Muitas lojas online conhecem a importância de aparecer nos primeiros lugares das buscas do Google, mas acreditam que a única maneira de fazer isso é pagando anúncios do Google, ou seja, gastando mensalmente na geração de tráfego para a loja. Neste artigo, falamos sobre uma maneira fácil e gratuita em que você pode aparecer nos primeiros lugares das buscas do Google, que é criando seu próprio conteúdo, não apenas uma vez, mas de forma constante.


Usando um laptop


O Gerenciamento de Conteúdo (Marketing de Conteúdo) para Search Engine Optimization (SEO) é uma parte essencial de todas as empresas atuais que precisam de buscas orgânicas nos motores de busca para gerar visitantes para seus portais da web. O Google verifica constantemente as páginas posicionadas logo acima nos rankings para uma série de requisitos, como a presença de palavras-chave em nome da página, conteúdo exclusivo e relevante, conteúdo atualizado, links externos para a página, etc. Estes e muitos outros os critérios irão fazer sua loja online aparecer primeiro nas buscas das categorias desejadas. Por esse motivo, nos concentraremos em conhecer formas de gerar conteúdo atualizado e relevante que melhorará o posicionamento da pesquisa.

Crie seu próprio Blog

Uma das formas mais subestimadas de SEO e muito raramente bem sucedida é a criação de seu próprio blog, permitindo compartilhar artigos relacionados aos produtos, à marca e aos assuntos relacionados ao mercado alvo. Estima-se que em 2016 70% das lojas online realizem algum tipo de marketing de conteúdo, elevando o orçamento gasto em sua criação de 25% para 35% do orçamento total de marketing, em média. Por exemplo, Revinate é um serviço para hotéis, que oferece ferramentas de gerenciamento de fidelidade de clientes e reputação on-line. Em seu blog eles criam conteúdo semanal relevante para o público.

Para ter um blog que contribua para o SEO da sua loja online, você pode seguir as seguintes etapas:

  • Use Google Adwords para verificar quais as palavras que seus clientes estão procurando quando buscam por seus produtos on-line. O serviço Adwords disponibiliza ferramentas para qualquer pessoa gratuitamente que permitirão saber quais são as palavras usadas nas pesquisas, para que você possa incluí-las sistematicamente no conteúdo criado.

  • Escolha a Plataforma de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que lhe permitirá criar seu blog e gerenciar seu conteúdo rapidamente. O Wordpress é uma ferramenta comum, mas se você deseja usar ou já usa Jumpseller para sua loja online, você pode criar um blog de maneira muito fácil.

  • Escolha o foco de interesse para o seu público. Você não precisa escrever exclusivamente sobre seus produtos. Seus clientes têm outros assuntos de interesse, descubra e faça uma lista de possíveis artigos para escrever.

  • Selecione quem criará o conteúdo de forma sistemática, seja ele externo ou interno. Não importa quem, mas ele/ela deve conhecer seu público e seus produtos.

  • Crie artigos que incorporem as palavras-chave selecionadas, tanto nos títulos quanto no corpo do texto.

  • Crie um calendário de publicações.

  • Monitore constantemente o resultado de seus artigos, quantas pessoas visitam e o compartilham. Então, refine o foco de seus artigos.

Gravando um vídeo com um celular

Crie tutoriais em vídeo

Os tutoriais são uma maneira eficiente e útil de envolver seu público com seu conteúdo e seus produtos, especialmente se o que você oferece é perfeitamente complementado com instruções ou exemplos. Uma história de sucesso pode ser o canal Mac Cosmetics no YouTube, onde você pode encontrar vídeos sobre como usar seus produtos. Esses vídeos geralmente são caracterizados por serem curtos, nunca mais de 5 minutos, favorecendo os usuários que usam seus dispositivos móveis para consumir conteúdo de mídia. Plataformas como o Youtube e o Vimeo oferecem maneiras de publicar seu conteúdo de forma rápida e gratuita.


Respostas às perguntas frequentes

Essa é uma seção comum de muitos sites. Muitas vezes as perguntas sobre seus produtos são repetidas, e é uma estratégia muito boa ter uma seção na sua loja online com perguntas e respostas, links para produtos e outras seções do seu comércio eletrônico. Mantenha-as atualizados, incorpore palavras-chave selecionadas e você se posicionará bem nas pesquisas do Google. Você já sabe, crie conteúdo relevante e útil para o seu público. Estas são apenas algumas maneiras de fazê-lo, descubra as que funcionam melhor para o seu negócio e obtenha esse posicionamento nas pesquisas que você precisa.

Referências: Estatísticas e fatos imperdíveis desse ano sobre Marketing de conteúdo