Centro de Apoio

Como Configurar a DPD na sua Loja Online

A DPD é uma empresa que se dedica ao levantamento e entrega de encomendas - em Portugal e no estrangeiro. Graças aos 1000 pontos Pickup, 800 lojas e 200 lockers, é possível dar aos seus clientes um serviço de levantamento de encomendas com horários e dias alargados.

Nas entregas ao domicílio, o serviço Predict permite reduzir a taxa de insucesso na entrega, sendo enviado um alerta interativo ao destinatário, para que possa alterar a data (até 5 dias úteis posteriores), escolher um ponto Pickup ou outra morada.

Para além disso, a DPD dispõe de live-tracking para que possa estar sempre a par da localização da encomenda, de opções de redirecionamento que lhe permitem facilmente alterar a entrega e de um processo de notificação simples e completo.

Importante: Recomendamos a leitura do artigo sobre como funcionam as expedições e entregas na sua loja Jumpseller, para que possa aprender sobre a diferença entre eles.


Como Exibir a Estimativa de Custos na Etapa de Checkout

  1. No painel de administração, na secção de Envio, clique no campo retangular abaixo dos métodos de envio já adicionados, e a DPD irá aparecer na lista. Depois de selecionar “DPD” da lista, clique em “Adicionar método”.

    Configuração DPD na Jumpseller
  2. Após entrar nas definições da DPD, selecione os serviços que pretende disponibilizar aos seus clientes no checkout.

    Ativar serviços da DPD
  3. Depois de ativar os serviços que lhe interessam, pode definir um valor a partir do qual o cliente deixa de pagar o custo dos portes, e uma variação do preço que pode ser adicionada ou removida ao preço final.

    opção de ajuste do preço
  4. Clique em “Gravar” para que as alterações que fez não se percam.

    gravar alterações

Agora os seus clientes irão ver as seguintes opções quando estiverem na etapa de checkout:

lista de opções de expedição

Quando a morada de entrega for em Portugal, irão aparecer unicamente as opções de HomeDelivery DPD18 (Entrega em casa) e o DPDshop - para entregas em pontos Pickup DPD.

Caso a morada seja noutro país que não Portugal, a opção DPD Internacional irá aparecer.

Para saber como o valor dos portes é calculado, vá à secção Apresentação dos serviços.


Como Configurar a DPD para Expedições

  1. No Painel de Administração, em Definições > Expedição, clique na caixa “Selecione um método de entrega” > selecione a DPD e clique no botão Adicionar.

    Configuração DPD na Jumpseller
  2. Após entrar nas definições da DPD, caso queira usar o contrato da Jumpseller, avance para o passo 5. Para utilizar o seu próprio contrato com a DPD, clique na caixa à esquerda de “Utilizar o meu próprio contrato”.

    Usar o próprio contrato
  3. Após clicar na caixa, digite as credenciais fornecidas pela DPD, username e password e o número de conta de cada um dos serviços da DPD que pretende ativar (no mínimo deve colocar o número de conta de um dos serviços).

    número de conta e credenciais da DPD
  4. Depois de inserir a morada e o contacto da empresa, clique em salvar.

    Moarada da empresa para a DPD
  5. Agora pode começar a expedir encomendas com a DPD, tanto em Portugal como internacionalmente.

    Consoante o serviço da DPD escolhido poderá ativar duas opções:

    • Pagamento à Cobrança (disponível para o serviço HomeDelivery DPD18 e DPDshop)
    • Informar o cliente em relação ao prazo de entrega da encomenda (disponível para o serviço HomeDelivery DPD18 e DPD Internacional)
    Expedição com a DPD

Para mais informações, visite o nosso artigo que explica como o processo de expedição de encomendas funciona.

Serviços

Com a DPD pode receber, enviar ou recolher encomendas. A DPD presta serviços de transporte expresso de mercadorias até 31,5 kg em todo o território nacional e em vários países por todo o mundo.

O horário de entrega da DPD é das 9h às 18h nos dias úteis, e sábados das 9h às 13h. O tempo de entrega da DPD para envios internacionais na Europa é de 3 a 7 dias úteis, dependendo da rota.

Para envios internacionais que envolvam destinos fora da União Europeia, como por exemplo entre Portugal e Brasil, o tempo de entrega da DPD é de até 5 dias úteis e o transporte é realizado por via aérea.

No serviço doméstico continental, o peso máximo dos volumes é de 30Kg, o total das 3 dimensões não deve exceder 1,60m e a medida maior não pode ultrapassar 1,20m. Se se tratar de uma encomenda para um ponto Pickup, o peso máximo é de 10 kgs, sendo que a medida maior não pode ultrapassar 1,00m.

No serviço internacional rodoviário, o peso máximo dos volumes é de 31,5Kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 3,00 m, calculando-se através da fórmula Comprimento cm+2 x (Largura cm + Altura cm). O comprimento máximo é de 1,75m.

Caso o envio exceda as dimensões, e seja aceite pela rede DPD, haverá lugar ao pagamento de uma taxa adicional de 26,00€.

Os serviços DPD podem ser divididos em quatro categorias:

Serviços Internacionais

Escalões de Peso Preço por Volume em EUR 0-3.0 3.0-5.0 5.0-10.0 10.0-20.0 20.0-30.0 Kg.Ad
Alemanha 14,8 20,6 21,75 24,1 34,9 1,8
Áustria 17 23,15 23,65 28,9 48,1 1,8
Bulgária 28,55 41,4 46,05 48,4 63,9 1,8
Bélgica 17,15 23,15 23,65 26,45 36,4 1,8
Bósnia 31,95 45,9 50,4 56,25 81,7 1,8
Croácia 23 33,25 34,6 35,9 58,25 1,8
Córsega 38,5 45,65 46,15 48,15 59,8 1,8
Dinamarca 17,85 25,85 27,55 30,4 41,35 1,8
Eslováquia 17,85 25,85 27,55 30,05 43,6 1,8
Eslovénia 17,85 25,85 27,55 30,85 53,4 1,8
Estónia 21,2 30,55 32,8 35 51,95 1,8
Finlândia 28,55 41,4 46,05 49,75 63,9 1,8
França 16 23,15 23,65 25,65 37,3 1,8
Grécia 31,95 45,9 50,4 56,25 76,3 1,8
Holanda 16,8 23,15 23,65 26,45 36,4 1,8
Hungria 17 25,85 26,2 29,5 40,9 1,8
Irlanda 21,2 32,5 34,9 39,25 54,35 1,8
Islândia 70,75 89,35 94,4 101,5 162,3 1,8
Itália 22,5 30,55 31,25 35 43,85 1,8
Letónia 21,2 30,55 32,8 35 49,25 1,8
Lituânia 17,85 25,85 27,55 30,05 44,5 1,8
Luxemburgo 16,8 23,15 23,65 26,95 38,2 1,8
Mónaco 16 23,15 23,65 25,65 37,3 1,8
Noruega 28,55 43,2 47,4 52,9 74,7 1,8
Polónia 15 21,85 22,4 26,45 41,8 1,8
Reino Unido 16,8 23,15 23,65 26,45 38,2 1,8
Rep. Checa 15 22,6 24,3 26,3 40,25 1,8
Roménia 28,55 41,4 46,05 48,4 63,9 1,8
Suiça 18,25 25,95 27,7 29,95 42,85 1,8
Suécia 21,2 31,45 33,7 36,8 47,45 1,8
Sérvia 37,85 61,15 67,2 74,5 93,1 1,8
Ucrânia 23,05 35,9 38,25 41,6 71,2 1,8

Taxa de despacho (não inclui taxas no destino): €15,50 - Suíça, €17,64 - Noruega, €12,00 – Bósnia-Herzegovina, €13,00 – Sérvia, €16,00 – Islândia, €13,00 – Ucrânia, €5,00 – Reino Unido. Para envios insulares deverá contactar o departamento comercial.

Escalões de Peso Preço/Volume (euros)
0-1 3,30
1-5 3,60
5-10 3,90
10-20 4,50
20-30 5,50
Kg.Ad 0,6

COD (contra reembolso) - Taxa única por volume de 1.5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 3.90 e máximo de € 4.60.

Escalões de Peso e Preços. A estes serviços acresce IVA e taxa de combustível 3,5% abaixo da constante.

Seguro de Mercadorias:

Seguro obrigatório: Indemnização no valor de 10,00€ /Kg – incluído no preço do serviço.

Seguro Complementar: Permite uma indemnização no valor de reposição – Sobretaxa de €1,75 por envio.

Nota: O seguro só será ativado caso o acondicionamento da mercadoria tenha sido efectuado nas devidas condições.

Condições Gerais de Transporte:

Notas:

  1. No serviço internacional rodoviário, o peso máximo dos volumes que transportamos é de 31,5Kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 3,00 m, calculando-se através da fórmula Comprimento cm+2 x (Largura cm + Altura cm). O comprimento máximo é de 1,75m. Caso o envio exceda as dimensões, e seja aceite pela rede DPD, haverá lugar ao pagamento de uma taxa adicional de 26,00€. É ainda aplicado peso volumétrico neste serviço sempre que seja superior ao real, sendo calculado pela fórmula Largura cm x Altura cm x Comprimento cm/5000. Cada kg adicional acima dos 30 kgs terá o custo de 2€.
  2. Os envios extracomunitários estão sujeitos a despacho alfandegário, pelo que devem ser sempre acompanhados de factura comercial ou pró-forma. O custo dos Despachos alfandegários terrestres tem o valor, no mínimo, de €57,48.
  3. Tempos de Trânsito médio indicativos. Os prazos são compreendidos por uma recolha de 2ª a 6ª feira, sendo as entregas efectuadas nos dias úteis, exceptuando feriados. Para envios não originários dos códigos postais entre 3700 e 4990 acresce um dia.
  4. Importação disponível para este serviço mediante o pagamento de uma taxa adicional. Para mais informações acerca desta taxa, deverá contactar o nosso Departamento Comercial. Acresce ainda 1 (um) dia para o pedido de recolha e a efectivação da mesma.
  5. Sempre que uma recolha esteja marcada e não exista nenhum volume a recolher, será aplicada uma taxa de €4,00.
  6. Provas de entrega digitais disponíveis no site dpd.pt. Para obter a POD em papel, acresce a taxa de 1,00€ por unidade.
  7. Predict - bastará accionar o serviço no DPD Ship, nos envios em que pretenda dar informação ao seu cliente sobre o horário de entrega da encomenda, colocando o endereço de email ou o nº de telemóvel, precedido de + e do indicativo do país (exemplo: +351910000001).

Lista de países disponíveis para envios internacionais: Alemanha, Áustria, Bulgária, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suíça, Suécia, Sérvia, Ucrânia.

Serviço DPD Business Islands

Expedições para os arquipélagos da Madeira e Açores.

Zona/Tarifas 1 - Madeira 2 - S. Miguel 3 - Faial, Terceira 4 - Pico, S. Jorge, Sta. Maria, Corvo, Graciosa, Flores, Porto Santo
1 Kg 11,70€ 11,70€ 24,30€ 30,60€
Kg Adic. 2,70€ 3,06€ 3,06€ 3,96€
COD 6,75€ 6,75€ 7,02€ 8,28€

A estes valores acresce a taxa de combustível B (7% inferior à constante no site da DPD).

  • Zona 1 - Madeira: 2 dias úteis; exceptuando cód. postais 9225 /9270 /9360 /9370: 3 dias úteis.

  • Zona 2 - S.Miguel: 2 dias úteis; exceptuando cód. postais 9630 / 9675: 3 dias úteis.

  • Zona 3 - Terceira: 2 dias úteis; Faial: 3 dias úteis.

  • Zona 4 - Santa Maria: 4 dias úteis; Corvo: 5 dias úteis; Pico: 4 dias úteis; S.Jorge: 5 dias úteis; Graciosa: 5 dias úteis; Flores: 5 dias úteis; Porto Santo: 5 dias úteis.

Seguro de Mercadorias

  1. Seguro obrigatório: Indemnização no valor de €10,00/Kg – incluído no preço do serviço.
  2. Seguro Complementar: Permite uma indemnização no valor de reposição – Sobretaxa de €0,30 por envio.

Nota: O seguro só será activado caso o acondicionamento da mercadoria tenha sido efectuado nas devidas condições.

Condições gerais de transporte

  1. Nos envios para as ilhas aplica-se o peso volumétrico sempre que este for superior ao peso real da encomenda (para calcular o peso volumétrico faça: Largura cm x Altura cm x Comprimento cm/4000).
  2. Todos os preços praticados em DPD Business Express Islands estão isentos de I.V.A.
  3. Sempre que uma recolha esteja marcada e não exista nenhum volume a recolher, será aplicada uma taxa de €4,00.

DPD Home 18

As encomendas dos seus clientes são entregues até às 18h00 na sua morada residencial.

Escalões de Peso Preço/Volume (euros)
0-1.0 3,30
1.0-5.0 3,60
5.0-10.0 3,90
10.0-20.0 4,50
20.0-30.0 5,50
Kg.Ad 0,24

A estes valores acresce a taxa de combustível 3,5% abaixo da constante no site da dpd.

COD (contra reembolso) Taxa única por volume de 1,5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 1,80 e máximo de € 2,90.

Seguro de Mercadorias: Seguro obrigatório: Indemnização no valor de 10,00€ /Kg – incluído no preço do serviço.

Seguro Complementar: Permite uma indemnização no valor de reposição – Sobretaxa de €0,20 por envio.

Nota: O seguro só será ativado caso o acondicionamento da mercadoria tenha sido efectuado nas devidas condições.

Condições Gerais de Transporte:

Notas:

  1. Todos os preços praticados serão sujeitos à taxa de I.V.A. em vigor
  2. Limitado o peso de 10kg por volume.
  3. Acrescem 0,30€ em cada envio cuja cobrança seja feita em numerário.
  4. Sempre que uma recolha esteja marcada e não exista nenhum volume a recolher, será aplicada uma taxa de 4,00€ .
  5. Todos os volumes em que, pelo menos, uma das medidas ultrapasse os 130 cm, terão uma sobretaxa de 4,00€.
  6. Nos envios domésticos continentais, aplica-se o peso volumétrico apenas nas situações em que este for superior a 10 kg do peso declarado, (para calcular o peso volumétrico faça: Largura cm x Altura cm x Comprimento cm/5000).
  7. Factura electrónica enviada mensalmente, agradecemos que devolva assinado o anexo respectivo. Disponível factura em papel, à qual acresce uma taxa de 2,50€ por endereço de conta.
  8. Provas de entrega digitais disponíveis no site dpd.pt. Para obter a POD em papel, acresce a taxa de 1,00€ por unidade.
  9. Predict - bastará accionar o serviço no DPD Ship, nos envios em que pretenda dar informação ao seu cliente sobre o horário de entrega da encomenda. Custo de cada envio: 0,00€.

DPD Shop

As encomendas dos seus clientes serão entregues numa das lojas Pickup da DPD.

Escalões de Peso Preço/Volume (euros)
0-2.0 2,50
2-5.0 2,80
5.0-10.0 3,75
Kg.Ad 0,20

A estes valores acresce a taxa de combustível 3,5% abaixo da constante no site da dpd.

COD (contra reembolso) - Taxa única por volume de 1.5 % sobre o valor a cobrar, com mínimo de € 2,50 e máximo de € 3,50.

Escalões de Peso e Preços. A estes preços acresce a taxa de combustível em vigor à data.

Seguro de Mercadorias:

Seguro obrigatório: Indemnização no valor de 10,00€ /Kg – incluído no preço do serviço.

Seguro Complementar: Permite uma indemnização no valor de reposição – Sobretaxa de €0,60 por envio.

Nota: O seguro só será ativado caso o acondicionamento da mercadoria tenha sido efectuado nas devidas condições.

Condições Gerais de Transporte:

Notas:

  1. Todos os preços praticados serão sujeitos à taxa de I.V.A. em vigor
  2. Limitado o peso de 10kg por volume.
  3. Acrescem 0,30€ em cada envio cujua cobrança seja feita em numerário.
  4. Sempre que uma recolha esteja marcada e não exista nenhum volume a recolher, será aplicada uma taxa de 4,00€ .
  5. Todos os volumes em que, pelo menos, uma das medidas ultrapasse os 130 cm, terão uma sobretaxa de 4,00€.
  6. Nos envios domésticos continentais, aplica-se o peso volumétrico apenas nas situações em que este for superior a 10 kg do peso declarado, (para calcular o peso volumétrico faça: Largura cm x Altura cm x Comprimento cm/5000).
  7. Factura electrónica enviada mensalmente, agradecemos que devolva assinado o anexo respetivo. Dispon+ivel factura em papel, à qual acresce uma taxa de 2,50€ por endereço de conta.
  8. Provas de entrega digitais disponíveis no site dpd.pt. Para obter a POD em papel, acresce a taxa de 1,00€ por unidade.

Seguro de Mercadorias

Para todos os envios sobre o Contrato Jumpseller, as mercadorias estão asseguradas através de um seguro complementar.

Capitais seguros e Limites de Responsabilidade

Os capitais seguros determinar-se-ão de acordo com o valor efectivo de custo dos bens entregues para transporte à DPD. Fica determinado que o limite de responsabilidade individual por envio é de €1.000 (mil euros), que se aplicará a envios com ou sem aplicação de cobrança ao destinatário.

Franquia

O valor de franquia a suportar por cada reclamação de valor superior a 500€ (quinhentos euros) será de 10% do valor do mesmo, sem se verificar no entanto qualquer agravamento da taxa adicional de seguro por envio.

Nota: O seguro só será ativado caso o acondicionamento da mercadoria tenha sido efectuado nas devidas condições.

Ativar Seguro

Para activar o seguro de mercadorias, deve enviar para a Assistente Dedicada: daniela.leite@dpd.pt a seguinte informação:

  • Impressão da Ordem de Compra Jumpseller
  • Número da Guia de Transporte (Tracking Number)
  • Manifesto de Entrega - assinado pelo estafeta do DPD

Como marcar uma recolha

  1. Aceda ao Menu Encomendas > Recolha de Expedições
  2. Carregue no botão “Marcar Recolha” no canto superior direito.
  3. Escolha o serviço, data e hora e confirme a morada. Clique em “Confirmar”.

    Configuração DPD para Recolha
  4. Será apresentado um código que identifica a sua recolha.

    A janela horária disponível é entre as 9h00 e as 19h00. Apenas pode agendar uma recolha por dia. No entanto, a recolha não é obrigatória, também pode entregar as suas encomendas em qualquer ponto DPD, apenas com a etiqueta já criada.

  5. Quantidade de caixas

    Neste campo deverá colocar a informação de número de encomendas/caixas a serem recolhidas pelo estafeta da DPD.


Como Reclamar um Envio Atrasado/Não entregue

  • Pode verificar o estado da sua encomenda no seguinte link: DPD Seguimento
  • Pode enviar um e-mail para daniela.leite@dpd.pt com a informação completa do caso:
    • Nº de seguimento;
    • Descrição da Embalagem;
    • Produtos enviados;

Em caso de falha de resposta em 5 dias úteis, por favor, adicionar o e-mail patricia.sousa@dpd.pt em CC para mais informações.

Relembramos que o prazo de exposições à DPD, tem limite de até 30 dias após a data prevista de entrega ou da real entrega.

Perguntas Frequentes

É possível deixar as encomendas num ponto pick-up?

Caso tenham guia de transporte (já criadas previamente através da nossa plataforma), os volumes podem ser deixados num ponto pick-up para recolha. Os volumes não poderão exceder o peso máximo de 10 kg, caso contrário, poderão ser recusados pelo ponto pick-up.


Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer altura.

Comece a sua jornada com a gente!

Teste gratuito por 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.