Aprender

Como começar um negócio de dropshipping

Um negócio bem-sucedido com investimento limitado

Num mundo cada vez mais dinâmico digitalmente, torna-se cada vez mais necessário fazer uma reinvenção constante.

Com o boom das compras online durante a pandemia 2020, muitas foram as mudanças sociais e a aposta em novos modelos de empreendedorismo digital.

O dropshipping é uma forma de venda online e foi um desses modelos que também cresceu este ano.

Vou então desvendar este conceito de negócio em Drop, como funciona, as suas vantagens e desvantagens, tirar algumas dúvidas frequentes e deixar algumas dicas úteis.


O que é o Dropshipping?

Este é um conceito de negócio em que o Vendedor se torna num mero intermediário entre o Fornecedor e o Cliente Final.

O Cliente Final faz uma encomenda na Loja do Vendedor e essa encomenda é enviada automaticamente do Fornecedor para o Cliente Final sem nunca passar pelo Vendedor.

dropship Portugal

Como Funciona?

O Vendedor é o responsável pelo marketing e pelas vendas dos seus produtos, sem se preocupar com o Stock, Armazém e Logística dos produtos.

Vou passar a dar um exemplo para ficar mais claro, imagine que abriu uma Loja Online com o Jumpseller de venda de cosméticos 100% naturais.

O Jumpseller é uma plataforma de e-commerce que já tem a loja predefinida onde basta só inserir os produtos necessários e começar a receber os pagamentos.

Investiu numa plataforma com temas criativos, apps inovadoras, integrações locais, multi-idiomas, incorporação de feedback, uma API de sucesso.

Por isso estimulou a passagem do Cliente pelo funil de vendas até ao momento da compra. Quando o Cliente faz a compra, as informações da negociação são direcionadas automaticamente para o Fornecedor, que fica responsável pelo envio do produto ao Cliente.

Não é o Vendedor que vai entregar ao Cliente aquilo que ele vendeu, mas sim o Fornecedor.

No dropshipping, o Vendedor não manipula o produto, apenas recebe uma parcela dos lucros como motivador da compra.

Esse modelo permite, por exemplo, que na mesma loja seja oferecida uma vasta quantidade de unidades, já que não há gastos com inventário e entrega.

Vantagens

  1. Fácil de Iniciar - Basta encontrar os fornecedores certos, ter um nicho de mercado bem definido e atingir as necessidades do público-alvo. Devemos estar sempre atentos aos consumos atuais dos marketplaces. É recomendável começar com um único fornecedor fiável e ver como funciona.

  2. Baixo Custo - Não é necessário um grande investimento inicial uma vez que não tem de ter uma Loja física, de pagar por armazenamento, custos de embalagem, todos os recursos relacionados à gestão de stock, contabilidade ou desenvolvimento do produto. Quanto à publicidade, pode tentar investir algum dinheiro (por exemplo €40 por semana) em redes sociais como o Facebook e o Instagram, cuja maior vantagem é o nível de segmentação publicitária, para validar se as pessoas estão realmente dispostas a comprar o que oferece.

  3. Flexibilidade -Sendo um serviço que não possui presença física, tem a flexibilidade de escolher a localização na qual quer trabalhar. Para além disso, o facto de que pode experimentar sem ter que arriscar a comprar. Permite alterar de forma rápida o produto e a forma de promoção à medida que o comportamento dos seus clientes lhe dá mais informações. Torna-se possível estar constantemente a renovar e a inovar com os produtos vendidos.

  4. Oferta Diversificada - Deve fazer uma seleção criteriosa de bons fornecedores e artigos, podendo escolher várias marcas e produtos que atendam às necessidades do seu público-alvo aumentando assim as possibilidades de gerar leads.

  5. Escalar as Vendas - A margem para escalar as vendas em e-commerce de dropshipping é muito maior, pois o trabalho não aumenta proporcionalmente ao volume de vendas. Assim, o Vendedor da Loja Online pode vender muito mais dedicando o mesmo tempo à loja virtual. Imagine que tem uma Loja física e que se está a iniciar no mundo da Loja Digital, mas até ao momento as suas vendas ainda não atingiram o volume esperado. Pode ser uma boa oportunidade optar pelo dropshipping, reduzindo os custos operacionais e aumentando as vendas, tudo isto sem comprometer a vida financeira do seu negócio.

Desvantagens

  1. Baixas Margens de Lucro - Existe uma alta competição no mercado, o que gera uma guerra de preços. A solução é que encontre um nicho de mercado adequado e se concentre no desenvolvimento de uma vantagem competitiva diferente do preço.

  2. Gestão da Qualidade - Como os produtos não passam pelas mãos do Vendedor torna-se impossível controlar a qualidade do produto. E a longo prazo a taxa de retenção pode torna-se prejudicial pois está exposta à flutuação do mercado. Isto significa que pode obter uma taxa de fidelização baixíssima nas suas vendas.

  3. Gestão do Stock - Como depende de vários fornecedores, se um deles estiver sem stock, deve mudar rapidamente a oferta na sua loja. Caso contrário, pode perder credibilidade.

  4. Negócio Passivo - Na realidade o que Vendedor tem não é um negócio mas sim a gestão da margem de lucro e todo o retorno que estão a retirar é imediato, o que significa que quando tenho um negócio tradicional eu não só estou a retirar a minha margem de lucro como também estou a criar um ativo, ou seja, estou a criar uma marca, uma estrutura, uma equipa que de alguma forma tem um valor no mercado.

  5. Experiência do Cliente - A retenção é o paradigma mais importante do e-commerce e controlar a retenção com base no dropshipping é bastante difícil trazendo novos desafios para o Vendedor.


Chave para o Sucesso

É preciso perceber que o facilitismo não existe em nenhuma metodologia de negócio. O sistema de Droshipping funciona extremamente bem sobretudo para validar produtos e mercados porque é extremamente rápido.

Numa semana pode validar um produto e verificar se existe ou não demanda para esse mesmo produto.

Pode também consultar os marketplaces e ver as tendências dos produtos neste momento e perceber que tipo de marcas ou soluções é que pode criar e descobrir as oportunidades que podem resultar.

Vamos ver algumas questões essenciais que deve ter em conta ao usar a sua Loja Online e começar o seu negócio de Dropshipping:

Onde encontrar os produtos?

Deixo aqui alguns dos Top Marketplaces que muitos dropshippers utilizam.

  • Aliexpress
  • Hubba
  • Zentrada
  • Bestbuy
  • Alibaba

Uma das soluções muito interessantes que mencionei acima é a Bestbuy. É uma solução integrada do dropshipping. Com a sua Loja Online pode fazer a sincronização da mesma com o BestBuy e utilizar os produtos que quiser do catálogo deles.

Este sistema de integração irá permitir-lhe controlar a sincronização com a sua loja e outros canais de venda de forma intuitiva.

A loja será 100% sua e qualquer cliente que compre nela estará a comprar-lhe a si, pelo que receberá o dinheiro das encomendas e terá de emitir a fatura ao cliente.

Quando receber uma encomenda na sua Loja Dropshipping e a tiver cobrado, deverá contactar a www.bigbuy.eu (o seu fornecedor), adicionar o que vendeu ao carrinho, finalizar a encomenda e pagar-lhe (conservando a diferença para si, pois constitui a sua margem).

Ao receber a sua encomenda, a BigBuy trata de a processar e de a entregar em seu nome e com a sua imagem de marca.

pt-bigbuy

Tenha em mente que a credibilidade e o nível de excelência destes marketplaces não são necessariamente refletidos nas suas páginas web, uma vez que, em geral, eles não estão focados nisso.

Portanto, seja paciente e não confie na primeira página que aparece na sua pesquisa.

Como escolher os produtos certos?

Estude quais são os produtos mais vendidos nos mercados mais populares. É recomendado que verifique a secção de Mais Vendidos da Amazon, que é atualizada a cada hora.

Este mercado global tem presença direta nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e China, e atende clientes na maioria dos países do mundo.

Investigue as tendências das indústrias em crescimento no mercado local. Ao ter um negócio online, pode chegar a lugares onde seria fisicamente difícil para si, cada país tem um mercado diferente e características regulatórias. Se quer começar, faça isso num mercado que conhece.

Pense na logística. Saiba quais são as características que têm os serviços de logística do seu país e quais são os custos associados à embalagem e envio. Para começar, é aconselhável que comece com produtos menores e, com o crescimento das vendas, pode negociar melhores preços mais tarde.

Procure produtos que têm menos possibilidade de serem devolvidos: Como o envio é uma questão complexa, ter produtos com baixas taxas de devolução pode evitar muitas dores de cabeça.

É uma escolha inteligente descartar produtos com margens muito baixas.

Pense em produtos que necessitem de substituição ou compra repetitiva. Sabe-se que as grandes empresas de tecnologia, por exemplo, geram mais receita de acessórios do que de produtos mais caros.

Pense em produtos que são populares, mas não são fáceis de encontrar.

Produtos que pode oferecer com valor agregado na experiência online. Quais os produtos que podem ser mais agradáveis para comprar online do que fisicamente?

Considere o potencial de cobertura na imprensa. Tem algum produto que pode ser novo e capturar atenção dos media?

Use as informações sobre os mais procurados do Google. Se vai vender online, um dos canais mais fortes para encontrar produtos para a sua loja será o Google. Nele encontra informações muito relevantes sobre o que é mais procurado pelas pessoas na Internet.

Tem duas ferramentas para fazê-lo. Uma é o Google Trends que mostra as tendências de busca e a outra é o planeador de palavras-chave do Google Adwords.

Faça um teste rápido e veja os resultados. No negócio, a validação do cliente excede todas as projeções do mercado. Então, passe algum tempo a tentar descobrir se existe um grupo interessado de pessoas que querem comprar os seus produtos.

Verifique as tendências das redes sociais para os produtos que restringiu, há algum burburinho à volta deles? O que é que as pessoas estão a perguntar sobre esses produtos especificamente?

Os Fornecedores

Depois de encontrar os produtos certos deve também equacionar os seus fornecedores.

Pode pensar em encontrar produtores locais que estejam dispostos a ser flexíveis com o stock e que tenham produtos interessantes.

Primeiro procure essas empresas, os catálogos que elas vendem e procure numa Amazon ou num Google Trends para perceber se aqueles produtos têm ou não potencial para serem trabalhados.

Se tiver oportunidade trabalhe com uma marca própria, ou seja melhore o controlo da qualidade, melhore o produto e a diminuição do risco no desenvolvimento do produto.

Vai poder trabalhar o packaging, a marca, poder fazer alterações ao produto, melhorar o produto e adicionar de alguma forma exclusividade e caracter diferenciador relativamente à sua concorrência.

Exige um pouco mais de investimento mas traz sem dúvida mais segurança criando um negócio de e-commerce a médio e longo prazo mais sólido e de sucesso.

Deve contactar diretamente os fabricantes. Pode pesquisar os fabricantes dos produtos que deseja oferecer e solicitar informações aos fornecedores com quem eles trabalham.

Repita isso e depois de contactar 5 a 10 fabricantes, poderá saber quem são os fornecedores populares nesse mercado.

Deve fazer uma investigação da sua concorrência. Além disso, pode solicitar um produto da concorrência que acha que usa dropshipping e, quando o produto chegar, pode rastrear o endereço de entrega original para encontrar o fornecedor.

Antes de assumir um risco e fazer um pedido de grande quantidade, pode fazer um teste e ver na prática quão bom ou mau é o serviço oferecido pelo fornecedor.

Sinais de bons fornecedores

  • Têm bons executivos de vendas, comunicação rápida e processos simples. Imagine que terá que defender esses fornecedores e lidar com reclamações dos clientes. Em face desses possíveis cenários complexos, é vital que tenha uma pessoa confiável e ágil que possa ajudá-lo a resolver os problemas no menor tempo e com a menor burocracia possível.

  • Não cobram taxas mensais. Alguns fornecedores pedem uma quantia mensal fixa de dinheiro simplesmente para que possa fazer negócios com eles. Este é um sinal comum de que ele não é um grossista legítimo.

  • Têm tecnologia integrada. Embora não seja uma característica comum de grossistas, será sempre uma qualidade relevante que facilita os processos. Ex: inventário em tempo real e catálogo online.

  • Pode fazer pedidos por e-mail.

  • Pedem confirmação de que a sua empresa está legalmente constituída.

  • Cobram taxas por pedido, uma vez que o custo de embalagem e envio é diferente do produto.

A sua Loja Online

Depois de descobrir o que deseja vender, é hora de criar a sua loja online. Use o seu período de teste gratuito de 14 dias do Jumpseller para se familiarizar com a plataforma.

Comece por consultar a nossa página https://jumpseller.pt/learn/how-to-start-online-store/ para saber como poderá criar a sua Loja Online.

Importe os produtos para a sua loja online. Para isso, pode usar as aplicações Jumpseller Importify ou Syncee.

Use a Galeria de Temas do Jumpseller para selecionar o tema mais adequado para o seu produto.

A sua loja online será a sua única interação com os seus potenciais clientes, por isso deve ser o mais profissional, transmitindo aos visitantes uma sensação de confiança.

Tenha um logotipo bonito e, se possível, um slogan apelativo para a sua marca. Faça com que os visitantes tenham uma experiência memorável e faça-os escolher o seu negócio.

Preste atenção aos detalhes, tenha boas descrições de produtos e imagens de produtos de alta qualidade.

O Marketing Digital

Marketing Digital refere-se ao Marketing por meio de todos os canais digitais, como e-mail, redes sociais, marketing de conteúdo, redes móveis e mecanismos de busca.

A melhor coisa sobre marketing digital é o facto de que pode ser livre e eficaz ao mesmo tempo, no entanto, isso não significa que seja fácil.

Criar uma estratégia para vender online requer tempo e reflexão. Felizmente, criamos este guia que será o seu atalho para o paraíso do Marketing Digital.


Feedback

Assim que tenha estabelecido a sua presença online através da sua Loja, não pense que o seu trabalho está feito, procure sempre melhorar, pois o dropshipping é uma indústria muito competitiva e provavelmente enfrentará muita concorrência. Preste muita atenção ao feedback dos seus clientes e às tendências sociais e adapte-se em concordância.