5 maneiras de financiar o seu negócio em 2018

Dicas de comércio eletrônico

As pessoas que querem pôr em prática uma ideia de negócio e recebem o dinheiro da sua família ou de um amigo milionário realmente são uma minoria. Se é uma dessas pessoas, fantástico, tem uma vantagem importante, mas se pertencer à grande maioria tem o desafio de conseguir o dinheiro pelas suas próprias mãos. A excelente notícia é que existem muitas opções para alcançá-lo. Vamos ser honestos, a falta de dinheiro para parar de começar um empreendimento é uma desculpa preguiçosa.

Neste artigo, deixaremos de lado as clássicas maneiras para obter o capital inicial, como a que mencionei - família, amigos e pessoas loucas que acreditam na sua ideia - e empréstimos bancários, para o foco na apresentação de métodos alternativos que se tornaram populares nos últimos anos, e outros, muito recentes, que estão a revolucionar a maneira de como obter dinheiro para dar vida ao seu empreendimento.

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Em primeiro lugar, vale a pena lembrar as bases que facilitam a realização de qualquer tipo de financiamento:

  1. O produto ou serviço

    Nesta categoria, insira: o grau de clareza que tem sobre o seu cliente, o problema que resolve e a solução que vai entregar; o modelo de renda que tem; o tamanho do mercado, ou seja, o número potencial de clientes que o seu negócio poderia cobrir; a estratégia de crescimento, ou como está a planear abordar esse mercado; e o conhecimento da concorrência.

  2. Equipa

    Por que é que você e os seus parceiros são a melhor combinação para impulsionar a sua empresa? Tenha em consideração que realizar um projeto sozinho não é a opção mais inteligente. É sempre bom ter co-fundadores que o complementam e compartilham os valores de vida consigo.

  3. Validação: testes sociais ou tração

    Quais são as garantias de como a sua empresa tem um alto potencial de crescimento? Tração é a evidência para o mundo que um produto ou serviço agrega valor (ou não) para aqueles que a usam. As maneiras de verificar a tração são: lucros, renda, utilizadores registados, utilizadores ativos, nível de fidelidade com a sua marca, alianças ou clientes e tráfego no seu website.

    Tendo estas bases, a procura de capital será muito mais fácil. Se não as tiver, recomenda-se que as crie. Os livros Lean Startup e Canvas model podem ajudá-lo.


Bootstrapping

Na verdade, esta é a maneira mais eficiente para dar vida ao seu empreendimento com os seus próprios recursos. De facto, um dos princípios da inteligência financeira sugere que quando inicia um negócio deve apenas investir o seu tempo e talento, não as suas economias. E é também recomendável que o negócio deva ser rentável a partir do primeiro mês.

Um exemplo de bootstrapping pode ser iniciar um negócio de aluguer de quartos através da Airbnb. Se tiver uma casa e ocupa apenas uma parte da sua capacidade, pode organizar um espaço que seja harmonioso e visualmente atrativo, tirar algumas fotos e começar a oferecer naquela plataforma. Ao investir apenas o seu tempo e os seus recursos, pode começar a ganhar dinheiro. Logo, pode reinvestir uma parte da renda para melhorar o design de interiores, a fim de aumentar o preço e aumentar a sua margem de lucro.

Vamos ver outro exemplo. Imagine que vai viajar para um lugar onde as roupas são muito baratas, pode comprar algumas peças com o seu dinheiro e quando voltar, aumenta um pouco o preço, inventa uma marca e começa a vendê-la nas suas redes sociais. Então, cresce pouco a pouco, usando os lucros para consolidar o seu negócio como uma loja virtual. Isto também é Bootstrapping.

A vantagem desta forma de financiamento é que não depende de terceiros, tem a liberdade para tomar decisões e a capacidade de mover-se rapidamente.

Um caso interessante de Bootstrapping: Monitor, IoT Solutions. Nos seus primeiros anos, eles sobreviveram com os lucros gerados pelo negócio e só aumentaram o investimento quando precisaram de desenvolver a tecnologia e o risco era demasiado elevado para o assumirem sozinhos.

É possível avançar com uma empresa apenas com Bootstrapping? Talvez, talvez não, isso vai depender principalmente do tipo de tecnologias que usa e como pode rapidamente começar a vender.


Pré-venda

Se o seu negócio é vender um produto físico, a melhor maneira de financiá-lo é fazer uma pré-venda, o que significa que o oferece antes de ter o produto no seu stock. Tomemos o caso da viagem. Se está para ir aos Estados Unidos e sabe que pode trazer produtos com elevada procura e pouca oferta no seu país, pode fazer o upload de fotos do que quer oferecer, as pessoas pagam com antecedência, com o dinheiro compra a mercadoria e ao mesmo tempo gera utilidade.

Um modelo de negócio de comércio eletrónico compatível com esse tipo de financiamento é o Dropshipping, uma forma de venda online, na qual a loja atua como intermediária entre a pessoa que faz ou tem o stock de produtos e o comprador. Quem opera o sistema é responsável apenas por promover e vender, mas não gere o stock, nem a embalagem ou o envio.

Embora este formulário tenha a vantagem de poder validar se as pessoas estão realmente dispostas a comprar os seus produtos pelo menor custo possível, também acarreta riscos associados a fatores que podem ficar fora do seu controlo. Por exemplo, defeitos de qualidade, os atrasos ​​na entrega dos seus fornecedores e o pior seria se eles nem sequer poderem entregá-los devido à falta de stock.

Para se proteger desses cenários, a recomendação é que teste o seu fornecedor ou fabricante antes de vender ou peça um protótipo para avaliar a qualidade. Depois de ter o produto, certifique a sua funcionalidade. Pode fazê-lo através de organizações que se dedicam a isso, bem como a sua própria experiência, utilizando-o.

A necessidade de fazê-lo de uma forma mais técnica, vai depender do tipo de produto que vai vender. Por exemplo, se quiser vender produtos alimentares no Chile, deve ir através do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos - Institute of Nutrition and Food Technology (INTA), que certifica os alimentos para assegurar uma adequada composição nutricional e a qualidade microbiológica.

Finalmente, uma dica para evitar as consequências desses eventos inesperados é calcular 20% a mais em qualquer orçamento e prazos de entrega.


Concursos

Estes são os pedidos feitos por organizações privadas, como incubadoras, aceleradoras e empresas ou organizações públicas - tais como o governo - para financiar projetos em diversas categorias.

A lista de possibilidades é enorme, por isso eu recomendo começar a filtragem de acordo com o tipo de negócio que tem, se é uma startup ou uma PME encaixa-se num pedido especial - por exemplo, aqueles que são só para mulheres - e se tem contactos com pessoas que já aplicaram e ganharam alguma coisa, para orientá-lo no sentido de obtê-lo.

Aqui está uma lista dos mais importantes pedidos em todo o mundo.

É recomendável que antes de procurar investidores ou fondos de capital de riesgo esgote todas as possibilidades de financiamento público ou organizações que não solicitam a sua participação, tais como fundos de capital próprio disponível.


Crowdfunding

O crowdfunding é sobre o financiamento do público por uma causa, um produto ou uma empresa. Para o empresário oferece a vantagem de aumentar a popularidade da marca por dois motivos; a primeira é que quanto mais pessoas se envolveram na campanha, maior é o posicionamento; A segunda é que uma boa campanha pode atrair a imprensa.

Um caso famoso é o de Bluesmart, malas inteligentes, que levantaram fundos de $ 2.261.193 USD através da Indiegogo, uma das plataformas de crowdfunding mais famosas do mundo. A chave para espalhar a mensagem e aparecer na imprensa foi o vídeo promocional.

Para o investidor o crowdfunding também é uma possibilidade interessante, já que pode reduzir o risco, investindo pequenas quantias em várias empresas.

Existem 4 tipos de crowdfunding

1. Crowdfunding de recompensas: onde os contribuintes dão dinheiro para a causa em troca de uma recompensa, por exemplo, a entrega do produto que está a ser financiado. Em geral, pequenas quantias são investidas, entre $ 1 USD e $ 1000 USD. Exemplos deste tipo de plataformas:

  • Kickstarter: especial para artistas, músicos, produtores, designers. O seu acordo é tudo ou nada, por isso tem que atingir a meta de 100% de financiamento. Se não, tem que devolver o dinheiro aos investidores.

A criação do projeto é gratuita, mas se atingir a meta de financiamento de Kickstarter é cobrada uma comissão de 5%.

  • Indiegogo: Além de permitir campanhas de financiamento coletivas, a plataforma é um mercado de produtos inovadores. A vantagem é que não há objetivos de financiamento ou datas de encerramento da campanha. Além disso, pode oferecer capital - alienação de ações da sua empresa - e fazer transações de criptomoeda.

IndieGoGo cobra uma comissão de 5% para todos os projetos.

2. Crowdfunding de doações: Provedores de fundos - aqueles que contribuem com o dinheiro - entregam fundos sem a necessidade de obter uma recompensa por isso. É o melhor formato para causas sem fins lucrativos. Exemplos:

  • Gofundme: Não há nenhuma penalidade se não atingir o objetivo, não há prazos obrigatórios e há especialistas que o aconselham dia e noite, em qualquer dia da semana. Em alguns países, estes cobram 5% de comissão sobre o valor arrecadado e em todos eles uma comissão para o processamento de pagamento que é inferior a 3%.

  • Crowdrise: A plataforma foi entretanto adquirida pela Gofundme. Permite criar campanhas mais rápidas e monitorizar com melhor análise, gerir as redes sociais e ferramentas para planear eventos de angariação de fundos.

3. Crowdfunding de capital: com este tipo de coleção, os investidores contribuem desde $ 100 USD até milhares de dólares em troca de um -capital-, a participação na empresa.

É ideal para empresas de tecnologia, porque se pode escalar o negócio, pode gerar retornos interessantes para os fornecedores de fundos. Caso o seu empreendimento não tenha um modelo escalonável e / ou consista na venda de um produto físico, é melhor escolher o crowdfunding de recompensas. Exemplos de crowdfunding de capital:

  • Founderlist: plataforma de investimentos em startups latino-americanas de alto impacto. Eles trabalham com empresas que estão entre a fase de validação e crescimento que procuram entre $30 mil USD e $200 mil USD. O modelo de investimento é o de Syndicate, grupos de pessoas que investem numa startup do interesse de todos, sob a liderança de um investidor especialista.

  • Startupxplore: Funciona com o mesmo modelo de Syndicates, mas está focado nas startups europeias. A sua base é em Espanha.

4. Crowdlending: neste modelo os contribuintes são chamados Lenders. Eles fazem empréstimos para a empresa em troca de juros. Exemplos:

  • LendingClub Têm soluções para empréstimos pessoais, empréstimos para empresas de $5 mil USD a $300 mil USD e maneiras de financiar um tratamento de saúde. No caso das empresas, pode pagar em termos de 1 a 5 anos em taxas fixas mensais.

  • Cumplo Nesta plataforma, as pessoas aderem, quem quer investir as suas economias em PMEs que precisam de financiamento para crescer, a um ritmo justo. Eles têm vários produtos, entre os quais se destaca o crédito da fatura, que consiste num crédito de curto prazo, no qual a empresa concede, no domínio de Cumplo, as faturas a serem cobradas e entre os investidores que as financiam. Oferecem também empréstimos diretos, mas apenas para empresas com histórico positivo de pagamentos na plataforma.


OIC's: Ofertas iniciais de moeda

Para entender este modelo é útil para fazer uma analogia com a venda de tokens numa feira. Para comprar os produtos, deve adquirir os bilhetes emitidos pela organização do evento. É a única unidade de valor que será aceite nas bancas.

No caso de empresas, eles criam moedas virtuais, chamadas tokens, que serão usados por clientes para comprar produtos ou serviços da empresa. Então, a empresa é financiada desde o início, graças à venda destes.

Quando as pessoas compram os tokens através da oferta inicial da empresa, faz isso com a expectativa de que irá aumentar o seu valor no futuro baseado na procura para o produto ou no serviço no mercado. Desta forma, cresce a popularidade do que a empresa oferece, assim como o valor dos tokens. O melhor exemplo disso é o caso de Ethereum, que, depois da sua oferta inicial, conseguiu coletar 18 milhões de dólares.

Veja aqui as OICs mais relevantes até hoje

Como criar uma moeda digital para financiar o seu empreendimento

As plataformas mais conhecidas para escrever contratos inteligentes sobre a tecnologia blockchain são:

  • Counterparty: uma plataforma de código aberto que permite aos utilizadores criar e comercializar qualquer tipo de token. A Counterparty permite que qualquer um escreva Contratos Inteligentes e os execute na Blockchain do Bitcoin.

  • Ethereum: Em 2015, um dos principais designers da Ethereum escreveu uma publicação no blog sobre como criar a sua própria criptomoeda por meio dessa plataforma. Neste artigo, vamos dizer-lhe como fazê-lo passo a passo.

Como saber qual é o melhor caminho? Seja curioso e estude os prós e contras de cada um. Basta lembrar que o mais importante não é o modo de financiar uma empresa, mas as raízes para que haja uma: uma equipa integral, um problema relevante aos olhos de um nicho claro, um produto ou serviço funcional, uma execução inteligente e uma visão para o futuro.

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