Dropshipping: o que é?
Dropshipping consiste em um modelo de operação no qual você, lojista, recebe o pedido de um cliente em sua loja virtual e repassa esse pedido ao seu fornecedor. Esse fornecedor ficará encarregado de fazer a entrega do produto comprado para o cliente.
Sendo assim, o lojista trabalha sem estoque, funcionando como um intermediário no processo de compra. O lojista realiza a venda, mas as questões relacionadas à entrega, como embalagem, etiqueta, cuidado com o pedido e entrega do pedido são responsabilidades do fornecedor.
O Dropshipping pode ser nacional ou internacional.
Como funciona
O consumidor realiza a compra no seu e-commerce, escolhendo os produtos de acordo com o catálogo de itens do fornecedor disponibilizado em sua loja.
Depois, o lojista deverá passar a ordem de compra ao fornecedor para que este selecione os produtos e comece o processamento para a entrega.
Por fim, o fornecedor fica encarregado de embalar, etiquetar, transportar e entregar os produtos comprados.
O lojista então deve pegar, com o fornecedor, o código de rastreamento da transportadora que vai realizar a entrega e deve disponibilizá-lo ao cliente, por e-mail ou no próprio site da loja, para que o cliente possa acompanhar o status do seu pedido.
Prós e contras:
Vantagens
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Fácil de Iniciar - basta encontrar os fornecedores certos, ter um nicho de mercado bem definido e atingir as necessidades do público-alvo. Devemos estar sempre atentos aos consumos atuais dos marketplaces. É recomendável começar com um único fornecedor confiável e ver como funciona;
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Baixo Custo - não é necessário um grande investimento inicial, uma vez que não é necessário ter uma Loja física,pagar por armazenamento, custos de embalagem, todos os recursos relacionados à gestão de estoque, contabilidade ou desenvolvimento do produto;
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Oferta Diversificada – você deve fazer uma seleção criteriosa de bons fornecedores e artigos, podendo escolher várias marcas e produtos que atendam às necessidades do seu público-alvo, aumentando assim as possibilidades de gerar leads.
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Possibilidade de atender clientes de qualquer lugar – você pode vender com a sua loja online de qualquer lugar, bem como o seu cliente também pode comprar de onde estiver, independentemente das barreiras geográficas. É uma grande oportunidade de expandir e atender um número gigante de clientes.
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Suporte, trocas e devoluções – conforme explicado anteriormente os processos pós-venda no dropshipping, como suporte ao cliente, trocas ou devoluções de produtos também devem ser de responsabilidade do fornecedor. É outra vantagem para o lojista não ter que se preocupar com esse tipo de procedimento. No entanto, é claro que o lojista deve prestar atenção se o seu fornecedor mantém a excelência na condução do suporte, trocas e devoluções.
Desvantagens
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Gestão da Qualidade - como os produtos não passam pelas mãos do Vendedor, fica muito difícil controlar a qualidade do produto. Sempre fique atento às avaliações que os consumidores deixam para estabelecer os fornecedores mais confiáveis e de excelência.
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Gestão do Estoque - como depende de vários fornecedores, se um deles estiver sem estoque, você deve mudar rapidamente a oferta em sua loja. Caso contrário, pode perder credibilidade. Sendo assim, é necessário manter uma comunicação muito bem alinhada com o seu fornecedor para garantir que ele atualize com frequência as quantidades e opções ainda disponíveis.
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Questões alfandegárias (se o fornecedor for internacional) - de acordo com a legislação brasileira, estão livres de impostos somente aqueles itens que tenham sido comprados no exterior por até 50 dólares desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Se o produto ultrapassar esse valor, corre o risco de ficar preso na alfândega, podendo gerar custos ao valor do produto. Nessa situação, verifique se é viável ajudar o cliente a pagar os adicionais ou então se é melhor estornar o valor integral da compra.
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Margem de lucro menor – isso se dá em razão da parceria que você terá que fazer com um fornecedor, como parte do processo na cadeia de venda ficará com esse distribuidor, você não receberá o total dos lucros, tendo em vista que parte deles irá para esse fornecedor.
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Demora na entrega – os fornecedores de dropshipping geralmente atendem diversos negócios ao mesmo tempo, o que pode levar a um processo de entrega mais demorado. A velocidade na entrega é um dos pontos mais importantes na avaliação dos clientes, e com certeza é um dos fatores principais para sua fidelidade. Sendo assim, ache fornecedores ágeis e de confiança para fazer parceria.
Melhores plataformas para Dropshipping:
Melhores produtos para dropshipping no Brasil
Depois de entender o que é dropshipping e escolher essa forma de venda para sua loja online, você deve estar se perguntando quais produtos são ideais para vender e bombar no seu e-commerce.
Os produtos para dropshipping são aqueles que o consumidor brasileiro adora comprar online. Como por exemplo:
- Roupas, acessórios e itens de vestuário;
- Eletrônicos;
- Itens de decoração;
- Acessórios para carros, motos ou bicicletas;
- Artigos para pets;
- Brinquedos e outros produtos voltados para o público infantil;
- Ferramentas e itens para hobbies.
Aqui vai outra dica para que o seu negócio com dropshipping dê super certo: teste a qualidade dos itens. Negocie o envio de peça teste com o seu fornecedor e aproveite esse momento para observar também se o prazo de entrega está sendo cumprido como deveria.
Passo a passo para começar um negócio de dropshipping bem-sucedido
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Defina um nicho de mercado
Defina o seu público-alvo e em qual nicho de mercado você pretende atuar. Delimitar o perfil dos clientes é o primeiro passo para você focar e direcionar os seus negócios para conquistar esse cliente e atingir o sucesso;
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Busque bons fornecedores
O segundo passo a ser dado é conseguir um fornecedor de dropshipping confiável. Faça bastantes pesquisas antes de firmar uma parceria, entre em contato para tirar todas as suas dúvidas e faça testes com os produtos. Lembre-se também de que é importante esclarecer os seus direitos e deveres como também do fornecedor. Um contrato onde fiquem estabelecidos esses direitos e deveres facilita o bom andamento da parceria.
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Faça uma análise dos seus concorrentes
Realizar uma análise da concorrência também é um passo crucial para começar a vender por dropshipping. Verifique outras lojas que atuem no mesmo ramo que a sua, mas também veja aqueles concorrentes que também utilizam o mesmo fornecedor que você.
Assim, você ficará atento ao que o mercado está oferecendo, como pode se antecipar ao seu concorrente e consequentemente ser melhor do que ele.
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Escolha uma plataforma ou canal de venda:
- Loja virtual própria
Montando a sua própria loja online, você terá mais autonomia em relação à estratégia de vendas do seu negócio, ao layout para visualização dos seus produtos, bem como a uma identidade que seja fiel à sua personalidade.
Na Jumpseller, você pode criar sua loja online aqui.
- Marketplace
Há também a possibilidade de venda por dropshipping através de marketplaces conhecidos no mercado, como Amazon, Shopee e Mercado Livre.
Veja a nossa integração com o Mercado Livre aqui.
Mas cuidado! No marketplace os seus anúncios aparecerão de acordo com a sua popularidade e nota dentro da plataforma.
- Redes sociais
É possível também fazer dropshipping com as redes sociais mais famosas como o Facebook e o Instagram.
O Facebook já tem um marketplace para os usuários anunciarem os seus produtos de forma gratuita.
Já no Instagram, planeje bem suas estratégias de vendas, sempre de olho nas métricas que a própria rede social disponibiliza para os vendedores.
Não esqueça de verificar as integrações das lojas Jumpseller com essas redes sociais! Clique nos links acima!
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Meio de pagamento
Para o seu negócio ser bem-sucedido, você deve optar por um meio de pagamento que aceite a modalidade de dropshipping, como o PayPal e os chamados gateways de pagamento.
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Encaminhamento das ordens ao fornecedor
Nesse momento você deve enviar todos os pedidos confirmados junto dos dados de cada cliente ao fornecedor. Com os dados corretos, ele poderá começar a embalagem e a entrega das encomendas.
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Receba o código de rastreamento e repasse ao cliente
Por último, como foi falado anteriormente, é essencial que o fornecedor informe os códigos de rastreamento para que você repasse aos clientes. Dessa maneira, os consumidores poderão acompanhar seus pedidos até que a entrega seja finalmente realizada.
Questões legais sobre o dropshipping
Primeiramente, cumpre esclarecer que o dropshipping é uma atividade que ainda está se desenvolvendo no nosso país, sendo assim, ainda não existe uma legislação específica para essa operação, por isso muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de sua legalidade.
O Dropshipping não é ilegal, já que o direito brasileiro prevê que os particulares podem fazer tudo o que a lei não os proíbe. Portanto, não havendo legislação sobre o funcionamento do dropshipping no Brasil, não há que se falar em ilegalidade.
Outro ponto importante é diferenciar o que é dropshipping nacional e dropshipping internacional:
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Dropshipping nacional é o dropshipping feito dentro do território brasileiro, sem a necessidade de importar as mercadorias a serem vendidas. Este tipo de dropshipping realizado dentro do Brasil é livre de taxas alfandegárias, e os tributos e notas fiscais seguem apenas os regimentos brasileiros.
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Já o dropshipping internacional, muito popular com os fornecedores chineses como o AliExpress e o Alibaba, consiste na loja virtual que solicita e encomenda itens internacionais. Os produtos importados não possuem nota fiscal, pois o que é emitido no exterior como documento fiscal não é aceito no Brasil. Assim, será necessário “nacionalizar o produto” para que a loja virtual no modelo dropshipping possa emitir a nota fiscal válida no Brasil.
Importante também saber quais são os tributos que vão incidir sobre essa importação. O e-commerce que atua no dropshipping faz a intermediação entre o consumidor e o vendedor internacional, por isso os tributos são de responsabilidade do consumidor.
A loja é apenas a facilitadora daquela negociação, pois a relação jurídica de importação acontece entre o consumidor e aquele vendedor internacional.
Por fim, mesmo assim, o lojista dropshipping não é imune a tributos. A atividade de ser o intermediário de importação é classificada como prestação de serviço de intermediação, ocorrendo fato gerador para o ISS (Imposto Sobre Serviço).
Agora que você sabe tudo sobre dropshipping, crie sua loja na Jumpseller e comece a vender já!