Algoritmo do Facebook
O Facebook fez uma mudança significativa no seu algoritmo de feed de notícias em janeiro de 2018. A alteração do algoritmo visa garantir que os utilizadores vejam mais publicações pessoais (ou vídeos de gatos e memes) do que anúncios.
Isso também explica por que gastar mais dinheiro em anúncios do Facebook não garante o sucesso. E uma forma de medir o sucesso dos anúncios do Facebook é verificar a sua taxa de cliques ou CTR.
You can read more about the ranking signals Facebook is using in 2020.
Calcular a sua Taxa de Cliques
A sua CTR é o número de cliques que os seus anúncios receberam em relação ao número de pessoas que os viram (impressões). Pode calcular usando esta fórmula:
CTR do Facebook = (total de cliques / total de impressões) x 100
Portanto, se o seu anúncio fez 100 impressões e 50 delas clicaram, então a sua CTR do Facebook é 50%.
Outra coisa que deve ter em mente é que deve fazer o seu próprio benchmarking. Claro, que existem estudos que mostram que a CTR média do Facebook em todos os setores é de 0.90%. Mas isso não significa que deva ser o seu objetivo final.
Aqui estão duas coisas que geralmente aconselhamos aos nossos clientes na Voy Media Marketing Agency NYC:
- Execute um anúncio do Facebook por pelo menos duas semanas e calcule a sua CTR média.
- Descubra maneiras de melhorar a sua CTR do Facebook em toda a sua campanha.
Dito isto, aqui estão oito formas de como pode aumentar a taxa de cliques dos seus anúncios do Facebook:
1. Defina o seu Público
Geralmente, não pode executar uma campanha de anúncios no Facebook eficaz se não souber quem é o seu público-alvo. Ao fazê-lo vai estar a aumentar as oportunidades de que mais utilizadores façam conversões através do seu anúncio.
Veja como pode definir o seu público no Facebook:
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Localização: Pode segmentar os seus anúncios com base na localização do seu público. Portanto, se possui uma café local, convém segmentar os utilizadores do Facebook que moram dentro e perto da sua área.
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Idade e Sexo: Além da localização, também pode segmentar os seus anúncios com base na idade e no sexo do seu público. Por exemplo, vende produtos de cabelo e maquilhagem e faria sentido segmentar as utilizadoras do Facebook com 21 anos ou mais.
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Interesse e Comportamentos: Além das informações demográficas, também pode segmentar os seus anúncios com base nos interesses e comportamentos do seu público. Por exemplo, o proprietário de um café pode veicular anúncios no Facebook e segmentar utilizadores que gostem de marcas como Starbucks ou Seatle’s Best.
2. Saiba onde Colocar os seus Anúncios
Aqui está o problema: o Facebook fornecerá dados de CTR de acordo com os canais de anúncios. Alguns exemplos de canais de anúncios são feed de notícias do Facebook, barra lateral direita, Messenger, história do Instagram, etc.
Assim sendo, é importante saber onde deve colocar os seus anúncios, pois isso pode fazer ou não o seu CTR. Se vende produtos de beleza, os seus anúncios do Facebook podem ter um bom desempenho no feed de notícias ou por meio de histórias do Instagram.
Em relação a isso, conhecer os seus canais de anúncio pode ajudá-lo a determinar o tipo de cópias de anúncios e conteúdo multimídia que deve usar. Isso porque cada canal tem as suas próprias dimensões de imagem ou vídeo.
3. Torne os seus Anúncios Atraentes
Agora que sabe quem é seu público, bem como os parâmetros certos para direcioná-lo, agora é hora de fazer o anúncio mais atraente do Facebook.
Se usar uma imagem ou um vídeo, o importante é que (1) está a seguir as diretrizes do Facebook e (2) o texto do seu anúncio é envolvente.
Aqui estão os elementos do anúncio nos quais se deve concentrar:
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Título: Seja claro e conciso, pois essa é uma das primeiras coisas que o seu público-alvo notará. Em vez de usar o nome da empresa como título, como “O Meu café”, pode escolher: “Aproveite a sua pausa para o café conosco!”
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Texto do anúncio: Pode usar efetivamente o espaço destinado ao “estado” destacando o seu ponto de venda. Quanto ao seu café, pode ser o seu espaço aconchegante, um café acessível ou o seu Wi-Fi rápido e gratuito.
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Conteúdo de Multimedia A sua imagem ou vídeo pode fazer a diferença. Portanto, deve ser atraente. E como mencionado anteriormente, deve seguir as diretrizes do Facebook.
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Call-to-Action: O seu CTA é o que lhe dá a informação do seu público sobre o que fazer a seguir. Além disso, isso será diferente dependendo dos seus objetivos de publicidade.
A chave aqui é tornar o seu anúncio tão visualmente atraente a ponto de obrigar as pessoas a clicarem.
4. Communicar com o seu Público-Alvo
Uma forma de tornar os seus anúncios atraentes e eficazes é comunicar-se diretamente com o seu público-alvo.
Como pode fazer isso? Bem, leia as seguintes afirmações:
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Esteja sozinho ou com amigos, desfrutar de uma chavena de café deve ser uma experiência relaxante e tranquila.
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Seja sozinho ou com amigos, desfrutar de uma chávena de café é uma experiência relaxante e tranquila.
Qual destes dois é mais envolvente?
Se diz que é a afirmação nº 1, então sabe como criar uma cópia do anúncio que fala diretamente com seu público-alvo.
Lembre-se de que os anúncios com texto envolvente recebem muitos cliques e comentários. E isso é algo que deve visar se quiser aumentar o CTR do seu anúncio no Facebook.
5. Garanta Visibilidade do seu Conteúdo de Múltimédia
Conforme mencionado anteriormente, o conteúdo multimídia que deve usar nos seus anúncios deve ser atraente.
Uma maneira de fazer isso é abster-se de usar fotos de arquivo não atrativas. Opte por anúncios gráficos de aparência mais natural. Caso contrário, o seu público-alvo simplesmente ignorará o seu anúncio no Facebook. Afinal, eles são imunes a anúncios óbvios no seu feed de notícias.
Digamos que vende ténis com arte e design personalizados. Pode optar por usar a imagem de alguém a usar um dos seus produtos. Melhor ainda, faça com que alguém ande pelas ruas para que o conteúdo do seu anúncio multimédia pareça natural.
Não tem orçamento para contratar uma modelo para a sua empresa? Considere pedir ajuda dos seus amigos para fazerem de modelos em troca de uma compensação mínima.
6. Faça uma Oferta Atraente
Saber quem é o seu público-alvo e ter um anúncio atraente no Facebook não é suficiente. É importante que também tenha uma oferta atraente. Os seus potenciais clientes gostam de saber o que podem obter depois de clicar no seu anúncio.
Simplificando, a sua oferta é o que os fará clicar. E isso vai depender da sua meta de publicidade.
Portanto, se deseja que as pessoas visitem o seu café, convém oferecer um desconto aos clientes que vêm pela primeira vez. Em seguida, combine-o com um CTA relevante, como “Obtenha desconto”.
É provável que isso melhore o CTR do seu anúncio do Facebook, pois diz claramente o que seu público pode obter clicando nos seus anúncios. Sem falar que foi capaz de fazer uma oferta atraente.
7. Criar um Sentido de Urgência
Se quiser que o seu anúncio do Facebook seja ainda mais atraente e gere o máximo de cliques possível, crie um sentido de urgência.
Portanto, informe o seu público-alvo que a sua oferta está disponível apenas por um período limitado.
Algo tão simples como “A promoção vai até 31 de dezembro de 2020” é o suficiente para levar o seu público a agir.
8. Teste de Divisão dos Anúncios do Facebook
Outra forma de melhorar o CTR dos seus anúncios do Facebook é por meio de um teste de divisão.
Como isso funciona, fará e exibirá pelo menos duas variações dos seus anúncios. O Facebook, então, veiculará aleatoriamente uma versão dos seus anúncios para o seu público-alvo. A partir daí, verá quais as variações do anúncio que foram capazes de gerar a maior CTR.
Apenas tenha em mente que, para que o seu teste A/B seja eficaz, deve testar um elemento de cada vez.
Então, por exemplo, pode querer testar os seus títulos primeiro. Veja o que gera mais CTR: Aquele que usa “O Meu Café” ou “Aproveite a sua pausa rápida para o café conosco!”?
Assim que tiver os resultados, use o título vencedor e, em seguida, combine-o com pelo menos duas variações do seu CTA. Por exemplo, “Visite-nos hoje!” versus “Verifique o nosso horário”.
Dica Pro: Execute o seu teste A/B por pelo menos duas semanas para que possa juntar informações suficientes sobre a sua campanha.
Conclusão
A sua CTR de anúncios do Facebook é uma das melhores métricas a serem verificadas para entender como o seu público está a responder aos seus anúncios. É um indicador de que os seus anúncios são atraentes o suficiente ou se está a direcionar às pessoas certas.
Portanto, sempre que veicular uma campanha de anúncios no Facebook, é melhor seguir as dicas acima e deixá-la andar por pelo menos duas semanas. Dependendo dos resultados que esteja a ver, considere quais ajustes deve fazer para aumentar o seu CTR de anúncios do Facebook.
A chave aqui é melhorar continuamente os seus anúncios do Facebook até atingir os seus objetivos de marketing e gerar os resultados desejados.