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Canal de Vendas do Facebook com o Jumpseller

Criar uma loja online no Jumpseller é o primeiro passo para dar a conhecer os teus produtos na internet.

O próximo passo é fazer a ligação dos canais com a sua loja para apresentar os seus produtos ou serviços a Marketplaces, Redes Sociais e outras plataformas importantes.

Neste artigo falamos sobre como utilizar as ferramentas comerciais do Facebook para vender, estudar os seus clientes e fazer publicidade no Facebook e no Instagram.

O nosso Canal de Vendas do Facebook Commerce vai ajudar-lhe a realizar estas ações:

  • Vender no Facebook e no Instagram.

    Para vender nestas plataformas é necessário que o seu catálogo seja sincronizado com o Facebook. No caso do Instagram, o seu negócio deverá cumprir adicionalmente com as condições desta plataforma.

  • Análise do comportamento dos seus clientes

    Para poder definir e criar campanhas publicitárias e melhorar o processo de compra dos seus clientes, o Facebook fornece ferramentas para medir e estudar como se movem os seus clientes na sua loja. Para isso é necessário criar e configurar uma fonte de dados chamada de Facebook Pixel.

  • Publicidade no Facebook

    Já reparou que em algumas ocasiões parece que o Facebook ou o Instagram leem a sua mente, ao mostrar publicidade de produtos que pesquisou na internet? Pode conseguir isso, através de campanhas publicitárias dirigida aos seus clientes, que pesquisaram os seus produtos. Isto requer a Instalação do Facebook Pixel e a Sincronização dos seus produtos.


Conteúdo


Como configurar o Facebook como um Canal de Vendas

1. Criar e Adicionar o seu Pixel

Vá ao separador Pixéis no seu gestor de eventos do Facebook, poderá criar um Pixel nessa página.

Se já tem um, copie o número do Identificador do Pixel, que é um número de 16 caracteres, por exemplo 1870689469812345.

Em seguida, insira-o no Painel de Administração da sua loja do Jumpseller, em Configuração > Geral > ID de pixel do Facebook.

Se não é o proprietário de um pixel, poderá ver este erro: No Pixel

Isso significa que não criou um pixel no Business Manager ou, se criou um pixel, não se adicionou como administrador.

Para corrigi-lo, siga estas etapas: Setup Pixel with People and Assets

2. Sincronizar o seu catálogo e conectá-lo com o seu pixel

No seu Painel de Administração do Jumpseller > Canais de Venda, selecione o Facebook Commerce.

Para poder ativar a integração, da sua conta do Facebook deve cumprir com os seguintes requisitos:

  • A sua página do Facebook foi agregada à sua conta do Business Manager.
  • Tem uma conta publicitária associada a uma conta do Business Manager.
  • Tem o seu pixel do Facebook na sua conta do Business Manager.
  • Tem permissão de administração do Pixel e este está associado a uma conta publicitária.

No caso de não cumprir com algum destes requisitos, configure o seu Business Manager do Facebook de acordo com as nossas instruções.

Selecione o nome da sua conta do Facebook Business Manager, e após verificar todas as caixas poderá fazer clique em "Configure App". O instalador do aplicativo será aberto: Selecione a sua página, pixel, decida se vai criar só um catálogo ou se também vai querer que se crie uma loja no Facebook.

Em seguida, poderá selecionar um por um, os produtos que quer enviar para o Facebook fazendo clique em "Sync to Facebook" ou envie todos eles com o botão na barra superior que diz "Import All".

Cuidado para que os seus produtos estejam em conformidade com as políticas do Facebook, pois se enviar um que não esteja autorizado, o Facebook poderá bloquear a sua conta.

Por fim, deve verificar se o seu catálogo do Facebook tem o Pixel Associado correto, isto permitirá que realize campanhas de redirecionamento dos seus produtos.

Pode fazer isso através do seu Catálogo do Facebook > Configuração > Origens dos Eventos.

Confirme que o Pixel associado é o mesmo que introduziu na sua loja do Jumpseller no seu*Painel de Administração: Configuração > Geral*.

Como verificar que a sua integração está a funcionar

Instale o Assistente De Pixel Do Facebook

Esta é uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook para o Google Chrome que mostra que eventos do Pixel do Facebook são acionados enquanto se navega numa página web, poderá instalá-lo no site de extensões do Google Chrome.

Verificar que os seus produtos selecionados foram enviados para o Facebook.

Verifique no seu catálogo do Facebook se os seus produtos selecionados foram enviados para essa plataforma.


Como configurar o Facebook Business Manager

O Business Manager é uma ferramenta do Facebook que ajuda a organizar e administrar o seu negócio.

Necessita de um perfil pessoal no Facebook para criar uma conta no Business Manager. Utilize o seu nome de utilizador e palavra-passe pessoais do Facebook para subscrever no Business Manager. É uma maneira mais segura de fazer login do que com apenas um endereço de e-mail e senha.

Criar uma conta no Business Manager

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  • Faça login no Facebook se o aviso aparecer. Use as credenciais da sua conta pessoal do Facebook.

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Adicione os dados da sua empresa

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Neste ponto, deverá inserir alguns dados sobre o seu negócio.

  • Nome da empresa: este é o nome da sua empresa. Será publicamente visível no Facebook e não pode conter caracteres especiais.
  • Seu nome e email comercial: aqui deve introduzir o seu nome e o endereço de email que utiliza para realizar os negócios da empresa.

As notificações sobre o seu negócio serão enviados para este endereço.

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Ao fazer clique em Seguinte (Next), passará para a próxima etapa para inserir as informações da sua empresa. Neste ponto, deverá introduzir as informações como a morada de onde opera e a morada do site da internet da sua empresa.

Também necessita de especificar se a sua conta comercial será principalmente para promover os seus próprios bens ou serviços ou para prestar serviços a outras empresas.

Uma vez introduzidos todos os dados, faça clique em Enviar (Submit) e a conta do Business Manager será criada. Lembre-se que será solicitado a confirmar o seu endereço de email para obter acesso total à sua conta.

Associar uma Página à sua conta do Business Manager

Agora que já criou uma conta no Business Manager para o seu negócio, deve associá-la a uma Página do Facebook. Recomenda-se que, neste ponto, já tenha criado uma página no Facebook para sua conta.

Como crio uma Página no Facebook?

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Faça clique em Adicionar Página (Add Page) para começar com esta parte.

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Agora, será questionado se deseja adicionar uma Página ao Business Manager gerida por si, adicionar a página de outra pessoa (para esta opção necessita de obter acesso à página desejada) ou criar uma nova. Supondo que tem acesso à Página de Facebook da sua empresa, clique em Adicionar página Add Page.

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Em seguida, será pedido que introduza o nome da URL da sua página. Quando começar a escrever, o Facebook irá procurar a sua página. Selecione a correta e confirme fazendo clique em Add Page. Isto associará a sua Página de Facebook à sua conta da empresa.

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Adicionar Uma Conta De Anúncios à Sua Conta Do Business Manager

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Agora que já associou a sua Página à sua conta do Business Manager, deve fazer o mesmo para a sua Conta de Anúncios. Na descrição geral da sua conta comercial, clique em Adicionar conta de anúncio (Add Ad Account).

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De forma semelhante ao passo anterior, agora tem 3 opções sobre como quer adicionar uma Conta de Anúncios.

  • Adicionar uma Conta de Anúncios: ao adicionar uma conta de anúncios, muda-se permanentemente para o Business Manager. Deverá ser o proprietário da conta de anúncios a fazer isto. Tenha atenção, que uma vez que adicione uma conta de anúncios e mude-se para o Business Manager, esta ação não poderá ser revertida. Toda a administração da sua conta de anúncios deve ser gerida dentro do seu perfil do Business Manager.

  • Solicitar o acesso à Conta de Anúncios: isso significa solicitar acesso a uma conta de anúncio existente no Business Manager. O administrador desse Business Manager pode dar o acesso para trabalhar nele.

  • Criar uma Conta nova de Anúncios: se criar uma conta nova de anúncios no Business Manager, pertencerá de forma permanente a esse Business Manager.

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Se optar por associar a uma Conta de Anúncios existente, deverá inserir o seu ID Account. Para criar uma Conta de Anúncios nova, necessita de introduzir o nome da conta, assim como os dados de pagamento, horário e moedas aceites.

Depois de selecionar ou criar a sua Conta de Anúncios, siga os passos apresentados para que tenha acesso à sua conta do Business Manager, e trabalhar nela.

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Facebook Pixel

O pixel do Facebook é um trecho de código que é colocado no seu site da Internet, para relatar conversões, criar públicos e obter informações sobre como as pessoas estão a navegar no seu site da Internet.

Criar um Pixel

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Para criar um Pixel para o seu negócio, vá ao menu do Business Manager, e depois passe para o Administrador de Eventos (Events Manager).

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Una vez aí, debaixo da Fonte de Dados (Data Sources), encontrará a opção de criar um pixel para a sua empresa.

Para criar um pixel, só necessita de atribuir um nome, e de forma opcional, adicionar o URL do seu site da Internet.

Adicionar Pessoas

Uma vez que o pixel foi criado, deve atribuí-lo a alguém.

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Para fazer isto, comece por ir à Configuração de Negócios (Business Settings).

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O teu Pixel recém criado pode ser encontrado agora debaixo de Data Sources.

Selecione o seu Pixel, e na opção Pessoas, clique em Add People.

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Escolha o administrador da conta do Business Manager (esta será a única pessoa incluída na lista caso não tenha adicionado mais nenhuma) e ative a opção denominada de Gerir Pixel (Manage Pixel) e clique em Atribuir (Assign).

Isso lhe dará acesso total ao Pixel e às suas ações.

Conectar Ativos

Uma vez que se criou o pixel e se adicionou as pessoas, deve associá-lo à Conta de Anúncios da sua empresa.

Depois de selecionar o seu pixel no Data Sources, vá a Connected Assets e clique em Add Assets. É aqui que associará o seu pixel à sua Conta de Anúncios.

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No menu Add Assets, selecione a sua Conta de Anúncios e clique em Add.

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A sua Conta de Anúncios está agora conectada ao Pixel e deve puder vê-la na lista de Connected Assets.


Perguntas frequentes

  • Não posso configurar a aplicação do Facebook

    Por favor, assegure de que desativou todos/quaisquer bloqueadores de anúncios no seu navegador, e de que habilitou a opção guardar e ler cookies no seu navegador, durante a configuração do aplicativo do Facebook.

  • O meu Facebook Pixel mostra alguns erros ou não funciona corretamente

    Somente no Google Chrome, depois de desativar todos os bloqueadores de anúncios, instale o plug-in do Facebook Pixel Helper (link: https://chrome.google.com/webstore/detail/facebook-pixel-helper/fdgfkebogiimcoedlicjlajpkdmockpc) e abra o seu site para confirmar se todos os dados são exibidos corretamente em cada página.

  • A secção da loja não é mostrada na minha página do Facebook, porquê?

    É possível que esteja violando os Termos e Condições do Contrato de Comerciante de Produtos do Facebook. Consulte aqui: Termos e Condições.

  • Os meus produtos não sincronizam com o Facebook ou não são mostradas as imagens dos meus produtos, porquê?

    Carregar imagens na loja do Facebook pode ser complicado, no entanto, o Facebook proporciona algumas recomendações para ter uma melhor chance de ser aprovado. Nota: cada produto deve ser aprovado antes de poder ser exibido na sua Loja do Facebook.

  • Quero vender no Instagram, mas a minha conta não está aprovada, porquê?

    Em primeiro lugar, deve cumprir com os seguintes requisitos para usar as compras no Instagram. Deverá enviar a sua conta para ser revista, através da configuração da sua conta de Instagram. Nota: a sua conta pode ser rejeitada sem qualquer explicação, a aprovação do catálogo/conta fica ao critério exclusivo do Instagram.

  • Requisitos das imagens

    • É necessário pelo menos uma imagem para cada produto.
    • Cada imagem deve ser do próprio produto. Não pode ser uma representação gráfica (por exemplo, uma ilustração ou um ícone) do produto.
  • Recomendações

    • Deve usar imagens que:
      1. Sejam fáceis de entender e que mostram o produto todo.
      2. Tenham uma resolução de 1024 x 1024 ou superior.
      3. Estejam na forma quadrada.
      4. Mostrem o produto de perto.
      5. Tenham cenários de fundo brancos.
      6. Capturem o produto em situações da vida real.
    • No deve usar imagens que contenham:
      1. Texto (por exemplo: apelos à ação, códigos promocionais).
      2. Conteúdo ofensivo (exemplo: nudez, linguagem explícita, violência).
      3. Publicidade ou material promocional.
      4. Marcas de água.
      5. Informação sensível ao tempo (por exemplo: baixas de preço por tempo limitado).
  • Requisitos de descrições

    • Apenas texto enriquecido (não HTML).
  • Recomendações

    • As suas descrições devem:
      1. Oferecer unicamente informação diretamente relacionada com o produto.
      2. Ser digerível (por exemplo, usar frases curtas e/ou listas com marcadores).
      3. Destacar características exclusivas do produto.
      4. Terem gramática e pontuação correta.
    • As suas descrições não devem ter:
      1. HTML.
      2. Números de telefone ou moradas de correio eletrónico.
      3. Títulos longos.
      4. Pontuação excessiva.
      5. Tudo em letras maiúsculas ou minúsculas.
      6. Spoilers de livros ou filmes.
      7. Links para sites externos.

Estamos aqui para ajudá-lo, portanto, se tiver alguma dúvida, entre em contato a qualquer momento.

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