O objetivo final das conversões é que um cliente faça uma compra e a etapa final de fazer uma compra é completar o processo de checkout. Se um cliente na sua loja online chegou à secção de checkout e pagamento, a boa notícia é que já fez a parte difícil. No entanto, as coisas ainda podem correr mal se a sua loja não tiver um bom processo de checkout. Neste artigo, encontrará algumas dicas para otimizar a experiência de checkout para os seus clientes.
Bloqueios
Esta é a regra mais importante para a criação de uma boa página de checkout, evitando bloqueios desnecessários, como anúncios pop-up e formulários a serem preenchidos. Certifique-se de que não vai reunir imensa informação! Mantenha-o apenas para o essencial. Uma vez que a compra esteja concluída, pode pedir aos clientes para se inscrever para atualizações de e-mail ou uma newsletter informativa para mantê-los informados sobre atualizações e ofertas especiais.
Registos
A maioria dos proprietários de lojas online quer que todos os visitantes estejam registados. Embora os registos possam ser úteis, os registos obrigatórios nunca são uma boa ideia. É certo que os utilizadores registados terão principalmente acesso a um processo de compra mais rápido, pois as suas informações de envio e faturação já estarão preenchidas e é fácil fazer o redirecionamento.
No entanto, algumas pessoas veem o registo como fonte de aborrecimento. Estes podem associar o registo a serem bombardeados com campanhas publicitárias, e-mails, spam, etc. Portanto, quando se trata do processo de pagamento, não é essencial registar-se apenas para fazer uma compra, a menos que a sua empresa o exija. Irá assustar muitos potenciais clientes, porque nem todos os clientes querem divulgar as suas informações, alguns só querem fazer a compra. Segue um bom exemplo de como a Nike oferece aos seus visitantes a possibilidade de comprar como convidado:
Processo breve e simples
Quanto mais tempo levar para que os clientes completem a compra, mais hipóteses há de eles duvidarem da compra. A falta de indicação de um processo com fim pode gerar uma sensação de incerteza. É altamente recomendável torná-lo o mais simples possível e mostrar claramente as etapas restantes.
Design Otimizado
Deve haver um equilíbrio entre o design da página e a facilidade da funcionalidade! Embora seja sempre bom ter uma página de seleção visualmente atraente, é aconselhável não exagerar e tornar as coisas confusas. Tente ter consistência no design em toda a sua loja online. Uma coisa que poderá fazer é deixar clara a visibilidade dos produtos no carrinho de compras, assim os clientes sabem sempre o que estão a comprar.
Call to Action
Deve haver uma clara call to action e botões como “encomenda completa”, “checkout” ou “pagamento completo” devem ser claramente visíveis e bem colocados na página. É importante que o cliente nunca se sinta perdido e não saiba como completar a compra. Use cores complementares que chamem a atenção para que seja fácil de encontrar.
Redirecionamentos
Quando usa redirecionamentos, os clientes podem ficar confusos sobre a origem da sua compra. Eles querem ter certeza que sabem qual é a marca, loja ou empresa de onde estão a comprar. Se encontrarem redirecionamentos, podem não voltar a fazer a compra apenas porque não têm a certeza de onde estão.
Distrações
Geralmente, na etapa de pagamento, os clientes estão a preencher informações importantes e necessárias no que diz respeito ao pagamento e envio. Portanto, é fácil cometer erros e criar um processo de checkout tedioso. No pior dos casos, os seus clientes podem ficar frustrados se o processo de compra não for fácil de concluir. É por isso que, neste momento, todas as distrações devem ser eliminadas e os clientes devem poder enviar as suas informações de envio, endereço, nome, etc., de forma transparente. A secção de pagamento deve ser claramente reconhecível, indicando as opções disponíveis. Um bom exemplo de uma página de pagamento simples e precisa é a da Kärcher.
Soluções fáceis
Muitas vezes, ao comprar online as pessoas podem cometer erros, podem inserir o endereço errado, ou a quantidade de produto mal, ou mesmo um endereço de e-mail incorreto. Neste caso, deve ser fácil corrigir esses erros, idealmente, devem ser levados diretamente para o local específicio onde a correção precisa de ser feita. Isso não só torna o processo mais fácil para o cliente, mas também cria confiança e aumenta a hipótese de futuras compras.
Segurança e privacidade
Embora nunca seja bom sobrecarregar o cliente com muita informação, é sempre bom tranquilizar os clientes sobre a privacidade e a segurança de seus dados e da transação que ocorreu. Isso aumenta a confiança do cliente e torna uma nova compra mais provável. Mas tenha cuidado para não fornecer uma descrição completa de todas as leis que segue; um resumo da sua política de privacidade como um pop-up pode fazer bem esse trabalho.
Impressão duradoura
A última coisa que o cliente fará é concluir o checkout e o pagamento, e aí precisa de garantir que a sua empresa deixa uma impressão duradoura. Pode mostrar uma mensagem calorosa quando a compra for concluída. Desta forma, os clientes deixam a sua loja online com uma nota positiva.