Compreender Agile para Pequenas Empresas

Compreender Agile para Pequenas Empresas

A metodologia Agile tem sido usada nas últimas décadas por maioritariamente startups e empresas de tecnologia. Agora que o Agile está a ganhar força fora das configurações tradicionais de software, vamos ver como implementar o Agile nas suas operações diárias de pequenas empresas.

Antes da pandemia, Agile era basicamente um termo reservado para líderes de software e tecnologia. É um meio de concluir tarefas longas e complexas em sprints dedicados e obter feedback dos utilizadores. Para que o Agile funcione corretamente, este sistema requer dedicação total à tarefa em mãos e colaboração em equipa.

Agora, devido à incerteza da pandemia global, cada vez mais as empresas e pequenos negócios estão a voltar-se para metodologias Agile para escalar as suas operações de vendas ou até mesmo lançar um novo produto. Não é nada novo. Empresas e líderes de pensamento estão sempre à procura de novas formas de inovar ou estimular as suas equipas.


O Agile é adequado para a minha Empresa?

Agile, por padrão, é um método que considera os utilizadores e clientes do seu negócio. A base central? Comunicação. Tanto na posição de gerência quanto na de atendimento ao cliente, deve ser comunicativo com os seus funcionários e clientes se realmente deseja ter sucesso com o Agile.

No Agile, o conceito principal é simples: em vez de priorizar o que vai mudar, os pequenos empresários devem focar-se em quem vai executar melhor os detalhes sensíveis da operação. Por exemplo, se está a lançar um novo produto e tradicionalmente teve muitas mãos diferentes na execução da estratégia, considere estreitar o seu foco de gestão para garantir que selecionou as pessoas certas para tarefas individuais.

Vamos ver alguns dos requisitos para uma equipa Agile.

  • Planear a Sua Estratégia

    Não pode precipitar-se para o Agile. A sua equipa precisa entender as suas funções dentro do plano. Além disso, deve ter objetivos específicos em mente para executar o Agile corretamente.

  • Informar sobre o Processo

    Agile é uma ferramenta útil, mas apenas se a sua equipa foi informada sobre como a sua empresa executará. Todos devem estar na mesma página quando se trata do cumprimento da sua visão.

  • Nomear um líder

    Seja você ou alguém na sua organização, vai precisar de alguém para configurar a estrutura das suas operações Agile, motivar a equipa, acompanhar o progresso e medir as metas.

  • Recolher Feedback

    À medida que cada fase do processo termina, é importante reunir os pensamentos e as perspectivas da sua equipa sobre como todo o processo pode ser melhorado antes do próximo sprint. Agile é uma metodologia altamente adaptável, mas é mais forte quando colegas de equipa e clientes fornecem feedback.

Esperamos que entenda como o Agile pode ou não ser adequado para os seus negócios ou os seus objetivos.

E agora que já sabe o que torna o Agile certo ou errado para uma equipa, vamos ver como integrá-lo no seu negócio.


Como Integrar o Agile na Sua Equipa

No final da integração do Agile, o seu negócio deve se beneficiar não apenas dos efeitos de curto prazo, mas também dos efeitos de longo prazo que isso pode ter na produtividade da sua equipa. Embora a aceitação total do Agile na cultura da sua empresa possa levar algum tempo, os benefícios do processo são eternos.

  • Compartimentalize os seus projetos

    Os seus sprints não devem ser focados no longo prazo, na medida em que a sua equipa está a lidar com vários problemas. Os projetos devem ser tão pequenos quanto possível e hiper-focados na conclusão desse objetivo único. A chave aqui é trabalhar em direção ao objetivo abrangente através de pequenos passos.

  • Reduza a Carga de Reuniões

    Deixe os seus funcionários concentrarem-se nos seus sprints Agile. Algumas empresas optam por realizar um scrum, onde os membros da equipa explicam rapidamente no que estão a trabalhar e quaisquer possíveis bloqueios que possam ter.

  • Diversifique a sua Liderança

    Se o seu negócio tem o benefício de ser capaz de se dividir em algumas equipas, eleja alguns líderes para liderar cada equipa. Esses líderes podem ajudar a substituir a sua tomada de decisão e garantir que não haja travamentos durante os seus sprints.

  • Capacite as suas Equipas para Tomar Decisões

    Da mesma forma, deixe os seus gestores fazerem escolhas em benefício do sprint e também dos seus trabalhadores. Isso fará com que as suas metas progridam continuamente, sem que as aprovações atrapalhem.

  • Explique os seus objetivos

    Com metas e expectativas definidas de forma clara, a sua equipa não terá problemas para executar a visão da sua empresa de maneira ordenada e organizada.

Embora existam muitos métodos para executar o Agile, uma maneira de manter todos na mesma página é fornecer ferramentas e referências para os seus projetos. A seguir, veremos algumas das ferramentas mais populares para integrar metodologias Agile.


6 Ferramentas para Trazer o Agile para o Seu Negócio

Existem muitas ferramentas e diferentes tecnologias para gerir o seu fluxo de trabalho Agile. Abaixo, veremos alguns dos recursos mais populares para integrar o Agile no seu plano de negócios.

  • Wrike

    Wrike oferece um conjunto de ferramentas de gestão de projetos, que vão desde a comunicação em bilhetes e tarefas até garantir que cada membro da equipa recebe a tarefa mais relevante de acordo com a sua experiência.

  • Asana

    As equipas podem confiar no Asana e personalizá-lo de acordo com o estilo Agile da sua equipa e mantê-lo flexível para trabalhos que podem não seguir os processos Agile.

  • Jira

    Jira permite-lhe criar histórias de utilizadores e problemas, planeie sprints e distribua tarefas por toda a sua equipa, ao mesmo tempo que melhora o desempenho da equipa com base em dados visuais em tempo real que sua equipa pode colocar em uso.

  • Excel

    Um elemento básico do kit de ferramentas de todo o gestor de projeto, o Excel é o antigo recurso para rastrear o progresso e definir metas, prazos e tudo o que precisa para o seu projeto Agile.

  • Google Docs

    Se está com orçamento limitado, o Google Docs é gratuito, intuitivo e fácil de usar para qualquer equipa de projeto. Apenas indique as suas funções e responsabilidades e acompanhe o seu progresso no documento.

Esperamos que este artigo o ajude na sua jornada Agile, para que possa começar a vender!

Inicie sua jornada ao nosso lado!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.