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Web Design de e-commerce: 12 erros cruciais a serem evitados

Dicas de Design

Atualmente, muitos vendedores de e-commerce enfrentam muitos desafios quando se trata de criar uma loja on-line exclusiva, interativa e envolvente.

É exatamente por isso que nunca deve cair na armadilha de cometer os erros mais comuns de um site e-commerce.

Felizmente, existem várias formas de otimizar o seu site de e-commerce, o que pode ajudá-lo a otimizar o seu processo de atendimento ao cliente. Sem mencionar que isso pode ajudar a aumentar as suas receitas e vendas.

Neste post, listamos 12 erros cruciais no web design de e-commerce que precisa evitar:

how to design online stores


navigation

Uma das principais razões pelas quais muitas pessoas deixam o site é por causa da complicada navegação.

Não conseguimos enfatizar isso o suficiente: uma ótima navegação é essencial para criar uma experiência mais positiva para o utilizador.

Se os utilizadores não conseguirem encontrar com precisão o que estão a procurar, é provável que eles simplesmente saiam e passem para os seus concorrentes. Tudo isso porque não os ajudou a encontrar a página certa que eles estavam a procurar.

É por isso que precisa usar uma função de pesquisa no local e organizar os seus produtos em diferentes categorias. Isso inclui itens em páginas de produtos individuais e outras formas úteis de os ajudar a navegar pelo site.

Portanto, aplique as melhores práticas de navegação e considere também o seguinte:

  • Forneça aos utilizadores categorias de nível superior de fácil acesso no menu.

  • Permita aos utilizadores escolher os produtos com base no preço, pontuação de avaliação, etc.

  • Qualquer coisa clicável no seu site deve ser grande o suficiente para ser usada no seu smartphone e em outros dispositivos móveis.


Processo de pagamento complicado

checkout

Ter um processo de pagamento longo e complicado é um dos erros mais prejudiciais que um site de e-commerce pode cometer.

O importante é facilitar o máximo possível para que os clientes entreguem as informações do cartão de crédito e concluam a compra.

Quanto mais etapas forem necessárias antes que eles possam comprar um produto, maior será a probabilidade de abandonar o carrinho.

Idealmente, a sua página de checkout deve ser apenas uma página, na qual os clientes podem verificar os itens adicionados no carrinho, além de inserir o nome, o endereço de entrega e os detalhes de pagamento.

As próximas páginas devem ser sobre como confirmar as informações dos seus clientes e clicar no botão "Comprar".

Qualquer outra coisa que coloque no meio já é considerado um obstáculo para que eles concluam o seu pedido. Portanto, siga esse modelo ideal o máximo possível.

Se precisar colocar outras páginas, facilite o preenchimento. Use layouts de duas colunas para secções específicas para tornar as páginas muito mais curtas.


Não dar uma proposta de valor clara

Outro fator que determinará se um cliente continuará a voltar ao seu site (ou nunca retornará) é a sua proposta de valor.

A sua proposta de valor caracterizará o grau de envolvimento da qualidade do seu produto para os seus possíveis compradores. Isso ajudará a mostrar os recursos exclusivos dos seus produtos e marca, o que permitirá que se destaque do resto da concorrência.

A sua proposta de valor deverá convencer os compradores por que eles devem gastar o seu dinheiro com os seus produtos ou por que deveriam comprá-los em primeiro lugar.

Aqui estão algumas características essenciais de uma proposta de valor razoável e persuasiva:

  • Conteúdo atraente e envolvente que mostrará as vantagens do uso dos seus produtos e transmitirá a mensagem da sua marca.

  • Fotos impressionantes que mostrarão e descreverão como usar o seu produto.

  • Outras vantagens, como descontos excecionais, entrega gratuita e assim por diante.


Página de carregamento lento

slow

O tempo médio necessário para carregar uma página é inferior a três segundos. Qualquer coisa, além disso, corre o risco de o seu site ter uma taxa altíssima de rejeição.

Existem muitos fatores que podem afetar a velocidade de um site, incluindo velocidade da Internet, servidor de hospedagem, conteúdo da página, imagens e vídeos no site, etc.

Agora, entre esses fatores, o mais proeminente é o web design. Isso porque pode exigir algum trabalho, se considerar a velocidade da página. Portanto, verifique se o site é carregado o mais rápido possível, pois isso pode afetar o ranking do seu mecanismo de pesquisa.

Felizmente, os tempos de carregamento abaixo do padrão podem ser fixos. No final, tudo se resume a redimensionar e comprimir as imagens dos seus produtos.

Enquanto as fotografias de alta qualidade ficam ótimas quando impressas, algumas são maiores que o necessário, especialmente se as usar no seu site.


Fotografia de produto de baixa qualidade

photos

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Porém, se for uma fotografia pixelizada e de baixa qualidade, isso poderá causar perda de conversões e vendas.

A excelente fotografia de produtos vai além de apenas fornecer aos clientes informações básicas sobre a aparência de um produto.

Idealmente, deve despertar a imaginação dos clientes para que eles possam imaginar como será o produto se o usarem. Da mesma forma, também pode fornecer sabor contextual e a estética do produto.

Atualmente, como a maioria das pessoas já têm câmaras digitais de alta qualidade nos seus telemóveis, não há desculpa para não apresentar os seus produtos com imagens de alto padrão.

Também é uma ótima ideia ser mais criativo com a fotografia do seu produto. Não precisa se restringir a fotos dos seus produtos com fundos brancos chatos.

Pode torná-la interessante para os seus potenciais clientes usando um plano de fundo exclusivo ou a imagem num contexto envolvente e surpreendente.


Descrição confusa do produto

As descrições dos produtos são um dos aspetos mais importantes de um site de e-commerce. Isso ajudará o seu cliente a entender tudo relacionado ao produto porque ele deve comprar ou usá-lo em primeiro lugar.

Confira o nosso guia sobre Como criar descrições de produtos que vendem


Esconder o botão CTA

Quando um cliente chega à sua página de produto, a primeira coisa que ele deve ver imediatamente é o botão "Adicionar ao carrinho".

Os botões de CTA devem sempre ser os mais visíveis na sua página.

No entanto, alguns sites irão fornecer atributos complexos e descrições de produtos para fornecer aos utilizadores todas as informações essenciais antes que um utilizador possa fazer uma compra.

Embora isso possa pavimentar o caminho para que os utilizadores tomem decisões mais informadas antes da compra, isso cria uma confusão desnecessária sobre as ações a serem tomadas na página.

Esta foi projetada para ser uma página informativa ou pode comprar lá os produtos?

Portanto, embora seja importante fornecer uma descrição abrangente e extensa do produto, este não deve ser exibido na íntegra em todas as páginas. Em vez de mostrar a descrição inteira, reduza a cópia e adicione um botão CTA mais visível.


Fazer login antes da compra

signin

Pode ser um aborrecimento forçar os seus utilizadores a fazer login antes de efetuarem uma compra. Quase todas as pessoas odeiam ser solicitadas a fazer algo, especialmente quando não quer fazer isso.

Portanto, alguns utilizadores preferem sair antes de fazer o que querem, que é comprar um produto imediatamente.

Portanto, tente tornar as coisas mais flexíveis para os seus clientes, permitindo que eles comprem produtos sem precisar fazer login no sistema. Com o tempo, se eles realmente amam a sua marca e o que tem a oferecer, eles fazem login voluntariamente.

Mesmo que não, o fato é que eles compraram. E pode aproveitar para transformar compradores únicos em clientes fiéis e assíduos.


Escolher a plataforma de hospedagem errada

O seu site é a base do seu negócio e reflete a sua marca. Se escolher a plataforma de hospedagem errada, estará a preparar-se para um desastre.

Ao escolher a melhor plataforma de hospedagem, considere o seguinte:

  • Verifique se eles têm métodos de pagamento que podem ser integrados ao comércio móvel.

  • Veja quanto controlo tem sobre a sua loja on-line.

  • Verifique se há opções de envio direto ou de terceiros.

  • Verifique se há limitações de software e hardware.


Sem compromisso social e avaliações

Hoje em dia, se deseja ter uma base sólida de clientes, precisa ter uma forte base de seguidores e páginas de redes sociais animadas.

A incorporação de redes sociais no seu site permite que construa confiança na sua comunidade, aprimore o tráfego e aumente os seus esforços de SEO para o seu site de e-commerce. Portanto, mantenha os seus botões de redes sociais visíveis.


Não é compatível com dispositivos móveis

Segundo dados da Statista, mais de metade do tráfego da Internet agora vem de dispositivos móveis.

Com a maioria dos utilizadores a visualizar a sua loja a partir dos seus smartphones e outros dispositivos móveis, é importante ter uma versão móvel do seu site que funcione bem com telas pequenas.


Mau Atendimento ao Cliente

Os clientes são cruciais para o seu crescimento. Mas mantê-los não é fácil, principalmente se tiver um mau atendimento ao cliente.

O mau atendimento ao cliente pode destruir a reputação da marca que constrói há anos.

Em relação a isso, os clientes gostariam de resolver quaisquer problemas que encontrassem o mais rápido possível. Portanto, seria melhor que eles pudessem entrar em contato consigo através de vários canais com facilidade.

É por isso que todo o site de e-commerce deve ter um atendimento impecável ao cliente.

É comum cometer erros ao criar uma loja on-line. Porém, com a nossa lista acima, esperamos que tenha entendido como isso pode afetar negativamente os seus negócios e também como evitá-los. Boa sorte!