio: $1,200 Total: $3.000 A promoção de envio não se aplica porque já existe uma promoção não cumlativa a ser aplicada no carrinho. |
Exemplo 2:
No carrinho temos: | Total a pagar se ambos forem cumulativos: | Total a pagar se ambos forem não cumulativos: |
---|---|---|
Produto A com um preço inicial de $20.000. Um produto B de $5.000. | Produto A com desconto: $18.000 Produto B: $5.000 Envio: $1.500 Desconto no subtotal da compra: $1.000 Total: $23.500 | Produto A tem um desconto de: $18.000 Produto B: $5.000 Envio: $1.500 Total: $24.500 Apenas a promoção de desconto aplica-se ao produto A, porque traz mais benefícios para o cliente. |
1. Como se calcula o valor total de um pedido?
Promoções, envio e taxas estão fortemente relacionados. O artigo a seguir explica a relação entre eles.
Um pedido pode ter os seguintes valores:
Subtotal do Pedido: representa a soma de todos os subtotais dos produtos pedidos.
Desconto do Pedido: representa a quantidade de dinheiro descontado através das promoções associadas ao pedido. É um valor negativo.
Despesas de Envio: representa as taxas do país cobradas por esta encomenda.
Desconto de Envio: representa o valor em dinheiro descontado nas promoções de envio associadas ao pedido. É um valor negativo.
Total do Pedido: soma de todos os itens acima (total = subtotal + taxas + envio - descontos).
Os cálculos são aplicados neste pedido. As promoções são calculadas com Subtotal, Envio e Taxas de Pedido (evitando uma referência circular).
2. Tenho uma promoção aplicada a determinados produtos (desconto de 10%) e desejo oferecer envio com uma promoção para pedidos acima de $500. Qual é o preço dos produtos considerados elegíveis para a promoção de envio? Com ou sem desconto?
Vai precisar de definir o preço dos produtos antes de aplicar o desconto de 10% para calcular se a promoção de envio se aplica.
Por exemplo, temos um produto de $550 que com um desconto de 10% fica $495. A promoção de envio não se aplicará porque mesmo que o preço original do produto fosse de $550 o subtotal com desconto ($495) não atinge o valor mínimo de $500. Não cumpriu as condições da promoção de envio.
3. Tenho uma taxa de envio de $0 aplicada a encomendas superiores a $50. Também tenho uma promoção aplicada ao subtotal do pedido. Irão interferir uma com a outra?
As promoções de envio são sempre aplicadas após todas as outras promoções. Ou seja, os cálculos desta promoção são baseados no subtotal com desconto.
Se deseja oferecer envio “grátis” para pedidos acima de um determinado valor, considere usar as promoções aplicadas ao valor do envio.
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