Receita Recorrente para o seu Negócio

Receita Recorrente para o seu Negócio

Já deve ter visto o sucesso de modelos baseados em assinatura, da Netflix, a Amazon Prime e Photoshop, e empresas mundiais estão a começar a implementar este sistema, onde o cliente sempre pode optar por pagar ou não por um serviço, e as empresas podem ter mais receita a longo prazo.

Com o aumento dos serviços de assinatura e dos ciclos de faturação mensais, os modelos de receita recorrente estão a tornar-se cada vez mais populares no mercado.

Para alguém que administra uma loja online, um modelo de receita recorrente pode significar vendas mais altas, menos custos operacionais e de gestão de longo prazo e uma redução significativa no custo por aquisição.

Se está à procura de novos métodos para obter mais negócios, a receita recorrente pode ser uma opção interessante. Vamos ver abaixo alguns dos prós e contras de um modelo de negócios de receita recorrente.

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O que é um modelo de negócios de receita recorrente?

Muitos modelos de receita de vitrines digitais têm como base compras únicas.

São pagamentos únicos feitos por um cliente por um produto ou serviço específico, como um brinquedo de peluche ou a tradução de um documento. O relacionamento entre o cliente e o fornecedor geralmente não se estende além de uma única venda.

Para ter um modelo de receita recorrente, precisa de ter compras e clientes repetidos. Os fornecedores fornecem acesso a produtos ou serviços em troca de uma assinatura, um custo recorrente e programado regularmente. Pense em software Spotify, iCloud ou Adobe.

Existem muitas formas de receita recorrente: membros, contratos, assinaturas. A lista não tem fim! Com a receita recorrente, um benefício é que os proprietários de negócios podem prever a sua receita futura com mais precisão. Imagine saber exatamente quanto os seus clientes vão gastar a cada mês!

Vamos ver alguns dos modelos de negócios de receita recorrente mais populares.


Quais são os modelos de negócios de receita recorrente mais populares?

Existem muitos modelos de receita recorrente que podem se adequar à sua empresa e às suas necessidades. Existem muitos exemplos, então é provável que encontre algo que funcione para a sua empresa.

Assinaturas

Na maioria dos casos, as assinaturas têm uma data de término. Pode querer integrar assinaturas no seu negócio se estiver a vender produtos ou acesso a certas plataformas. Normalmente, ao final da assinatura, os assinantes anteriores podem optar por renovar ou cancelar.

Além disso, também existem assinaturas de renovação automática, como o UberSuggest de Neil Patel, que fornece acesso mensal a uma plataforma até que o utilizador cancele a sua assinatura. LinkedIn Learning, Spotify e Netflix são exemplos de assinaturas de renovação automática.

Considere também as assinaturas de produtos. Estas são para pessoas que têm hábitos de compra repetidos, como meias, roupas íntimas ou até mesmo bebidas engarrafadas.

Contratos

Na maioria dos casos, os contratos incluem planos de telefone, planos de internet e outros contratos fixos. Normalmente, após o término do contrato, os serviços são mantidos em condições semelhantes com um contrato mensal em vigor até que os serviços mensais sejam atualizados ou alterados.

Os contratos prendem o cliente até o término do período do contrato - se quiser cancelar antes do prazo, deverá pagar uma taxa. Devido à sua natureza mais permanente, os contratos ajudam as empresas a prever a sua receita futura com mais precisão.

Consumíveis Afundados

Os consumíveis afundados referem-se aos produtos que requerem mais investimento após a compra inicial. Nespresso, Brita e Gilette são exemplos importantes desses consumíveis afundados.

Esses modelos são semelhantes aos modelos baseados em assinatura, em que os clientes devem continuar a comprar itens. Por exemplo, precisa de cápsulas Nespresso para a sua máquina Nespresso, se quiser continuar a usar o produto. Esses modelos de receita recorrente geralmente criam clientes vitalícios.

Retentor

Nem sempre para fornecedores orientados para o produto, esse conceito aplica-se a serviços oferecidos e prestados. Com um retentor, a sua empresa pode gerar uma renda garantida. Mas o que é um retentor?

Basicamente, por uma taxa mensal recorrente, os seus clientes receberão uma determinada entrega: horas trabalhadas, projetos concluídos ou taxas de consultoria.

Designer Gráfico

Se tem algumas habilidades em design gráfico, considere monetizá-las criando impressões, gráficos para a web ou até mesmo fornecer serviços para empresas e agências. Para vender ainda mais, certifique-se de configurar uma loja online de produtos físicos e digitais.

Associações

As associações oferecem oportunidades para a comunidade, conteúdo e treino/consultoria. Quando um membro se associa, ele paga uma taxa que pode ser recorrente ou única.

Freemium

Freemium está a tornar-se cada vez mais popular como um modelo de receita recorrente. Este modelo fornece acesso ao produto ou serviço gratuitamente, mas recursos ou funções adicionais são disponibilizados apenas por um custo adicional.

Pense em Spotify Free versus Spotify Premium, ou alguns dos jogos móveis onipresentes na App Store do seu telefone.

Modelos Híbridos

Se a sua empresa está a procurar combinar dois ou mais dos modelos de receita mencionados acima, está a olhar para um modelo de faturação híbrido.

Existem empresas como a MeUndies, onde pode comprar roupas íntimas mensalmente através de um serviço de assinatura, mas também há compras únicas disponíveis.


Prós e contras dos modelos de receita recorrente

A receita recorrente traz muitos benefícios; no entanto, existem alguns desafios que surgem com a mudança para um novo método de fazer negócios. Veremos mais detalhadamente alguns dos prós e contras dos modelos de receita recorrente abaixo.

Receita Recorrente Pros

Receita Consistente

Um modelo de receita recorrente pode trazer uma sensação de estabilidade para prever a sua receita. Um influxo de dinheiro mais regular pode significar toda a diferença para os seus investimentos futuros.

Fidelidade mais profunda

Se um cliente for um comprador frequente e um cliente antigo, pode assumir que esse cliente o vê como uma organização que resolve certo ponto problemático que eles têm.

Uma vez que o seu cliente é um comprador de longo prazo, é ainda mais difícil para ele mudar para um concorrente! Modelos recorrentes podem ajudá-lo a evitar que esses clientes tenham que fazer compras repetidas demoradas e a prendê-los.

Benefícios de Crescimento

Com uma base sólida definida para prever o seu fluxo de caixa regular e os seus clientes extremamente leais aos seus serviços ou produtos, estabeleceu-se como uma empresa que pode pensar fora da caixa.

Mais especificamente, pode lançar novos produtos, programas ou serviços com um público caloroso. Se sabe que o modelo de receita recorrente está a funcionar, pode até mudar o seu foco deste produto para outros completamente novos!

Receita Recorrente Cons

Expectativas Mais Altas do Cliente

Com um relacionamento de longo prazo, vem toda a bagagem. Os seus clientes fiéis e recorrentes exigirão os seus recursos, e eles merecem. Como acontece com qualquer modelo de negócios, certifique-se de sempre ser capaz de atender às expectativas deles ou fazer planos, caso não consiga cumprir.

Rastreio de Receita Complexa

Se a sua receita recorrente for estabelecida, poderá gerir centenas de contas de cobrança, todas em diferentes fases do ciclo de assinatura. Isso é diferente de compras individuais!

Precisa levar em consideração novos fatores, como duração do contrato, taxa de rotatividade e quaisquer outras métricas que o ajudem a entender melhor a sua receita.

Preços inflexíveis

A receita recorrente pode dificultar a atualização dos seus preços. Se mudar repentinamente o preço de uma assinatura ou retenção, os seus clientes podem levantar as suas sobrancelhas e perguntar-se por que há um aumento em primeiro lugar.

Lembre-se: ao alterar o seu preço, não está a alterar apenas um único preço, mas todas as cobranças mensais.


Mudar a sua empresa para receita recorrente

Se acha que a receita recorrente pode ser o movimento certo para o seu negócio e está preso num modelo de receita único, vamos ver como mudar ou hibridizar a sua estratégia de receita.

Primeiro, crie algumas ofertas de receita recorrente. Depois de examinar os modelos acima, qual o modelo de receita recorrente que faz mais sentido para si? Pergunte-se acerca das seguintes questões:

  • Quais as faixas de preço que os seus clientes adotarão e aumentarão o seu valor vitalício?

  • Todos os clientes precisam migrar para a receita recorrente ou é um complemento?

  • Quando a nova estrutura de preços será integrada?

Existem até muitas aplicações e serviços que podem ajudá-lo a integrar este plano na sua loja online atual, like POWR, por exemplo.

Em segundo lugar, defina as suas metas de vendas. Da mesma forma que tem metas de vendas atuais, precisa criar novas metas para as suas métricas de receita recorrente.

Essas metas ajudarão a acompanhar o seu progresso e a sua receita para ver o desempenho das suas vendas.

Terceiro, certifique-se de programar a implantação. Pense muito nisso! Vai precisar de se coordenar com as suas equipas internas e externamente com os seus clientes de forma metódica. Alguns marcos importantes incluem: ofertas mensais, mudanças internas, notificações ao cliente e mudanças de marketing e mensagens.

Finalmente, considere os seus clientes. Afinal, eles serão os mais afetados pelas suas novas mudanças! Eles precisam fazer um orçamento para essas mudanças, entender se ainda é o ajuste certo, bem como fazer perguntas e obter suporte durante a introdução dos novos modelos de receita.

Além disso, certifique-se de que possui um método confiável para receber pagamentos dos seus clientes.


Comece hoje com a receita recorrente

Estabelecer receitas recorrentes para a sua empresa ou produtos é um ótimo método para criar relacionamentos mais fortes com o cliente e expandir o seu negócio ou marca.

Para aproveitar ao máximo o que já tem, sincronize-se com as suas equipas e converse sobre como pode integrar a receita recorrente no seu negócio e qual o modelo que faz mais sentido.

Partilhe este artigo com as suas equipas e siga os nossos conselhos. Se o seu processo for um sucesso, verá as recompensas rapidamente e continuará a exceder as suas metas de vendas.

Se necessitar da nossa ajuda informe-nos! Comece a vender hoje.

Author

Matthew Ellis Pritchard

Marketing Digital
Matthew Ellis Pritchard é um profissional de marketing digital, criador de conteúdo e nômade do trabalho remoto. Ele é sensível às tendências de marketing, práticas recomendadas de publicidade e está sempre procurando novas maneiras de otimizar o conteúdo da web.

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