Como aumentar as vendas do seu negócio de e-commerce através do Packaging

O comércio eletrônico se realiza em muitas etapas. A criação da sua loja online é apenas o primeiro passo rumo ao sucesso. Umas das etapas do e-commerce é o packaging. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa prática fundamental para ganhar o apreço da sua clientela de vez.

Como aumentar as vendas do seu negócio de e-commerce através do Packaging

O comércio eletrônico se realiza em muitas etapas. A criação da sua loja online é apenas o primeiro passo rumo ao sucesso.

Além disso, há a pesquisa de mercado, o marketing, a qualidade dos produtos, o serviço de atendimento ao consumidor e assim em diante, tudo que você pode fazer para aperfeiçoar o seu negócio, aumentando e cativando mais os seus clientes.

Umas das etapas do e-commerce é o packaging. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa prática fundamental para ganhar a admiração da sua clientela de vez.

Primeiramente, o que é o packaging? Package em Inglês significa “embrulho ou pacote”. Packaging é a atividade que consiste na proteção de bens de consumo para a sua manipulação, armazenamento, distribuição e venda.

Mas além disso, o packaging é aquele toque final e pessoal que você pode dar à embalagem do seu produto e à sua marca, tornando-os únicos.

Segundo pesquisas recentes, como a da Two Sides Brasil, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esta influência é constante e, para 41,75%, é frequente.

“A relevância das embalagens para a decisão de compra tem direcionado a indústria a aperfeiçoar cada vez mais os materiais e a tecnologia empregados na fabricação desses produtos”, destaca Fábio Mortara, presidente da Two Sides Brasil.

Planear o packaging

As características das embalagens que mais influenciam as compras são sua capacidade de proteger o produto – na opinião de 64% dos entrevistados -, as informações que elas trazem – segundo 52% deles – e a facilidade de abertura ou fechamento, ponto relevante para 47% dos entrevistados.

O tamanho das embalagens – mais especificamente, aquelas de menor dimensão -, assim como sua aparência e a matéria-prima utilizada em sua confecção também são fatores levados em consideração pelos consumidores no momento da compra.

Em termos ambientais, quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por considerarem que é o melhor para o meio ambiente e por ser mais fácil de reciclar.

O peso menor das embalagens de papel foi uma característica apontada por mais da metade dos entrevistados (52%), bem como sua praticidade, atributo citado por 30% dos pesquisados, além de ser um material de uso seguro – aspecto também indicado no caso do vidro.

Já um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design de embalagens registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos.

Essa pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova.


Surpreenda os clientes

Após a realização da venda, começa o processo de separação e embalagem do produto para que ele seja entregue em perfeitas condições ao comprador. O acondicionamento bem-feito para que o item a ser entregue chegue ao destino do cliente em perfeitas condições é o básico a ser realizado pelo vendedor.

A verdade é que o packaging feito com atenção, cuidado e pensado especialmente no cliente vai fazer toda a diferença para que ele volte a comprar mais vezes, avalie a sua loja positivamente e divulgue seu comércio para outras pessoas. Você pode, por exemplo:

  • Investir em Packaging sustentável ou eco-friendly;
  • Adicionar amostras-grátis;
  • Utilizar embrulhos ou pacotes que tenham um visual de “presente”;
  • Adicionar um bilhete ou notinha personalizada para o cliente.
pessoa a abrir encomenda

Como ter sucesso no Packaging

A seguir separamos quatro pontos essenciais a serem considerados no seu packaging:

  • Marketing – A embalagem é a capa do produto. Faça uso de uma embalagem que chame a atenção dos clientes, pois antes de experimentar ou fazer uso do produto, o cliente vai ser atraído com os olhos. Outro ponto importante é colocar as informações necessárias do produto na sua embalagem. Acredite: uma boa embalagem pode ser o diferencial para a escolha dos clientes, então, libere a sua criatividade!;

  • Adequação ao produto – A embalagem deve ser compatível com o produto. E aqui não nos referimos apenas ao tamanho, mas também às características físico-químicas do produto que não podem comprometer a integridade da embalagem, nem vice-versa. Portanto, o peso, a dimensão, fragilidade, necessidade térmica, entre outras características do produto, têm de ser levadas em consideração na hora do packaging;

  • Custo da embalagem – Este é outro ponto importante quando pensamos no packaging. O pacote, embrulho, embalagem perfeitos com certeza importarão em novos custos. Sendo assim, pesquise com cuidado os fornecedores para que você consiga o melhor custo-benefício. Preços que se encaixam no seu bolso, mas mantendo a qualidade que está associada ao seu negócio;

  • Meio ambiente – Por fim, e não menos importante, temos a preocupação com o meio-ambiente. Produtos e embalagens que levam em consideração a preservação do ecossistema têm se revelado uma das prioridades nas escolhas dos clientes. A proteção ambiental é pauta mundial e a sua loja não pode ficar defasada quanto a isso. Para saber mais sobre como realizar um packaging eco-friendly, veja nosso artigo.

packaging eco-friendly

Dicas de packaging para o seu produto

Conforme citado acima, existem vários tipos de pacotes e embalagens que ficam mais adequadas a determinados produtos.

  1. Se a sua loja vende perfumes ou qualquer outro item quebrável ou mais frágil, por exemplo, certifique-se de que a embalagem vai proteger o vidro do perfume ou daquele item, para que ele chegue intacto ao cliente. Nesses casos, o uso de plástico bolha é indispensável.

  2. Para itens alimentícios, a embalagem deve ser feita de modo a preservar a temperatura do alimento, bem como deve ter divisórias e ser lacrada firmemente para evitar que se misturem ou vazamentos. Embalagens de isopor, de plástico mais firme e até mesmo de papel impermeável cumprem essa função.

  3. Já para o ramo da moda, o uso de eco-bags ou bolsas personalizadas, de caixinhas customizadas; ou ainda perfumar os seus produtos com um cheirinho personificado da sua loja são boas ideias. Tudo isso vai fazer com que a experiência de compra do seu cliente termine da melhor forma possível.


Bom, acima pensamos em algumas dicas, mas você encontrará no mercado outras ótimas opções para se adequarem ao produto específico. A qualidade da mercadoria, da embalagem, do empacotamento e o seu toque pessoal farão toda a diferença.

O momento do recebimento da compra para o consumidor é sempre um momento de grande expectativa, e se você fizer com que essa expectativa se revele a melhor possível e com que o cliente se sinta especial, pronto! Ele estará satisfeito e o seu trabalho, feito!

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