Com a crescente popularidade das lojas online, o dropshipping tornou-se uma maneira fácil de dar início a um negócio online. Se você quer criar uma loja online, mas tem um orçamento limitado, o dropshipping pode ser a solução ideal para você. Muitas pessoas que não estão muito familiarizadas com o termo dropshipping ainda fazem perguntas como Como o Dropshipping funciona? e Como começar um negócio de dropshipping? Em termos simples, Dropshipping significa vender sem manter estoque. Como? Bem, no dropshipping, quando uma loja vende um produto, ela compra o item de um terceiro e o envia diretamente ao cliente. O comerciante nunca vê ou lida com o produto que vende.


dropshipping


Vantagens

Baixo capital inicial

Essa modalidade requer baixo capital inicial. Você não precisa se preocupar em manter um inventário. Dando-lhe o tempo para se concentrar apenas nas vendas e marketing.

Fácil de Iniciar

Juntando o capital inicial baixo e o fato de que você não está lidando com produtos físicos, essa pode ser uma maneira fácil de iniciar um negócio.

Baixas despesas

Uma grande vantagem com o dropshipping é que, devido à não haver estoque, há menos despesas gerais. Significando uma pressão menor sobre o orçamento.

Flexibilidade

Você não precisa estar em um determinado lugar em todos os momentos. Na verdade, você pode facilmente gerenciá-lo a partir de um local remoto.

Aumento da variedade de produtos

Empresas como alibaba, aliexpress e hubba têm um enorme catálogo de atacadistas e produtos para você escolher. Com isso, é significativamente mais fácil encontrar os produtos certos para vender.

Mais fácil de crescer

Uma vez que você chega ao ponto de expandir o negócio, com dropshipping pode ser mais fácil. Mesmo quando o número de clientes aumenta, a maior parte do trabalho será feita pelos fornecedores, o que significa que só haverá um pequeno aumento na carga de trabalho.


Desvantagens

Devoluções

Um grande obstáculo nessa modalidade dropshipping é o procedimento de devolução. Esse pode ser um problema complexo para resolver. O modelo de negócios pode não ser muito eficiente e pode ser difícil estar na mesma página com todos os fornecedores. Os fornecedores raramente concordam em aceitar devoluções e, mesmo que aceitam, você geralmente não recebe uma notificação quando recebe o item.

Reembolsos

Também não é fácil lidar com reembolsos. Os fornecedores geralmente se opõem à emissão de reembolsos. Provavelmente, eles insistem que o pedido foi enviado ou, eventualmente, oferecem um reenvio. Os riscos aumentam com o aumento das vendas.

Margens baixas

As baixas margens são uma desvantagem em um nicho altamente competitivo. Devido aos baixos custos, muitos comerciantes irão montar uma loja e vender itens a preços baixos para aumentar a receita.

Vários envolvidos

Como há tantas empresas envolvidas, é comum ter problemas de inventário e complexidades de envio. Você faz pedidos de vários fornecedores, que também estão vendendo para outros comerciantes, e portanto, o inventário muda diariamente. O envio é complexo porque os produtos geralmente são obtidos através de vários fornecedores diferentes, o que resulta em maiores custos.


Conclusão

Empresários de comércio eletrônico de pequena escala adoram o dropshipping por causa dos benefícios óbvios. E se os riscos associados ao dropshipping forem gerenciados de maneira correta, isso pode levar a um negócio bem-sucedido com investimento limitado.