MB WAY: 3 razões para integrar este método de pagamento na sua loja online

MB WAY: 3 razões para integrar este método de pagamento na sua loja online

Com o rápido crescimento das compras online, o MB WAY é usado por uma percentagem cada vez maior da população. Seja pela sua facilidade de uso por telemóvel, pagamentos por nº telemóvel e QR code, entre outros, perceba melhor neste artigo as suas vantagens, e como pode integrar na sua loja online.

Em 2021, o MB WAY registou mais de 3,5 milhões de utilizadores e mais de 225 milhões de operações, entre compras online e físicas, transferências e doações. Embora a tendência já fosse de crescimento, a pandemia veio impulsionar ainda mais a utilização desta app que permite efetuar pagamentos através do número de telemóvel.

O MB WAY oferece vantagens e benefícios tanto aos utilizadores particulares como às empresas. A sua popularidade assenta, sem dúvida, na facilidade de utilização, segurança, e diversidade de serviços.

Neste artigo, explicamos o que é e como funciona o MB WAY e quais as vantagens de integrar este método de pagamento na sua loja online.

mb way


O que é o MB WAY?

Podemos dizer simplesmente que o MB WAY é o Multibanco no telemóvel. Trata-se de uma aplicação da SIBS que dá a possibilidade aos utilizadores de associarem os seus cartões bancários ao seu número de telemóvel, permitindo, entre outras coisas, efetuar compras (online ou físicas) e transferências interbancárias de forma simples e segura.


Quais são os serviços oferecidos pelo MB WAY?

O MB WAY é mais do que uma app de pagamentos. Este oferece uma grande variedade de serviços, permitindo:

  • Pagar com MB WAY - os utilizadores podem efetuar pagamentos em lojas físicas aderentes, através de QR Code ou NFC, e em lojas online, utilizando o número de telemóvel.

  • Enviar Dinheiro - a app permite fazer transferências de dinheiro imediatas para outros utilizadores através do número de telemóvel. Basta escolher um contacto, indicar o valor a transferir e validar a operação.

  • Cartões MB NET - os utilizadores podem gerar cartões virtuais de forma segura. Basta escolher o tipo de cartão, indicar o valor a carregar e está pronto a utilizar.

  • Pedir Dinheiro - além de transferir, os utilizadores também podem pedir dinheiro aos seus contactos. Basta selecionar o utilizador e indicar o montante. Assim que a pessoa validar o pedido, o valor solicitado será transferido imediatamente.

  • Dividir Conta - seguindo a mesma lógica das operações anteriores, a aplicação permite dividir uma conta entre contactos. Os contactos selecionados nesta operação recebem uma notificação com o valor a pagar e, depois de validada, é feita uma transferência automática para a conta do utilizador que enviou o pedido.

  • Levantar Dinheiro - o MB WAY permite fazer levantamentos no Multibanco sem cartão bancário. Para isso, basta gerar um código de levantamento na app.

  • Utilizar o Multibanco - os utilizadores do MB WAY podem utilizar o Multibanco sem terem o seu cartão bancário consigo. Basta pressionar a tecla verde do Multibanco, escolher na app com que cartão pretendem aceder e fazer a leitura do QR Code com a câmara do telemóvel.

  • Ser Solidário - a app também permite fazer donativos a instituições de solidariedade. Basta escolher uma das instituições disponíveis e introduzir o montante a doar.


Existe algum custo associado?

A adesão e utilização da app MB WAY não tem qualquer custo associado nem para os utilizadores, nem para os comerciantes, uma vez que não é cobrada qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação.

Logo, as compras online com número de telemóvel, as compras com cartão MB NET, a geração e utilização de cartões MB NET, as compras em ponto de venda físico com QR Code ou NFC e os levantamentos MB WAY são gratuitos.

A única situação em que poderá verificar-se algum custo associado é no caso das transferências. Podendo esse valor ser cobrado pelas entidades bancárias, os utilizadores devem consultar o tarifário aplicável ao serviço junto do seu banco.


Como podem os utilizadores aderir ao MB WAY?

A adesão ao MB WAY é bastante simples e pode ser efetuada no Multibanco ou através da app.

Aderir ao MBWAY no Multibanco:

  • Introduzir o cartão no Multibanco e selecionar a opção “MB WAY”;
  • Introduzir o número de telemóvel;
  • Definir um PIN MB WAY com seis dígitos;
  • Fazer download da app e inserir o número de telemóvel e o PIN MB WAY definidos no Multibanco. De seguida receberá um SMS com código de ativação para inserir na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.

Para aumentar a segurança na utilização deste serviço, faça a ativação utilizando o seu próprio número de telemóvel e nunca partilhe o código PIN MB WAY.

Aderir ao MBWAY através da APP:

  • Fazer download da app MB WAY e selecionar a opção “Ainda não tem MB WAY?”
  • Introduzir os dados do cartão
  • Definir o PIN MB WAY com 6 dígitos
  • Indicar o número de telemóvel

Para aderir através da app é necessário que o seu número de telemóvel esteja atualizado no seu Banco. Caso contrário, terá de fazer a ativação no Multibanco.


3 razões para integrar o MB WAY na sua loja online

O MB WAY é já um dos métodos de pagamento mais populares entre os portugueses, sobretudo no que toca às compras online. A comodidade de efetuar pagamentos utilizando apenas o número de telemóvel, sem necessidade de cartões bancários, é bastante valorizada.

Se ainda não ponderou integrar este método de pagamento na sua loja online, enumeramos algumas razões para o fazer:

  1. Simplifica o checkout - ajuda a proporcionar uma melhor experiência de compra e a reduzir a taxa de abandono do carrinho. Os seus clientes vão agradecer-lhe por disponibilizar uma forma rápida e simples de concluírem as suas compras.

  2. Potencia as vendas - por ser tão prático e seguro, pode ajudar a atrair e fidelizar mais clientes traduzindo-se num aumento de vendas.

  3. É um método preferencial - o MB WAY é cada vez mais utilizado pelos portugueses nas compras online, representando cerca de 85% do volume de pagamentos.


Como aceitar pagamentos por MB WAY na sua loja online

A ativação do MB WAY nas lojas online pode ser feita através de parceiros de pagamento. Estes permitem a comunicação com instituições financeiras e o processamento automático de pagamentos de forma rápida e segura.

A grande vantagem é que não é necessário celebrar contratos individuais com todos os operadores de cartões bancários. Apenas tem de fazer contrato com o intermediário que fica responsável por fazer a ligação entre a sua loja e os diversos operadores financeiros.

Existem vários parceiros que permitem a ativação do MB WAY, entre eles o Ifthenpay, o Easypay e o Eupago. Estas gateways de pagamento estão integradas com a Jumpseller e podem ser configuradas em poucos passos.

Além disso, é também possível configurar este método de pagamento diretamente através da SIBS, plataforma internacional de processamento de pagamentos de empresas que criou o MB WAY.

A principal vantagem é que não é necessário qualquer intermediário - se tiver alguma questão relativa à sua loja online Jumpseller, pode tratar diretamente connosco.

Agora que já sabe como funciona o MB WAY e quais as suas principais vantagens, mostre aos seus clientes que está a par das tendências do mercado e modernize a sua loja online. Boas vendas!

Inicie sua jornada ao nosso lado!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.