Mulheres Empreendedoras

Atreva-se a ser uma

Ela sente-se frustrada, angustiada e, ao mesmo tempo, tem um ardente desejo de se libertar, para gerir o seu tempo e ter os recursos necessários para viver como quer. Ela sente-se assim porque ficou cansada de se ter que deslocar para o escritório todos os dias das 8 às 5, de ter que fingir ser produtiva por permanecer até tão tarde no seu local de trabalho e solicitado para que o seu salário fosse aumentado de 10% para 20%.

Identifica-se com a sua realidade? "Ela" representa o conjunto de emoções, pensamentos e objetivos de milhões de mulheres no mundo. No entanto, contra este impulso interno, há uma força que restringe o empreendedorismo. Um suporte para esta afirmação é o Relatório Especial Global Entrepreneurship Monitor (GEM), segundo o qual a maioria das mulheres em economias orientadas para a inovação não se sentem capaz de empreender.

women

O mesmo relatório para o ano de 2017/2018 revelou que a América Latina e a região de Caribe têm as taxas mais elevadas de mulheres empreendedoras (16,7%), seguidas pela América do Norte (12,8%). Em termos de paridade de género, o líder continua a ser a América Latina com dezassete mulheres envolvidas no empreendedorismo precoce por cada vinte empreendedores masculinos. A região de mais baixa participação feminina é a Europa (6,1%).

E por que existem tantos travões ao começar um negócio próprio? A maioria das limitações emocionais, por exemplo, o medo do fracasso.

Como enfrentar esse obstáculo? O mais importante é que se torne consciente de que os seus receios e desejos são os mesmos de todas as mulheres do mundo. Sim, de todas. Então, leve isso muito ao de leve, não está sozinha e não é a única. O fracasso não é o monstro que a sua mente construiu, se não conseguir na primeira, segunda ou terceira tentativa, certifique-se que as falhas são experiências e que com experiência, decisão, disciplina e persistência, com certeza terá o que quiser, mesmo que não seja no tempo que deseja.

O importante é começar, porque apenas plantando a semente, será capaz de ver a árvore a dar frutos.

Como inspiração é um poderoso nutriente para o lançamento, deixo-vos algumas histórias de mulheres empreendedoras de sucesso.


5 exemplos de mulheres empreendedoras de sucesso

1. Sue Bryce

sue-bryce

  • 25 anos fazendo as mulheres parecerem e a sentirem-se bonitas através da fotografia. Ela tornou-se a professora de retrato mais aclamada do mundo.

  • Quando se tornou independente, não fez isso necessariamente baseada num desejo de começar o seu próprio negócio, surgiu da necessidade. Após 13 anos de trabalho a dominar a sua arte, ela continuou como uma empregada e tinha chegado ao limite do lucro que poderia ter como trabalhadora empregada contratada. Então decidiu ir mais além e sem limites.

  • Esta é a posição na frente de todos os obstáculos que enfrenta:

"O meu desejo de construir, criar e aprender, supera o medo. Cada desafio que enfrento agora torna-se uma experiência incrível para conhecer o meu verdadeiro poder"

2. Sophia Amoruso

sophia_amoruso

  • Fundadora e CEO de Nasty Gal, o império bilionário de eCommerce de roupas femininas que começou com uma loja de roupas usadas no eBay.

  • Se quer saber sobre o caso dela, a série "Girl Boss" baseada na sua história está disponível no Netflix.

  • As três regras da vida de Sophia:

"Não desista, não tome nada como pessoal e não aceite um não como resposta".

3. Daniela Lorca Núñez

daniela

  • Fundadora e CEO de Babytuto.com, a primeira chilena de eCommerce com presença no Aliexpress –o comércio eletrónico Chinês da propriedade do grupo Alibaba-. Ofertas de produtos, experiências e informações para os pais pela primeira vez. A plataforma que hoje recebe mais de 2 milhões de visitas mensais.

  • Ela é Empreendedora Endeavor - o reconhecimento dado aos empreendedores com potencial para gerar um impacto global.

  • Daniela contou à jornalista de Girls in Tech sobre o empreendimento:

"Como um conselho, da minha experiência, para as mulheres que querem começar, eu diria que é muito importante começar por baixo. Se não obtiver uma quantidade significativa de dinheiro para ser capaz de fazer e tiver que começar a pedir emprestado para fazer algo grande desde o início, eu não aconselho. Acho que é importante começar por baixo e que a empresa seja rentável desde o primeiro dia."

4. Rachel Brathen

rachel-braten

  • A mais famosa yogini no Instagram. 2.1 M de seguidores da história de Rachel é inspiradora. Nascida na Suécia, ela é uma mãe, autor best-selling do New York Times, empreendedora em série e professora de yoga internacional em Aruba. Se quiser saber como tudo começou,-ouça este capítulo do seu podcast – está em Inglês.

  • Tem uma escola de ioga online/Comunidade.

  • Sobre as suas lições de vida:

"Todas as coisas mais importantes que aprendi vêm de tempos extremamente difíceis. Claro... eu não estava ciente de quanto ia passar por maus momentos. É sempre difícil ver o efeito quando estamos no canto mais profundo e mais escuro da dor. Mas estamos lá. Assegure-se que há uma razão por que estamos aqui, mesmo quando os maiores obstáculos surgem."

5. Tata Harper

tata-harper

  • Tata Harper é colombiana, mãe de três filhos e criadora da loja de cosmética 100% natural e orgânica www.tataharperskincare.com, popular nos Estados Unidos. Ela produz os produtos a partir da sua quinta em Vermont.

  • A sua ideia de negócio surgiu no meio da pesquisa que Tata começou quando foi diagnosticado ao seu padrasto cancro de pele.

  • Sobre ser uma mãe de negócios:

"Eu tenho três filhos, um negócio e por vezes isso pode ser difícil para arranjar tempo para as minhas necessidades, mas se não o fizer, acabo por me sentir cansada e com stress. Dar-me espaço para o que me sustenta, faz-me ser uma melhor mãe"


O que mudou no mercado de trabalho para as mulheres? Tendências que o explicam.

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor de 2017, 51% dos novos negócios que começaram no mundo em 2016 foram fundadas por mulheres. Quais as tendências que impulsionaram o movimento independente das mulheres?

  1. Mais "home office - trabalho a partir de casa

    De acordo com a TICBeat, as estatísticas mostram que um quarto dos empresários acreditam que mais de 75% dos seus trabalhadores estarão a trabalhar remotamente em 2020.

    E qual género tem maior probablidade de aderir a este tipo de trabalho? O feminino. Um estudo realizado por remote.co descobriu que empresas com força de trabalho remoto consideravél tendem a ter um número maior de executivos do sexo feminino. Das 128 empresas maioritariamente ou completamente remotas pesquisadas, 19% tinham gerentes do sexo feminino e 28% tinham gerentes, fundadoras ou presidentes do sexo feminino. E 72% das mulheres líderes e executivos entrevistados eram mães.

    Um ponto interessante da mesma publicação é que as mulheres que trabalham a partir de casa são mais produtivas porque são avaliados em função do resultados do seu trabalho, e não por fatores que tendem a pressionar o cotidiano de grandes empresas como a imagem pessoal, o nível de popularidade e a percepção de produtividade ligada ao tempo que gastam em seus empregos.

    E é precisamente nas grandes empresas onde há mais desigualdade de género nas posições de liderança. Por exemplo, apenas 5,2% das empresas do S & P 500 (Standard & Poor’s 500), que é um índice do mercado que reúne as 500 empresas mais representativas em vários setores dos Estados Unidos - e 6,4% das que estão na lista Fortune 500 tiveram CEOs do sexo feminino no ano passado.

  2. Movimento de Arranque de Empresas

    Os inúmeros problemas que existem no mundo e o impulso das pessoas para resolvê-los, as taxas de desemprego, a burocracia em grandes empresas, a motivação para gerar rendimentos mais elevados e o acesso à tecnologia, tornando-se cada vez mais democratizado, têm impulsionado o movimento de Crescimento do arranque de empresas.

    Por definição, são organizações temporárias – ou seja estas aspiram a tornarem-se uma empresa ou serem adquiridas por alguém -na procura de um modelo de negócios repetível e escalável.

    Por que razão este tipo de modelo incentivou mais pessoas a correrem riscos? Para além do conceito, o movimento de arranque de empresas implica uma mentalidade e uma mudança na maneira de executar o negócio.

    A abordagem por detrás deste novo paradigma é: tente a ideia mais rápida e economicamente possível. Assim, a capacidade de movimento constante e a experimentação, acompanhada da elasticidade para se adaptar às mudanças necessárias ditadas pelas conclusões dos testes, são a maneira de operar no Arranque de Empresas.

    E deste modo implica uma mudança na velocidade ao iniciar um negócio, facilitando o arranque da empresa numa questão de horas. Basta levantar algumas hipóteses sobre o problema, a solução, o cliente e os canais para alcançá-lo. Em seguida, validá-los.

    Se quer aprender mais sobre esta forma de desenvolvimento de empresas de base tecnológica, deve ler o livro The Lean Startup.

  3. Mais redes de apoio e financiamento para as mulheres

    De acordo com o World Bank, para as mulheres empresárias, o encorajamento da sua comunidade é uma motivação vital para iniciar um negócio, e as suas redes de contactos e apoio são essenciais para o seu sucesso.

    Por isso, é preciso finalmente considerar o financiamento. De acordo com a mesma organização, embora haja cada vez mais mulheres proprietárias de pequenas e médias empresas, 70% não recebem serviços financeiros adequados para atender às suas necessidades.

    Aqui está uma lista de algumas redes de apoio e programas de financiamento para as mulheres:

  4. Influenciador de Marketing

    O acesso às tecnologias de comunicação e a forte vontade para criar as nossas próprias coisas -o fruto da 4ª revolução industrial-, levou a uma explosão de produtores de conteúdo que estão a construir comunidades com base em interesses específicos.

    E esta tendência tem forçado as marcas a alterar a maneira como se relacionam com os seus clientes. Do investimento na TV, a comerciais de rádio e imprensa, as empresas movimentaram-se para focar o seu orçamento no marketing e publicidade online. O "Influencer Marketing" é uma das apostas crescentes, o qual consiste nas pessoas com um considerável número de seguidores em redes sociais e o poder de influenciá-las -por exemplo no Instagram muitas marcas exigem pelo menos 10 mil seguidores - promover produtos e serviços relacionados aos gostos compartilhados pela Comunidade.

    De acordo com a publicação eMarketer, entre 2016 e 2017, o número de publicações de influência no Instagram duplicou para 1.5 milhões de publicações mundiais.

  5. Trabalho de Freelancer

    De acordo com o EY.com, 2 das 5 organizações planeia aumentar o número de trabalhadores temporários nos próximos dois anos.

    Quais são os trabalhos de freelancer mais solicitados? - TI e Programação - Design e Multimédia - Tradução e Conteúdos - Marketing e vendas

  6. Empreendedorismo online: Crie a sua loja virtual

    A Internet proporcionou-nos um oceano de possibilidades para agregar valor ao mundo e ganhar para isso. Além das tendências mencionadas acima - o arranque de empresas, trabalho remoto, oportunidades para freelancers e o influenciador de Marketing-, a criação de uma loja online é uma das apostas mais atrativas.

    Isto é confirmado por um estudo publicado pela consultoria Elogía onde está confirmado que as economias emergentes vão tornar-se nos próximos mega mercados em termos de comércio eletrónico devido à crescente adoção da internet na classe média.

    Como iniciar a sua apresentação ao mundo do comércio eletrónico? Aprenda como configurar uma loja online e inicie sem nenhum custo para validar a sua ideia de negócio, aproveitando as plataformas como Jumpseller que permite que faça um teste gratuito de 14 dias sem ter que inserir as suas informações de cartão de crédito.


As mulheres têm talento inato que facilitam o caminho do empreendedorismo

As pessoas já reconheceram em si mesmo a capacidade de realizar várias tarefas em paralelo. Esta é uma das características que mais é admirada nas mulheres e, sem dúvida, é um dos maiores desafios quando empreender. Também é notável a coragem de tomar riscos, a visão holística sobre as coisas e o poder de se concentrar no longo prazo.

Artigos Relacionados

Faz login na tua loja Jumpseller

Esqueceu a tua Password?

Esqueceu a tua Password?

Retorne ao Login