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Promoções

As promoções estão disponíveis para os clientes com o Plano Pro ou superior.

As Promoções podem ajudar a obter mais vendas, tornar uma marca bem conhecida, encontrar novos clientes e recuperar os antigos. Na sua loja, tem a opção de configurar promoções de forma simples e eficaz.


Criar uma promoção

Em primeiro lugar, no painel de administração escolha na barra lateral a opção Promoções. Na próxima página, clique em Adicionar Nova Promoção.

Promoções

Na página de promoções, comece por inserir o nome da promoção.

Conectar um Código de Desconto a uma Promoção

Tem a opção de criar um código de desconto, quando um novo cupão é adicionado o código é automaticamente gerado, mas pode ser editado em qualquer altura.

coupon

Uma promoção pode ter mais de 1 código de cupão associado, contudo, cada código de cupão deve ser único. Cada cupão pode ter o seu próprio limite de utilização e limite por cliente (baseado no endereço de email utilizado no Checkout), que pode ser definido pelo comerciante.

Neste menu também se pode acompanhar a utilização de cada cupão. O cupão ficará inactivo quando o seu limite de utilização ou quando o cliente atingir o limite definido pelo comerciante.

coupons

Se permitir a utilização de códigos de desconto, os clientes devem aplicá-los no cesto de compras para que a promoção seja aplicável:

apply discount

Adicionar Códigos de Desconto a E-mails Transacionais

Quando tem uma promoção ativa com um código de desconto, pode adicioná-lo aos e-mails transacionais.

Para isso, vá a “Definições > Geral > Emails”. Aí pode introduzir qualquer e-mail que tenha ativado para a sua loja e ativar o botão relativo ao “Código promocional”.

discount coupons enabled

De seguida selecione uma Promoção que esteja ativa e clique em Gravar. Poderá ver o código do desconto adicionado à pré-visualização do e-mail.

Pode enviar um e-mail de teste para confirmar.

discount coupons on emails

Estabelecer uma quantidade com desconto

Pode selecionar o valor do desconto que deseja aplicar, seja como uma percentagem ou como um valor fixo na moeda da sua loja.

Acumular promoções

Pode fazer o desconto acumular, fazer a promoção acumular com outras promoções para aumentar o desconto para os clientes.

As promoções cumulativas apenas se acumulam com outras promoções cumulativas.

Se houver várias promoções que se aplicam a um carrinho de compras, o sistema escolherá a promoção ou grupo de promoções (se forem cumulativas) que seja mais vantajoso para o cliente. A única exceção é com as promoções no envio, pois exigem que já tenha sido calculado um subtotal com desconto (para as condições mínimas), elas são avaliadas por último.

desconto

Deve escolher o tipo de promoção.


Tipos de promoções

Pode criar 4 tipos de promoções que podem afetar o seguinte:

Promoções do Subtotal de Compra

O desconto aplica-se ao subtotal, ou seja, a soma dos valores do produto. Só ficará visível no carrinho de compras.

total-definições

Exemplo: Se aplicar uma promoção de 20% de desconto, num artigo que custe 3€, o valor final para o seu cliente será de 2,40€. Veja como ficará o carrinho de compras:

total-promoção

Promoções do Subtotal de Envio

O desconto aplica-se ao total do envio do pedido. Com esta opção, também pode escolher os países e regiões onde se aplica.

Só será aplicado ao carrinho de compras após escolher um endereço.

Os países e regiões disponíveis para seleção são aqueles que estabeleceu ao configurar os métodos de envio.

preferências-envios

Exemplo: Se aplicar uma promoção de 2€ de desconto à taxa de envio, este valor será deduzido no final da fatura. Ficará assim:

preferencias-envios-promoção

Promoções para Produtos Selecionados

O desconto aplica-se aos produtos selecionados, aparecerá na página do produto, categorias e buscas, com um design de “oferta” que mostra que o produto tem desconto.

preferência-produtos

Exemplo: Se aplicar uma promoção de 10% de desconto num determinado item, o valor final será mostrado junto com o produto. Ficará assim:

preferencia-productos-promoção

Pode definir uma quantidade mínima a aplicar ao desconto. Se o requisito não for cumprido, a promoção não será aplicada. Este mínimo pode ser definido por:

  • Valor: o valor mínimo de um determinado artigo que precisa ser adquirido, definido na moeda da loja. Este valor não inclui despesas de envio ou outros descontos cumulativos.

  • Soma de Produtos Selecionados: quantidade mínima de itens pertencentes à promoção necessária para aplicar a promoção.

  • Mesmo Item: quantidade mínima ou máxima do mesmo item necessária para aplicar a promoção.

    quantidade

O número mínimo de condições ou unidades mínimas de compra atuam de forma diferente dependendo do tipo de promoção gerada:

O comportamento das promoções por produtos selecionados e com unidades mínimas de compra como condição

Isto aplica-se a promoções do tipo de “Produtos Selecionados”, com as condições “Soma de Produtos Selecionados” ou “Mesmo Item”.

Se for uma promoção para produtos selecionados, o valor mínimo da compra ou dos artigos aplica-se SOMENTE ao produto.

  • Exemplo 1:

Temos um produto A e um produto B com desconto de 10%, mas condicionado a uma compra mínima de $1.000. Nesse caso, a promoção aplicar-se-à à compra mínima de $1.000 do produto A e à compra mínima de $1.000 do produto B.

Não para a compra mínima de $1.000 para os dois produtos combinados.

  • Exemplo 2:

Temos um produto A e um produto B com desconto de 10% mas sujeito a uma compra mínima de 3 unidades. Nesse caso, a promoção aplicar-se-à à compra mínima de 3 unidades do produto A e/ou à compra mínima de 3 unidades do produto B.

Não, a uma compra mínima de 3 unidades de ambos os produtos combinados. Se tiver duas unidades do produto A no seu carrinho e uma unidade do produto B, mesmo que a soma seja de 3 unidades, a promoção não se aplica.

O comportamento das promoções para produtos selecionados com valores mínimos de compra como condição

Isto aplica-se a promoções do tipo de “Produtos Selecionados”, com as condições “Valor”.

Se for uma promoção por subtotal, o valor mínimo ou quantidade mínima de unidades é o refletido pela combinação de produtos.

Exemplo 1:

Temos uma promoção com um desconto subtotal de 10% na compra mínima de $1.000. No carrinho, temos um produto A e um produto B. Por se tratar de uma promoção por subtotal, basta que os valores de ambos atinjam ou superem $1.000.

Exemplo 2:

Temos uma promoção com um subtotal de 10% de desconto, condicionada à compra mínima de 3 unidades. No carrinho, temos um produto A e um produto B.

Por se tratar de uma promoção por subtotal, basta que as unidades somadas de ambas atinjam ou superem 3. Por exemplo, um produto A e dois produtos B no carrinho tornam a promoção válida.

Promoções Compre X e Ganhe Y

Num nível básico, esta promoção permite incluir/empacotar vários tipos de produtos numa única promoção. Isso significa que se um cliente quiser comprar o Produto X, vai receber um desconto no outro Produto Y.

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Exemplo: Se você aplicar uma promoção em determinado item, recebendo o outro gratuitamente, o carrinho de compras ficará assim:

compreXganheY

O Proprietário da Loja pode Definir

  1. Se o cliente adicionar ao carrinho
    • Quantidade X: quantidade mínima de produtos X que o cliente precisa comprar para que a promoção seja aplicada
    • Produtos X: lista de produtos que possibilitam a promoção se comprados
  2. Aplicar Desconto a
    • Quantidade Y: quantidade mínima de produtos Y que o cliente precisa comprar para que a promoção seja aplicada
    • Produtos Y: lista de produtos aos quais o desconto pode ser aplicado

Esta promoção tem as seguintes variantes que podem ser aplicadas

  1. O clientecompra o Produto X e recebe o produto Y Grátis (o desconto padrão é 100%).

  2. O cliente compra uma Quantidade específica do Produto X e recebe um desconto numa Quantidade designada do Produto Y. Por exemplo, compre 3 do Produto X e receba 50% (ou um valor fixo) de desconto no Produto Y.

  3. Quando uma promoção é definida com uma quantidade designada em X para receber um desconto específico em Y e X consiste em vários produtos, a quantidade necessária de X a comprar pode vir da combinação de produtos dentro de X e o desconto em Y será aplicável.
    • Por exemplo, existe uma promoção, “Compre 3 produtos e ganhe 1 boné Grátis!” e a loja tem diferentes tipos de produtos, como T-shirts, sapatos, óculos de sol … o cliente irá receber o boné Grátis, desde que “atenda à quantidade necessária de 3”, independentemente dos 3 tipos de produtos.
  4. No caso desta promoção, os Produtos X e Y podem ser acumulativos de vários produtos, por exemplo, o Produto X pode consistir em dois Produtos A e B enquanto o Produto Y consiste nos produtos C e D.
    • Por exemplo, uma promoção apresenta o seguinte “compre 2 de X para obter 50% de desconto em 2 de Y”. O cliente só precisa de “comprar uma quantidade de 2” para ativar a promoção (pode ser qualquer combinação dos Produtos A e B) para receber o desconto designado nos produtos C e D.
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  5. Se o cliente tiver dois dos Produtos Y (produto A e produto B) no carrinho e a quantidade de desconto para Y for definida para 1, o desconto será aplicado ao produto que obtiver o menor desconto (percentagem) ou para um produto aleatório se o desconto for o mesmo em ambos os Produtos incluídos em Y.

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Compre X e Ganhe Y e outras promoções

Uma promoção Compre X Ganhe Y é sempre cumulativa com ela mesma

Exemplo:

  • A promoção é: compre 2 P1 e ganhe 1 P1 gratuitamente.

  • Se um cliente comprar 4 P1, receberá 2 gratuitamente.

Uma promoção Compre X Ganhe Y nunca é cumulativa com outra promoção Compre X Ganhe Y

Cada produto no carrinho só pode fazer parte de uma promoção CompreXganheY. Se houver um produto de uma promoção CompreXrecebaY (parte dos produtos X ou produtos Y), esse produto não pode ser usado para ativar outra promoção do mesmo tipo.

Exemplo:

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  • Promoção A: compre 1 P1 receba 1 P2 grátis.

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  • Promoção B: compre 1 P1 receba 1 P3 grátis.

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  • Se o cliente adicionar ao carrinho P1, P2 e P3, ele irá receber P2 OU P3 gratuitamente (nunca os dois).

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  • Promoção C: compre 1 P1 receba 1P2 grátis.

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  • Promoção D: compre 1 P2 receba 1 P3 grátis.

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  • Se o cliente adicionar ao carrinho P1, P2 e P3, ele irá receber P2 OU P3 gratuitamente (nunca os dois).

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O comportamento cumulativo/não cumulativo das promoções Compre X e ganhe Y é exatamente o mesmo que qualquer outra promoção quando em relação a promoções de outros tipos.


Promoções de Métodos de Pagamento

Pode criar promoções que se apliquem quando um cliente utiliza um método de pagamento específico. Esta é uma excelente forma de incentivar os clientes a usar um método de pagamento em particular, como um cartão de crédito da loja recentemente lançado, um serviço de pagamento móvel ou qualquer outro método de pagamento que queira promover.

Este tipo de promoção só é aplicado depois de todas as outras promoções terem sido consideradas.

Por exemplo, no caso de uma encomenda corresponder aos critérios de uma promoção de subtotal cumulativa que oferece um desconto de 10% e de uma promoção de método de pagamento não cumulativa que oferece um desconto de 15%. Neste cenário, apenas a promoção subtotal é aplicada, uma vez que tem precedência por ser aplicada primeiro à encomenda. Este mesmo resultado ocorreria se a promoção do subtotal fosse não cumulativa e a promoção do método de pagamento cumulativa.

Como estabelecer uma Promoção de Método de Pagamento

Para estabelecer uma promoção de método de pagamento, vá à secção Promoções do seu painel de administração. Clique em Criar Promoção e selecione o tipo Método de Pagamento.

Nesta página, tem a opção de selecionar com que métodos de pagamento esta promoção estará associada.

Regras de Promoção

Tal como as outras promoções, pode estabelecer regras específicas para a sua promoção de método de pagamento:

  • Desconto: Pode definir um valor fixo ou percentagem de desconto no valor total da compra, quando o método de pagamento escolhido é usado.
  • Compra Mínima: Pode definir um valor mínimo de compra para que a promoção seja aplicável. Isto pode ser uma forma eficaz de incentivar um maior gasto por transacção.
  • Disponibilidade: Pode definir a promoção para estar disponível para todos, ou restringi-la a certos grupos de clientes, tais como, novos clientes, clientes recorrentes ou clientes que gastaram uma determinada quantia na sua loja.
  • Duração: Pode especificar um intervalo de datas para a promoção, tornando-a uma oferta por tempo limitado. Isto pode criar um sentido de urgência e encorajar os clientes a agir rapidamente.

Depois de configurar a sua promoção de método de pagamento, não se esqueça de Guardar as suas alterações.

Como os Clientes Vêem a Promoção

A promoção será visível no carrinho de compras assim que o método de pagamento elegível for selecionado. Uma faixa ou texto especial pode destacar o desconto aplicado, garantindo que o cliente está ciente da oportunidade de poupar.

Método de Pagamento Aplicado

Com estas promoções de método de pagamento, não só pode aumentar as vendas e a lealdade do cliente, mas também orientar os seus clientes a usar os métodos de pagamento mais benéficos para o seu negócio.

Lembre-se de que as promoções de métodos de pagamento devem cumprir todas as leis e regulamentações, bem como os termos e condições dos fornecedores de serviços de pagamento com os quais trabalha.


Aplicar promoções a um cliente específico

Escolha os clientes aos quais a promoção se aplica. Se tiver um plano Pro ou superior, terá a funcionalidade do cliente disponível. Esta opção permite-lhe condicionar as promoções a serem aplicadas a uma categoria específica de clientes. As três opções são:

  • Todos os utilizadores: esta opção está ativa por predefinição. Aplica-se a todos os clientes.

  • Não registrados: a promoção aplica-se a todos os utilizadores que não possuem uma conta registrada.

  • Com login realizado: a promoção aplica-se a todos os utilizadores que possuem uma conta registrada e que estejam com login realizado.

  • Clientes sem compras: a promoção aplica-se a todos os utilizadores que ainda não tenham realizado compras. A promoção só é aplicada na primeira compra.

  • Clientes de categorias selecionadas: a promoção só se aplica se o cliente pertencer a uma categoria definida na secção de clientes.

tempo-limite

Definir o tempo de duração da promoção

Pode definir limites para a sua promoção, definir as condições de validade. Pode mantê-la ativa:

  • Sem Limites: opção padrão. Sempre disponível.

  • Data Limite: programe a sua promoção para ser válida entre duas datas, a data de início e a data de término.

  • Limite de uso: defina o número máximo de uso em toda a loja (não por cliente). Quando o limite é atingido, a promoção é desativada.

Estes limites podem ser aplicados em separado ou em conjunto. Quando aplicados em conjunto a promoção irá expirar assim que o primeiro limite expirar.

tempo-limite

Quando terminar, clique em salvar e volte para a página de promoções, onde poderá ver um resumo da promoção.

O círculo verde indica que a promoção é válida atualmente e se for amarelo está desativada. Se estiver vermelho, significa que a promoção expirou.

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Para criar promoções semelhantes, tem a opção de duplicar a promoção que copia uma promoção.


Calcular Promoções Cumulativas e Não Cumulativas

Quando seleccionada a opção “acumulativa”, significa que caso existam várias promoções ativas que afectem a compra que se encontra no carrinho, todas as promoções serão somadas e o respectivo desconto será efectuado.

É importante lembrar que TODAS as promoções devem ser cumulativas para que tenham efeito.

Se houver uma combinação de promoções cumulativas e não cumulativas, será aplicada a combinação de promoções do tipo “Subtotal”, “Compre X ganhe Y” e “Produtos Selecionados” que tragam mais benefícios ao comprador. A taxa de envio é então calculada somente após as promoções de “Envio” serem aplicadas conforme sejam cumulativas ou não.

Vejamos os seguintes exemplos:

Exemplo 1:

  • Queremos fazer um desconto de 100% no valor do envio.

  • Também temos uma promoção de desconto de 10% para o produto A.

No carrinho temos: Total a pagar se ambos forem cumulativos: Total a pagar se ambos forem não cumulativos:
Produto A com um preço inicial de $1.000.
Um produto B de $500.
Um produto C de $300.
Um valor total de envio de $1.200
Produto A com desconto: $900
Produto B: $500
Produto C: $300
Envio: $0

Total: $1.700
Produto A não tem desconto: $1.000
Produto B: $500
Produto C: $300
Envio: $1,200

Total: $3.000

A promoção de envio não se aplica porque já existe uma promoção não cumlativa a ser aplicada no carrinho.

Exemplo 2:

  • Queremos fazer uma promoção de $1.000 no valor total da compra.
  • Também temos uma promoção de desconto de 10% para o produto A.
No carrinho temos: Total a pagar se ambos forem cumulativos: Total a pagar se ambos forem não cumulativos:
Produto A com um preço inicial de $20.000.
Um produto B de $5.000.
Produto A com desconto: $18.000
Produto B: $5.000
Envio: $1.500
Desconto no subtotal da compra: $1.000
Total: $23.500
Produto A tem um desconto de: $18.000
Produto B: $5.000
Envio: $1.500

Total: $24.500

Apenas a promoção de desconto aplica-se ao produto A, porque traz mais benefícios para o cliente.

Limites para promoções

  • Não pode fazer promoções e descontos para um método de pagamento específico. O desconto não é afetado pelo método de pagamento escolhido. Por exemplo, não se pode aplicar a um pedido e um pagamento com um cartão de crédito ou método de envio específico.

Perguntas Frequentes

1. Como se calcula o valor total de um pedido?

Promoções, envio e taxas estão fortemente relacionados. O artigo a seguir explica a relação entre eles.

Um pedido pode ter os seguintes valores:

  • Subtotal do Pedido: representa a soma de todos os subtotais dos produtos pedidos.

  • Desconto do Pedido: representa a quantidade de dinheiro descontado através das promoções associadas ao pedido. É um valor negativo.

  • Despesas de Envio: representa as taxas do país cobradas por esta encomenda.

  • Desconto de Envio: representa o valor em dinheiro descontado nas promoções de envio associadas ao pedido. É um valor negativo.

  • Total do Pedido: soma de todos os itens acima (total = subtotal + taxas + envio - descontos).

Os cálculos são aplicados neste pedido. As promoções são calculadas com Subtotal, Envio e Taxas de Pedido (evitando uma referência circular).

2. Tenho uma promoção aplicada a determinados produtos (desconto de 10%) e desejo oferecer envio com uma promoção para pedidos acima de $500. Qual é o preço dos produtos considerados elegíveis para a promoção de envio? Com ou sem desconto?

Vai precisar de definir o preço dos produtos antes de aplicar o desconto de 10% para calcular se a promoção de envio se aplica.

Por exemplo, temos um produto de $550 que com um desconto de 10% fica $495. A promoção de envio não se aplicará porque mesmo que o preço original do produto fosse de $550 o subtotal com desconto ($495) não atinge o valor mínimo de $500. Não cumpriu as condições da promoção de envio.

3. Tenho uma taxa de envio de $0 aplicada a encomendas superiores a $50. Também tenho uma promoção aplicada ao subtotal do pedido. Irão interferir uma com a outra?

As promoções de envio são sempre aplicadas após todas as outras promoções. Ou seja, os cálculos desta promoção são baseados no subtotal com desconto.

Se deseja oferecer envio “grátis” para pedidos acima de um determinado valor, considere usar as promoções aplicadas ao valor do envio.

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