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Promoções

Criar e gerenciar promoções em sua loja é rápido e fácil.

Promoções estão disponíveis para clientes com o Plano Pro ou superior.

As promoções podem ajudar a conseguir mais vendas, aumentar o reconhecimento da marca, encontrar novos clientes e trazer de volta os antigos.

Na sua loja, tem a opção de configurar promoções de acordo com os seus desejos de uma maneira simples e eficaz! Neste artigo, conduzimos o leitor pelas etapas de configuração de uma promoção para a sua loja online.


Contenido

  1. Criar uma promoção
  2. Tipos de promoções
  3. Aplicar promoções a um cliente específico
  4. Definir a duração de uma promoção no tempo
  5. Como calcular as promoções acumulativas e não acumulativas
  6. Limites para as promoções
  7. Perguntas frequentes

Criar uma promoção

Em primeiro lugar, no painel de administração escolha na barra lateral a opção Promoções. Na página seguinte, clique em Adicionar Nova Promoção.

Promotions

Na página das promoções, comece por digitar o nome da promoção.

Associar código de desconto a uma promoção

Tem a opção de criar um código de desconto, pode escrever um ou usar um gerador aleatório. Se escolher usar um código de desconto, os clientes deverão utilizá-lo no carrinho de compras para aplicar a promoção.

Deve ter em conta que o limite de uso de um cupão aplica-se a toda a loja e não a um só cliente. Por exemplo, se decidir limitar o uso do cupão a 50 vezes, então um mesmo cliente poderá usá-lo até 50 vezes.

descuento

Estabelecer uma quantidade a descontar

Pode selecionar a quantidade de desconto que deseja aplicar, em percentagem ou valor fixo na moeda da sua loja.

Acumular promoções

Pode-se fazer o desconto acumulado, fazendo com que a promoção acumule com outras promoções para aumentar o desconto aos clientes.

As promoções acumulativas só se acumulam com outras promoções acumulativas.

No caso de haver várias promoções que se apliquem a um carrinho de compras, o sistema irá escolher a promoção ou o grupo de promoções (se forem acumulativas), que seja mais vantajosa para o cliente.

descuento

Deverá escolher o tipo de promoção.


Tipos de promoções

Pode criar três tipos de promoções que afetam 3 aspetos distintos:

  • O subtotal da compra.

  • O preço de envio.

  • O preço de um ou mais produtos em específico.

Promoções para o subtotal da compra

O desconto aplica-se ao subtotal, ou seja, à soma dos valores dos produtos. Só será visível no carrinho de compras

subtotal-promocion

Promoções para o subtotal de envio

O desconto aplica-se ao total do envio do pedido. Com esta opção, também pode escolher os países e regiões onde se aplica.

Só será aplicado no carrinho de compras após escolher um endereço.

Os países e regiões disponíveis para selecionar são aqueles que foram estabelecidos por si aquando da configuração dos métodos de envio..

preferencias-envios

Promoções para produtos selecionados

O desconto aplicar-se-á a produtos selecionados, aparecerá na página de produtos, categorias e procuras, com um desenho "de oferta" que mostra que o produto tem um desconto.

preferencia-productos

Pode definir uma quantidade mínima para aplicar o desconto. Se o requisito não for cumprido, não se aplicará a promoção. Este mínimo pode ser definido por:

  • Montante: valor mínimo que precisa ser comprado, definido na moeda da loja. Este valor não inclui gastos de envio ou outros descontos acumulativos.

  • Quantidade de Itens: quantidade mínima de itens necessários para que se aplique a promoção.

quantity

As condições de montantes mínimos ou unidades mínimas de compra atuam de maneira distinta segundo o tipo de promoção gerada:

Comportamento das promoções por produtos selecionados e com unidades mínimas de compra como condição

Se for uma promoção por produtos selecionados, o valor mínimo quer seja de compra ou de artigos aplica-se APENAS ao produto.

Exemplo 1:

temos um produto A e um produto B com uma promoção de 10% de desconto, mas condicionada a uma compra mínima de $1.000. Neste caso, a promoção aplicar-se-á na compra mínima de $1.000 do produto A e à compra mínima de $1.000 do produto B.

Não à compra mínima de $1.000 por ambos os produtos combinados.

Exemplo 2:

Temos um produto A e um produto B com uma promoção de 10% de desconto, mas sujeitos a uma compra mínima de 3 unidades. Neste caso, a promoção será aplicada à compra mínima de 3 unidades do produto A e/ou à compra mínima de 3 unidades do produto B. Não à compra mínima de 3 unidades de ambos produtos combinados.

Se tiver duas unidades do produto A no carrinho e uma unidade do produto B, ainda que a soma seja de 3 unidades, não se aplicará a promoção.

Comportamento das promoções por produtos selecionados e com valores mínimos de compra como condição

Se for uma promoção por subtotal, o valor mínimo ou a quantidade mínima de unidades é aquele refletido pela combinação dos produtos.

Exemplo 1:

Temos uma promoção com um subtotal de 10% de desconto na compra mínima de $1.000. No carrinho, temos um produto A e um produto B. Como é uma promoção por subtotal, basta que os valores de ambos atinjam ou excedam $1.000.

Exemplo 2:

Temos uma promoção com um subtotal de 10% de desconto, condicionada a uma compra mínima de 3 unidades. No carrinho, temos um produto A e um produto B.

Como é uma promoção por subtotal, é suficiente que as unidades somadas de ambos cheguem ou excedam 3. Por exemplo, um produto A e dois produtos B no carrinho, torna a promoção válida.


Aplicar promoções a um cliente específico

Escolha os clientes aos quais a promoção se aplica. Se tiver um plano Pro ou superior, terá disponível a funcionalidade de clientes.

Esta definição permite condicionar promoções para que sejam aplicadas a uma categoria específica de clientes. As três opções são:

  • Registados e convidados: esta opção está ativa por padrão. Aplica-se a todos os clientes.

  • Registados: a promoção é visível para todos os utilizadores que tenham uma conta registada.

  • Clientes sem compras: a promoção aplica-se para todos os utilizadores sem qualquer compra anterior.

  • Clientes das categorias selecionadas: a promoção aplica-se apenas se o cliente pertencer a uma categoria definida na secção de clientes.

time-limit


Definir a duração de uma promoção no tempo

Pode definir limites para a sua promoção, define as condições para expirar. Pode tê-la ativa:

  • Sem Limites: opção padrão. Sempre disponível.

  • Data Limite: programe a sua promoção para que seja válida entre duas datas, a data inicial e a data final.

  • Limite de uso: defina o número máximo de utilizações em toda a loja (não por cliente). Quando o limite é alcançado, a promoção fica desativada.

time-limit

Assim que terminar, clique em salvar e volte à página de promoções, aí poderá ver um resumo da promoção.

Nota: o círculo verde indica que a promoção é atualmente válida, e se estiver amarela está desativada. Se estiver vermelha, significa que a promoção expirou.

sample-promotion

Para criar promoções semelhantes tem a opção de duplicar que copia uma promoção.


Como calcular as promoções acumulativas e não acumulativas

Quando a opção "acumulativa" está selecionada, significa que, se houver várias promoções ativas que afetem a compra que está no carrinho, serão somadas todas as promoções e proceder-se-á ao respetivo desconto.

É importante ter em conta que TODAS as promoções devem ser acumulativas para que isto tenha efeito.

Se houver uma combinação de promoções acumulativas e não acumulativas, será aplicada a combinação de promoções que melhor favoreça o comprador.

Vejamos os seguintes exemplos:

Exemplo 1:

  • Queremos fazer uma promoção de 100% de desconto no valor do envio.

  • Também temos uma promoção de 10% de desconto para o produto A.

No carrinho existem: Total a pagar se ambas forem acumulativas: Total a pagar se apenas uma delas for acumulativa:
Um produto A com um preço original de $1.000.
Um produto B de $500.
Um produto C de $300.
O valor total de envio de $1.200
Produto A com desconto: $900
Produto B: $500
Produto C: $300
Envio: $0

Total: $1.700
O produto A está sem desconto: $1.000
Produto B: $500
Produto C: $300
Envio: $0

Total: $1.800

Aplica-se apenas a promoção de envio porque é aquela que traz mais benefícios ao cliente.

Exemplo 2:

  • Queremos fazer uma promoção de $1.000 no valor total da compra.
  • Também temos uma promoção de 10% de desconto para o produto A.
No carrinho existem: Total a pagar se ambas forem acumulativas: Total a pagar se apenas uma delas for acumulativa:
Um produto A com um preço original de $20.000.
Um produto B de $5.000.
Produto A com desconto: $18.000
Produto B: $5.000
Envio: $1.500
Desconto no subtotal da compra: $1.000
Total: $23.500
O produto A tem desconto de: $18.000
Produto B: $5.000
Envio: $1.500

Total: $24.500

Aplica-se apenas a promoção de desconto ao produto A, pois é a que traz mais benefícios ao cliente.

Limites para promoções

  • Não pode fazer promoções e descontos como "2x1" ou "segundo produto com desconto". Por exemplo, o cliente compra um produto e obtém um segundo gratuitamente ou com desconto.

  • Não pode fazer promoções e descontos para um método de pagamento específico. O desconto não é afetado pelo método de pagamento escolhido. Por exemplo, encomendar e pagar com qualquer cartão de crédito ou meio específico de envio não pode ser aplicado.


Perguntas Frequentes

1. Como se calcula o valor total de um pedido?

As promoções, o envio e os impostos estão fortemente relacionados. O seguinte artigo explica a relação entre eles.

Um pedido pode apresentar os seguintes valores:

  • Subtotal do pedido: representa a soma de todo o subtotal dos produtos pedidos.

  • Envio de pedido: representa os impostos de envio cobrados por este pedido.

  • Taxas de envio: representa os impostos do país cobrados por este pedido.

  • Desconto do pedido: representa a quantia de dinheiro descontada através das promoções associadas ao pedido. É um valor negativo.

  • Total do pedido: soma de todos os itens acima (total = subtotal + imposto + envio - descontos).

Os cálculos são aplicados por esta ordem. As promoções são calculadas com os valores Subtotal, Envio e Taxas de Pedido (evitando uma referência circular).

2. Tenho uma promoção aplicada a determinados produtos (10% de desconto) e quero oferecer envio grátis com uma promoção para pedidos acima de $500. Qual é o preço dos produtos que são considerados para aplicar a promoção de envio? Com ou sem desconto?

Será necessário o preço dos produtos antes de aplicar um desconto de 10% para calcular se a promoção de envio se aplica ou não.

Por exemplo, temos um produto de $550 que com 10% de desconto fica a $495. A promoção de envio também será aplicada, porque o preço original do produto era igual a $550. Cumpriu as condições da promoção de envio.

3. Tenho uma taxa de envio de $0 aplicada a pedidos acima de $50. Também tenho uma promoção aplicada ao subtotal de um pedido. Irão interferir um com o outro?

O valor do envio é sempre calculado antes de qualquer promoção. Quer dizer, sobre o preço real sem desconto do produto ou produtos.

Se pretende oferecer um envio "grátis" para pedidos acima de um determinado valor, considere o uso das promoções aplicadas ao valor do envio.