9 ferramentas obrigatórias para impulsionar a sua loja online

Uma das vantagens de ter uma loja online é poder usufruir das incríveis ferramentas de suporte disponíveis. Leia neste artigo sobre as ferramentas mais importantes. Estas ferramentas de e-commerce podem tirar muito peso de cima de si no que se trata de administração, design, marketing e vendas!

9 ferramentas obrigatórias para impulsionar a sua loja online

Existem duas maneiras de trabalhar online: uma é avançar lentamente, descobrindo por tentativa e erro em sua própria experiência, e a segunda é se mover rapidamente, procurando ferramentas e ensinamentos de outras pessoas que facilitem seu trabalho e economizem tempo, erros e dinheiro.

Se você faz parte do segundo grupo, então esta publicação é definitivamente para você. Se você está no primeiro grupo, ainda bem que chegou! É hora de se atualizar e saber que seu trabalho pode ser muito mais eficiente graças a várias invenções disponíveis na Internet. Nesta publicação, vamos mostrar uma seleção das 9 ferramentas necessárias para impulsionar a sua loja online: o que são, quais são as suas funcionalidades e quanto custa adquiri-las.

analytics

Ferramentas de SEO: Se não te encontram, não te compram.

SEMrush

É um software completo de marketing digital que oferece ferramentas para posicionar a tua loja online, aproveitando a comparação com o trabalho online dos teus concorrentes.

Possui quatro tipos de ferramentas: SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, publicidade e redes sociais.

  • SEO: Para dar a conhecer a tua loja online, é importante que seja fácil para os motores de busca, como o Google, encontrá-la. Como? Através de um conjunto de ações conhecidas como SEO. O SEMrush permite diagnosticar o estado atual do teu site nesse aspecto e sugere melhorias: podes investigar as palavras-chave usadas pela tua concorrência (aquelas pelas quais estão a competir para que os motores de busca mostrem os seus sites nos primeiros lugares), descobrir as melhores para ti em termos de posicionamento, iniciar uma estratégia de construção de links (tática para outros sites incluírem links para o teu conteúdo) e acompanhar o progresso da otimização do teu site.

  • Marketing de conteúdo: Esta ferramenta permite-te descobrir qual o conteúdo que atrai mais visitantes para a tua loja, o que precisa de ser melhorado ou removido; rastrear o comportamento do mesmo através do acompanhamento dos backlinks (links colocados noutras páginas para a tua); saber como foi partilhado nas redes sociais e ajudar-te a escrever novas entradas pensadas em SEO.

  • Publicidade: Podes saber o que a tua concorrência está a fazer e até receber sugestões com base nos seus anúncios. Por exemplo: mostram-te ideias de peças gráficas para o Google Display.

  • Redes Sociais: Podes programar as tuas publicações, monitorizar o seu desempenho e comparar-te com a tua concorrência.

  • Funcionalidades: Conjunto de ferramentas de marketing digital.

  • Idiomas: O site está disponível em vários idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, português, russo e chinês.

  • Preços: Planos mensais: US $99 até US $399

  • Planos anuais: US $999 até US $3.999

  • O que a versão gratuita permite: Uma consulta de domínio por dia, criar um projeto, consultar o tráfego do ebay.com, amazon.com e searchengineland.com, criar uma lista de palavras-chave, criar um modelo de SEO para criar conteúdo com recomendações pontuais para escrever.

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MOZ

É um software, plataforma educacional e comunidade focada em simplificar a maneira de fazer SEO. Oferece acesso às métricas mais importantes para as tuas palavras-chave, recomendações para otimizar a tua loja aos olhos dos motores de busca, identificação de oportunidades para criar uma estratégia de construção de links, notificação de erros no teu site que prejudiquem o teu posicionamento e menções online da tua marca, entre outras.

  • Análise de links: Identifica quem menciona a tua marca na Internet, mesmo que não incluam links para a tua loja.

  • Pesquisa de palavras-chave: Permite determinar quais as palavras-chave que deves escolher para focar a tua estratégia de posicionamento com base em quatro métricas: volume de pesquisa, dificuldade, oportunidade e potencial.

  • Open Site Explorer: É uma das ferramentas mais populares da Moz. No entanto, para a utilizar, tens de pagar. O que podes fazer: ver quais os sites de SPAM estão associados à tua loja, estabelecer os teus sites de destino para fazer construção de links de acordo com o teu nível de autoridade e encontrar links corrompidos na tua plataforma.

  • Funcionalidade: Focada em SEO / Agora também tem uma ferramenta para ajudar as lojas a conectarem o seu posicionamento online com visitas à sua localização física.

  • Idioma: Apenas em inglês.

  • Preços mensais: US $99 até US $999

  • Planos anuais: US $959 até US $9.590

  • O que permite a versão gratuita: Explore as melhores palavras-chave para o teu negócio, descubra oportunidades de construção de links e reveja os principais aspetos de um site enquanto o visitas.

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Analytics: Se não mede, não sabe se realmente funciona

O Google Analytics e o Mixpanel são duas das melhores ferramentas para medir o comportamento da sua loja online. Qual o melhor? Depende do que precisa. Se tem um pequeno negócio, o Google Analytics é ideal, mas se precisar de uma plataforma para acompanhar os seus compradores e executar ações como e-mails automáticos em cada etapa do túnel, o Mixpanel será mais útil.

É importante destacar que o Google Analytics é a plataforma de análise mais conhecida em todo o mundo e possui cursos gratuitos que o certificam como um especialista na ferramenta.

Google Analytics

É a ferramenta principal do Google para medir o comportamento de um site. Não só permite monitorizar as suas vendas e outras conversões (como registos, por exemplo), mas também mostra como os visitantes usam a sua loja, como chegam e quais ações que devem ser tomadas para melhorar a sua experiência.

Graças a esta plataforma pode otimizar a sua estratégia digital e saber onde focar, o que parar de fazer e o que melhorar para que os seus compradores cheguem, fiquem e retornem.

Para começar, só precisa de uma conta no Gmail. Veja aqui os primeiros passos para começar a usar esta ferramenta.

  • Ferramentas de análise: A plataforma fornece relatórios diversos e detalhados sobre: visitas à sua loja online em tempo real, as características do seu público-alvo, fontes de aquisição de visitantes, comportamento e conversões no site.

  • Análise de conteúdo: Descubra quais as páginas que têm melhor desempenho para otimizar a experiência do utilizador.

  • Análise de redes sociais: Analise a interação dos seus visitantes com funções como a partilha do seu conteúdo em diferentes canais.

  • Análise de telemóveis: Monitorize a experiência dos utilizadores em dispositivos móveis.

  • Análise de conversões: Estabelece eventos de conversão como um registo, uma compra e analisa a forma como foram realizados.

  • Análise de publicidade: Uma das maiores vantagens do Google Analytics é que permite medir o desempenho dos anúncios em redes sociais, redes de pesquisa e display.

Mixpanel

É uma ferramenta para entender toda a experiência do seu utilizador (user journey): aquisição, interação e retenção, através de análises sobre as quais pode tomar decisões.

As características desta ferramenta estão divididas em duas classes: análise profunda e ação inteligente.

  • Análise profunda do utilizador

    • Interação: O que fazem os seus utilizadores quando chegam à sua loja?

    • Retenção: Estão de volta à sua loja?

    • Funis: Como é que os utilizadores fazem o processo de compra?

    • Público-alvo: Quem são os seus visitantes?

  • Ação inteligente

    • Machine Learning: A plataforma mostra os detalhes importantes que talvez passassem despercebidos. Não precisa de um especialista em análise, o Mixpanel ajuda-o a obter informações importantes a partir dos dados no seu site.

    • Teste A/B: Encontre a melhor experiência do utilizador fazendo experiências num editor simples.

    • Mensagens: Retenha os seus compradores ao enviar mensagens não apenas por quem são (características demográficas), mas pelo que fazem dentro da sua loja.


Google Search Console

É a versão atualizada da plataforma chamada anteriormente de “Google Webmaster Tools”, um serviço gratuito que o ajuda a monitorizar como o Google encontra a sua loja. Não é essencial e se não está registrado, não afeta o seu posicionamento nos motores de pesquisa, no entanto, é uma ferramenta útil para se colocar à vista do Google e entender como este vê o seu site.

É interessante que lhe enviem notificações quando detetam problemas na sua loja juntamente com instruções sobre como os solucionar.

As funcionalidades desta ferramenta estão divididas em duas classes: aquelas que permitem que tome medidas para garantir que o Google possa aceder ao seu conteúdo e aquelas que facilitam a descoberta de como o Google e o mundo o procuram.

  • Ações para garantir que o Google possa aceder ao seu conteúdo

    • Envia páginas de conteúdo para o Google rastrear com os seus bots de pesquisa.
    • Cria e monitoriza conteúdo visualmente atraente.
    • Remove o conteúdo que não deseja exibir nos resultados de pesquisa.
    • Limpa a sua loja online de erros que afetam o desempenho.
  • Descobrir como o Google e o mundo o procuram

    • Identifica quais os termos pesquisados pelos utilizadores nos mecanismos de pesquisa que fazem com que o seu site apareça nos resultados.
    • Compara quais os que direcionaram mais visitantes para a sua loja.
    • Verifica que os preços dos seus produtos, as informações de contato ou os eventos de sua empresa se destacam nos resultados da pesquisa.
    • Descobre quais os sites externos que apontam para o seu site.
    • Avalia o seu desempenho em dispositivos móveis.

Zoho CRM para G Suite

Como as suas siglas indicam, CRM (Customer Relationship Management) permite centralizar o histórico do relacionamento com os seus clientes, facilitando a colaboração, a comunicação e a partilha de informações num só lugar.

Se usar outras ferramentas do Google Suite, poderá sincronizá-las com o Zoho CRM.

  • Faça a gestão de todas as interações com os clientes num só lugar
  • Melhore a perspetiva das suas necessidades
  • Adicione arquivos do Google Drive
  • Agende os seus compromissos com clientes a partir da Zoho no Google Calendar
  • Importe contatos a partir do Gmail Contacts
  • Exporte tarefas a partir da Zoho para o Google Tasks
  • Importe as informações das suas campanhas no Google AdWords para saber quais as palavras-chave que se convertem em vendas offline
  • E vice-versa, exporte os seus dados para a Zoho a partir do Google AdWords para melhorar as suas campanhas.

  • Preço

    • Os planos estão entre US $12 e US $35 por mês
    • A faturação é anual

Google PageSpeed Insights

É uma ferramenta gratuita para saber como está o desempenho real da sua loja online, tanto em computadores como em dispositivos móveis, além de receber sugestões sobre como otimizá-lo.

  • Pontuação da velocidade: descubra se o seu site é classificado como rápido, lento ou normal.
  • Pontuação de otimização: cumpre com as práticas ideais para que a sua página tenha um bom rendimento? São avaliados dois fatores: o tempo que demora a carregar metade da página principal, quando o cliente acede a uma página e o tempo de carregamento de toda a página.
  • Sugestões de otimização: obtenha uma lista de práticas recomendadas.

Canva

É uma ferramenta de design gráfico para não-designers. Ao ter uma loja online, precisará de criar uma quantidade significativa de material visual para exibir os seus produtos e promovê-los em vários canais. O Canva facilita este trabalho, oferecendo uma plataforma em que várias pessoas podem colaborar na criação de modelos, importando as suas próprias imagens ou usando os milhares de ilustrações que o software lhe oferece.

  • Procure fotos, ilustrações e ícones: Existem grátis e outras a US $1.
  • Edite fotografias: corte-as, modifique o seu ângulo, adicione filtros e corrija todos os elementos envolvidos numa imagem.
  • Apoie-se em tamanhos pré-determinados para cada canal ou tipo de formato: redes sociais, banners impressos, e-mail marketing, entre outros.
  • Inspire e crie com base em designs geniais: Se não sabe nada sobre design, não se preocupe, o Canva oferece modelos para diferentes tipos de mensagens.

  • Preço
    • A faturação é mensal ou anual
    • Três opções: grátis, US $12,95 e uma personalizada para equipes com mais de 30 colaboradores

Bate-papo ao vivo

JivoChat

O bate-papo ao vivo pode impulsionar qualquer negócio on-line, especialmente nos dias de hoje em que o contato pessoal significa muito para os clientes.

Recomendamos o JivoChat, com isso, você pode conversar com visitantes novos e ativos do seu site com um bate-papo proativo no suporte ao aplicativo. Continue sua conversa no Facebook. Utilize recursos como bate-papo on-line gratuito, monitoramento de visitantes, gatilhos inteligentes e muito mais!

Receba todas as mensagens e até chamadas de clientes no Jivo Business Messenger - é super conveniente! Além disso, depois de adicionar sua conta do Facebook ao Jivo, as conversas iniciadas no site podem continuar no Facebook depois que o visitante sai do site.

Planos: Grátis, Básico, Profissional e Empresarial

Funções:

  • Chat online para sites
  • Integração com Telegram, Facebook, Viber, E-mail, Apple Business Chat
  • Recurso de Callback
  • Formulários offline
  • Aplicativo para Desktop, Mobile e navegadores

Saiba mais sobre os produtos da Jivo aqui!

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Readability Score

Como saber o quão legível e fácil de digerir é o conteúdo que escreve? Utilizado o Readability Score. Tendo em conta que tem 7 segundos para chamar a atenção de alguém, certifique-se que o consegue fazer, caso contrário mude o seu caminho. Esta ferramenta permite melhorar a legibilidade do seu conteúdo, aumentar o ROI (Return on Investment) e impulsionar as suas vendas.

  • Análise de texto
    • Identifica mensagens confusas
    • Elimina as palavras que sobram
    • Elimina o jargão que contamina o texto
    • Descobre se utiliza de forma correta a voz passiva
    • Corrige o uso de advérbios
  • Verificação de um website
    • Poupe tempo e deixe os robots de Readable fazerem o seu trabalho, encontrando no seu site os textos que devem ser corrigidos
  • Análise de URL
    • Monitorize URL separadamente e gradualmente
  • Avaliação de e-mails
    • Envie um teste da sua campanha para a Readable e eles avaliarão o seu email, devolvendo-o com sugestões para o otimizar
  • Preços
    • Há faturação anual e mensal
    • Três planos: US $5, US $27 e US $77

Popups

Poptin

Os pop-ups podem ser uma ótima maneira de atrair a atenção dos visitantes. Você pode usar aplicativos como o Poptin para criar pop-ups e formulários atraentes para o seu site em minutos. Nenhuma habilidade de codificação necessária. Capture mais leads e vendas! Abra uma conta gratuita e comece a converter mais visitantes em clientes.

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