Como tirar boas fotos aos produtos

Saiba como fotografar produtos e atrair clientes ao seu site de e-commerce com a ajuda de ferramentas online como geradores de imagem de IA

Como tirar boas fotos aos produtos

No panorama digital atual, a maioria dos clientes apenas vê fotos de produtos durante a pesquisa da compra perfeita. Quer seja a pesquisar em profundidade num mercado online fervilhante ou sites de e-commerce, a atração inicial quase sempre tem origem em fotos de produtos cativantes.

Neste artigo, abordamos as melhores práticas para tirar fotos de produtos e uma lista curada de ferramentas para a edição de fotos. Também iremos discutir que formatos e tamanhos de ficheiros proporcionam uma integração perfeita no site. Por último, iremos terminar com uma lista de ferramentas de IA que ajudam a gerar fotos cativantes e a atrair clientes para o seu site de e-commerce.

Tirar fotos e criar o cenário

A maioria dos smartphones têm uma câmara que pode produzir fotos de elevada qualidade no modo automático. São fáceis de utilizar e até incluem várias definições como lentes de ângulo amplo, modo noturno, estabilizar de imagem, entre outros. Eis uma dica útil: Mesmo ao utilizar um smartphone, é melhor utilizar um tripé para evitar fotos desfocadas ou tortas.

Os tripés também são úteis para manter a consistência ao tirar a mesma foto com diferentes disposições, iluminação, lentes ou fundos.

Outro elemento importante a considerar é o fundo. Um fundo simples e neutro dá destaque ao produto. Para vários mercados online, como a Amazon e o eBay, a opção é um fundo branco simples.

Se planeia mostrar um fundo mais criativo para imagens nas redes sociais, existem várias ferramentas de IA que ajudarão a criar sessões fotográficas virtuais ou a proporcionar fundos coloridos a fotos de produtos. Vamos aprofundar isto.

How take picture

Ajustar a luz para fotos de produtos

Tirar fotos de produtos dentro do seu orçamento é tão fácil como utilizar o que está disponível, como um smartphone e luz natural. Encontre um lugar perto de uma janela ou de uma porta onde entre luz solar; é como ter um estúdio de fotografia gratuito.

Se a luz solar parecer demasiado brilhante e direta no produto, eis um truque inteligente: pendure folhas brancas de papel ou papel de cera na janela. Irá difundir a luz e será refletida uniformemente no produto.

Os melhores momentos para fotografias são durante o nascer e o por do sol. Isto deve-se ao facto de o sol não ser tão forte nessas alturas, o que significa que não haverá sombras desagradáveis a estragar a foto.

Se estiver no interior, lembre-se de desligar os candeeiros e luzes interiores. Podem criar sombras e dar uma cor diferente da luz natural no seu produto.

Tripod ecommerce

Tripé e lentes adicionados à fotografia de smartphone com luz natural. (pexels.com)

E se a localização não for tão soalheira ou preferir utilizar luzes artificiais? Bem, as softboxes são um excelente investimento para fotografia de produtos. Coloque uma softbox em cada lado do produto para o iluminar totalmente.

Enquadrar o produto para fotos

Agora que criámos o cenário e ajustámos as luzes sobre o produto, vamos aproveitar a disposição e tirar várias fotos do mesmo produto. Vamos pensar como um comprador: iríamos querer ver todos os ângulos possíveis de um produto antes de comprar, certo?

Prepare-se para tirar fotos de perto do lado, de cima, de baixo do produto e, se possível, uma foto a 360°. Mostrar o produto de todos os ângulos para ajudar o seu site de e-commerce a destacar-se dos outros.

Ao enquadrar o produto, evite aproximar-se para ver os detalhes. O zoom digital irá diminuir a qualidade da imagem. Em vez disso, utilize lentes de zoom ou tire uma foto completa que incluam a parte que realmente quer exibir. Mais tarde, durante a edição, corte a imagem para enquadrar a funcionalidade específica.

Editar as fotos para um site de e-commerce

A edição de fotos de produtos irá garantir a consistência. Comece por se certificar de que produto está corretamente enquadrado no centro da foto; assim chamará toda a atenção. Se estiver a lidar com sites, uma imagem quadrada é o ideal. A sua fotografia não ficará distorcida quando os clientes a veem em dispositivos móveis.

Para obter o quadrado perfeito para a sua loja online, tem algumas opções. Pode alterar as dimensões da imagem durante a edição ou guardá-la com um tamanho de cerca de 800x800 pixéis.

Lembre-se de que, ao guardar a imagem, é aconselhável optar pelos formatos de ficheiro JPEG ou PNG. Quando terminar a edição, coloque a sua imagem em websites como o tinypng ou o Website Planet Compressor. Estes podem manter a imagem nítida, ao mesmo tempo que a tornam suficientemente pequena para que o website não pareça lento sem remover a resolução.

Ferramentas e recursos de edição

Não se preocupe se não for um profissional a editar. Existem várias ferramentas online fáceis de utilizar que facilitarão este processo. E adivinhe… A maioria é gratuita ou tem uma versão gratuita! Segue uma lista útil de algumas ferramentas e recursos populares para sites de e-commerce.

Remove.bg: Ferramenta online gratuito que remove fundos se imagens, de forma semelhante à ferramenta Caneta do Adobe Photoshop.

Adobe Express: Plataforma do Adobe Suite gratuita para editar e criar imagens ou vídeos. Inclui modelos criativos e uma coleção limitada de fotos, vídeos e música do Adobe Stock sem royalties. A versão premium ilimitada custa 10 USD por mês.

Pixlr: Editar de fotos online, gerador de imagens de IA e ferramenta de design. A versão gratuita permite até 3 imagens guardadas por dia e a versão Premium inclui uma quantidade ilimitada. O Photomash é uma excelente ferramenta para produtos de e-commerce, uma vez que pode remover e adicionar fundos criativos a fotos de produtos.

BeFunky: Este site permite aos utilizadores editar fotos, criar designs gráficos e criar colagens de fotos. Também é uma excelente ferramenta para resizing images.

Canva: O Canva tornou-se muito popular ao longo dos anos, uma vez que, além de ser uma ferramenta de edição de imagem, inclui modelos para qualquer tipo de projeto. Desde formatos para todas as redes sociais até diapositivos de apresentações, infografia, banner, folhetos, currículos e muito mais. A versão Premium concede acesso a elementos gráficos ilimitados, imagens sem royalties e designs.

Canva

Studio Polotno: De forma semelhante ao Canva, o Studio Polotno é um editor de fotos, imagens e criador de elementos gráficos. É totalmente gratuito e também inclui vários modelos de design, designs e imagens sem royalties.

Criar imagens criativas com IA

A Inteligência artificial (IA) veio mudar tudo para os sites de e-commerce. É como ter um assistente criativo que pode ajudar a atrair clientes com imagens divertidas, descrições de produto apelativas e até atendimento ao cliente divertido. Eis como pode elevar o seu negócio com a ajuda de ferramentas de IA.

Experimente carregar a foto do produto final para os sites que indicamos abaixo. Estes sites utilizam a IA para gerar fundos que combinar com o seu produto, tudo com base nas descrições que fornece. Transforma palavras em imagens!

Adobe Firefly: Crie imagens a partir de descrições detalhadas ou utilize a ferramenta de pincel para remover objetos ou pintar objetos novos. É uma excelente ferramenta para trocar a roupa dos modelos ou as cores dos produtos.

Vue.ai: Apresente produtos de moda em modelos sem sessões fotográficas.

Vue web

Blend: Crie um fundo criativo e personalizável para as suas fotos de produtos. Os utilizadores têm 10 designs gratuitos.

Shot Rate: Assim que tiver uma foto de produto sem fundo, pode criar versões ilimitadas da mesma foto com vários fundos e disposições.

Shot rate

Breeze.ai: Carregue fotos de produtos e crie fundos. Pode ser uma praia, uma rua, um estúdio e muito mais!

Imajinn.ai: Crie sessões fotográficas virtuais para as suas fotos de produto. Basta carrega a foto do produto, descrever o fundo e estilo desejados e criar gratuitamente uma imagem criativa para o site de e-commerce.

Imajinn

Embora a maioria destes sites ofereça ferramentas e recursos semelhantes, as suas funcionalidades e capacidades diferem. Como tal, é importante compreender as necessidades do seu negócio e o mercado. Esta compreensão irá ajudar a decidir que sistema de IA poderá ajudar melhorar o seu site de e-commerce.

Saiba também como tirar proveito de ferramentas de IA para descrições de produto com o artigo ChatGPT e como beneficia o E-commerce.

Conclusão

Existem vários aspetos de um site de e-commerce que os proprietários de negócios têm de gerir e a fotografia de produtos tem uma grande influência no crescimento do site. Os compradores são incentivados, em grande parte, por imagens ao realizarem compras. Devido a isto, é imperativo que as fotos de produto finais são cativantes.

Desde tirar proveito dos recursos disponíveis e da iluminação até conceber o enquadramento e edição perfeitos, estes passos são a base do sucesso.

Além disso, a integração da IA cria uma infinidade de possibilidades criativas para que os produtos de destaquem no concorrido mercado online. Como tal, à medida que embarca na sua viagem de e-commerce, não se esqueça de que um produto bem-fotografado pode atrair clientes e fomentar o crescimento do seu site de e-commerce.

Se gostaria de saber mais sobre como promover o seu site de e-commerce, este artigo fornece dicas para aumentar as vendas.

Diga-nos nas redes sociais se estas práticas, recursos e ferramentas foram úteis para o seu negócio online. Se pretende lançar um site de e-commerce, pode fazê-lo hoje com a versão de avaliação gratuita da Jumpseller!


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