Support

Configure o seu próprio nome de Domínio e mantenha os seus emails.

Cenários diferentes e o Que fazer em cada caso.

Apontar o seu domínio para diferentes serviços, como hospedagem na web, emails, ftp, ferramentas de marketing, etc. de diferentes fornecedores, pode se tornar uma tarefa difícil. As configurações de domínio e todo o sistema DNS podem ser muito difíceis de entender, mesmo para desenvolvedores de software.

Neste guia vamos ajudá-lo a fazer alterações no DNS para apontar corretamente o seu domínio para qualquer site, sem perder os seus emails hospedados em um local diferente, apesar de ser destinado às lojas Jumpseller, estas regras na maioria dos casos podem funcionar em qualquer lugar.


Conteúdo deste guia


O Problema

Alguns serviços de hospedagem oferecem Emails e Sites no mesmo servidor, isso pode se tornar um problema de segurança: Um problema no seu site pode desencadear um problema com os seus emails cortando assim as suas principais conexões com os seus clientes.

É por este motivo que recomendamos produtos profissionais que hospedam os seus emails em servidores dedicados, como Google G-suite e Zoho.

Se já possui os emails em um servidor que também costumava hospedar seu site anterior e se deseja mantê-lo enquanto aponta o seu domínio para um novo site, como a sua nova Loja da Jumpseller, é isso que necessita fazer.


Etapas Anteriores: Reunir Informação

A primeira coisa a fazer é esclarecer quais são os DNS necessários para apontar o seu domínio para o seu novo site, no caso da Jumpseller eles são sempre os mesmos, se o seu domínio for example.com e o endereço da sua Loja Jumpseller é my-store.jumpseller.com, a configuração mais comum é usar www.example.com e example.com no seu site:

Nome Type Endereço
example.com A 79.125.14.235
www.example.com CNAME my-store.jumpseller.com

Certifique-se que adicionou o domínio à sua loja da Jumpseller seguindo estes simples passos.

Em seguida, use uma ferramenta de pesquisa de DNS para ver quais são os seus atuais registros DNS; estas são ótimas ferramentas:

Nós estamos interessados em dois registros DNS: Registros MX e A registros do domínio. Por exemplo, vamos usar icann.com como referência: A Record - icann.com MX Record - icann.com

Os resultados estão na tabela seguinte:

Nome Type Endereço
icann.com A 192.0.43.221
icann.com MX 0:pechora.icann.org

Repare que o Endereço no registro MX tem um subdomínio pechora.icann.org precedido com um 0: (pode ser qualquer número), também pode ter um domínio. A partir daqui, podemos dividir as tarefas em dois cenários:

Cenário 1: O registro MX é diferente do texto do seu domínio.

Como no exemplo acima: o texto icann.com é diferente de pechora.icann.org. Este é o Cenário mais fácil, apenas altere o seu DNS para corresponder aos valores da Jumpseller, deverá ficar com algo como isto:

Nome Type Endereço
icann.com A 79.125.14.235
www.icann.com CNAME my-store.jumpseller.com
icann.com MX 0:pechora.icann.org

Cenário 2: O registro MX é o mesmo do texto do seu domínio.

No nosso exemplo com icann.com nós tivemos a situação ideal, mas geralmente encontrará isto:

Nome Type Endereço
example.com A 192.0.43.221
example.com MX 0:example.com

Neste cenário, alterar o registro A para o valor do seu novo site interromperá os seus emails, devido ao problema descrito acima. Para evitar isso, você criará um registro A secundário para redirecionar os seus emails para o servidor atual, escolha qualquer palavra que não esteja presente no seu DNS, por exemplo: secundário, redirecionado, antigo, etc. e crie este registro A:

Nome Type Endereço
secondary.example.com A 192.0.43.221

Nós estamos a assumir que o IP do servidor do seu email é: 192.0.43.221

Após esta alteração, adicione o restante dos registros para corresponder aos valores da Jumpseller, e deverá ficar assim:

Nome Type Endereço
example.com A 79.125.14.235
www.example.com CNAME my-store.jumpseller.com
example.com MX 0:secondary.example.com

Propagação e Cache DNS

Por fim, espere que estes DNS propaguem pela internet, isto pode demorar entre 1 a 24 horas. Os DNS antigos vão ser guardados no cache em diferentes níveis, se depois deste período, o seu domínio não refletir as suas alterações, tente libertar o seu cache:

  • No Windows - Abra o comando prompt ou clique em Executar(Run) quando abrir o menu de iniciar(start). Em seguida, insira o seguinte comando: ipconfig /flushdns. Se o comando for bem-sucedido, irá receber a seguinte mensagem “Successfully flushed the DNS Resolver Cache.”.

  • No MacOS (Catalina) - Abra o Terminal (Aplicações › Utilidades › Terminal ou clique em Ir > Utilidades > Terminal) Digite sudo killall -HUP mDNSResponder e pressione Enter para correr o comando.