Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC): saiba o que é e como usá-lo na sua loja online

UGC: O que é o Conteúdo Gerado pelo Usuário e como usá-lo no seu e-commerce

Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC): saiba o que é e como usá-lo na sua loja online

User Generated Content (UGC) ou, em Português, Conteúdo Gerado pelo Usuário, é todo conteúdo produzido pelo próprio consumidor, ou seja, aquele que já utilizou o produto ou serviço que você fornece.

Pode-se dizer que é uma forma digital do antigo marketing boca a boca, no qual o cliente experimentava o produto, falava bem dele para outras pessoas, o que fazia com que estas também ficassem interessadas em adquiri-lo. Só que hoje em dia, o boca a boca acontece de maneira online, na internet.

E por que o UGC é tão importante? Porque dessa maneira, o seu produto e serviço ganhará mais credibilidade frente a novos clientes, já que quem está fazendo a propaganda é um outro usuário e não a própria loja.

A internet transformou todo consumidor em um potencial criador e distribuidor de informação. Sejam nas redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e fóruns, as pessoas consomem, pesquisam, compartilham, opinam e produzem conteúdo. E esse alcance pode variar de amigos a familiares ou até a desconhecidos, que usam a sua informação como base na decisão de compra.

Veja por exemplo como a importância do UGC reflete na escolha de decisão do consumidor: segundo o levantamento da Math Ads, só no Brasil, 9 a cada 10 pessoas pesquisam na internet antes de decidir comprar um produto ou serviço..

Isso mostra que as pessoas buscam informações e opiniões de outros clientes que utilizaram o produto ou serviço, de forma a ficarem mais seguras na hora de decidirem adquirir ou não tal produto ou serviço.

mídias sociais

Vantagens do UGC

  1. Social Commerce e Alcance nas Mídias Sociais

  2. Brand Awareness e Conteúdo Gratuito para SEO

  3. Maior Credibilidade

  4. Baixo Custo e Aumento do Engajamento


Social Commerce e Alcance nas Mídias Sociais

O social commerce é uma modalidade de comércio eletrônico através das redes sociais. Esse tipo de e-commerce vem se fortalecendo em conjunto com o crescimento e o poder de influência mostrados pelas redes sociais nos últimos anos.

Com certeza, você já se deparou, ao mexer nas suas redes sociais, com anúncios em seu feed, para que chamem a sua atenção, levando-o a realizar uma compra dentro do próprio aplicativo.

É claro também que já percebeu como muitos dos seus amigos nas redes sociais compartilham tudo, ou quase tudo, que acontece no seu dia a dia, incluindo compras, restaurantes, marcas, livros, campanhas etc.

Os consumidores tornaram-se hoje em dia grandes promotores das marcas, e com alcance universal, já que no mundo online as possibilidades são gigantescas. Use as redes sociais a seu favor, já que grande parte do UGC acontece por lá.

Para te ajudar, selecionamos os melhores artigos ensinando tudo o que você precisa saber sobre as mídias sociais e como turbinar a sua loja online utilizando essas informações.


Brand Awareness e Conteúdo Gratuito para SEO

O brand awareness, ou consciência de marca, mede o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores. Aumentar a consciência de marca implica em ganho de reconhecimento, notoriedade e credibilidade dos clientes.

O brand awareness e o aumento de SEO andam juntos, já que ao tornar a sua marca mais conhecida, cada vez mais as pessoas irão pesquisá-la.

No caso do conteúdo gerado pelo usuário a vantagem é maior ainda, já que ele não exige muitos gastos pela equipe de marketing, tendo em vista que é o público que faz a divulgação em massa.

Com o tempo, o volume de conteúdo ligado a sua loja e a frequência com que isso é feito vai melhorar seu SEO. É fazendo com que as pessoas falem sobre a sua loja online, que o seu site alcançará um bom posicionamento no Google.

Leia o nosso artigo sobre Otimização dos Motores de Busca (SEO).

mídias sociais - conteúdo

Maior Credibilidade

Diferente dos anúncios e propagandas realizadas pela própria loja ou marca que, obviamente, vão enaltecer os seus produtos e serviços, o UGC é realizado pelos clientes, ou seja, pessoas que não têm o compromisso de atribuir elogios ou enaltecer produtos dos quais não gostaram.

De acordo com o infográfico feito pela Invesp, 90% dos consumidores pesquisam avaliações online antes de procurarem a loja e 88% desses consumidores confiam nas avaliações dadas por outros consumidores. É por isso que quando a loja é bem avaliada por um cliente, traz credibilidade à qualidade dos seus produtos e serviços.


Baixo Custo e Aumento do Engajamento

Os custos para investir em UGC são baixos, já que, conforme mencionado anteriormente, envolve mais a sua capacidade de engajar o seu público de modo que a propaganda seja feita em larga escala por ele.

Por isso, para aumentar o engajamento, mantenha uma audiência leal e que sempre interaja com a sua empresa. Essa interação transforma o usuário em um produtor de conteúdos que exerce influência sobre outros clientes, que influenciarão outros clientes e daí por diante.

Engajamento

Como usar o UGC no seu e-commerce

Redes sociais

As redes sociais são com certeza o ambiente mais propício para o UGC, tendo em vista a imensa quantidade de promotores espontâneos, que conectam a sua marca com outros usuários através das próprias publicações.


Conteúdo compartilhável

A utilização de conteúdos compartilháveis são excelentes para estimular a participação das pessoas. O compartilhamento de quizzes, tutoriais rápidos, vídeos e fotos com o produto são ferramentas para promover conteúdo gerado pelo usuário.

Você pode até se basear em outros fornecedores para aflorar as suas ideias, mas quanto mais criativo, simples e divertido for o seu conteúdo compartilhável, mais as pessoas vão se sentir motivadas a compartilhá-lo.

Lembre-se também de republicar as postagens feitas pelos clientes, reconhecendo o seu engajamento e dando crédito a esse influenciador orgânico.


Concursos e Hashtags

Provavelmente você já foi marcado em uma publicação ou até mesmo já participou de um concurso nas redes sociais de alguma marca.

Geralmente a marca oferece um brinde a seus seguidores e estipula algumas regras simples que devem ser cumpridas por eles, a fim de que participem do sorteio.

Uma dessas regras é a de marcar amigos naquela postagem, o que faz com que esses amigos acabem vendo a publicação também, conhecendo a marca.

Outra forma de compartilhamento muito comum são as hashtags. O uso de palavras de efeito, precedidas pela #, tem grande poder na internet e é uma forma de unir um grupo de pessoas em torno de determinado assunto.

É importante utilizar hashtags simples, que não sejam longas demais ou confusas demais. Na internet, o descomplicado é a maior garantia de sucesso.

Mídias sociais - compartilhamento

Conteúdo em vídeo

Os anúncios feitos no YouTube são ótimos para mostrar sua marca, mas como não estão ali como objetivo final do usuário, ele pode simplesmente ignorar e pular a add. Além disso, o conteúdo em vídeo no YouTube é mais longo e não agrada boa parte dos internautas.

Já o Instagram e o Facebook, por exemplo, em que os usuários têm um perfil que está procurando por informação rápida e direta, é excelente para a publicação de vídeos curtos, utilizando a ferramenta stories.

No entanto, a rede social focada em vídeos e que vem crescendo exponencialmente é o TikTok. Anônimos, digital influencers, celebridades, lojas e grandes marcas já estão nessa rede social e já descobriram o poder de alcance dessa mídia.

O TikTok também é conhecido por realizar trends, que são conteúdos que viralizam, sendo compartilhados e replicados pelos usuários. Confira o nosso artigo sobre o TikTok e descubra como essa rede social pode ajudar o seu negócio.


Parcerias com influencers

Antes restritas aos cinemas e TVs, as celebridades ganharam uma nova faceta com a internet e as redes sociais. Pessoas anônimas e comuns podem ficar famosas no ambiente digital e influenciar uma legião de fãs que levam em alta conta as suas opiniões, hábitos, aparência e tudo mais que envolva aquele produtor de conteúdo.

O UGC com influencers geralmente é feito através do envio voluntário de amostras dos seus produtos para que eles utilizem e atestem a qualidade da sua marca.

Mas, lembre-se: para ser um conteúdo gerado pelo usuário, os influencers não estão vinculados a avaliações somente positivas, estando livres para opinarem honestamente e compartilharem a experiência deles com os seus seguidores.


Avaliações

As avaliações também são uma forma de conteúdo gerado pelo usuário. A opinião direta do consumidor é muito importante, seja em forma de rating/estrelas ou através de mensagens escritas, para gerar confiança nos clientes em potencial.

É fundamental que a sua loja tenha mecanismos acessíveis e que convençam o cliente a avaliar. Da mesma maneira, possibilita que as avaliações já feitas sejam facilmente encontradas na sua página.

Importante também prestar atenção nas postagens e conteúdos UGC negativos, e se isso acontecer, não ignore. Procure entender o motivo da insatisfação daquele cliente.

Isso mostrará que você se preocupa com ele, podendo reverter a impressão ruim daquela transação, bem como te ajudará a melhorar seus produtos ou atendimento.

Avaliações

4 cases de sucesso de marcas que utilizam UGC

Separamos abaixo 4 exemplos de conteúdo gerado pelo usuário promovidas por grandes marcas, que conseguem resultados incríveis ao utilizarem essa tática:

1. Coca-Cola

Lembra da campanha da Coca-Cola em que suas garrafas e latas eram personalizadas com nomes de pessoas?

A equipe de marketing da empresa levantou os nomes mais comuns entre os jovens adultos brasileiros, baseados em estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chegando ao número de 150 nomes.

A ideia era que os consumidores do refrigerante compartilhassem fotos e vídeos com suas latinhas personalizadas. A campanha deu muito certo, viralizando rapidamente.

2. Starbucks

Outro caso de sucesso em UGC é a campanha da Starbucks no ano de 2014. A marca criou um concurso para que os clientes fizessem suas próprias artes no copo branco, que caracteriza a marca.

Só nas primeiras semanas do concurso, foram contabilizadas mais de quatro mil fotos com artes próprias compartilhadas nas redes sociais.

3. Ruffles

Por mais de uma vez a marca de batatas chips criou concursos em que o público poderia sugerir novos sabores, e aqueles que fossem mais votados se tornariam sabores da marca. A Ruffles garantiu ainda que uma porcentagem das vendas seria destinada aos vencedores.

O concurso conta com milhares de participantes que voluntariamente causam grande repercussão nas redes sociais.

4. Playstation

Por fim, podemos citar a Playstation.Blog, que é o blog oficial dos produtores de jogos e acessórios para a marca Playstation e Playstation Portátil, no qual são postadas várias notícias que variam a avisos de atualizações de software e a divulgação de novos jogos que serão lançados.

Uma das iniciativas UGC do blog é incentivar jogadores a postarem fotos de seus jogos favoritos nas redes sociais usando a hashtag #MomentosPlaystation. Toda semana, as melhores imagens são publicadas no blog.


Agora que você sabe o quão importante é o conteúdo gerado pelo usuário para alavancar o sucesso do seu negócio, não deixe de ficar atento às mídias sociais, ao seu público e às novas tendências do marketing de UGC.

Invista parte do seu tempo na elaboração de ideias criativas e virais e assegure que o cliente seja o seu maior aliado na divulgação da sua marca.

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