A DPD na sua Loja Online
A DPD é o segundo maior serviço de entrega para a Europa e oferece um serviço flexível e fácil de usar para remetentes e compradores. Esta surge da fusão entre as empresas Seur e Chronopost, passando a usar a marca DPD em Portugal.
Em Portugal a DPD foi vencedora do prémio Cinco Estrelas 2020, na categoria de entrega de encomendas em lojas de proximidade, tendo registado uma satisfação de 85,80%.
Através da sua aplicação para telemóveis a DPD oferece vantagens aos seus clientes pois estes podem gerir as suas encomendas, alterar a data, horário e local de entrega, de forma simples e rápida.
A DPD lançou a maior rede de Lockers em Portugal, contando para já com 50 unidades, em locais como estações ferroviárias e centros comerciais.
Disponíveis para o levantamento das encomendas ecommerce, o seu funcionamento dá uma enorme autonomia ao comprador, permitindo-lhe levantar no horário mais conveniente para si, 7 dias por semana, 24 horas por dia, durante um período de 3 dias.
Constituindo uma verdadeira alternativa às entregas ao domicílio, os lockers são já parte do panorama europeu e chegam agora à DPD Portugal.
A DPD tem uma rede Pickup e um serviço Predict onde apresenta soluções para e-commerce pensadas e desenvolvidas à medida dos e-shoppers e dos e-retailers.
A rede Pickup é uma rede de 600 lojas de proximidade, que permitem, no acto da compra, que o e-shopper escolha o local mais cómodo e conveniente para o levantamento da sua encomenda.
Assim que a encomenda chega ao ponto de destino, o cliente recebe um SMS/E-mail de alerta, dispondo então de 10 dias úteis para efectuar a sua recolha.
É enviado um 2º SMS 2 dias antes do prazo terminar e da encomenda ser devolvida à origem. A rede Pickup está disponível para as encomendas internacionais, existindo mais de 40.000 lojas em toda a Europa.
O serviço Predict é único no mercado. Trata-se de um alerta interactivo ao destinatário do dia e hora de entrega da sua encomenda, podendo este alterar a data para até 5 dias úteis posteriores ou ainda escolher um dos pontos Pickup como novo local de entrega.
No dia previsto para a recepção da encomenda, é enviada nova mensagem ao destinatário, indicando o horário previsto da entrega, num intervalo de apenas 1 hora. Predict está disponível para mais de 20 países na Europa.
A DPD desenvolveu também o Live Tracking, uma solução que permite acompanhar em tempo real a sua encomenda. Os destinatários receberão um SMS, no momento preciso em que se inicia a janela horária de Predict, para acompanharem as suas encomendas, desde o momento em que estas são colocadas em distribuição no veículo, até à entrega na morada de destino.
O DPDgroup possui um Barómetro E-Shopper que é um relatório onde revela os comportamentos dos europeus que compram online, bem como as principais tendências que estão a moldar o sector do ecommerce.
Em 2020, a DPD Portugal, obteve uma receita de 78,9 milhões de euros correspondendo a um total de 21,5 milhões de encomendas, um crescimento de 13,6% face a 2019. Em Portugal, o crescimento anual da actividade B2C foi superior a 57%, muito acima das perspectivas iniciais.
A crise pandémica também fez com que tendências de consumo esperadas para 2024 se antecipassem, como uma maior procura por logística urbana e um maior sentido de responsabilidade ambiental.
Apresentação dos Serviços
Com a DPD pode receber, enviar ou recolher encomendas. A DPD presta serviços de transporte expresso de mercadorias até 31,5 kg em todo o território nacional e em mais de 230 países, tanto no setor empresarial (B2B) como particular (B2C).
O horário de entrega da DPD é das 9h às 18h nos dias úteis e sábados das 9h às 13h. O tempo de entrega da DPD para envios internacionais na Europa é de 3 a 7 dias úteis, dependendo da rota. Para envios internacionais que envolvam destinos fora da União Europeia, como por exemplo entre Portugal e Brasil, o tempo de entrega da DPD é de até 5 dias úteis e o transporte é realizado por via aérea.
No serviço doméstico continental, o peso máximo dos volumes é de 30Kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 1,60m e a medida maior não pode ultrapassar 1,20m. A DPD oferece-lhe soluções de entregas internacionais competitivas sejam por via aérea ou terrestre.
No serviço internacional rodoviário, o peso máximo dos volumes é de 31,5Kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 3,00 m, calculando-se através da fórmula Comprimento cm+2 x (Largura cm + Altura cm). O comprimento máximo é de 1,75m. Caso o envio exceda as dimensões, e seja aceite pela rede DPD, haverá lugar ao pagamento de uma taxa adicional de 26,00€.
Os serviços DPD podem ser divididos em três categorias:
Empresas
Business 10 | Encomendas entregues de manhã até às 10h |
Business 13 | Encomendas entregues durante a manhã |
Business | Encomendas entregues até ao final do dia útil seguinte à recolha |
Today | Encomendas entregues no próprio dia |
Business Saturday | Encomendas entregues ao sábado até às 13h |
Islands | Encomendas para Madeira e/ou Açores |
Business Islands | Encomendas urgentes para as ilhas |
Serviços Internacionais
Escalões de Peso Preço por Volume em EUR | 0-3.0 | 3.0-5.0 | 5.0-10.0 | 10.0-20.0 | 20.0-30.0 | Kg.Ad |
---|---|---|---|---|---|---|
Alemanha | 14,8 | 20,6 | 21,75 | 24,1 | 34,9 | 1,8 |
Áustria | 17 | 23,15 | 23,65 | 28,9 | 48,1 | 1,8 |
Bulgária | 28,55 | 41,4 | 46,05 | 48,4 | 63,9 | 1,8 |
Bélgica | 17,15 | 23,15 | 23,65 | 26,45 | 36,4 | 1,8 |
Bósnia | 31,95 | 45,9 | 50,4 | 56,25 | 81,7 | 1,8 |
Croácia | 23 | 33,25 | 34,6 | 35,9 | 58,25 | 1,8 |
Córsega | 38,5 | 45,65 | 46,15 | 48,15 | 59,8 | 1,8 |
Dinamarca | 17,85 | 25,85 | 27,55 | 30,4 | 41,35 | 1,8 |
Eslováquia | 17,85 | 25,85 | 27,55 | 30,05 | 43,6 | 1,8 |
Eslovénia | 17,85 | 25,85 | 27,55 | 30,85 | 53,4 | 1,8 |
Estónia | 21,2 | 30,55 | 32,8 | 35 | 51,95 | 1,8 |
Finlândia | 28,55 | 41,4 | 46,05 | 49,75 | 63,9 | 1,8 |
França | 16 | 23,15 | 23,65 | 25,65 | 37,3 | 1,8 |
Grécia | 31,95 | 45,9 | 50,4 | 56,25 | 76,3 | 1,8 |
Holanda | 16,8 | 23,15 | 23,65 | 26,45 | 36,4 | 1,8 |
Hungria | 17 | 25,85 | 26,2 | 29,5 | 40,9 | 1,8 |
Irlanda | 21,2 | 32,5 | 34,9 | 39,25 | 54,35 | 1,8 |
Islândia | 70,75 | 89,35 | 94,4 | 101,5 | 162,3 | 1,8 |
Itália | 22,5 | 30,55 | 31,25 | 35 | 43,85 | 1,8 |
Letónia | 21,2 | 30,55 | 32,8 | 35 | 49,25 | 1,8 |
Lituânia | 17,85 | 25,85 | 27,55 | 30,05 | 44,5 | 1,8 |
Luxemburgo | 16,8 | 23,15 | 23,65 | 26,95 | 38,2 | 1,8 |
Mónaco | 16 | 23,15 | 23,65 | 25,65 | 37,3 | 1,8 |
Noruega | 28,55 | 43,2 | 47,4 | 52,9 | 74,7 | 1,8 |
Polónia | 15 | 21,85 | 22,4 | 26,45 | 41,8 | 1,8 |
Reino Unido | 16,8 | 23,15 | 23,65 | 26,45 | 38,2 | 1,8 |
Rep. Checa | 15 | 22,6 | 24,3 | 26,3 | 40,25 | 1,8 |
Roménia | 28,55 | 41,4 | 46,05 | 48,4 | 63,9 | 1,8 |
Suiça | 18,25 | 25,95 | 27,7 | 29,95 | 42,85 | 1,8 |
Suécia | 21,2 | 31,45 | 33,7 | 36,8 | 47,45 | 1,8 |
Sérvia | 37,85 | 61,15 | 67,2 | 74,5 | 93,1 | 1,8 |
Ucrânia | 23,05 | 35,9 | 38,25 | 41,6 | 71,2 | 1,8 |
Taxa de despacho (não inclui taxas no destino): €15,50 - Suíça, €17,64 - Noruega, €12,00 – Bósnia-Herzegovina, €13,00 – Sérvia, €16,00 – Islândia, €13,00 – Ucrânia, €5,00 – Reino Unido. Para envios insulares deverá contactar o departamento comercial.
Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.
Aqui fica um exemplo de expedição para vários destinos para uma encomenda de 10kg:
Rota | Preços DPD (euros) |
---|---|
Porto - Lisboa | 15.74 |
Lisboa - Madeira | 50.14 |
Portugal - Espanha | 23.49 |
Portugal - Alemanha | 26.57 |
Particulares
Home 13 | Encomendas entregues até às 13h |
Home | Encomendas entregues até ao final do dia útil seguinte à recolha |
Shop | Encomendas entregues numa das lojas Pickup |
Home Saturday | Encomendas entregues ao sábado até às 13h |
Home Islands | Encomendas entregues nas ilhas até às 18h |
Shop Islands | encomendas entregues num dos pontos Pickup |
Escalões de Peso | Preço/Volume (euros) |
---|---|
0-1 | 5,31 |
1-5 | 6,24 |
5-10 | 7,1 |
10-20 | 9,62 |
20-30 | 11,82 |
Kg.Ad | 0,6 |
COD (contra reembolso) | Taxa única por volume de 1.5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 3.90 e máximo de € 4.60
Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.
Shop2Shop
A DPD disponibiliza o Shop2Shop, um serviço low-cost que consiste em enviar e levantar encomendas de uma loja Pickup para outra, sem necessidade de imprimir qualquer etiqueta de expedição.
Escalões de Peso | Preço/Volume (euros) |
---|---|
0-1 | 4,63 |
1-5 | 5,65 |
5-10 | 9,93 |
Kg.Ad | 0.68 |
COD (contra reembolso) | Taxa única por volume de 1.5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 4.30 e máximo de € 5.10
Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.
Serviços complementares
- SWAP - entrega e recolha de encomendas na mesma visita.
- Agenda - agendamento das recolhas e entregas regulares, em horários e destinos pré-definidos, consoante as necessidades do cliente.
- Return of Document - quando necessita do comprovativo de entrega da sua encomenda.
- Cash on Delivery - serviço de cobrança no acto da entrega.
- Wine - se necessitar de embalagens para os seus envios de garrafas de vinho, a DPD disponibiliza 3 modelos onde podem ser transportadas 1, 3 e 6 garrafas respectivamente, que garantem a segurança e integridade dos seus envios.
Outras Soluções
DPDship - software de gestão de encomendas para clientes que façam envios regulares. SMS Alert - alerta sobre a entrega ao destinatário, através do envio de uma mensagem por telemóvel. O objectivo é reduzir os insucessos de entrega por ausência. Pode encontrar na sua área reservada DPD as seguintes funcionalidades:
- Elaboração, impressão e envio em formato digital das guias de transporte;
- Agendar, consultar, alterar ou cancelar expedições ou recolhas;
- Acompanhar envios ao longo da rota geográfica, através de um Chronotrace rápido e mais completo;
- Consultar o estado do reembolso dos envios à cobrança;
- Aceder a listas de incidências em circuito, bem como ao estado das mesmas, possibilitando a sua resolução em tempo real e contribuindo para a entrega das encomendas no tempo previsto.
Track and Trace - através do site www.dpd.pt poderá aceder a toda a informação sobre os envios, a qualquer hora.
SCAI - Serviço de Comunicação Automática de Incidências
Pode receber em primeira mão, através de e-mail ou SMS, informação de qualquer factor que possa interferir com a entrega dos documentos e encomendas no prazo acordado.
Este serviço permite ao cliente tomar decisões enquanto a encomenda está em trânsito e evitar que esta lhe seja devolvida.
Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer altura.