Aprender

CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA CONTEÚDO DE COMÉRCIO ELETRÓNICO

Um Plano a 5 Dias

O modelo "cara-a-cara" para publicitar produtos está agora obsoleto - 88% dos comerciantes concordam que a criação de conteúdo está ligada a uma maior credibilidade por parte do consumidor. Agora, mais do que nunca, os negócios têm de considerar o marketing de conteúdo como parte da sua estratégia de crescimento para assegurar um crescimento sustentado e orgânico.

Este artigo ajudá-lo-á a criar um plano eficaz de conteúdo de marketing para comércio eletrónico - em apenas 5 dias!

jumpseller featured


Dia 1 - Pesquise o Seu Grupo Alvo

Todas as grandes estruturas começam com uma base sólida e a sua estratégia de marketing de conteúdo não deve ser diferente.

Ao examinar blogs de marketing, encontrará frases como "entenda o seu cliente" e "conheça a sua audiência". A abundância de tais frases serve para realçar a importância de conhecer verdadeiramente a sua base de consumidores. Sem uma "personagem de cliente", ou "buyer persona", abrangente, a sua marca não conseguirá criar conteúdos que digam algo à seu grupo alvo específico.

targeting

A tecnologia em constante evolução facilitou a aquisição de perceções modernas em relação ao comportamento dos clientes, permitindo às marcas compreender o que é importante para a sua audiência e que problemas, em relação à empresa ou aos seus produtos, podem tentar retificar através do seu conteúdo. 70% dos publicistas B2C já usam a redes sociais para ouvir o seu grupo alvo - a sua marca não pode ficar de fora.

Análises de dados, comparações de palavras-chave e até feedback das equipas de vendas podem ser usados para entender o seu grupo alvo.


Dia 2 - Pesquisa de Concorrentes

O Séc. XXI está marcado por mercados de consumo saturados. Até os nichos de mercado, que não têm um trâfego considerável, estão repletos de concorrência. Apesar de significar que existem mais vendedores para o mesmo produto/serviço, também leva a mais erros com os quais pode aprender.

Vá às fontes de conteúdo populares no seu nicho, usando ferramentas como BuzzSumo. Analise o que interessa aos seus consumidores. Qual é o critério para gostarem de conteúdo? Como é que diferentes peças de conteúdo (visual vs. escrito, por exemplo) se comparam em termos de sucesso no mercado aberto?

A pesquisa de concorrentes ajuda as organizações a ficarem cara a cara com problemas comuns, que foram aparecendo ao longo de toda a história da indústria, e ver como os produtores estão a superar obstáculos para produzir conteúdo motivante e popular.

Conteúdo que dá resposta a todos os consumidores é um mito. Mergulhe na secção de comentários de peças de conteúdo populares da sua indústria e observe os problemas citados pelos consumidores. Até sites de análises, como o Amazon e o Yelp, podem ser uma ajuda valiosa para avaliar os problemas que o seu cliente enfrenta e como o seu conteúdo pode ser alterado para fornecer soluções.


Dia 3 - Pesquisa de Palavras-Chave

Para ter sucesso na internet, tem de estar atento à sua classificação nos motores de buscar (ou seja, no Google). A menos que viva debaixo de uma pedra, já deve saber que os motores de busca tomaram conta da arena do comércio eletrónico. Mais de 65% dos publicistas, tanto de B2C como de B2B. já usaram métodos pagos para gerar tráfego quando a pesquisa orgânica falha.

Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave valiosas disponíveis, tais como a SEMRush, a Ahrefs e até mesmo a Keyword Planner, da própria Google. O seu objetivo deve ser utilizar a sua buyer persona e encontrar frases de palavras-chave [e fazer a Indexação de Semântica Latente (LSI - Latent Semantic Indexing) das palavras-chave] que os seus clientes estão a usar nas suas pesquisas e preencher as peças de conteúdo que esteja disposto a escrever num determinado período de tempo, por exemplo, mensalmente ou de seis em seis meses.

Dê prioridade a palavras-chave que tenham altos volumes de pesquisa, para além de um índice de dificuldade baixo, pois estas são as frases que, normalmente, estão entre as primeiras que os consumidores pesquisam.


Dia 4 - Crie o Seu Calendário Editorial Abrangente

Um dos principais passos para definir a base de uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz: concentre-se nos seus objetivos, alinhe-os com o seu grupo alvo e formule um calendário editorial.

Os calendários editoriais não só servem para o recordar das suas prioridades, como também incentivam os produtores de conteúdos a atingir os objetivos. É a combinação de todo o trabalho de base prévio efetuado pela pesquisa do grupo algo, pela pesquisa dos concorrentes e pela pesquisa das palavras-chave.

Combine as palavras-chave que pesquisou, para além das frases chave relacionadas usadas pelos consumidores (as LSI mencionadas anteriormente) para as atribuir a tarefas de criação de conteúdo ao longo do seu calendário. Temos aqui uma lista de palavras-chave para o ajudar com ideias para o conteúdo.

Escolha algumas que se destaquem mais (por volume de pesquisa ou pela sua relevância para as suas personas) e pesquise-as no Google. Use o preenchimento automático na barra de pesquisa como inspiração, mas também a secção "Os utilizadores também pesquisaram por..." nos resultados de pesquisa.

Escreva algumas das questões e crie títulos criativos para os artigos que servirão para lhes dar resposta.

google search

Este calendário é o seu guia definitivo para a criação de conteúdo ao longo do ano e ajuda a organizar e simplificar todo o processo.


Dia 5 - Promoção de Conteúdo

A qualidade e o mérito do conteúdo produzido são julgados pelo envolvimento. Pode escrever o livro mais detalhado sobre conversão de clientes, mas se não gerar envolvimento, não será suficiente.

Ao contrário da opinião popular, tem de passar mais tempo a promover o seu conteúdo do que a escrevê-lo - há quem diga que tem de passar mais de 80% do seu tempo a promover conteúdo!

66% de publicistas B2B e 68% de publicistas B2C utilizaram métodos pagos de distribuição de conteúdos para expandirem os seus horizontes. Isto sublinha a importância de reunir os sinais importantes fora do seu site, que se traduzem na autoridade no seu nicho e em visibilidade de marca por parte da Google.

Sem um plano de promoção adequado, todo o trabalho anterior será em vão.

O aumento da exposição por rede de contactos fez com que vários canais promocionais estejam ao alcance das organizações. A chave é perceber o meio que oferece o maior ROI (Retorno Sobre Investimento). Pode usar a sua pesquisa de concorrentes para ver os meios que os seus concorrentes usam e evitar gastar grande parte do seu orçamento em algo que simplesmente não resulta para o seu nicho.

stats

Se decidíssemos resumir cada canal em categorias, o resultado seriam três categorias abrangentes para promover conteúdo:

  • Proprietário

Isto inclui a sua lista de emails, os seguidores nas redes sociais e os participantes na sua newsletter. Ferramentas como Hootsuite, Hubspot e Buffer fornecem excelentes campanhas de marketing para garantir que o seu conteúdo chega aos seus consumidores, enquanto se mantém atento às estatísticas de envolvimento. Crie um plano de partilha de redes sociais e use-o para cada nova peça de conteúdo que publicar.

  • Adquirido

Promoção adquirida é quando o seu conteúdo é realçado noutro espaço qualquer na internet, devido à sua qualidade superior. Partilhas através de formadores de opinião do nicho, sites de notícias, ou convites para escrever como convidado em outros blogs atribuem imensa importância ao seu artigo e ao seu site no geral. É boa ideia criar alguns tópicos de convidados relacionados com cada nova peça de conteúdo que criar e trabalhar assim na sua construção de ligações.

  • Pagos

Meios pagos incluem PPC, marketing de redes sociais ou anúncios patrocinados, e também remarketing, que é facilitado com a ajuda de ferramentas como AdExpresso e Google Ads Editor. Os Facebook Ads são muito populares e muito usados hoje em dia, mais do que outras redes sociais. Ao trabalhar com meios pagos, use o seu grupo alvo e a pesquisa de palavras-chave para garantir que se está a direcionar para as pessoas certas e não está a desperdiçar o seu dinheiro.

Todos os sites se certificam de que lê a frase "o conteúdo é o rei" - mas do que ninguém fala é da importância de implementar uma estratégia completa e detalhada. Estes passos irão garantir que segue uma estratégia de conteúdo abrangente e personalizada às necessidades do seu negócio de comércio eletrónico.