Support

A DPD na sua Loja Online

A DPD é o segundo maior serviço de entrega para a Europa e oferece um serviço flexível e fácil de usar para remetentes e compradores. Esta surge da fusão entre as empresas Seur e Chronopost, passando a usar a marca DPD em Portugal.

Em Portugal a DPD foi vencedora do prémio Cinco Estrelas 2020, na categoria de entrega de encomendas em lojas de proximidade, tendo registado uma satisfação de 85,80%.

dpd

Através da sua aplicação para telemóveis a DPD oferece vantagens aos seus clientes pois estes podem gerir as suas encomendas, alterar a data, horário e local de entrega, de forma simples e rápida.

A DPD lançou a maior rede de Lockers em Portugal, contando para já com 50 unidades, em locais como estações ferroviárias e centros comerciais.

Disponíveis para o levantamento das encomendas ecommerce, o seu funcionamento dá uma enorme autonomia ao comprador, permitindo-lhe levantar no horário mais conveniente para si, 7 dias por semana, 24 horas por dia, durante um período de 3 dias.

Constituindo uma verdadeira alternativa às entregas ao domicílio, os lockers são já parte do panorama europeu e chegam agora à DPD Portugal.

A DPD tem uma rede Pickup e um serviço Predict onde apresenta soluções para e-commerce pensadas e desenvolvidas à medida dos e-shoppers e dos e-retailers.

A rede Pickup é uma rede de 600 lojas de proximidade, que permitem, no acto da compra, que o e-shopper escolha o local mais cómodo e conveniente para o levantamento da sua encomenda.

Assim que a encomenda chega ao ponto de destino, o cliente recebe um SMS/E-mail de alerta, dispondo então de 10 dias úteis para efectuar a sua recolha.

É enviado um 2º SMS 2 dias antes do prazo terminar e da encomenda ser devolvida à origem. A rede Pickup está disponível para as encomendas internacionais, existindo mais de 40.000 lojas em toda a Europa.

O serviço Predict é único no mercado. Trata-se de um alerta interactivo ao destinatário do dia e hora de entrega da sua encomenda, podendo este alterar a data para até 5 dias úteis posteriores ou ainda escolher um dos pontos Pickup como novo local de entrega.

No dia previsto para a recepção da encomenda, é enviada nova mensagem ao destinatário, indicando o horário previsto da entrega, num intervalo de apenas 1 hora. Predict está disponível para mais de 20 países na Europa.

A DPD desenvolveu também o Live Tracking, uma solução que permite acompanhar em tempo real a sua encomenda. Os destinatários receberão um SMS, no momento preciso em que se inicia a janela horária de Predict, para acompanharem as suas encomendas, desde o momento em que estas são colocadas em distribuição no veículo, até à entrega na morada de destino.

O DPDgroup possui um Barómetro E-Shopper que é um relatório onde revela os comportamentos dos europeus que compram online, bem como as principais tendências que estão a moldar o sector do ecommerce.

Em 2020, a DPD Portugal, obteve uma receita de 78,9 milhões de euros correspondendo a um total de 21,5 milhões de encomendas, um crescimento de 13,6% face a 2019. Em Portugal, o crescimento anual da actividade B2C foi superior a 57%, muito acima das perspectivas iniciais.

A crise pandémica também fez com que tendências de consumo esperadas para 2024 se antecipassem, como uma maior procura por logística urbana e um maior sentido de responsabilidade ambiental.


Apresentação dos Serviços

Com a DPD pode receber, enviar ou recolher encomendas. A DPD presta serviços de transporte expresso de mercadorias até 31,5 kg em todo o território nacional e em mais de 230 países, tanto no setor empresarial (B2B) como particular (B2C).

O horário de entrega da DPD é das 9h às 18h nos dias úteis e sábados das 9h às 13h. O tempo de entrega da DPD para envios internacionais na Europa é de 3 a 7 dias úteis, dependendo da rota. Para envios internacionais que envolvam destinos fora da União Europeia, como por exemplo entre Portugal e Brasil, o tempo de entrega da DPD é de até 5 dias úteis e o transporte é realizado por via aérea.

No serviço doméstico continental, o peso máximo dos volumes é de 30Kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 1,60m e a medida maior não pode ultrapassar 1,20m. A DPD oferece-lhe soluções de entregas internacionais competitivas sejam por via aérea ou terrestre.

No serviço internacional rodoviário, o peso máximo dos volumes é de 31,5Kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 3,00 m, calculando-se através da fórmula Comprimento cm+2 x (Largura cm + Altura cm). O comprimento máximo é de 1,75m. Caso o envio exceda as dimensões, e seja aceite pela rede DPD, haverá lugar ao pagamento de uma taxa adicional de 26,00€.

Os serviços DPD podem ser divididos em três categorias:

Empresas

Business 10 Encomendas entregues de manhã até às 10h
Business 13 Encomendas entregues durante a manhã
Business Encomendas entregues até ao final do dia útil seguinte à recolha
Today Encomendas entregues no próprio dia
Business Saturday Encomendas entregues ao sábado até às 13h
Islands Encomendas para Madeira e/ou Açores
Business Islands Encomendas urgentes para as ilhas

Serviços Internacionais

Escalões de Peso Preço por Volume em EUR 0-3.0 3.0-5.0 5.0-10.0 10.0-20.0 20.0-30.0 Kg.Ad
Alemanha 14,8 20,6 21,75 24,1 34,9 1,8
Áustria 17 23,15 23,65 28,9 48,1 1,8
Bulgária 28,55 41,4 46,05 48,4 63,9 1,8
Bélgica 17,15 23,15 23,65 26,45 36,4 1,8
Bósnia 31,95 45,9 50,4 56,25 81,7 1,8
Croácia 23 33,25 34,6 35,9 58,25 1,8
Córsega 38,5 45,65 46,15 48,15 59,8 1,8
Dinamarca 17,85 25,85 27,55 30,4 41,35 1,8
Eslováquia 17,85 25,85 27,55 30,05 43,6 1,8
Eslovénia 17,85 25,85 27,55 30,85 53,4 1,8
Estónia 21,2 30,55 32,8 35 51,95 1,8
Finlândia 28,55 41,4 46,05 49,75 63,9 1,8
França 16 23,15 23,65 25,65 37,3 1,8
Grécia 31,95 45,9 50,4 56,25 76,3 1,8
Holanda 16,8 23,15 23,65 26,45 36,4 1,8
Hungria 17 25,85 26,2 29,5 40,9 1,8
Irlanda 21,2 32,5 34,9 39,25 54,35 1,8
Islândia 70,75 89,35 94,4 101,5 162,3 1,8
Itália 22,5 30,55 31,25 35 43,85 1,8
Letónia 21,2 30,55 32,8 35 49,25 1,8
Lituânia 17,85 25,85 27,55 30,05 44,5 1,8
Luxemburgo 16,8 23,15 23,65 26,95 38,2 1,8
Mónaco 16 23,15 23,65 25,65 37,3 1,8
Noruega 28,55 43,2 47,4 52,9 74,7 1,8
Polónia 15 21,85 22,4 26,45 41,8 1,8
Reino Unido 16,8 23,15 23,65 26,45 38,2 1,8
Rep. Checa 15 22,6 24,3 26,3 40,25 1,8
Roménia 28,55 41,4 46,05 48,4 63,9 1,8
Suiça 18,25 25,95 27,7 29,95 42,85 1,8
Suécia 21,2 31,45 33,7 36,8 47,45 1,8
Sérvia 37,85 61,15 67,2 74,5 93,1 1,8
Ucrânia 23,05 35,9 38,25 41,6 71,2 1,8

Taxa de despacho (não inclui taxas no destino): €15,50 - Suíça, €17,64 - Noruega, €12,00 – Bósnia-Herzegovina, €13,00 – Sérvia, €16,00 – Islândia, €13,00 – Ucrânia, €5,00 – Reino Unido. Para envios insulares deverá contactar o departamento comercial.

Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.

Aqui fica um exemplo de expedição para vários destinos para uma encomenda de 10kg:

Rota Preços DPD (euros)
Porto - Lisboa 15.74
Lisboa - Madeira 50.14
Portugal - Espanha 23.49
Portugal - Alemanha 26.57

Particulares

Home 13 Encomendas entregues até às 13h
Home Encomendas entregues até ao final do dia útil seguinte à recolha
Shop Encomendas entregues numa das lojas Pickup
Home Saturday Encomendas entregues ao sábado até às 13h
Home Islands Encomendas entregues nas ilhas até às 18h
Shop Islands encomendas entregues num dos pontos Pickup
Escalões de Peso Preço/Volume (euros)
0-1 5,31
1-5 6,24
5-10 7,1
10-20 9,62
20-30 11,82
Kg.Ad 0,6

COD (contra reembolso) | Taxa única por volume de 1.5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 3.90 e máximo de € 4.60

Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.


Shop2Shop

A DPD disponibiliza o Shop2Shop, um serviço low-cost que consiste em enviar e levantar encomendas de uma loja Pickup para outra, sem necessidade de imprimir qualquer etiqueta de expedição.

Escalões de Peso Preço/Volume (euros)
0-1 4,63
1-5 5,65
5-10 9,93
Kg.Ad 0.68

COD (contra reembolso) | Taxa única por volume de 1.5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 4.30 e máximo de € 5.10

Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.


Serviços complementares

  • SWAP - entrega e recolha de encomendas na mesma visita.
  • Agenda - agendamento das recolhas e entregas regulares, em horários e destinos pré-definidos, consoante as necessidades do cliente.
  • Return of Document - quando necessita do comprovativo de entrega da sua encomenda.
  • Cash on Delivery - serviço de cobrança no acto da entrega.
  • Wine - se necessitar de embalagens para os seus envios de garrafas de vinho, a DPD disponibiliza 3 modelos onde podem ser transportadas 1, 3 e 6 garrafas respectivamente, que garantem a segurança e integridade dos seus envios.

Outras Soluções

DPDship - software de gestão de encomendas para clientes que façam envios regulares. SMS Alert - alerta sobre a entrega ao destinatário, através do envio de uma mensagem por telemóvel. O objectivo é reduzir os insucessos de entrega por ausência. Pode encontrar na sua área reservada DPD as seguintes funcionalidades:

  • Elaboração, impressão e envio em formato digital das guias de transporte;
  • Agendar, consultar, alterar ou cancelar expedições ou recolhas;
  • Acompanhar envios ao longo da rota geográfica, através de um Chronotrace rápido e mais completo;
  • Consultar o estado do reembolso dos envios à cobrança;
  • Aceder a listas de incidências em circuito, bem como ao estado das mesmas, possibilitando a sua resolução em tempo real e contribuindo para a entrega das encomendas no tempo previsto.

Track and Trace - através do site www.dpd.pt poderá aceder a toda a informação sobre os envios, a qualquer hora.

SCAI - Serviço de Comunicação Automática de Incidências

Pode receber em primeira mão, através de e-mail ou SMS, informação de qualquer factor que possa interferir com a entrega dos documentos e encomendas no prazo acordado.

Este serviço permite ao cliente tomar decisões enquanto a encomenda está em trânsito e evitar que esta lhe seja devolvida.

Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer altura.