Muitos consumidores adoram comprar e vender itens em segunda mão devido ao custo-benefício, bem como aos benefícios éticos e ambientais. Além disso, como o estigma social em torno das roupas em segunda mão foi revertido e está a tornar-se cada vez mais na moda comprar produtos vintage, reaproveitados e em segunda mão, esses números continuam a crescer rapidamente.
De acordo com Research Gate, a velocidade de desenvolvimento e a taxa de crescimento anual composta (CAGR) da indústria multimilionária de itens de segunda mão é muito maior do que a de itens recém-fabricados. Isso é consistente em todas as áreas, desde moda e móveis até automóveis e eletrónicos, e prevê-se que continue a aumentar nos próximos anos.
Factos e estatísticas:
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Prevê-se que a revenda no mercado de moda em segunda mão cresça quase o dobro da taxa de fast fashion até 2029, de acordo com um relatório de revenda de 2020 da thredUp.
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O CAGR do mercado de bens de luxo, incluindo móveis antigos, relógios/joias, obras de arte e moda, cresceu a uma taxa de 12% entre 2014-2019 - Globe News Wire.
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Espera-se que o mercado global de carros usados tenha um CAGR de 5,5% entre 2020 e 2027, atingindo um valor de $2.150,6 mil milhões em 2027 - Grand View Research.
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Móveis usados prontos para uso estão previstos ter um CAGR global de 6,4% entre 2018 e 2025 - Research Nester.
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Nos próximos 5 anos, os compradores planeiam gastar 52% mais em itens de segunda mão e 43% mais em moda sustentável, enquanto, em simultâneo, gastam 24% menos em fast fashion e 44% menos em grandes armazéns, de acordo com uma - [Pesquisa Global de Dados do Consumidor] de 2020 (https://www.globaldata.com/industries-we-cover/retail/).
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O investimento ESG está a aumentar: em 2012, os ativos ESG estavam em 11%, e em 2050, espera-se que aumentem para 50%.
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Desde 2017, que as vendas globais de novos smartphones estão em declínio, com a maior queda de 20,2% no segundo trimestre de 2020 - Gartner, enquanto o valor de mercado do smartphone usado deve aumentar para $52,7 mil milhões em 2023 - IDC.
Com uma maior consciência da importância de adotar uma economia mais circular para enfrentar a crise climática, pesquisas recentes mostram que 82% dos compradores de artigos em segunda mão consideram a sustentabilidade uma razão importante para comprar em sites de segunda mão voltada para a sustentabilidade. É usada menos energia, menos água e conforme medido por Schibsted em 2019, os utilizadores que compraram e venderam no seu mercado de segunda mão economizaram cerca de 25,3 milhões de toneladas de CO2 nesse ano.
Juntamente com as crescentes preocupações sobre o impacto desastroso que a produção em massa de bens está a ter sobre o meio ambiente, ficar preso em casa durante a pandemia causou uma mudança no comportamento de compra dos consumidores. Muitas pessoas têm usado o tempo extra para a ‘Marie-Kondo’ nas suas casas, o que faz com que mais pessoas vendam os seus itens online ou doem para organizações para revenda. A incerteza económica durante a COVID-19, que provavelmente continuará no futuro próximo, também fez com que as pessoas comprassem menos e preferissem itens de segunda mão com preços mais competitivos.
A Indústria de Moda afirma: “antes do auge da pandemia, o mercado de revenda estava prestes a dobrar. Agora, esse crescimento pode muito bem acelerar. Os sites de revenda estão a sair vitoriosos enquanto a pandemia afunda a economia. Os analistas preveem que os consumidores recorram a sites como thredUP e Rebag para limpar os seus armários e obter dinheiro extra.” - Dados Globais estimam que enquanto o setor de retalho diminuirá 15%, as vendas online de segunda mão crescerão 69% entre 2019 e 2021.
Fonte: thredUp
O que considerar ao vender produtos usados online
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Faça parcerias com marcas que vendem bem e forneça assistência aos seus consignadores sobre quais produtos e quais marcas são melhores para consignar. Oferecer vantagens adicionais também pode encorajar os consignadores a vender mais itens consigo. A plataforma de remessa de luxo RealReal por exemplo, fez parceria com empresas como Stella McCartney e Burberry e oferece vouchers de gastos de consignadores ou marcações para estilo personalizado com a respetiva marca, assim que atingir uma certa quantia em vendas.
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Defina um preço realista começando com o valor original do item recém-fabricado e, em seguida, reduzindo-o de acordo com o desgaste e a extensão do uso, verificando adicionalmente em comparação com o preço de produtos em segunda mão semelhantes vendidos em outros mercados online.
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Decida sobre as taxas de comissão e ofereça benefícios de fidelidade aos consignadores, como aumentar o valor que ganham de acordo com o valor que vendem. Fornecer suporte adicional, como oferecer consultas de remessa com conselhos sobre preços, como fotografar e enviar itens pode encorajar mais pessoas a vender na sua plataforma em relação a outros concorrentes.
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Fotografias de alta qualidade e uma descrição de produto detalhada são necessárias para especificações sobre o material do produto, dimensões, quaisquer recursos adicionais relevantes e quaisquer defeitos. Se o produto for vintage, é importante incluir o nome do designer, a data de produção ou a data da coleção de origem e o local de origem. Com produtos eletrónicos ou automóveis, a extensão do uso e os detalhes técnicos relevantes também devem ser incluídos.
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Com marcas de luxo e vintage, considere usar um serviço de autenticação para garantir aos clientes que os produtos são de alta qualidade e genuínos. Garantir aos consignadores uma política estrita de não tolerância a itens falsificados também pode fornecer prova do compromisso da sua plataforma com a autenticidade.
Exemplos de plataformas de revenda
Algumas das plataformas mais populares e modernas para vender e comprar produtos usados são Depop e thredUp. Ambas as plataformas são muito ativas com marketing no Instagram, posicionando-se como chiques e únicas, e socialmente, eticamente e ambientalmente responsáveis, respetivamente.
Existem várias plataformas de revenda de luxo que vendem produtos de design, de plataformas como Rebelle, Edit Second Hand e Cudon que vendem roupas e acessórios, para plataformas como Pamano, Vinterior, e Selency onde, além dos habituais itens, também pode encontrar um nicho de decoração de interiores e brinquedos vintage.
As grandes marcas de moda perceberam igualmente o potencial do mercado de segunda mão e agora têm os seus próprios esquemas nos seus sites para os clientes venderem e comprarem itens usados. Alguns exemplos incluem Cos Resell, Asos Preloved, Resellfridges, Farfetch Second Life e Urban Renewal. Essas plataformas oferecem aos consignatários a opção de revender as suas roupas e acessórios em troca de crédito nos seus respetivos sites ou na loja.
Finalmente, plataformas favoritas como Ebay, Vinted, Facebook Marketplace e Etsy permitem que os utilizadores vendam uma variedade de produtos em segunda mão, dando ao utilizador mais controlo sobre como e o que eles vendem. Essas plataformas geralmente permitem que o vendedor e o comprador interajam diretamente, sem a necessidade de um intermediário.
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