"A aquisição por e-mail é como cortar cabelo, deve acontecer regularmente, pode ser bem feita, mas uma experiência ruim pode marcar para sempre."
David Baker
E-mail personalizado
Assim como os cartões de visita, os e-mails personalizados podem ser um ingrediente-chave para causar uma boa primeira impressão e garantir que as pessoas se lembram de si. Decida você mesmo o que soa melhor, um e-mail como exemplo(@)gmail.com ou exemplo(@)seu-nome.com.
Com uma loja de revendedores, tem a opção de associar um e-mail personalizado para a sua empresa criado com serviços como o G Suite, Zoho, Office 365 e FastMail.
Além de fornecer um e-mail personalizado, também pode partilhar e organizar muitos processos internos de negócios, tornando os funcionários mais conectados e aumentando a produtividade da empresa.
Veja aqui como configurar os emails personalizados.
Linha de assunto
Pode ter o seu e-mail preenchido com brindes e trabalhar duro no design, mas e se ele nunca for aberto?
As linhas de assunto são como aquele molho especial que faz querer experimentar o hambúrguer! Tem que ser irresistível.
Evite usar palavras como Melhor, Vendas, Desconto, etc, tente algo criativo; nem precisa de estar relacionado com o seu produto ou serviço.
As principais ideias a ter em mente são: deve ser curta, cativante e despertar a curiosidade.
Precisa de inspiração para criar linhas de assunto interessantes? Leia https://blog.hubspot.com/marketing/best-email-subject-lines-list
Tom personalizado
Um dos piores erros cometidos no mundo do marketing por e-mail é o envio de mensagens generalizadas.
Se acha que criar um e-mail que pode enviar para milhares de clientes, com apenas algumas pequenas alterações é o caminho a seguir, está ERRADO!
Esses e-mails podem ser facilmente identificados pelas pessoas, já que eles têm o mesmo padrão; poucas informações relevantes e o cliente não é tratado pelo seu nome.
Uma boa maneira de evitar isso é segmentar os seus clientes.
Os segmentos podem ser categorizados como clientes frequentes, clientes premium, clientes de áreas geográficas específicas, etc.
Em seguida, pode criar e-mails que atendem a cada segmento e, por último, personalizar os e-mails usando o nome do destinatário. Lembre-se, os e-mails devem ser sempre personalizados e direcionados!
Por exemplo; Em vez de: Olá! Aproveite a nossa promoção especial para este mês… Opte por: Olá, Jake! Nós sabemos que gosta de câmaras e estes descontos são especiais para si…
Design atraente
O equilíbrio entre texto e visual é muito importante! O design do e-mail deve ser otimizado para todas as plataformas e visualmente atraente.
Quando cria uma campanha de marketing por e-mail ou qualquer e-mail que manda, o seu conteúdo pode definir o tom, mas o design pode criar a sua imagem de marca aos olhos dos leitores.
Alinhe os seus e-mails com a sua imagem de marca e o design deve ressoar essa imagem.
O e-mail deve ser profissional, mas não chato, pode ser colorido, mas não demasiado, para não ofuscar a mensagem que quer transmitir.
Veja alguns e-mails interessantes nos quais se pode basear https://blog.hubspot.com/marketing/email-marketing-examples-list
Teste A/B
Experimente diferentes versões de um email! E confirme qual funciona melhor. Serviços como E-goi, Mailchimp, Campaign Monitor ou Aweber oferecem testes A/B com combinações de conteúdo, cabeçalho, “call to action”, etc.
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Escolha um pequeno grupo inicial para o qual enviará diferentes combinações do seu e-mail; esses grupos devem ser representativos da lista completa.
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Posteriormente, escolha as diferentes versões que irá testar e envie-as para o grupo selecionado.
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Depois de avaliar os resultados, o e-mail vencedor será selecionado para ser enviado para a lista completa.
Markup de e-mail
Com o uso de e-mail markup, tem e-mails de qualidade com mais informações e formas diferentes de apresentação. Essas interações diretas permitem ao utilizador tomar ações ou ver informações sem ter que abrir o e-mail e procurar o conteúdo que importa para eles.
A sua loja na Jumpseller já está integrada com o markup de schema.org para os e-mails. Não precisa de fazer nenhuma configuração para ter esse markup nos e-mails da sua empresa.
Veja o que pode fazer com o markup dos emails.
Frequência
Embora o envio de e-mails seja uma maneira barata e eficaz de atingir os clientes, exagerar pode ser prejudicial para a imagem da sua marca! Certifique-se que decide uma frequência ideal para enviar e-mails. Decidirá mandá-los uma vez por semana, uma vez por mês?
Tem que decidir de acordo com as informações que deseja partilhar, o produto ou serviço que está a vender e as exigências do setor em que atua. O importante é não esgotar o seu conteúdo, para não acabar por se tornar repetitivo, e por fim, perder o seu público-alvo.
Emails automatizados
Boletins informativos e e-mails dentro de uma campanha de marketing são importantes, mas muitas vezes a falar sobre marketing por e-mail, as pessoas esquecem-se de mencionar e-mails transacionais:
os e-mails que são enviados depois dos clientes realizarem uma determinada ação num site, sendo que essa ação pode nem ser uma compra, pode ser qualquer coisa, por exemplo, um simples preenchimento de formulário para criar uma conta no site.
Embora sejam e-mails automatizados, também podem ser usados para marketing e, de facto, para o remarketing.
Faça-os divertidos, alinhe-os com a imagem da sua marca, deixe uma mensagem para o visitante e lembre-se: EVITE SER MUITO CHATO!
A opção de cancelar a inscrição
O cliente deve sempre ter a opção de CANCELAR A INSCRIÇÃO. Às vezes, as pessoas podem ter-se registado por engano, ou o e-mail que está registado é agora usado para outra finalidade.
Seja qual for o motivo, deve estar muito claro que o cliente pode optar por não receber mais esses e-mails. Porque é que isso é importante? O principal motivo é muito simples, para evitar ser marcado como SPAM.
Normalmente, a opção de cancelar a assinatura aparece no final do email. Por padrão, a maioria das empresas oferecem essa opção, já que ela é obrigatória em alguns países.
Análise
Medir os resultados é um grande motivo pelo qual o marketing por e-mail é popular.
Depois de concluir uma campanha de marketing por e-mail, digamos que através de um boletim informativo mensal, deve sempre analisar os resultados.
Pontos importantes a considerar são taxas de abertura, cliques exclusivos, relatórios de spam e números de cancelamento de assinatura.
Também deve ver quais foram os links mais clicados e quais foram os que não tiveram bom desempenho, pode aprender sobre o padrão de comportamento do seu público, ver que tipo de conteúdo os atrai e adaptar os seus próximos emails de acordo com essas informações.
Conclusão
E-mails são fundamentais para o processo de negócios de e-commerce, passe algum tempo a pensar sobre os e-mails que vai enviar.
Muitas vezes, eles podem ajudar nas promoções, gerando vendas ou revisitas e lembrando os clientes dos seus produtos.
Ao criar e-mails, lembre-se desta citação; “A atenção é sempre em tempo real. Não tem que criar a coisa mais interessante de todos os tempos, apenas a coisa mais interessante no momento.”Jordie van Rijn.