9 ferramentas obrigatórias para impulsionar a sua loja online

Dicas de comércio eletrónico

Há duas maneiras de trabalhar online: uma é de forma lenta, avançando com o que descobre por tentativa e erro na sua experiência e a segunda é mover-se rapidamente, procurando ferramentas e ensinamentos de outras pessoas que facilitam o seu trabalho e economizam tempo, erros e dinheiro.

Se é do segundo grupo, então esta publicação é definitivamente para si. Se é do primeiro, ainda bem que chegou! É hora de se atualizar e saber que o seu trabalho pode ser muito mais eficiente graças a várias invenções disponíveis na Internet. Nesta publicação vamos mostrar-lhe uma seleção das 9 ferramentas necessárias para impulsionar a sua loja online: o que são, quais são as suas funcionalidades e quanto custa adquiri-las.

analytics


Índice

  1. Ferramentas de SEO: Se não o encontram, não lhe compram.
  2. Analítica: Se não mede, não sabe se realmente funciona
  3. Google Search Console
  4. Zoho CRM para G Suite
  5. Google PageSpeed Insights
  6. Canva
  7. Live chat
  8. SocialMention
  9. Readability Score

Ferramentas de SEO: Se não o encontram, não lhe compram.

SEMrush

É um software de marketing digital completo que oferece ferramentas para posicionar o seu comércio eletrónico, aproveitando a comparação com o trabalho online da sua concorrência.

! semrush

Possui quatro tipos de ferramentas: SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, publicidade e redes sociais.

  • SEO: Se quer dar a conhecer a sua loja online, deve ser fácil para os mecanismos de pesquisa, como o Google, encontrá-la. Como? Através de um conjunto de ações que são conhecidas no mundo do marketing digital como SEO. O SEMrush permite diagnosticar como se encontra neste aspeto e saber o que fazer para melhorar: pode investigar quais as palavras-chave que a sua concorrência utiliza (aquelas para as quais está a "lutar" para que os mecanismos de pesquisa mostrem o seu site nos primeiros lugares) o que é melhor para si em termos de posicionamento, iniciar uma estratégia de link building (tática para outros sites incluírem links no seu conteúdo para a sua loja) e acompanhar o andamento da otimização do seu site.

  • Marketing de conteúdo: o kit de ferramentas permite saber qual o conteúdo que atrai o maior número de visitantes para a sua loja, o que precisa ser melhorado ou removido; rastrear o comportamento do mesmo através do acompanhamento dos backlinks (links que foram colocados noutras páginas para a sua); saber como foi partilhado nas redes sociais e ajudá-lo a escrever novas entradas pensadas em SEO.

  • Publicidade: pode saber o que a sua concorrência faz e até mesmo receber sugestões com base nos seus anúncios. Por exemplo: mostram-lhe ideias de peças gráficas para o Google Display.

  • Redes Sociais: Pode programar as suas publicações, monitorizar o seu desempenho e comparar-se com a sua concorrência.

  • Funcionalidade: Conjunto de ferramentas de marketing digital.

  • Língua: Possui um site em vários idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, português, russo e chinês

  • Preço: Planos mensais: US $99 até US $399

  • Planos anuais: US $999 até US $3.999

  • O que lhe permite a versão gratuita: Uma consulta de domínio por dia, criar um projeto, consultar o tráfego do ebay.com, amazon.com e searchengineland.com, criar uma lista de palavras-chave, criar um modelo de SEO para criar conteúdo com recomendações pontuais para escrever.

Teste a Ferramenta Pro por 30 dias

Extensão gratuita do Chrome para suporte de SEO para criar conteúdo

MOZ

É um software, plataforma educacional e comunidade focado em simplificar a maneira de fazer SEO. Oferece: acesso às métricas mais importantes para as suas palavras-chave, recomendações para otimizar a sua loja aos olhos dos mecanismos de pesquisa, identificação de oportunidades para criar uma estratégia de link building, notificação de erros no seu site que prejudiquem o seu posicionamento e menções online da sua marca, entre outras.

moz

  • Análise de links: identifique quem menciona a sua marca na Internet, mesmo que não incluam links para a sua loja.

  • Pesquisa de palavras-chave: permite determinar quais palavras-chave tem de escolher para focar a sua estratégia de posicionamento com base em quatro métricas: volume de pesquisa, dificuldade, oportunidade e potencial.

  • Open Site Explorer: é uma das ferramentas mais populares da Moz. No entanto, para a utilizar tem de pagar. O que pode fazer: ver quais os sites de SPAM estão associados à sua loja, estabelecer os seus sites de destino para fazer link building de acordo com o seu nível de autoridade e encontrar links corrompidos na sua plataforma.

  • Funcionalidade: Focada em SEO / Agora também tem uma ferramenta para ajudar as lojas a conectarem o seu posicionamento online com visitas à sua localização física.

  • Idioma: apenas em inglês

  • Preço: planos mensais: US $99 até US $999

  • Planos anuais: US $959 até US $9.590

  • O que lhe permite a versão gratuita: Explore as melhores palavras-chave para o seu negócio, descubra oportunidades de link building link e reveja os principais aspetos de um site enquanto o visita.

Teste a Ferramenta Pro por 30 dias

Extensão gratuita do Chrome para examinar websites


Analytics: Se não mede, não sabe se realmente funciona

O Google Analytics e o Mixpanel são duas das melhores ferramentas para medir o comportamento da sua loja online. Qual o melhor? Depende do que precisa. Se tem um pequeno negócio, o Google Analytics é ideal, mas se precisar de uma plataforma para acompanhar os seus compradores e executar ações como e-mails automáticos em cada etapa do túnel, o Mixpanel será mais útil.

É importante destacar que o Google Analytics é a plataforma de análise mais conhecida em todo o mundo e possui cursos gratuitos que o certificam como um especialista na ferramenta.

Google Analytics

É a ferramenta principal do Google para medir o comportamento de um site. Não só permite monitorizar as suas vendas e outras conversões (como registos, por exemplo), mas também mostra como os visitantes usam a sua loja, como chegam e quais ações que devem ser tomadas para melhorar a sua experiência.

Graças a esta plataforma pode otimizar a sua estratégia digital e saber onde focar, o que parar de fazer e o que melhorar para que os seus compradores cheguem, fiquem e retornem.

google-analytics

Para começar, só precisa de uma conta no Gmail. Veja aqui os primeiros passos para começar a usar esta ferramenta.

  • Ferramentas de análise: a plataforma fornece relatórios diversos e detalhados sobre: visitas à sua loja online em tempo real, as características do seu público-alvo, fontes de aquisição de visitantes, comportamento e conversões no site.

  • Análise de conteúdo: descubra quais as páginas que têm melhor desempenho para otimizar a experiência do utilizador.

  • Análise de redes sociais: analise a interação dos seus visitantes com funções como a partilha do seu conteúdo em diferentes canais.

  • Análise de telemóveis: monitorize a experiência dos utilizadores em dispositivos móveis

  • Análise de conversões: estabelece eventos de conversão como um registo, uma compra e analisa a forma como foram realizados.

  • Análise de publicidade: uma das maiores vantagens do Google Analytics é que permite medir o desempenho dos anúncios em redes sociais, redes de pesquisa e display.

Mixpanel

É uma ferramenta para entender toda a experiência do seu utilizador (user journey): aquisição, interação e retenção, através de análises sobre as quais pode tomar decisões.

mixpanel

As características desta ferramenta estão divididas em duas classes: análise profunda e ação inteligente.

  • Análise profunda do utilizador

  • Interação: o que fazem os seus utilizadores quando chegam à sua loja?

  • Retenção: Estão de volta à sua loja?

  • Funis: Como os utilizadores fazem o processo de compra?

  • Público-alvo: quem são os seus visitantes?

  • Ação inteligente

  • Machine Learning: a plataforma mostra os detalhes importantes que talvez passassem despercebidos. Não precisa de um especialista em análise, o Mixpanel ajuda-o a obter informações importantes a partir dos dados no seu site.

  • Teste A/B: encontre a melhor experiência do utilizador fazendo experiências num editor simples.

  • Mensagens: retenha os seus compradores ao enviar mensagens não apenas por quem são (características demográficas), mas pelo que fazem dentro da sua loja.


Google Search Console

É a versão atualizada da plataforma chamada anteriormente de "Google Webmaster Tools", um serviço gratuito que o ajuda a monitorizar como o Google encontra a sua loja. Não é essencial e se não está registrado, não afeta o seu posicionamento nos motores de pesquisa, no entanto, é uma ferramenta útil para se colocar à vista do Google e entender como este vê o seu site.

google-search-console

É interessante que lhe enviem notificações quando detetam problemas na sua loja juntamente com instruções sobre como os solucionar.

As funcionalidades desta ferramenta estão divididas em duas classes: aquelas que permitem que tome medidas para garantir que o Google possa aceder ao seu conteúdo e aquelas que facilitam a descoberta de como o Google e o mundo o procuram.

  • Ações para garantir que o Google possa aceder ao seu conteúdo

  • Envia páginas de conteúdo para o Google rastrear com os seus bots de pesquisa.

  • Cria e monitoriza conteúdo visualmente atraente.

  • Remove o conteúdo que não deseja exibir nos resultados de pesquisa.

  • Limpa a sua loja online de erros que afetam o desempenho.

  • Descobrir como o Google e o mundo o procuram

  • Identifica quais os termos pesquisados pelos utilizadores nos mecanismos de pesquisa fazem com que o seu site apareça nos resultados.

  • Compara quais os que direcionaram mais visitantes para a sua loja.

  • Verifica que os preços dos seus produtos, as informações de contato ou os eventos de sua empresa se destacam nos resultados da pesquisa.

  • Descobre quais os sites externam apontam para o seu site.

  • Avalia o seu desempenho em dispositivos móveis.


Zoho CRM para G Suite

Como as suas siglas indicam, CRM (Customer Relationship Management) permite centralizar o histórico do relacionamento com os seus clientes, facilitando a colaboração, a comunicação e a partilha de informações num só lugar.

emails

Se usar outras ferramentas do Google Suite, poderá sincronizá-las com o Zoho CRM.

  • Faça a gestão de todas as interações com os clientes num só lugar

  • Melhore a perspetiva das suas necessidades

  • Adicione arquivos do Google Drive

  • Agende os seus compromissos com clientes a partir da Zoho no Google Calendar

  • Importe contatos a partir do Gmail Contacts

  • Exporte tarefas a partir da Zoho para o Google Tasks.

  • Importe as informações das suas campanhas no Google AdWords para saber quais as palavras-chave se convertem em vendas offline.

  • E vice-versa, exporte os seus dados para a Zoho a partir do Google AdWords para melhorar as suas campanhas.

  • Preço

  • Os planos estão entre US $12 e US $35 por mês

  • A faturação é anual


Google PageSpeed Insights

É uma ferramenta gratuita para saber como está o desempenho real da sua loja online, tanto em computadores como em dispositivos móveis, além de receber sugestões sobre como otimizá-lo. Funcionalidades

insights

  • Pontuação da velocidade: descubra se o seu site é classificado como rápido, lento ou normal.

  • Pontuação de otimização: cumpre com as práticas ideais para que a sua página tenha um bom rendimento? São avaliados dois fatores: o tempo que leva para carregar metade da página principal, quando o cliente acede a uma página e o tempo de carregamento de toda a página.

  • Sugestões de otimização: obtenha uma lista de práticas recomendadas.


Canva

canva

É uma ferramenta de design gráfico para não-designers. Ao ter uma loja online, precisará criar uma quantidade significativa de material visual para exibir os seus produtos e promovê-los em vários canais. O Canva facilita este trabalho, oferecendo uma plataforma em que várias pessoas podem colaborar na criação de modelos, importando as suas próprias imagens ou usando os milhares de ilustrações que o software lhe oferece.

  • Procure fotos, ilustrações e ícones: Existem grátis e outras a US $1.

  • Edite fotografias: corte-as, modifique o seu ângulo, adicione filtros e corrija todos os elementos envolvidos numa imagem.

  • Apoie-se em tamanhos pré-determinados para cada canal ou tipo de formato: redes sociais, banners impressos, e-mail marketing, entre outros.

  • Inspire e crie com base em designs geniais: Se não sabe nada sobre design, não se preocupe, o Canva oferece modelos para diferentes tipos de mensagens.

  • Preço

  • A faturação é mensal ou anual

  • Três opções: grátis, US $12,95 e uma personalizada para equipas com mais de 30 colaboradores


Live chat

Facebook Messenger

Em setembro de 2017, o Facebook Messenger anunciou ter 1,3 bilião de utilizadores ativos por mês. Se acrescentarmos a isso a possibilidade de uma pessoa poder comprar diretamente nessa rede social, a aplicação de chat é uma ferramenta essencial.

Segundo Neil Patel, renomado especialista em marketing digital, 47% dos consumidores afirmaram que a sua experiência num live chat não foi positiva. O que significa isto? Para si, que tem uma loja online, estas são excelentes notícias porque já sabe como se destacar com um serviço online.

livechat

  • Algumas recomendações de Patel para aproveitar o Facebook Messenger são:

  • A primeira coisa que deve fazer é configurar o seu chatbot.

  • Use uma linguagem clara e simples, evite respostas complexas.

  • Utilize respostas guiadas ou perguntas com várias opções de resposta. As perguntas abertas são muito complicadas para responder automaticamente.

  • Tenha cuidado para ser insistente, pois os utilizadores podem bloqueá-lo. Para conhecer a medida ideal de promoções, monitorize as reações das pessoas com quem comunica.

  • Pense em problemas, todos aqueles que os seus clientes possam ter. E depois, construa as respostas para esses problemas.

  • Ofereça a possibilidade de falar com uma pessoa real.

  • Preço

Grátis


SocialMention

É uma ferramenta para rastrear e analisar as menções da sua marca nas redes sociais, que adiciona informações criadas pelos utilizadores em várias plataformas numa única página de visualização.

social-mention

Monitorizam mais de 100 meios sociais, incluindo: Twitter, Facebook, FriendFeed, YouTube, Digg, Google, etc.

O que avalia?

social

  • A força da sua marca: medindo a probabilidade de que esta seja mencionada nas próximas horas.

  • Sentimento: Relação das menções positivas com menções negativas

  • Paixão: as hipóteses de que a sua marca seja mencionada repetidamente por um grupo de pessoas que tenham um vínculo forte e positivo com ela.

  • Preço: Grátis


Readability Score

Como saber o quão legível e fácil de digerir é o conteúdo que escreve? Utilizado o Readability Score. Tendo em conta que tem 7 segundos para chamar a atenção de alguém, certifique-se que o consegue fazer, caso contrário mude o seu caminho. Esta ferramenta permite melhorar a legibilidade do seu conteúdo, aumentar o ROI (Return on Investment) e impulsionar as suas vendas.

readibility

  • Análise de texto

  • Identifica mensagens confusas

  • Elimina as palavras que sobram

  • Elimina o jargão que contamina o texto

  • Descobre se utiliza de forma correta a voz passiva

  • Corrige o uso de advérbios

  • Verificação de um website

  • Poupe tempo e deixe os robots de Readable fazerem o seu trabalho, encontrando no seu site os textos que devem ser corrigidos.

  • Análise de URL

  • Monitorize URL separadamente e gradualmente

  • Avaliação de e-mails

  • Envie um teste da sua campanha para a Readable e eles avaliarão seu email, devolvendo-o com sugestões para o otimizar.

  • Preços

  • Há faturação anual e mensal

  • Três planos: US $5, US $27 e US $77

Crie uma loja online com a Jumpseller!

Artigos Relacionados

Faz login na tua loja Jumpseller

Esqueceu a tua Password?

Esqueceu a tua Password?

Retorne ao Login