Existem milhares de ferramentas para fazer a gestão das redes sociais e estas continuarão a aparecer, dado que as redes estão a tornar-se cada vez mais complexas e relevantes para as empresas.

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Dois pontos principais constituem a chave para tirar proveito dessas ferramentas sem que enlouqueça no processo: em primeiro lugar, estas só irão melhorar os resultados de uma empresa se esta tiver uma visão clara, uma estratégia com objetivos específicos e uma equipa criativa e disciplinada; Em segundo lugar, tenha em consideração que há sempre uma maneira mais fácil para fazer o trabalho. Se não existir, tem a oportunidade de inventá-la, como demonstrado por aqueles que desenvolveram os aplicativos que apresentamos a seguir:


Tratamento dos conteúdos

1. Feedly

Para criar um conteúdo surpreendente, precisa de inspiração e de ser informado das noticias relacionadas com o seu negócio, o ramo industrial e os clientes.

Feedly é uma aplicação para dispositivos móveis e de desktop que permite que tenha as fontes de informação da sua preferência, organizado por categorias e num único lugar. Assim, vá ao seu "News feed", escolha a diretoria do tópico que pretende explorar - por exemplo, notícias do Chile - e leia os títulos dos seus canais favoritos.

Preço: A versão gratuita permite que tenha 100 diretorias e 100 fontes de informação. Neste caso, há planos de faturação anuais a partir de $5, que adicionam recursos como alertas de palavras-chave e funções de equipa.

feedly


Criação de conteúdos

2. Adobe Spark Video

Com esta aplicação gratuita, pode criar vídeos em poucos minutos, tendo acesso a uma base de dados de música gratuita, gravação da sua própria voz e a escolha de modelos pré-concebidos com animações e transições que facilitam a comunicação da sua mensagem.

Disponível para iOS e Android

Preço: Existe uma versão gratuita para desktop e dispositivos móveis e outra por um pagamento mensal de $10 USD. Qual é a diferença? A versão Premium permite que inclua o seu logótipo da marca nos seus vídeos, a geração de modelos personalizados e sincronização de projetos com o Photoshop e o LightroomCC

3. GIF Maker

Esta ferramenta online gratuita permite que crie gifs animados, apresentações e vídeos com música sem ter que criar uma conta. Dentro da plataforma, existem mais ferramentas que permitem reduzir o tamanho de um ficheiro, alterar o tamanho de uma imagem ou vídeo e criar passwords de acordo com os requisitos comuns dos websites.

gifmaker

4. Clips

Esta aplicação, que vem com o software iOS, permite que crie vídeos de forma simples e com um toque divertido. Pode também colocar legendas ao vivo. Durante a gravação e a expressão oral, os textos são gerados automaticamente.

5. Snap Seed

Se quiser ganhar seguidores nas redes sociais e chamar e manter a atenção dos mesmos, precisa ter imagens atrativas que inspiram e têm consistência visual. Esta é uma das características partilhadas por utilizadores com números elevados de seguidores mundiais.

Para conseguir isso, uma das ferramentas imperdíveis é o Snap Seed, uma aplicação profissional de edição de fotos gratuita desenvolvida pela Google. Tem 29 ferramentas e filtros.

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Agendar os conteúdos

6. Hootsuite

Esta é uma das ferramentas favoritas dos gestores de comunidade para agendar publicações nas redes sociais, monitorizá-las e medir o seu comportamento. Uma das suas características mais poderosas é o Bulk Composer.

Se já trabalhou com mensagens nas redes sociais, saberá que uma das tarefas mais cansativas é carregar as publicações uma por uma, com as suas respetivas fotos, links, etc. Com esta funcionalidade, pode organizar todas as mensagens de um ficheiro de Excel ou de uma folha e enviá-las em massa para a plataforma. Depois faz o upload do material audiovisual e está feito. Isto irá poupar-lhe imenso tempo.

Preço: A versão gratuita para dispositivos móveis e desktop permite que tenha 10 perfis conectados à plataforma, um utilizador e a programação de um número ilimitado de mensagens. Além disso, há planos de $99 USD por mês para 3 utilizadores e 20 perfis.

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7. Planoly

Este é o primeiro planificador visual do Instagram, uma invenção que nasceu da necessidade de Brandy Pham, proprietário de um comércio eletrónico de jóias para fazer publicações de forma mais eficiente para a venda dos seus produtos através do Instagram.

Preço: A versão gratuita permite agendar 30 publicações mensais, gerir apenas uma conta, fazer só o upload de fotos, analisar métricas para um mês e tem uma caixa de correio com comentários no seu perfil. Há também o plano mensal de $9 USD, que lhe permite programar de forma ilimitada GIFS, vídeos e fotos e ter métricas de um ano.

Destes, o maior é de $40 USD por mês e permite que tenha um link de compra no Instagram, com marcação dos produtos em cada publicação e o rastreio do empenho.

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Medição

8. Socialmention

Quer saber o que é comentado online sobre a sua marca? Esta ferramenta pode ajudá-lo a descobrir isso. Com isso pode monitorizar essas menções e todos os tópicos em que está interessado em obter informações em mais de 100 redes sociais como o Twitter, Facebook, YouTube, Google, etc. Pode também ver as tendências na Internet em tempo real.

Pode ver: Data da última menção, número de autores que fizeram a publicação, número de retweets, classificação da publicação de acordo com o sentimento - positivo, neutro ou negativo -, palavras-chave relacionadas com a menção, os utilizadores mais ativos, as hashtags mais usadas e as principais fontes de referência, Twitter, Reddit, wordpress, etc.

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9. Tweet Reach

Muito fácil de usar. Basta fazer login na sua conta no Twitter e escrever uma hashtag, utilizador ou palavra-chave para controlar o seu comportamento.

Irá encontrar o âmbito estimado, o nível de exposição, os principais contribuintes para a expansão de conteúdo e a exibição dos principais tweets emitidos.

Preço: Oferece planos a partir de $23 USD mensais, incluindo o rastreamento das métricas de um tópico e a análise de dois perfis de redes sociais.

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10. Klear

É uma ferramenta ideal para procurar influenciadores em redes sociais como o Instagram, Twitter e YouTube. E quando os encontra, permite que faça a gestão de campanhas de marketing, para a sua medição e análise.

Para ser capaz de testar a maioria das ferramentas e saber os seus preços, tem que solicitar uma demonstração ao vivo. Sem a necessidade de uma demo, pode visualizar os Principais influenciadores do Twitter por temas e para cada cidade.

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Outras ferramentas com usos variados

11. Datally

Esta aplicação gratuita ajuda-o a poupar até 30% de dados móveis, monitorizar quantos dados determinados aplicativos consomem sem você saber. Permite também conectar o Wi-Fi mais próximo e classificá-lo para que os outros saibam a qualidade da rede.

Não pode ser instalado em dispositivos iOS

12. Signal - Private Messenger

Dispõe de serviço de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo, envio de ficheiros e a possibilidade de criar grupos de conversas. Qual é a diferença entre o Signal e o WhatsApp, Messenger ou Google Allo? Todos estes produtos estão a viver de publicidade, enquanto os sistemas Open Whisper Systems (a empresa de desenvolvimento que criou o Signal), não lucra com a venda de dados.

A sua promessa é que eles nunca irão aceder a qualquer tipo de comunicação e não manterão nenhum tipo de dados dos seus utilizadores.

É gratuito e para criar uma conta só precisa de um número de telefone.

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13. WhatTheFont

Este aplicativo gratuito para dispositivos móveis e desktop permite que identifique as suas fontes favoritas. Viu uma publicação no Instagram que adorou e quer saber quais as fontes que eles usam? Tire uma foto e faça o upload para WhatTheFont. Em minutos, terá o nome da fonte usada.

14. Botletter

É o Mailchimp para o Messenger do Facebook. Garante que tem uma taxa de abertura de 80% e o CTR -Click to Rate- é 4 a 10 vezes maior do que a de uma newsletter enviada por essa plataforma.

Para começar a usar só precisa entrar na sua conta do Facebook e conectar-se à Fan Page através da qual pretende enviar mensagens para o seu público. Depois de conectá-los, deve configurar uma mensagem perguntando se deseja receber notícias sobre a sua marca. É o mesmo que um formulário de inscrição para a newsletter, mas para o Messenger do Facebook. Depois, começa a escolher quais as mensagens que deseja enviar e para quem.

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E assim chegamos ao fim destas recomendações. Lembre-se que, antes de escolher qualquer um dos aplicativos acima mencionados ou outros que parecem mais atrativos, a finalidade da sua utilização são os objetivos que tem para o seu negócio. Se não tiver isso em consideração, podemo-nos perder num mar de possibilidades, conselhos e dicas que inundam o mundo do marketing digital todos os dias.