Você está familiarizado com a sensação irritante de os clientes desistirem logo antes de efetuar o pagamento? Bem, você não está sozinho! Um pedido abandonado é um pedido incompleto, quando um visitante adiciona produtos ao carrinho de compras, mas não finaliza e efetua o pagamento. E é um fenômeno muito comum no mundo das compras online.

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Você está acumulando um grande número de pedidos abandonados? Tudo bem! Você não precisa fazer alterações drásticas (embora seja bom revisar seu site e verificar se há algum obstáculo para os visitantes concluírem pedidos). Um certo número de pedidos abandonados é sempre esperado quando você administra uma loja online. De fato, para as lojas online, estima-se que 65% dos pedidos sejam abandonados. Por outro lado, pedidos abandonados podem ser vistos como uma oportunidade, já que, afinal de contas, são pessoas que quase concluíram uma compra em sua loja, então vamos ver como recapturar sua atenção.

Visite a seção de pedidos em seu painel de administração para revisar os pedidos abandonados da sua loja on-line em Jumpseller.


Motivos para pedidos abandonados

Para minimizar os pedidos abandonados, você precisa entender o que os causa e analisar como você pode fazer correções ou melhorias para eliminar ou minimizar esses motivos.

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Veja o que você pode fazer para evitar algumas dessas dificuldades: Como projetar um bom processo de check-out.


Recuperando pedidos abandonados com Jumpseller

Depois de otimizar seus processos, o número de pedidos abandonados deve começar a diminuir. Mas os pedidos abandonados quase nunca são completamente eliminados, por isso é importante ter uma estratégia para recuperar os pedidos abandonados. Vamos descrever o processo de recuperação de pedidos abandonados com Jumpseller.

  1. Para ativar esse recurso, vá até a página de administração e clique em E-mails, abaixo de Configurações, na barra do lado esquerdo. Quando estiver lá, clique na opção “Enviar automaticamente este e-mail em todos os pedidos”. Aqui, você também pode modificar a linha de Assunto do e-mail e adicionar endereços de e-mail a notificar.

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  2. Na imagem a seguir, você pode ver onde alterar as configurações dos pedidos, basta acessar a página de administração da sua loja, clicar em Configurações e clicar em Checkout. Lá você pode ver como destacado, a configuração para alterar o tempo de expiração do pedido pendente.

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  3. No entanto, você deve saber que somente o sistema tem o poder de alterar o status de um pedido para "Pedido abandonado" e isso não pode ser feito manualmente.

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  4. A única maneira de voltar ao carrinho com produtos adicionados anteriormente (se o estoque ainda estiver disponível) é através do email. O e-mail é enviado ao cliente quando o status do pedido se torna “Abandonado”. Uma amostra do email enviado pelo sistema pode ser vista na imagem a seguir

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Se você tiver dúvidas sobre todo esse processo, você pode nos contatar a qualquer momento e teremos o maior prazer em ajudá-lo.