A principal preocupação para muitos proprietários de lojas on-line é procurar novas e melhores maneiras de melhorar a taxa de conversão de seus visitantes. Não é uma tarefa fácil, mas você pode obter números gradualmente melhores se planejar de forma sistemática. Um dos elementos centrais das compras é o processo de pagamento, em que um cliente adiciona produtos ao carrinho de compras e segue uma série de etapas de finalizando com o pagamento do produto.

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O processo de pagamento é fundamental para que suas vendas sejam concluídas. Se um cliente encontrar um processo lento e complicado ao tentar comprar algo, você pode perder muitas vendas em potencial. Um processo eficaz de compra permite que os clientes façam seus pagamentos de forma rápida e intuitiva e com o menor número de passos possíveis. Neste artigo, falaremos sobre como desenhar um bom processo de compra que permitirá que você melhore suas vendas e melhore o sentimento de seus clientes sobre sua loja online.

Aqui está um resumo das melhores práticas para desenhar um bom processo de checkout:

  1. A seção de pagamentos deve ser claramente reconhecível e indicar as opções disponíveis.
  2. Mostre as etapas restantes, para certificar-se de que o cliente esteja sempre informado.
  3. Permita que o cliente volte para alterar informações, se necessário.
  4. Permita que os usuários se registrem.
  5. Permita a compra sem registro.
  6. Proporcione a visibilidade dos produtos que estão no carrinho de compras.
  7. Certifique-se de destacar o botão de 'Finalizar pedido'.
  8. Adicione elementos que podem ajudar criar confiança dos clientes.

Informações de pagamento e envio

Esta seção é muito importante porque é fácil cometer erros que podem deixar um processo de compra tedioso. Esta é a parte na qual seus clientes podem ficar frustrados se você não tiver feito um bom trabalho. O cliente deve submeter a sua informação de envio, endereço, nome, etc., então precisamos eliminar toda e qualquer distração. A seção de pagamentos deve ser claramente reconhecível, indicando as opções disponíveis.

Neste exemplo de Kärcher aspiradores de pó, você pode ver como a seção de envio e pagamento pede as informações necessárias antes de completar o checkout. Tente evitar solicitar informações obrigatórias desnecessárias para evitar que o cliente fique frustrado. Jumpseller permite o registro do usuário, para que esses campos sejam preenchidos automaticamente se o cliente estiver conectado à sua conta.

Página de checkout


Deixe claro que o processo tem um fim

A falta de indicação de que o processo tem um fim pode gerar uma sensação de incerteza. É altamente aconselhável torná-lo tão simples quanto possível e mostrar claramente os passos restantes. No próximo exemplo, um botão mostra que o cliente está a apenas um passo de finalizar o seu pedido. Desta forma, o cliente está informado que está a um clique de distância do pagamento.

Página de carrinho de compras


Permita que o cliente volte para alterar informações, se necessário

O cliente deve ser capaz de voltar para rever ou editar as informações em cada etapa do carrinho de compras. É muito importante que as informações não sejam perdidas, quando eles o fizerem. Por exemplo, se um endereço de entrega foi adicionado, mas o cliente quer mudá-lo depois de avançar para o próximo passo, esta informação deve estar disponível para edição, se ele voltar. Também deve haver um botão indicando que é possível voltar ao passo anterior. No exemplo anterior, cada passo do processo de compra fica visível na área superior. As informações podem ser editadas facilmente clicando em cada uma delas.


Alguns clientes não querem se registrar

Muitas lojas cometem o erro de criar um e-commerce que obriga os usuários a se registrar para comprar. Hoje em dia, a privacidade das informações é extremamente valorizada pelos clientes e alguns deles preferem comprar sem se registrar como usuários. Jumpseller permite a criação de lojas on-line onde o cliente tem a opção de comprar como um usuário registrado ou não registrado por padrão.

Login loja online


Permitir aos usuários se registrarem

Clientes cadastrados ajudam a incrementar as vendas e fidelização de clientes. Os clientes mostram sua intenção de ser compradores regulares quando eles se registram. Geralmente, os usuários terão acesso a um processo de compra mais rápido quando se registram. Suas informações de envio e pagamento já estarão preenchidas, tornando mais fácil conseguir uma venda eficaz. Lembre-se de incentivar o cadastro oferecendo descontos e promoções só disponíveis para este tipo de cliente.


Visibilidade dos produtos no carrinho de compras

É importante que seu cliente não perca de vista as informações do carrinho de compras. Você deve sempre deixar à disposição informações sobre o que e a que preço eles estão comprando, no menor número possível de etapas. No exemplo anterior, o botão do carrinho de compras está sempre disponível para o cliente, mostrando a quantidade de produtos que eles estão comprando. Algumas lojas on-line até têm o preço total do pedido disponível em todos os momentos. Ambas as opções são válidas.

Produtos no carrinho de compras


Chamada à ação

Certifique-se de destacar o botão de 'Finalizar pedido'. Não deixe vendas escapar porque o botão é difícil de ver. Use cores complementares que chamam a atenção, pois o botão será de encontrar.


Use qualquer elemento que pode ajudar a criar confiança

Lembre-se de que seus clientes dão informações confidenciais: endereços, informações pessoais e de pagamento, etc., então tente dar-lhes todos os fatos possíveis que podem ajudar com sua paz de espírito e ganhar a confiança deles. Certificações e dados de segurança são alguns dos elementos que você pode usar para aumentar a confiança e impedir que seus clientes saiam sem comprar. Estas são apenas algumas dicas. Você não será capaz de melhorar tudo em um dia, mas recomendamos fazê-lo pouco a pouco. O carrinho e o processo de compra são elementos centrais da sua loja on-line. Tente mantê-los atualizados e você, sem dúvida, será capaz de diminuir a taxa de abandono de carrinho compras. Se você sentir vontade de vender on-line, a hora é agora. Experimente gratuitamente o Jumpseller e ofereça seus produtos para milhões de potenciais clientes hoje.