Support

Como configurar o CTT na sua loja online

Automatize o envio das suas encomendas com os CTT

Reconhecido como um serviço rápido para a recolha, tratamento, transporte e distribuição de mercadorias, o CTT Expresso funciona excepcionalmente bem no território nacional e internacional. E o melhor é que já pode integrar a sua loja com os CTT! Além disso, os clientes do Jumpseller têm um desconto de aproximadamente 10% em relação aos serviços CTT.

Com a nossa integração pode:

  • Gerar etiquetas de envio;
  • Gerar guias de transporte;
  • Marcar recolhas;
  • Seguir a encomenda em tempo real.

Comece agora a usar os serviços dos CTT com sua loja Jumpseller!

ctt


Conteúdos

  1. Requisitos
  2. Como configurar
  3. Como criar uma etiqueta
  4. O que é um manifesto
  5. Como criar um manifesto
  6. Como marcar uma recolha
  7. Preços com a conta CTT-Jumpseller
  8. Perguntas Frequentes

Requisitos

Os serviços CTT podem ser usados por clientes do Jumpseller apenas se atenderem aos seguintes critérios:

  • Nas Configurações gerais da sua loja, o País definido ser Portugal.

  • As configurações de envio incluirem Portugal.

  • O endereço de envio da encomenda ser para Portugal.


Como configurar

  1. Para começar, vá a Definições > Expedição no menu do Painel de Admin.

  2. Adicione o CTT.

  3. Preencha a morada e contacto da sua loja, e selecione os serviços dos CTT que deseja usar.

    Configuração CTT no Jumpseller

  4. Está pronto para começar a fazer os seus envios com os CTT.


Como criar uma etiqueta

Antes de criar uma etiqueta garanta que tem crédito na sua conta. Cada etiqueta tem associada uma taxa que é variável dependendo do seu plano. Pode encontrar aqui mais informação sobre a expedição de encomendas.

  • Clicar em "Expedir encomenda"

    label

  • Escolher “CTT” como serviço de envio

  • Preencher as informações necessárias e confirmar

    information

  • Detalhes de Envio

    fulfillment

  • Etiqueta de exemplo

    example


O que é um manifesto

Um manifesto é uma lista de carga (descrição de mercadorias) entregue ou enviada de sua loja ou armazém, que inclui a sua quantidade, origem e destino. Pode também incluir custos declarados (preços) para fins aduaneiros e os seguintes itens:

  • Número de Documentos de Transporte

  • Consignatários

  • Marcas e Referências

  • Número e Tipo de Pacotes

  • Descrições e Quantidades de Mercadorias


Como criar um manifesto

  1. Aceda a Manifestos, que se encontra na barra lateral, no sub-menu das "Encomendas".

  2. Carregue no botão “Criar Manifesto” e escolha a opção CTT.

    create manifest

  3. Selecione as encomendas para as quais quer criar manifestos e clique em "Criar".

    Select orders

  4. Será redirecionado para a lista da manifestos onde poderá ver o manifesto que foi gerado. Exemplo de manifesto:

    example manifest


Como marcar uma recolha

  1. Aceda a Manifestos.

  2. Clique no botão "Criar Manifesto" e escolha a opção CTT.

  3. Carregue no botão "Marcar Recolha" no canto superior direito.

  4. Escolha o serviço, data e hora e confirme a morada. Clique em "Confirmar".

    ctt pickup

  5. Será apresentado um código que identifica a sua recolha.

As janelas horárias disponíveis para recolha são:

  • 08h00 - 10h00

  • 10h00 - 13h00

  • 13h00 - 16h00

  • 16h00 - 19h00

  • 19h00 - 22h00

Apenas pode agendar uma recolha por dia. Se pretender agendar uma recolha para o próprio dia precisa de fazê-lo até às 13h00. As recolhas depois dessa hora só poderão ser agendadas para o dia útil seguinte.

No entanto, a recolha não é obrigatória, também pode entregar as suas encomendas em qualquer ponto CTT.


Preços com a conta CTT-Jumpseller

Os clientes do Jumpseller podem usar a nossa conta com os CTT para expedir as suas encomendas, podendo usufruir de um desconto de aproximadamente 10% nos serviços CTT. Apresenta-se nas seguintas tabelas de valores (sem IVA) - por intervalo de peso - para cada serviço.

Nota: Os valores das taxas são de referência e estão sujeitos a mudanças pelos CTT.

Serviço 'Para Amanhã'

Portugal

Peso Continente Açores / Madeira
Até 2 Kg 3,80 € 10,68 €
Até 5 Kg 4,08 € 17,31 €
Até 10 Kg 4,40 € 26,99 €
Até 15 Kg 4,79 € 35,51 €
Até 20 Kg 4,93 € 44,28 €
Até 25 Kg 5,47 €
Até 30 Kg 5,97 €
Kg Adicional 0,14 €

No serviço "Para Amanhã" o limite de peso real dos envios com origem: - Açores é 5Kg;
- Madeira é 20Kg;
Envios dentro da mesma ilha o limite de peso é 30Kg.
Envios com origem Madeira e destino Açores o limite de peso é 5Kg.

Serviço 'Em 2 dias'

Portugal

Peso Continente Açores / Madeira
Até 2 Kg 3,15 € 10,30 €
Até 5 Kg 3,54 € 15,03 €
Até 10 Kg 3,89 € 26,79 €
Até 15 Kg 4,27 € 30,72 €
Até 20 Kg 4,37 € 42,12 €
Até 25 Kg 4,74 € 50,93 €
Até 30 Kg 5,42 € 60,05 €
Kg Adicional 0,14 €

As entregas Em 2 Dias nas ilhas portuguesas (Madeira e Açores) e nas Ilhas espanholas (Baleares e Canárias) têm algumas restrições: - Os envios B2C e B2B Em 2 Dias para as ilhas são encaminhados via marítima, sofrendo um acréscimo do prazo de entrega.
- Os prazos de entrega variam conforme a origem e o destino, sendo superior a 2 dias úteis.
- Irregularidades nas ligações de, para e entre Ilhas, alheias aos CTT, podem comprometer o cumprimento dos prazos de entrega.

Serviços especiais

Serviço Preço
Notificações SMS Grátis
Envio à cobrança 1,45 €
Contacto telefónico 0,21 €
Encomenda frágil 1,66 €

Para mais informações, contacte o suporte dos CTT.


Perguntas Frequentes

Em caso do cliente não estar na morada para a entrega da encomenda, o que acontece?

Caso o destinatário não se encontre na morada fica um aviso para que possa levantar o volume na Loja Ctt da área de residência durante 5 dias úteis.

As recolhas só podem ser feitas pelos CTT na nossa morada? Ou em alternativa, posso entregar numa loja CTT?

Pode agendar a recolha numa morada à sua escolha ou pode entregar a sua encomenda em qualquer ponto CTT.

O que acontece se não estiver na morada para a recolha da encomenda?

Os CTT fazem repetidas tentativas de recolha. Cada tentativa tem um custo associado.

Pode haver a opção do cliente levantar a encomenda numa loja CTT em vez de receber na morada?

Sim, no entanto ainda não está disponivel. Por favor contacte o nosso suporte para mais informação.

Quero usar o envio à cobrança mas não tenho a opção. Porquê?

Para usar o envio à cobrança é necessário uma conta de Expeditor. Para isso basta contactar o nosso suporte com a resposta às seguintes perguntas:

  • Qual é o seu nome?
  • Qual é o nome da sua empresa?
  • Qual é a morada da sua empresa e código postal?
  • Qual é o seu numero de telefone?
  • Qual é o seu email?
  • Qual é o seu NIF?
  • Qual é o URL da sua loja Jumpseller?

A criação de uma conta de Expeditor demora 7 dias uteis. Em caso de falta de resposta por favor contacte a antonio.p.pereira@cttexpresso.pt, referindo o seu NIF.

Como funciona o envio à cobrança?

Os destinatários podem liquidar as cobranças através de cheque ou dinheiro. Posteriormente os CTT entregam na sua morada esses valores através de cheque ou vale postal.

Como é feito o pagamento?

Ao usar a nossa integração é necessário carregar a sua loja com crédito para realizar envios. Sempre que realizar um envio é descontado um valor estimado do valor de expedição.

O crédito que é carregado tem iva incluído?

Sim, tem 23% de IVA.

Como é processada a faturação dos envios?

Da mesma forma que é faturada a subscrição. Com uma fatura automática, depois de reconciliado os valores vindos directamente dos CTT.

Cancelei um envio, mas o crédito não foi restaurado para minha conta As estimativas criadas não podem ser excluídas manualmente, nem mesmo se o manifesto for excluído. A estimativa, se não for conciliada com uma fatura do CTT, será excluída em 60 dias e o saldo da transação criada será restaurado.


Para mais informação consulte a nossa página sobre expedição de encomendas.

Se tiver alguma questão sobre o serviço da CTT, por favor contacte:

Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer altura.