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Estratégia de Marketing de Cauda Longa para Pequenas Empresas

Ao olhar para diferentes estratégias de marketing para empresas, existem dois tipos diferentes de estratégias a considerar: a abordagem blockbuster e a estratégia de cauda longa.

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A estratégia de marketing blockbuster

Na abordagem blockbuster é essencial colocar todas as suas apostas num número reduzido de produtos.

A teoria é que, ao investir grandes quantias em alguns produtos cuidadosamente selecionados que têm maior probabilidade de atrair um público maior, um número maior de vendas será feito nesses produtos específicos e haverá um retorno do investimento muito maior.

Por depender da popularidade de alguns produtos vencedores, esta abordagem é arriscada — mas, como diz o ditado, é alto o risco e alta a recompensa.

O sucesso desta abordagem geralmente é impulsionado pelo comportamento do consumidor: as pessoas querem ter o que as outras pessoas têm. A maioria dos consumidores é atraída por produtos e ideias populares, especialmente quando são promovidos por celebridades e outras pessoas influentes.

O cliente quer estar na moda e sentir-se relevante e envolvido na conversa atual da sociedade.


A estratégia de marketing de cauda longa

A abordagem de cauda longa, por outro lado, distribui o investimento uniformemente por uma gama mais ampla de produtos de nicho. Foca na ideia de que o consumidor moderno, com mais opções online na ponta dos dedos, estará mais interessado em encontrar algo que corresponda ao seu gosto específico.

Como os estudos sobre o comportamento de compra do consumidor mostraram, o sucesso dessa abordagem deve-se ao fato de os consumidores comprarem produtos de nicho com mais frequência do que os clientes que estão interessados apenas nos itens grandes e populares.

Esses clientes também querem participar de uma conversa, mas é uma conversa diferente, caracterizada pelos consumidores que desejam possuir algo único e que talvez se destaque dos ideais convencionais e populares.


A melhor estratégia de marketing para pequenas empresas

Embora a abordagem blockbuster seja conhecida por ter um alto e rápido retorno sobre o investimento, a probabilidade de sucesso é maior para empresas maiores e bem estabelecidas. Elas já têm capital suficiente para fazer grandes investimentos em alguns produtos vencedores, bem como um grande alcance e reconhecimento online.

Para pequenas empresas, é útil fazer alguns testes iniciais de produto para ver o desempenho de diferentes produtos e, só então, se observar um interesse e uma procura substanciais, implemente a abordagem blockbuster e invista mais para promover os grandes conversores.

Ao gerar novos leads, impulsionar os produtos mais populares atrairá novos clientes e resultará numa taxa de conversão mais alta.

A oferta de cauda longa, por outro lado, ajudará a diversificar o seu público e também pode ser boa para uma taxa de conversão consistente. Os seus clientes provavelmente terão escolhido comprar da sua empresa devido à variedade de produtos de nicho que oferece, e isso resultará numa margem de lucro maior.

Já sabemos a importância das palavras-chave de cauda longa para melhorar o SEO e, consequentemente, a sua descoberta, e esse conceito também aplica-se a ofertas de produtos de cauda longa. Obterá mais tráfego no site ao oferecer os produtos personalizados que os seus clientes procuram.


Conclusão

Para decidir a estratégia certa para o seu negócio, precisa ter em consideração o seu público-alvo, os objetivos da sua empresa e os valores do seu negócio. O uso de elementos e aprendizagens de ambas as estratégias podem ser benéficos.

A cauda está a ficar mais longa e mais fina à medida que mais marcas estão a surgir online diariamente, competindo pela atenção dos consumidores e oferecendo uma gama mais ampla de produtos exclusivos. Realizar pesquisas de mercado regulares, ajuda a manter-se atualizado com o que o seu público-alvo está à procura.

Após pesquisar para ver o desempenho dos seus diferentes produtos, investir na promoção de produtos de grande sucesso e, em simultâneo, ser estratégico com SEO orgânico para a sua cauda longa, em produtos menos populares que darão a oportunidade de alcançar o seu público-alvo, aumentando a conversão e fazendo o seu negócio crescer.

Author

Emily Da Silva

Marketing Digital
Emily D'Silva é uma contadora de histórias digital e criadora de conteúdo. Além de criar conteúdo para empresas, ela também contribui para publicações internacionais online sobre tópicos focados em negócios e marketing, inovação tecnológica, design e cultura e soluções sustentáveis.