Com a evolução da tecnologia, há uma grande procura por conveniência e velocidade. As pessoas estão habituadas a fazer coisas em movimento e, como resultado, houve um aumento no m-commerce.
A conveniência de poder comprar qualquer coisa facilmente do seu telemóvel significa que mais de 50% das vendas online são agora feitas pelo telemóvel.
Essa percentagem está a crescer rapidamente e, em 2021, as vendas através dos telemóveis devem estar perto dos $3,5 biliões a nível global.
Com mais clientes a comprar nos seus telemóveis, é importante garantir que eles tenham uma boa experiência de compra. Fatores como uma página que não responde e anúncios interruptivos podem afetar negativamente a experiência de navegação.
Ao desenhar a versão móvel, é importante pensar no design da sua aplicação móvel, bem como na sua página web. Ambas devem ser otimizadas para melhor vender o seu produto e atender às necessidades do cliente.
Além disso, os algoritmos do Google são projetados para dar prioridade a sites compatíveis com dispositivos móveis. É melhor otimizar o seu site para telemóvel se quiser que ele tenha uma classificação alta nos motores de busca.
Como otimizar o seu site e torná-lo compatível com dispositivos móveis:
-
Reduza o tempo de carregamento
A taxa de rejeição aumenta drasticamente de acordo com o tempo que leva a sua loja online a carregar. Quando o tempo de carregamento está entre 1 - 3 segundos, a taxa de rejeição é de apenas 32%, no entanto, se demorar até 10 segundos a carregar, a taxa de rejeição aumenta para 123%. Além disso, 37% dos clientes têm menos probabilidade de retornar a um site de carregamento lento - as primeiras impressões são tudo.
Ter uma velocidade de carregamento rápida numa página que carrega em menos de 3 segundos é, portanto, um dos fatores mais importantes a serem considerados ao otimizar o seu site para telemóvel. Para diminuir o tempo de carregamento da página, simplifique o design, otimize e comprima imagens, diminua o tamanho do arquivo de imagem e minimize as solicitações e redirecionamentos HTTPS.
-
Otimize o design
É importante lembrar que o utilizador vai ver o seu site em muitos dispositivos diferentes, portanto, o design deve ser adaptável para se adequar a todos os tamanhos do ecrã. Pode parecer óbvio, mas se houver muito texto numa página e o utilizador tiver dificuldade para ler num pequeno ecrã do telemóvel, ele vai fechar o ecrã. Certifique-se de que as descrições dos produtos sejam rápidas, precisas e fáceis de digerir.
Use a pesquisa previsível e personalize as informações com base nas preferências do utilizador; pode ser benéfico, pois apresenta logo o que o utilizador quer. Isso também vai aumentar a satisfação do cliente, bem como a fidelidade do cliente.
-
Facilite a navegação
Em seguida, o design deve ser descomplicado para permitir que os clientes naveguem nos seus produtos com facilidade. Os itens devem ser categorizados para permitir que os clientes filtrem por preferência e encontrem rapidamente exatamente o que procuram.
O menu de navegação deve ser lógico e fácil de seguir, com qualquer texto de navegação claramente visível para levar o utilizador ao CTA para garantir que o cliente conclua a sua jornada.
-
Minimize o número de cliques
Os clientes perderão o foco se houver muitas etapas a serem seguidas para concluir o pedido. Minimizar o número de cliques no funil de pagamento proporcionará uma melhor experiência de compra e, consequentemente, aumentará a conversão.
Além disso, ao considerar a aplicação móvel, recursos como notificações push - e um botão de CTA no site móvel, respetivamente - serão um lembrete permanente para o utilizador fazer a compra e ajudá-lo a chegar ao carrinho de compras com apenas um clique.