Melhores Alternativas ao Shopify

As empresas online procuram cada vez mais alternativas ao Shopify devido a custos elevados, falta de opções de personalização e problemas de escalabilidade. Vamos analisar algumas das melhores plataformas alternativas para ajudar a expandir o seu negócio.

Melhores Alternativas ao Shopify

O Shopify está presente no mercado de comércio eletrónico há muito tempo, foi uma das primeiras plataformas de criação de lojas online completas e oferecia uma forma simples para negócios físicos e online escalarem as suas operações. Hoje, praticamente toda a gente pensa no Shopify quando ouve a palavra Comércio Eletrónico.

No entanto, a empresa tem permitido que a sua posição de liderança enfraqueça, e recentemente surgiram vários concorrentes que têm crescido neste espaço. Vamos ver as melhores alternativas ao Shopify e perceber qual delas lhe poderá dar a melhor oportunidade para ter sucesso nas vendas online.

Antes disso, vejamos rapidamente uma visão geral do que o Shopify oferece hoje.

Melhores funcionalidades do Shopify

  • Finalização de compra rápida com o Shopify Payments.
  • Grande número de apps dedicadas e suporte a terceiros.
  • Temas adaptáveis e otimizados para dispositivos móveis.
  • Aplicação móvel com suporte para Ponto de Venda (POS).
  • Facilidade de uso para quem não tem experiência em desenvolvimento.
  • Ferramentas de automação de marketing integradas para suportar o marketing omnicanal sem necessidade de apps externas.
  • Um ecossistema com uma comunidade muito ativa e documentação extensa.

Melhores alternativas ao Shopify

Agora que já vimos o que o Shopify tem para oferecer, vejamos quais são as alternativas mais interessantes.

1. Jumpseller

A melhor alternativa em geral do Shopify é a Jumpseller. Uma plataforma de comércio eletrónico moderna, semelhante ao Shopify em vários aspetos, mas melhor em termos da relação qualidade/preço, para além de vir com mais funcionalidades prontas a utilizar. A Jumpseller também oferece uma solução hospedada. Vamos olhar para a comparação em detalhe.

Compare a Jumpseller ao Shopify

Pontos Fortes:

  • Sem taxas de transação por venda e todos os planos são relativamente baratos.
  • Opções de pagamento e envio localizadas.
  • Suporte personalizado e mais rápido.
  • Fácil de escalar os negócios com recursos avançados incluidos sem a necessidade de aplicações de terceiros.
  • Oferece suporte por telefone, quando cria uma loja com a Jumpseller tem a opção de marcar uma chamada com um especialista para o ajudar a configurar a sua loja.

Pontos Fracos:

  • Ao contrário do Shopify, a Jumpseller oferece aplicações limitadas, portanto, a maioria das aplicações de terceiros exigem integração antes de serem usados.
  • A aplicação móvel da Jumpseller é menos robusto, também possui um sistema POS mais fraco que acompanha o aplicativo.
  • As ferramentas de automação de marketing são algo em que Shopify é melhor, embora a Jumpseller esteja começando a recuperar nessa frente, ainda há um longo caminho a percorrer.

Preço

É aqui que a Jumpseller é muito superior ao Shopify, além de ter uma taxa de subscrição básica mais baixa, não há taxas de transação com a Jumpseller. Além disso, as aplicações da Jumpseller não custam um braço e uma perna, tornando acessível escalar o seu negócio adicionando mais recursos além dos básicos.

Comece a sua jornada com a gente!

Teste gratuito por 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.

2. WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma de comércio eletrónico de código aberto para WordPress. É uma das alternativas mais populares ao Shopify, especialmente para quem já tem experiência em WordPress.

Compare o WooCommerce ao Shopify

Pontos Fortes:

  • Totalmente gratuito, exceto para serviços adicionais, como gateways de pagamento.
  • Altamente personalizável com temas e plugins.
  • Comunidade extensa com muitos tutoriais e suporte.

Pontos Fracos:

  • Requer algum conhecimento técnico para configuração e manutenção.
  • Nem todas as funcionalidades avançadas estão disponíveis gratuitamente.
  • A velocidade e o desempenho podem ser um problema se não for otimizado corretamente.

Preço

O WooCommerce é gratuito, mas há custos associados à hospedagem, segurança, temas, e funcionalidades adicionais.


3. Wix

O Wix é conhecido como um criador de sites intuitivo que oferece uma solução de comércio eletrónico fácil de usar. É ideal para pequenas empresas ou lojas com poucos produtos.

Compare o Wix ao Shopify

Pontos Fortes:

  • Interface de arrastar e soltar, muito fácil de usar.
  • Oferece uma boa variedade de temas responsivos.
  • Preços competitivos para negócios pequenos.
  • Integrações com redes sociais como o Instagram e Facebook.

Pontos Fracos

  • Menos opções para personalização avançada em comparação com outras plataformas.
  • Limitado em termos de escalabilidade para grandes negócios.

Preço

O Wix tem planos mais acessíveis em comparação ao Shopify, com funcionalidades e-commerce incluídas em todos os pacotes.


4. Ecwid

O Ecwid é uma plataforma de comércio eletrónico que permite às empresas adicionarem facilmente uma loja online ao seu site ou perfis de redes sociais existentes. Foi concebida para pequenas e médias empresas.

Compare o Ecwid ao Shopify

Pontos Fortes:

  • Fácil de integrar num site já existente.
  • Sem taxas adicionais de transação.
  • Compatível com sistemas POS populares.

Pontos Fracos:

  • Requer várias apps externas para ter acesso a funcionalidades mais avançadas (recuperação de carrinho abandonado por exemplo)
  • Menor variedade de funcionalidades e capacidade de escalar a loja mais limitada.

Preço

O EcWid oferece um plano gratuito começam mais altos que muitas alternativas, mas oferecem funcionalidades mais avançadas para grandes negócios.


5. Squarespace

O Squarespace é mais uma plataforma para criação de sites, mas inclui funcionalidades de comércio eletrónico. É ideal para criadores e designers que valorizam a estética.

Pontos Fortes:

  • Sistema de design intuitivo e fácil de usar.
  • Personalizável com um editor de arrastar e soltar.
  • Ideal para vender produtos digitais, serviços e assinaturas.

Pontos Fracos:

  • Menos especializado em comércio eletrónico em comparação com p Shopify.
  • Integrações limitadas com plataformas de vendas e redes sociais.
  • Aplicações e funcionalidades limitadas para negócios em expansão.

Preço

O Squarespace tem preços mais claros e sem taxas adicionais de transação, sendo uma alternativa mais acessível para pequenas empresas.


Considerações Finais

Atualmente, existem muitas ferramentas de e-commerce disponíveis, por isso ao focar exclusivamente no Shopify, pode estar a perder alternativas melhores. O ideal é começar por analisar as necessidades do seu negócio e tentar alinhá-las com os pontos fortes de cada plataforma que abordámos.

Se já tens uma loja numa plataforma específica, não te preocupes! Pode facilmente migrar o teu site para outra plataforma sem ter de começar tudo do zero.

Comece a sua jornada com a gente!

Teste gratuito por 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.