Os marketers digitais costumam focar-se no respetivo conteúdo e em estratégias de marketing, mas uma agência como a Taktical, localizada em Nova Iorque, será a primeira a recomendar a otimização da vertente técnica da experiência de compra.
Este artigo irá abordar de forma breve algumas das causas comuns de atrito nos sites e o que pode fazer para simplificar o percurso dos clientes.
Torne o seu site mais rápido
Vários marketers nem sequer conhecem a velocidade dos respetivos sites e este problema costuma passar despercebido enquanto está a reduzir as vendas e aumentar o abandono dos sites.
Embora imagens de alta resolução e outros elementos visuais possam conferir uma aparência mais profissional ao seu site, também podem causar períodos de carregamento mais prolongados em determinados dispositivos.
É importante que visite com regularidade o seu site no sentido de testar a velocidade de carregamento e identificar quaisquer outros problemas com a experiência do utilizador.
Em vez de considerá-lo uma correção única, considere-o um esforço consistente. Deve procurar sempre formas de aumentar a velocidade de todas as páginas no seu site.
Veja a velocidade do seu site em: PageSpeed Insights
Adicione métodos de pagamento
Normalmente, os sites de e-commerce apenas aceitam um ou dois métodos de pagamentos e perdem vendas quando um potencial cliente não utiliza esses serviços. Embora alguns leads se registem e associem a respetiva conta bancária a um novo portal de pagamento, a maioria irá simplesmente procurar outra opção.
A adição de métodos de pagamento ao seu site é uma forma rápida de tornar os seus produtos acessíveis a mais clientes. Os problemas com o pagamento irão aumentar substancialmente o abandono de carrinhos e afastar os clientes que não estejam dispostos a utilizar esses métodos de pagamento.
Melhore a sua função de pesquisa
Várias lojas online têm ferramentas de pesquisa desatualizadas que fazem com que seja difícil para os clientes encontrar o que pretendem, transformando o processo de pesquisa num ponto de atrito para o funil de vendas.
É importante que todos os clientes consigam encontrar os resultados certos mesmo que não tenham todas as informações sobre o produto.
Felizmente, existem vários motores de pesquisa de e-commerce que permitem proporcionar resultados de pesquisa mais exatos no seu site. Algumas dessas plataformas oferecem uma versão de avaliação gratuita, proporcionando a oportunidade de testar antes de se comprometer.
Um motor de pesquisa de qualidade é um pequeno preço a pagar para mais vendas e uma experiência de compra mais simples.
O atrito nos sites pode travar o que seria uma campanha de marketing digital perfeita e a otimização da experiência do utilizador é a forma mais simples de aumentar rapidamente as vendas na sua loja online. Estas três dicas irão ajudar a aumentar as conversões e acompanhar os leads ao longo do ciclo das vendas.