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Um Guia de Comércio do Facebook para 2021

O comércio do Facebook cresceu significativamente ao longo dos anos, permitindo que mais pequenas lojas online fizessem negócios através das várias plataformas do Facebook, incluindo Instagram e Whatsapp.

Os recursos integrados de e-commerce são fáceis de usar e têm como alvo os consumidores diretamente nas redes sociais, o que oferece comodidade adicional ao consumidor. O nosso guia foi criado para ajudá-lo a navegar em todos os aspectos do comércio no Facebook.


Facebook

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  1. A primeira coisa a fazer, se ainda não o fez, é criar a sua Página Profissional. Pode personalizar a sua página, selecionando a categoria correta para os seus produtos e serviços, para que os clientes entendam quem é. Recursos adicionais, como um botão de call-to-action, também podem ser adicionados à sua página, se quiser incentivar os visitantes a comprar ou a entrar em contato consigo.

    Dica: ter uma página Profissional é extremamente benéfico para seguir análises e percepções sobre as pessoas que interagem com a sua página. Pode aprender mais sobre o seu comportamento demográfico e de cliente, o que pode ser usado para melhorar o seu marketing.

  2. Depois de configurar a sua página profissional, pode criar uma Página de Loja. Deve concordar com os Termos de Comerciante do Facebook, e depois de fazer o upload do seu primeiro produto, a sua loja ficará disponível na sua Página Profissional.

    Dica: é possível personalizar ainda mais a sua Página de loja adicionando coleções. Pode marcar produtos a partir da sua Página Profissional numa publicação, para que os clientes possam clicar facilmente na marca para começar a comprar.

  3. O Marketplace é outra ótima forma de vender produtos e de se comunicar com os clientes. É tão simples quanto aceder o Marketplace, criar uma nova listagem e adicionar os detalhes do produto que deseja vender. Os clientes podem enviar mensagens para si, e qualquer pessoa que navegue no Marketplace poderá ver a sua listagem, que também aparecerá automaticamente na sua Página de Loja. Para criar uma listagem para um público específico, pode criar uma listagem direcionada num Grupo de Compra e Venda.

    Dica: para aumentar a visibilidade e alcançar o seu público-alvo, categorize a sua listagem especificamente. Existem muitas subcategorias disponíveis e, quanto mais precisa for a sua listagem, maior será a probabilidade de ela alcançar o comprador relevante.

  4. O Gestor de Anúncios pode ser usado para marketing direcionado. Anúncios podem ser personalizados de acordo com a sua preferência, incluindo o grupo demográfico exato que deseja segmentar, e também pode optar por seguir tráfego e conversão do anúncio.

    Dica: pode segmentar especificamente os seus clientes já existentes que compraram consigo ou a maioria dos potenciais clientes que seguem a sua página.


Instagram

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  1. Se ainda não o fez, crie uma Conta Profissional que esteja conectada à sua conta Profissional do Facebook. Para vender no Instagram, a sua empresa deve estar localizada num mercado suportado, vender itens físicos e cumprir com as políticas comerciais.

    Dica: assim que a sua conta for aprovada, pode ativar o recurso Compras

  2. Conecte-se a um catálogo usando o Gestor de Catálogo, ou Parceiro do Facebook. Faça upload de imagens de alta qualidade e escreva descrições de produtos atraentes para o seu catálogo como habitual, incluindo um link para o seu site.

    Dica: como o Instagram é puramente um meio visual, é importante garantir que o seu catálogo esteja incrível seguindo as recomendações de design.

  3. Marque os seus produtos nas suas publicações e Histórias com informação importante acerca do produto, incluindo o preço. Pode apresentar até cinco produtos por publicação e um sticker de produto por História. Quando os visualizadores tocarem na marcação, poderão ver todos os detalhes que adicionou sobre aquele produto, bem como terão a opção de aceder ao seu site.

    Dica: os seus produtos também aparecerão na aba da Loja, que será exibida automaticamente no feed dos seus seguidores, mas também pode ser acedida por qualquer pessoa que estiver à procura de um determinado produto.

  4. É fácil promover anúncios usando as suas publicações, histórias ou destaques e acompanhar os insights para ver o sucesso da campanha publicitária.

    Dica: ao criar um anúncio no Instagram, também pode partilhar o anúncio no Facebook para evitar a duplicação do trabalho.


Aplicação Whatsapp Business

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  1. Crie um Perfil Profissional com todos os detalhes sobre a sua empresa como faria normalmente, como descrição de empresa, site e endereço de e-mail. Também existe a possibilidade de usar o Business Manager, que permite aceder ao Business API.

    Dica: é criado automaticamente um link partilhável, que pode usar em outras plataformas para direcionar os clientes ao seu Perfil Profissional.

  2. A Aplicação WhatsApp Business permite que os utilizadores criem um Catálogo de produtos ou serviços para os clientes navegar. Adicionar detalhes completos e uma descrição do produto ajuda os utilizadores a identificar o que estão à procura. Pode adicionar no máximo 500 produtos a um Catálogo.

    Dica: é fácil partilhar o catálogo completo diretamente para clientes com os quais já está conectado.

  3. Existem ferramentas de Mensagens especificamente disponíveis para empresas se conectarem com os seus clientes. Pode personalizá-las adicionando uma mensagem automática para cumprimentar novos clientes ou uma mensagem para dizer que está ausente. Também é possível organizar os seus contatos em grupos com rótulos diferentes, por isso é fácil categorizá-los e localizá-los novamente mais tarde.

    Dica: pode criar modelos de mensagem para economizar tempo e enviar respostas rápidas aos clientes que fazem perguntas frequentes.

  4. Os clientes podem comprar mais facilmente e fazer pedidos pelo Whatsapp. Pode adicionar um botão de comprar ao seu perfil ou conversa por chat para que os clientes possam aceder ao seu Catálogo, navegar produtos e adicionar itens a um carrinho.

    Dica: depois de adicionar todos os itens ao carrinho, os clientes irão partilhar o carrinho com a empresa como mensagem, e a empresa deve então confirmar e processar o pedido para concluí-lo.


Interligação e Integração

A maneira mais eficaz de tirar o maior proveito de seu comércio no Facebook é fazer a ligação entre as três plataformas. Isso dá aos clientes a opção de entrar em contato consigo da maneira que preferir. Usar o Gestor de Comércio fornece uma maneira útil de configurar e gerir o seu catálogo no Facebook e Instagram, bem como rastrear todas as análises.

Outra maneira prática de direcionar clientes para as suas plataformas do Facebook é usando um código QR. Pode criar o QR através do seu Perfil Profissional no Whatsapp e adicionando-o à sua loja física, recibos ou publicidade de rua. Os clientes ou transeuntes podem simplesmente digitalizar o código QR e ser direcionados diretamente para o seu Perfil Profissional do Whatsapp.

Plataformas de e-commerce como o Jumpseller tornam as coisas ainda mais fáceis para as empresas, oferecendo a opção de sincronizar os produtos na sua loja online com o seu Catálogo do Facebook.

Author

Emily Da Silva

Marketing Digital
Emily D'Silva é uma contadora de histórias digital e criadora de conteúdo. Além de criar conteúdo para empresas, ela também contribui para publicações internacionais online sobre tópicos focados em negócios e marketing, inovação tecnológica, design e cultura e soluções sustentáveis.