Como projetar uma loja online

Dicas de Design

O design da sua loja online pode ser mais importante do que as informações que insere na mesma. Quando as pessoas visitam a sua loja, decidem, nos primeiros segundos, se querem permanecer ou sair. Por isso, é essencial ter um design que seja ao mesmo tempo bonito e eficiente, conquista a atenção dos visitantes e faz com que regressem mais vezes. Com a Jumpseller tem os seguintes temas disponíveis, pode também customizar o seu tema, carregar o logótipo, fotos e muito mais!

Neste artigo, examinamos alguns aspetos importantes a considerar ao projetar uma loja online (não especificamente apenas para lojas da Jumpseller!).

how to design online stores


Conteúdos

  1. Dicas
  2. Ferramentas de Design Fáceis de Usar
  3. Stock Photos
  4. Perguntas Frequentes

Dicas

  1. Sobrecarga de Informação

    Certifique-se de que a loja tem a quantidade adequada de informação que está a ser visualizada pelos visitantes no momento. Por vezes, quando possuí demasiada informação, pode tornar-se confuso para os visitantes.

  2. Esquema de Cor

    Muitos colocam cores interessantes nos seus sites, mas muito poucos conseguem colocar cores que para além de serem atrativas, são perfeitamente complementadas para proporcionar uma melhor experiência ao utilizador. Nem todas as pessoas sabem que as cores escolhidas terão uma influência direta nas vendas que irá obter. Esse infográfico KISSmetrics indica como as cores influenciam de maneira diferente a compra de um produto, da mesma forma, dependendo do público, do seu sexo, do tipo de produto e outras variáveis, cores diferentes podem ter melhores resultados que outros.

  3. Coesão

    Se já tiver uma loja física e também tem uma loja online, certifique-se de que as mesmas apresentam coesão e similaridade, preste atenção aos logótipos e esquemas de cores. Em suma, o seu website deve complementar a sua loja física.

  4. De Fácil Navegação

    O uso do filtro pode ajudar, especialmente quando os clientes estão a tentar pesquisar o que desejam na sua loja online, sendo capazes de filtrar as suas opções que vão poupar-lhes imenso tempo e esforço. Deve existir um caminho fácil para o website, não ter muitos botões e subcategorias, é ser simples de navegar e explorar.

  5. Fotografia

    Esta parte por vezes pode ser subestimada, mas pode ser muito útil para convencer os seus visitantes. Certifique-se que usa uma boa câmara ou contrata profissionais para tirar fotos dos seus produtos. Isso ajudará a destacar melhor o produto e a realçar a confiança do visitante.

  6. Custos de Entrega

    Os clientes não gostam de ser surpreendidos com custos ocultos que aparecem muito mais tarde no processo de compra, por isso certifique-se que mostra claramente os preços totais dos produtos, desde o início.

  7. Importância de SEO

    Se não quiser perder cliques, vendas e impressões da marca, então precisa de ter uma estratégia de SEO. SEO significa Search Engine Optimization que pode ser muito útil, não só para aumentar os visitantes da sua loja online, mas também ajuda a conferir-lhe a sua estrutura.

  8. Incorporar Redes Sociais

    As redes sociais podem ser realmente um ótimo lugar para trazer os clientes até à sua loja. No mundo em que vivemos, todas as pessoas estão presentes nas redes sociais e por ter uma boa página no Facebook, Twitter e/ou Instagram pode ter publicidade fácil e barata. Também faz com que o seu negócio fique mais autêntico e as pessoas possam ter mais facilidade em confiar no mesmo.

  9. Forneça Pré-visualizações

    Os visitantes devem poder visualizar o produto com o máximo de detalhes possíveis, garantindo que possam fazer zoom em toda a rotação e fazerem todos os tipos de variações para que os mesmos fiquem satisfeitos.

  10. Testemunhos e Comentários

    Isso pode ser muito útil, especialmente se existirem bons comentários, as pessoas podem ver o que os outros compradores acharam do produto/serviço e isso pode ajudá-las a decidirem-se.

  11. Elimine as Distrações do Check-out

    Na área do check-out (desenhar um bom processo de checkout), certifique-se de que não há distrações, caso contrário, os clientes podem recuar e acabar por não comprar o produto. É sempre bom manter essa parte transparente e simples.

  12. Faça com que o Contacto Consigo Seja Fácil

    Certifique-se de ter listado claramente uma maneira de as pessoas entrarem em contacto consigo. Isso ajudará os clientes a entrar em contacto consigo e a fornecer-lhe feedback diretamente ou a querer saber mais sobre o que está a vender. Ter contacto com os clientes também aumenta a confiança.


Ferramentas de Design Fáceis de Usar

Canva - (Gratuita)

canva

Um site de ferramentas de design gráfico que usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotografias, gráficos e fontes.

Adobe Spark - (Gratuita)

spark

É um conjunto integrado de aplicativos de storytelling, funciona bem para o telemóvel e para a web. Embora exista uma versão gratuita, para ter uma marca personalizada, precisará de obter um plano pago.

Image background Remover - (Gratuita)

remove bg

Seja um designer gráfico, fotógrafo ou amante de selfie, pode usar essa ferramenta para remover fundos de imagens. É muito fácil de usar!

Editor de Imagem de Jumpseller

jumpsellereditor

Para fazer pequenas alterações às fotos que quer editar, pode usar o editor da Jumpseller, em qualquer lugar onde veja o carregamento de imagens pode editar as fotos. Considere corrigir os detalhes como o brilho, o tamanho, as cores, o contraste, os filtros etc ...


Stock Photos

Shutterstock - Web (Subscrição necessária)

shutterstock

De um dos líderes mundiais em bancos de imagens, pode obter todos os tipos de imagens. A forma de como funciona é através do pagamento de uma subscrição ou de um determinado número de imagens e ter o direito de fazer o download quantas vezes precisar.

Pixabay - Web (Gratuito e também com opções de pagamento)

pixabay

Este é um gigante, uma boa parte das fotos são gratuitas, algumas são indicadas como pagamento, pode pagar por cada foto que descarregar (mediante pedido). Existem fotos da Shutterstock disponíveis no mesmo portal.

Unsplash - Web (Gratuito)

unsplash

Este portal permite o uso de todas as suas imagens com excelente qualidade gráfica e fotográfica. É altamente recomendado por nós na Jumpseller, uma vez que as suas fotos são excelentes e a interface é muito fácil de navegar. Isto não tem tanta variedade quanto o mencionado anteriormente, mas isso não o torna menos interessante e a melhor parte é que todas as imagens são gratuitas.

Unsplash geralmente tem fotos muito pesadas devido às suas dimensões, recomendamos que as imagens sejam reduzidas para torná-las tão leves quanto possível e para que a sua loja as carregue de forma imediata.


Perguntas Frequentes

  • Quais são os tamanhos recomendados para as fotos e banners do meu tema

    Verifique o seu tópico no nosso artigo dedicado o tamanho ideal. É muito importante que se baseie nestas instruções para evitar o corte e a distorção das fotos nos produtos e banners.

  • Preciso de um profissional para fazer o trabalho, não tenho tempo, não gosto de como estão as minhas artes, como faço isso?

    Temos uma lista de profissionais "Profissionais" que podem ajudá-lo a criar a parte gráfica do seu site, bem como ajudá-lo com o web design. Faça uma estimativa e analise a sua melhor opção!

  • Qual é o tamanho ideal para fotos na Jumpseller?

    Fácil, tão leves quanto possível, sem sacrificar a qualidade das mesmas. A ideia não é que as suas imagens sejam pixeladas, nem é necessário que tenham mais do que 1mb de tamanho. O tamanho das fotos pode afetar drasticamente o tempo de carregamento do seu site.

Agora que sabe como projetar uma loja online, siga o manual de iniciantes da Jumpseller para criar a sua loja e começar a vender num instante!

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para nos contactar.