Quando os donos das empresas ou os profissionais de marketing perguntam sobre as redes sociais e o SEO, eles geralmente querem saber: Se os meus perfis e posts nas redes sociais influenciam a classificação do mecanismo de pesquisa do meu site?
A resposta curta: é complicado. A resposta longa: não com o Google, sim com o Bing, e sim se você tiver conta com as redes sociais que podem indiretamente ajudar a sua página de internet.
Continue a ler para saber mais sobre a relçãi entre as redes sociais e o SEO.
O Google e o Bing consideram as redes sociais quando classificam os sites?
O Google NÃO considera os sinais sociais quando classifica sites, enquanto o Bing SIM. Os sinais sociais são métricas como o número de seguidores de um perfil, gostos, comentários, partilhas e retweets.
Bing
O Bing inclui essas métricas como fatores quando classifica o seu site, porque no aumento da natureza social da Internet, os sinais sociais podem indicar a autoridade do seu site.
As Diretrizes de Webmaster do Bing dizem:
“Que nos dias de hoje, as Redes Sociais têm um papel no esforço de bem classificar um site nos resultados de pesquisa. A parte mais óbvia que desempenha é através da influência. Se você for um influencer social, os seus seguidores têm a tendência a partilhar vastamente a sua informação, que por sua vez resulta no Bing vendo esses sinais positivos. Estes sinais positivos podem ter um impacto em como o seu site é classificado organicamente a longo prazo.”
Se puder criar uma rede sólida de seguidores, o seu site terá uma chance maior de se classificar bem no Bing.
E com mais de um terço das pesquisas nos EUA em 2018, o Bing deve fazer parte da sua estratégia de SEO.
No outro lado da moeda, o Google ainda não afeta diretamente a performance das redes sociais ao coletar as informações sobre as páginas da Internet. Isso ocorre por dois motivos:
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Os Sinais sociais podem facilmente ser dados defeituosos. Pense nos escândalos de hackers e nas histórias de contas falsas que apareceram nas notícias apenas no ano passado!
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O Google não tem acesso a todos os dados das plataformas de redes sociais. As restrições de privacidade são uma limitação para os rastreadores do Google.
Em vez disso, o Google examina o conteúdo e os links de entrada da sua página de Internet para determinar a classificação do seu site.
O algoritmo do Google foi projetado para trazer a página mais relevante e autorizada para o topo dos resultados de cada pesquisa.
A relevância vem da proximidade com a qual o conteúdo da página aborda a consulta do pesquisador, enquanto a autoridade vem do número e da qualidade dos links de volta ao seu site.
“Mas espere!” você diz. “Eu tenho muitos links da minha página do Facebook para o meu site. Esses links ajudam na autoridade do meu site?”
Infelizmente, não. A maioria dos links provenientes de redes sociais para um site externo, automaticamente levam a tag “rel=nofollow”, isto significa que os rastreadores dos mecanismos de pesquisa são orientados a não seguir o link e a não transferir a Classificação da Página do site da rede social para o site externo.
Para resumir, o Google não usa os sinais sociais e os links de entrada baseados nas redes sociais ao classificar o seu site.
No entanto, como os algoritmos de pesquisa do Google estão em constante evolução, o Google pode incorporar sinais sociais no futuro.
Entretanto, ainda existem muitas maneiras pelas quais as redes sociais podem apoiar indiretamente o seu site. Descubra mais abaixo!
Como as redes sociais podem dar suporte ao seu site
As páginas das redes sociais continuam a ser essenciais para uma estratégia de marketing de sucesso porque elas são outro espaço digital para o seu público alvo encontrá-lo e interagir consigo.
Além disso, o seu perfil das redes sociais pode ajudar o site do seu negócio através de:
- Mantendo as suas próprias posições no ranking do Google
- Aumentando o conhecimento da marca
- Encaminhando mais tráfego para o seu site
É crucial ter em mente que, embora o Google não conecte sinais sociais ao seu site, a empresa ainda rastreia sites sociais à procura de dados.
A última palavra oficial do Google sobre redes sociais e SEO veio de Matt Cutts neste vídeo de 2014. Ele fez questão de enfatizar:
“As páginas do Facebook e do Twitter são tratadas como qualquer outra página da nossa indexação web, então se algo ocorre no Twitter ou no Facebook e se formos capazes de rastrear, poderemos retornar isso nos nossos resultados de pesquisa”.
Isto significa que os seus perfis nas redes sociais podem classificar a eles mesmos nos mecanismos de pesquisa, especialmente se essas páginas tiverem um tráfego alto.
Ao manter as suas próprias posições no Google, os seus perfis de redes sociais podem aparecer ao lado do seu site na página de resultados de pesquisa do Google, ocupando assim, um espaço ainda mais valioso.
Então, quando os visitantes chegarem ao seu perfil de redes sociais, você terá outra oportunidade de comunicar a sua marca e convidá-los a visitar o seu site.
Aumentar o reconhecimento da marca é especialmente essencial para as pequenas e médias empresas avançarem em seus setores.
As plataformas de redes sociais oferecem uma maneira de divulgar a sua empresa e criar um público fiel, pessoas com maior probabilidade de comprar a si ou recomendá-lo a outras pessoas.
Por fim, as redes sociais ajudam o seu site a direcionar mais tráfego.
Se partilhar conteúdo de alta qualidade, atualizar e otimizar os seus meios de comunicação nas redes sociais de acordo com a imagem da sua marca, as pessoas naturalmente seguirão os links para o seu site.
Pode até obter links de entrada quando as pessoas navegam no seu site ou lêem os artigos do seu blog e depois inserem links dos sites deles no seu.
Certifique-se de incluir e prioritizar as redes sociais na sua estratégia de marketing para oferecer suporte ao site e à empresa como um todo.
Como usar as estratégias do SEO para aumentar a sua performance nas redes sociais
Os sinais de redes sociais podem não ter influência no SEO do seu site relacionado ao Google, mas pode usar táticas de SEO para impulsionar os seus perfis das redes sociais a um sucesso ainda maior.
Como? Ao aplicar a mesma estratégia de palavras-chave que usa para o seu site nos seus perfis das redes sociais.
Ao usar as palavras-chave alvo em seus perfis e posts das redes sociais, poderá não apenas ser classificado no Google e Bing, mas também nos próprios sites das redes sociais.
Os sites das redes sociais também são mecanismos de pesquisa! De facto, o Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo.
As pessoas pesquisam o tempo todo em sites de redes sociais e se o seu perfil for otimizado para os termos relevantes para o seu negócio, ele tornar-se-á muito mais visível.
Além de incorporar palavras-chave, torna mais fácil para que as pessoas encontrem a sua empresa usando hashtags no Twitter e categorizando os seus pins no Pinterest.
Veja este artigo a explicar o melhor uso de hashtags para marketing.
Por fim, mencione ou identifique os influencers e analise o marketing dos influencers para ver se isso pode ajudar sua empresa.
SEO é sobretudo otimizar e, quando você aplicar as mesmas técnicas aos seus perfis das redes sociais, verá definitivamente a diferença na performance.
Confira mais algumas ideias de otimização das redes sociais na imagem abaixo:
Conclusão
Apesar do facto do algoritmo do Google ignorar os indicadores sociais, e as redes sociais não serem diretamente consideradas um fator de classificação, as redes sociais têm os seus usos a longo prazo!
Não ignore o cenário das redes sociais para apenas se concentrar no SEO e nas suas pesquisas orgânicas. Neste ambiente competitivo de negócios, não deixe pedra sobre pedra para alcançar o seu público-alvo, incluindo as redes sociais.
Lembre-se dos efeitos positivos detalhados acima: aumento de tráfego e de links de entrada, maior reconhecimento da marca e da capacidade de criar relacionamentos com potenciais clientes.
Estas são as estratégias que, eventualmente, o farão destacar-se dos seus rivais e o ajudarão a melhorar a classificação dos seus mecanismos de pesquisa e dos seus negócios ao longo do tempo.