Como começar um negócio de dropshipping

Um negócio bem-sucedido com investimento limitado

Muitas pessoas que não estão muito familiarizadas com o termo dropshipping ainda fazem perguntas como Como o Dropshipping funciona? e Como começar um negócio de dropshipping? Neste artigo, dizemos tudo o que você precisa saber antes de mergulhar no mundo do dropshipping.

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O que é Dropshipping?

Dropshipping é uma maneira de vender online, onde a loja serve como intermediário entre os fornecedores (que detêm o inventário), os vendedores e os compradores. Neste caso, o vendedor é apenas responsável por promover e vender, mas não gerencia o estoque, nem a embalagem nem o envio. Qual é a chave para este modelo? Ter um nicho bem definido, investir inteligentemente no marketing digital, ter canais de comunicação eficazes com fornecedores e clientes e analisar dados para tomar decisões focadas no que seu público-alvo exige.

Como funciona?

No modelo de negócios do dropshipping, a forma como você gera renda é a diferença entre o valor que você paga pelo produto e o preço final pago pelo comprador. Para entender como ele funciona, vejamos em detalhes o que é a cadeia de suprimentos neste infográfico:

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Qual é o calcanhar de Aquiles do dropshipping? Encontrar atacadistas autênticos, fornecedores que servem como aliados para construir e manter a reputação necessária para sua loja online prosperar.

Vantagens

  1. Baixo requisito de capital: Ao não ter que armazenar os produtos da sua loja ou lidar com os custos de embalagem e envio, você pode começar com pouco dinheiro. Há até especialistas do setor que afirmam que os custos mensais podem estar abaixo dos $100. Você poderia dizer que o maior capital é o tempo que você investir na determinação de seu nicho, escolha dos produtos, os fornecedores e configuração da sua loja ou para fazer o upload dos produtos e suas descrições.

  2. Fácil de iniciar: É fácil quando você encontrar fornecedores e você tem um nicho claro para tentar. Seus esforços serão focados na construção de um bom Produto mínimo viável (uma loja que é boa e segura o suficiente para sair) e na sua promoção. Na verdade, é recomendável começar com um único fornecedor e ver como funciona.

  3. Baixos custos: Você economiza ter que pagar por armazenamento, custos de embalagem, todos os recursos relacionados ao gerenciamento de estoque e à contabilidade. Quanto à publicidade, você pode tentar investir alguns dólares (a partir de $40 por semana) em redes sociais como o Facebook e o Instagram, cuja maior vantagem é o nível de segmentação publicitária, para validar se as pessoas estão realmente dispostas a comprar o que você oferece

  4. Flexibilidade: Sendo um serviço que não possui presença física, você tem a flexibilidade de escolher a localização da qual trabalhar. Além disso, o fato de que você pode experimentar sem ter que arriscar-se a comprar, permite que você tome decisões rápidas e mude do produto à forma de promoção, na medida em que o comportamento de seus clientes lhe dê mais informações.

  5. Diversidade de ofertas: Se você fosse o fabricante de um produto, isso complicaria a diversificação de sua mercadoria. Em vez disso, como você apenas gerencia uma lista de produtos, você pode ter várias marcas e fornecedores que atendem às necessidades do seu público-alvo.

  6. Escalabilidade: Se você tivesse uma fábrica de calçados, você venderia online em uma cidade e quando quisesse enviar para outra, a expansão implicaria custos proporcionais. Por outro lado, ao fornecer o serviço de dropshipping, você pode ir para mais regiões, desde que você coordene bem com seus fornecedores, mantendo baixos custos operacionais.

Desvantagens

  1. Baixas margens: Existe uma alta competição no mercado, o que gera uma guerra de preços. A solução é que você encontra um nicho de mercado adequado e se concentra no desenvolvimento de uma vantagem competitiva diferente do preço.

  2. Instabilidade do inventário: Como você depende de vários fornecedores, se um deles estiver sem estoque, você deve mudar rapidamente a oferta em sua loja. Caso contrário, você poderia perder credibilidade.

  3. Complexidade nos envios: Tendo vários fornecedores, os custos de envio podem variar e isso pode ser complexo para lidar com o consumidor final.

  4. Numerosos fatores fora de controle: Qualquer erro no envio ou no produto afeta a reputação da sua loja online, e não quem a fornece. Portanto, mais uma vez, a chave para a sustentabilidade deste modelo de e-commerce é encontrar bons fornecedores.

  5. Devoluções: Um dos principais obstáculos ao usar dropshipping são as devoluções, uma vez que os fornecedores raramente concordam em aceitar devoluções e, mesmo que as aceitem, geralmente você como uma loja não recebe a notificação quando eles recebem o item.

  6. Reembolsos: Lidar com os reembolsos não é fácil porque os fornecedores geralmente se opõem à emissão de reembolsos. Provavelmente, eles justificam que o pedido já foi emitido ou que eles oferecem a opção de reenviar. Os riscos aumentam proporcionalmente com o aumento das vendas.

Se você está disposto a tentar por si mesmo e tirar suas próprias conclusões, é fundamental que você saiba que o mais importante para começar é a definição do nicho, paralelo à busca de atacadistas autênticos.


Começar um Negócio Dropshipping

Escolhendo os produtos para vender

  1. Estude quais são os produtos mais vendidos nos mercados mais populares. Eu recomendo que você verifique a seção de Mais Vendidos da Amazon, que eles atualizam a cada hora. Este mercado global tem presença direta nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e China, e atende clientes na maioria dos países do mundo.

  2. Investigue as tendências das indústrias em crescimento no mercado local: Ao ter um negócio online, você pode chegar a lugares onde seria fisicamente difícil para você, cada país tem um mercado diferente e características regulatórias. Se você quer começar, faça isso em um mercado que você conhece.

  3. Pense na logística: Saiba quais características têm os serviços de logística do seu país e quais são os custos associados à embalagem e envio. Para começar, aconselho você a começar com produtos menores e, com o crescimento das vendas, você pode negociar melhores preços mais tarde.

  4. Procure produtos que têm menos possibilidade de serem devolvidos: Como o envio é uma questão complexa, ter produtos com baixas taxas de devolução pode evitar muitas dores de cabeça.

  5. Mmargens altas: Não é obrigatório, mas é uma escolha inteligente, descartar produtos com margens muito baixas.

  6. Pense em produtos que necessitem de substituição ou compra repetitiva: Sabe-se que as grandes empresas de tecnologia, por exemplo, geram mais renda dos acessórios do que de produtos mais caros.

  7. Pense em produtos que são populares, mas não são fáceis de encontrar.

  8. Produtos que você pode oferecer com valor agregado na experiência online. Quais produtos podem ser mais agradáveis para comprar online do que fisicamente?

  9. Considere o potencial de cobertura na imprensa: Você tem algum produto que pode ser novo e capturar atenção da mídia?

  10. Use as informações sobre os mais procurados do Google: Se você vai vender online, um dos canais mais fortes para encontrar sua loja será o Google. Nele você tem informações muito relevantes sobre o que é mais procurado pelas pessoas na Internet. Você tem duas ferramentas para fazê-lo. Uma é o Google Trends que mostra as tendências de busca e outra é o planejador de palavras-chave do Google Adwords.

  11. Faça um teste rápido e veja os resultados: No negócio, a validação do cliente excede todas as projeções do mercado. Então, passe algum tempo tentando se existe um grupo interessante de pessoas que querem comprá-lo.

  12. Verifique as tendências de mídia social para os produtos que você restringiu, há algum burburinho em torno deles? O que as pessoas estão perguntando sobre esses produtos especificamente?

Produtos ideais para vender em 2018

Como encontrar os atacadistas certos?

  • Marketplaces: Alibaba, Aliexpress, e hubba têm um enorme catálogo de atacadistas e produtos para você escolher, tornando significativamente mais fácil encontrar os produtos certos para vender.

  • Pesquisar no Google: Atualmente, o modelo de dropshipping é bem conhecido e há muita informação na Internet, para que você possa pesquisar diretamente pelos atacadistas que distribuem os produtos que deseja vender. Tenha em mente que a credibilidade e o nível de excelência destes não são necessariamente refletidos em suas fachadas na web, uma vez que, em geral, eles não estão focados nisso. Portanto, seja paciente e não confie na primeira página que aparece na sua pesquisa.

  • Contate diretamente os fabricantes: Você pode pesquisar os fabricantes dos produtos que deseja oferecer e solicitar informações aos atacadistas com quem eles trabalham. Repita isso e depois de contatar 5 a 10 fabricantes, você poderá saber quem são os atacadistas populares nesse mercado.

  • Investigue a concorrência: Além disso, você pode solicitar um produto da concorrência que você acha que usa dropshipping e, quando o produto chegar, você pode rastrear o endereço de entrega original para encontrar o fornecedor.

  • Inscreva-se em um diretório: Outra maneira é procurar diretórios online e filtrar informações inúteis para tornar visíveis os atacadistas autênticos.

Testar atacadistas

Agora, antes de assumir um risco e fazer um pedido grande, você pode fazer um teste e ver na prática quão bom ou ruim é o serviço oferecido pelo provedor.

Sinais de bons fornecedores

  • Eles têm bons executivos de vendas, comunicação rápida e processos simples. Imagine que você terá que defender esses fornecedores e lidar com reclamações dos clientes. Em face desses possíveis cenários complexos, é vital que você tenha uma pessoa confiável e ágil que possa ajudá-lo a resolver os problemas no menor tempo e com a menor burocracia possível.

  • Não cobram taxas mensais. Alguns fornecedores pedem uma quantia mensal fixa de dinheiro simplesmente para você poder fazer negócios com eles. Este é um sinal comum de que ele não é um atacadista legítimo.

  • Eles têm tecnologia integrada. Embora não seja uma característica comum de atacadistas, sempre será uma qualidade relevante que facilita os processos. Ex: inventário em tempo real e catálogo online

  • Você pode fazer pedidos por e-mail

  • Eles pedem confirmação de que sua empresa está legalmente constituída

  • Eles cobram taxas por pedido, uma vez que o custo de embalagem e envio é diferente do produto.

Importar Produtos

Depois de descobrir o que deseja vender, é hora de criar sua loja online. Use seu período de teste gratuito de 14 dias para se familiarizar com a plataforma. Em seguida, você tem que importar produtos para sua loja online. Para isso, você pode usar o aplicativo Jumpseller Importify! Com este aplicativo, você será capaz de importar os produtos mais vendidos de várias plataformas para sua loja de Jumpseller.

Branding

A melhor e mais sustentável maneira de construir um negócio de longo prazo é desenvolver sua marca. Use a Galeria de Temas do Jumpseller para selecionar o tema mais adequado para o seu produto, sua loja online será sua única interação com seus clientes em potencial, deve parecer profissional e deve dar aos visitantes uma sensação de confiança. Tenha um logotipo bonito e, se possível, um slogan legal para sua marca. Faça com que os visitantes tenham uma experiência memorável e os faça voltar para novos negócios. Preste atenção aos detalhes, tenha boas descrições de produtos e imagens de produtos de alta qualidade.

Use o Marketing Digital para vender online

Marketing Digital refere-se ao Marketing por meio de todos os canais digitais, como email, mídias sociais, marketing de conteúdo, redes móveis e mecanismos de busca. A melhor coisa sobre marketing digital é o fato de que pode ser livre e eficaz ao mesmo tempo, no entanto, isso não significa que seja fácil. Criando uma estratégia para vender online o tempo necessário e pensamento, felizmente, nós viemos com este guia, que será o seu atalho para o paraíso do Marketing Digital.

Leia Marketing Digital 101

Feedback

Uma vez que sua loja estiver online, não pense que seu trabalho está feito, procure sempre melhorar, pois o dropshipping é uma indústria muito competitiva e você provavelmente enfrentará muita concorrência. Preste muita atenção ao feedback de seus clientes e às tendências sociais e adapte-se de acordo.

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