Aprender

Configure os Envios para a sua Loja Online

Como faço para enviar pedidos de uma loja online para os clientes?

Há muitos aspetos relacionados a este lado do seu negócio, tem muitas opções para configurar o envio; vamos falar sobre a estrutura de configuração de um processo de Envio e Processamento para uma loja online.

envio-e-processamento


  1. Entenda o seu modelo de negócios

    O primeiro passo é entender que tipo de negócio deseja iniciar; é dropshipping, prestação de um serviço, venda de produtos de luxo? O tipo de produtos afeta muito os seus custos e condições de envio. Considere as seguintes variáveis:

    • A distância entre o depósito ou o vendedor (local para envio dos produtos) até ao endereço de entrega.
    • Peso do pacote.
    • Dependendo do tipo de mercadoria, se for algo que pode ser facilmente danificado durante o processo de envio, haverá custos adicionais de embalagem para proteção extra.
    • As taxas de envio podem aumentar dependendo do valor do seu produto. Isso será diferente com serviços de transporte diferentes.
  2. Selecionar a empresa de envio

    A parte mais importante da criação de um bom sistema de logística para o seu negócio é selecionar as empresas certas de envio para trabalhar. Dependendo de onde estiver no mundo, pode haver diferentes opções de envio, mas as mais populares globalmente são:

    • DHL
    • UPS
    • FedEx

    Lista de opções de envio integradas com a Jumpseller

  3. Dropshipping

    Se estiver a executar uma loja dropshipping, então o seu fornecedor está a tratar do envio. É uma boa ideia validar primeiro o fornecedor solicitando uma única unidade ou até mesmo solicitando uma amostra. Avalie a qualidade da embalagem, o tempo gasto e a integridade do produto para determinar se eles atenderão aos padrões desejados. Por último, certifique-se de que eles não acabam por incluir qualquer um dos seus próprios materiais de marketing ao enviar para os seus clientes.

  4. Público-alvo

    Existem algumas etapas que pode considerar ao lidar com os custos de envio para os seus clientes:

    • Verifique os países em que está segmentado para os clientes.
    • Solicite uma lista dos códigos de região e os preços para cada um dos seus serviços de envio locais ou outros que estejam localizados na região do seu depósito/armazém.
    • Depois de ter reduzido o número de empresas de envio adequadas, os proprietários podem negociar taxas para obter descontos no envio de volume ou descontos em eventos para pequenas empresas.

Pode negociar uma taxa melhor se tiver uma ideia de quantos envios fará num mês. Algumas plataformas, como a UPS, também permitem calcular os custos de envio em tempo real, o que significa que o processo de checkout está diretamente conectado à UPS e o cliente pode obter os valores exatos deles.

  1. Confirmação e recebimento do pedido

    Quando processa pagamentos, envie ao seu cliente um recibo da transação por e-mail. Se estiver a usar uma plataforma de vendas como Amazon ou eBay/PayPal, eles farão isso por si. Para Portugal, por exemplo, a Jumpseller tem integração com o Invoicexpress, o que significa que sempre que um novo cliente compra na sua loja, pode enviar a fatura da compra.


Como configurar o envio com o Jumpseller

No painel de administração, pode aceder às opções de envio acedendo a Configurações > Envio

admin

Aqui pode definir um preço "estimado" do que o cliente terá que pagar para entregar o pacote desde a origem até o destino. Tem 3 opções de envio padrão para escolher:

  1. Valores tabelados

  2. Taxa única

  3. Envio grátis

A UPS, a Chilexpress e outros serviços de envio, que também são opções disponíveis dependendo do país da sua loja, definem as taxas estimadas automaticamente, as quais são exibidas posteriormente no seu carrinho de compras.


Processamento

Se tiver o Plano Premium de Jumpseller, terá a vantagem adicional de usar a opção Processamento. O processamento ajuda os comerciantes a enviar o pacote ao cliente. UPS, ShipIT, CTT, etc., definem as taxas automaticamente por meio de serviços da Web, para que nunca tenha que definer o preço. Só precisa de o entregar à empresa de transporte ou combinar o local de entrega.

Por exemplo: Em Portugal, com os serviços de processamento da CTT, pode gerar uma etiqueta, colá-la na embalagem e levar o pacote a uma agência da CTT para que seja entregue sem qualquer burocracia extra. No futuro, haverá também um Serviço de recolha da CTT, ou seja, quando gerar uma etiqueta e colar no pacote, pode solicitar a recolha e a CTT virá buscar o pacote.